Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Science teaching"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 15 de 15
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A abordagem CTS/CTSA no ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental na escola Américo Brasil
    (2022-02-08) LOPES, Ocilene dos Passos; CORRÊA, Edilena Maria; http://lattes.cnpq.br/2019366890337810
    O presente trabalho busca contribuir com as questões sobre a abordagem CTS (Ciência Tecnologia Sociedade) CTSA (Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente) no ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental a partir de uma pesquisa realizada com docentes da escola Américo Brasil, no município de Oeiras do Pará. A relevância da pesquisa está diretamente ligada com meu percurso como estudante do curso de licenciatura em educação do campo, a partir de experiências vivenciadas em escolas durante as disciplinas de estágios. A pesquisa foi realizada em 2021, e constitui-se de uma abordagem qualitativa, a qual buscou responder a seguinte problemática: como a abordagem CTS/CTSA no ensino de ciências pode possibilitar uma aprendizagem mais significativa na escola do campo? Como objetivo busca-se mostrar a importância da abordagem CTS/CTSA no ensino de ciências nas escolas do campo, assim como refletir acerca de questões referentes a Ciência, tecnologia sociedade e ambiente e sua importância no contexto das escolas do campo, bem como discutir a abordagem CTS/CTSA a partir da realidade e dos modos de vida dos sujeitos do campo. Para a realização da pesquisa foi realizado um estudo bibliográfico, através da leitura de diversas produções de estudiosos como: AULER, (2007), MORTIMER (2002), SANTOS (2007, 2008) etc. que vêm realizando pesquisas, estudos e produções referentes a abordagem CTS/CTSA no ensino de Ciências.). Baseado nos estudos realizados, entende-se que as escolas do campo têm um importante papel na formação desses sujeitos, e um ensino de ciências, se trabalhados de forma contextualizada, lhes possibilitara a construção de pensamento crítico e uma formação sistêmica e emancipatória dos estudantes.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aprender ciências brincando: proposta de jogos didáticos para o 6º ano do Ensino Fundamental.
    (2023-07-13) SARAIVA, Luane de Cassia Costa; FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa; http://lattes.cnpq.br/1452935151806378; https://orcid.org/0000-0002-3769-0792
    O cenário atual da educação vem sofrendo inúmeras transformações ao longo dos anos, as quais incluem atividades dinâmicas no contexto escolar. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições do uso de jogos didáticos no processo de ensino aprendizagem para o ensino de Ciências a mesma caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, quanto aos procedimentos é identificado como pesquisa-ação. Para tanto, foi realizado uma intervenção e aplicação de três jogos didáticos em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, ambas da escola pública de Ensino Fundamental Dr. Mariano Antunes, localizada na Travessa Valparaíso na cidade de Viseu-PA. Neste contexto, é notório a importância do professor dentro do processo de ensino e principalmente, como instrutor da criação de meios (metodologias e didática) que possam corroborar no enfrentamento de desafios e minimizando seus problemas correlacionados.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aulas de ciências para além do livro didático em uma escola do campo da Transamazônica, Uruará (PA)
    (2020-07-16) SANTOS, Bruna Angélica Alves dos; FORMIGOSA, Marcos Marques; http://lattes.cnpq.br/0734899288695479
    O presente trabalho possui como enfoque principal as metodologias das aulas de ciências em uma escola do campo. Tem como problema de pesquisa: como uma aula diferenciada pode contribuir com o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de ciências nos anos finais do ensino fundamental? A pesquisa visa analisar como tem se dado o ensino dessa disciplina nas escolas do campo e como a contribuição de uma aula diferenciada pode ser importante e bem sucedida para os envolvidos. Neste trabalho, utilizaram-se os resultados obtidos no Estágio Supervisionado II, desenvolvido por meio do curso de Educação do Campo, na escola José Bonifácio. A abordagem metodológica do mesmo é de caráter qualitativo. Os dados coletados foram obtidos por meio da observação e pesquisa participante. Os resultados apresentados mostram que o uso de aulas práticas por meio de recursos simples e acessíveis trouxeram muitos resultados positivos, possibilitando a dinamização das aulas e estabelecendo relação importante entre o aluno, conteúdo trabalhado e seu modo de vida, que possibilitou a troca de conhecimento entre discente e docente. Apesar das inúmeras dificuldades no desenvolvimento das aulas diferenciadas, foi possível concluir que a aula de ciências, para além do livro didático viabiliza um meio mais atrativo de ensinar os conteúdos, fazendo com que os alunos fiquem mais interessados nas aulas com uso dessas alternativas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Contribuições das experiências formativas vivenciadas por graduandos durante o curso formação inicial de professores: práticas educativas em espaços não-formais em Bragança-Pará
    (2018-01-26) FREITAS, Renan Ferreira de; SANTOS, Elizabeth Diana Cardoso; CONTENTE, Ariadne da Costa Peres; http://lattes.cnpq.br/5424406285707749; https://orcid.org/0000-0001-9228-3690
    Este estudo teve como objetivo conhecer quais os saberes mobilizados pelos estudantes participantes do curso: Formação Inicial de Professores: Práticas Educativas em Espaços não formais acerca de práticas educativas vivenciadas em espaços não-formais e metodologias lúdicas de ensino e aprendizagem. Assim, para que se pudesse conhecer o que os estudantes expressam sobre espaços não-formais e metodologias lúdicas de ensino e aprendizagem, fizemos uso de três questões norteadoras para que eles pudessem expressar quais foram os saberes mobilizados acerca do tema. Foram no total16 participantes no curso, sendo eles alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Ciências Naturais, do campus de Bragança, Pará. Consideramos que o curso, de uma forma geral, alcançou seus objetivos, pois, as atividades propostas foram realizadas de forma proveitosa. E mesmo que alguns estudantes já tenham conhecimento ou tivessem vivenciado atividades lúdicos nesses espaços, muitos apresentam um entendimento confuso sobre o uso dos espaços não-formais e ensino por meio de atividades lúdicas. Com o estudo podemos constatar, em diversos trechos das falas dos alunos, momentos em que eles destacam os aprendizados proporcionados pela experiência vivenciada. As ações do curso são uma forma de instigá-los a estudar e pesquisar mais sobre o tema, para assim melhorar suas abordagens e concepções quando em prática docente.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Educação ambiental crítica por meio do desenvolvimento do senso de pertencimento ao contexto local
    (2024-05-17) MIRANDA, Kessia Samile Pinheiro; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835
    A Educação ambiental visa induzir nos grupos humanos dinâmicas mais conscientes da realidade socioambiental. Visando construir conhecimentos e valores sobre o meio ambiente, desenvolvemos experiência com estudantes de uma escola pública da cidade de Bragança-PA, onde localiza-se a maior faixa contínua de manguezal do mundo. Por meio de pesquisa qualitativa, com técnica de observação direta intensiva, percebemos que os estudantes tinham pouco conhecimento sobre as relações que se estabelecem entre os constituintes físicos, biológicos e socioculturais do manguezal. Contudo, nossas ações de educação ambiental conduziram a ampliação dos conhecimentos sobre os aspectos ecológicos, percepção do pertencimento humano ao manguezal e do valor deste importante ecossistema, contribuindo para uma postura crítica sobre questões ambientais.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Espaços não formais na prática pedagógica de professores de Ciências nos municípios de Primavera e Quatipuru - Nordeste Paraense
    (2024-09-24) OLIVEIRA, Hugo Edilberto Ramos de; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055; https://orcid.org/0000-0003-2935-1309
    O emprego dos espaços não formais vem sendo utilizado pelos professores da Educação Básica devido a esses ambientes possibilitarem para os estudantes um aprendizado prático e experimental, o desenvolvimento de habilidades sociais, o incentivo à criatividade e a inovação. Esta pesquisa faz uma análise do uso dos espaços não formais a partir da concepção e experiências de professores do Estado do Pará, Brasil. A investigação foi desenvolvida através da aplicação de questionário com seis professores de Ciências e Biologia atuantes nos municípios de Primavera e Quatipuru, situados no nordeste do Estado do Pará. Como resultados, verificamos que apesar do reconhecimento de que a utilização dos espaços não formais contribui para o fortalecimento do ensino e a aprendizagem dos alunos, essa prática de ensino ainda é um desafio para os professores em exercício nesses municípios devido algumas dificuldades enfrentadas, como: liberação dos alunos para realização das aulas nos espaços não formais, o incentivo para realizar essa prática de ensino, lacunas na formação inicial e continuada; e ainda dificuldades com transporte. Ainda que esse método de ensino apresente alguns empecilhos, os professores consideram como essencial a utilização dos espaços não formais para a contribuição do ensino e aprendizado dos alunos e também consideram que eles proporcionam aspectos que facilitam práticas pedagógicas contextualizadas na disciplina de Ciências e Biologia.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Histórias e reflexões de uma professora em formação
    (2023-12-19) XAVIER, Aline Santos; MARTINS, Marilia Frade; http://lattes.cnpq.br/4995475186731210
    Este trabalho de conclusão, centrado nos relatos de vida e de Estágios Supervisionados e docente, explora as experiências e vivências ao longo da minha formação como professora de ciências. O objetivo da pesquisa é analisar os elementos de reflexão sobre a contribuições dos estágios para minha identidade docente. A metodologia adotada é autobiográfica de análise descritiva e qualitativa de relatos e memórias. Assim, ao longo da pesquisa, foram analisadas memórias que evidenciam a contribuição da família e da escola na trajetória acadêmica e relatos decorrentes da prática dos Estágios Supervisionados. A discussão dos resultados enfatizou as dimensões sociais das ações orientadas nos estágios, permitindo aprendizagens de cunho social e formativo. As expressões consolidadas nos estágios ressaltaram sua relevância e destacaram a importância da reflexão no processo de formação do docente.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância da experimentação nas aulas de ciências no ensino fundamental maior no município de Cametá
    (2023-06-30) BAIA, Maria de Nazaré da Rocha; OLIVEIRA, Alexandre de Souza; http://lattes.cnpq.br/8137374208656802
    O ensino de Ciências assume atualmente um papel cada vez mais relevante para a sociedade, com isso cabe as escolas realizarem reformulações necessárias na prática pedagógica de tal forma que a atenção do aluno se volte para a Ciência, despertando seu interesse e sua curiosidade. O presente trabalho intitulado como: A importância da experimentação nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental Maior no Município de Cametá apresenta uma metodologia que uni a teoria com a prática corroborando assim com assimilação de conhecimento. O processo teórico metodológico se deu de duas formas: a priori fez-se um levantamento bibliográfico; utilizando algumas referências de autores como: CARL ROGERS (1972), PAULO FREIRE (1997), VYGOTSKY (2010), FUMAGALLI (1988), CHASSOT (2011), GIORDAN (1999), PCNS (1997), e em seguida foi realizada a pesquisa de campo, com uma intervenção e aplicação do questionário em uma turma do 6° ano com o intuito de analisar o que os alunos acham da utilização dessa metodologia nas aulas de ciências. Através das análises realizadas foi possível compreender que a utilização dos experimentos práticos contribui de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem de Ciências, pois essa ferramenta facilita a compreensão de conceitos ministrados na aula. O objetivo está pautado em demonstrar como os experimentos ajudam no processo de ensino. Por meio desse estudo, foi possível atestar que os experimentos podem colaborar para que os alunos tenham mais autonomia e criticidade. Esta pesquisa apresenta uma contribuição que são os experimentos, sendo este um recurso a mais para ser utilizado em sala de aula pelos professores, uma vez que torna a aula mais interativa e dinâmica.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância dos morcegos na regeneração do meio ambiente: um estudo bibliográfico, um tema para aulas de Ciências
    (2018-07-20) COSTA, Antonielma Sousa da; MACHADO, Jorge Ricardo Coutinho; http://lattes.cnpq.br/1810593841335067
    Este trabalho tem por objetivo esclarecer como os morcegos contribuem positivamente com o desenvolvimento e a manutenção do ecossistema, procurando explicar e demonstrar como esse fato ocorre e para atingir esses objetivos o presente trabalho vai utilizar a pesquisa bibliográfica e a análise de sites, teses, artigos, etc, como método para dar fundamento à presente pesquisa. Os resultados verificados sobre a contribuição positiva dos morcegos para o meio ambiente são grandes e podem ser organizados em três grandes pontos: 1) Os morcegos realizam a renovação do ecossistema através da disseminação de sementes que se transformarão em árvores, 2) Os morcegos realizam a polinização que possibilita o surgimento de frutos, 3) Os morcegos fazem o controle de espécies animais e de insetos garantindo o equilíbrio biológico. Não se pode, por isso, destruir os morcegos, deve-se, pois, deixá-los vivos, pois os nichos ecológicos que eles desempenham são fundamentais para que a natureza esteja em equilíbrio ecológico. Daí a importância dos morcegos durante as aulas de Ciências, os professores deveriam dar ênfase a esses mamíferos, já que eles podem ser tema gerador para conteúdos como: Meio ambiente, cadeia alimentar, nicho ecológico, germinação, reprodução sexuada e assexuada, etc.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de ciências nos anos iniciais e a formação inicial dos discentes em pedagogia: uma análise bibliográfica
    (2023-01-07) MACIEL, Luís Otávio de Souza; OLIVEIRA, Sônia Maria Maia; http://lattes.cnpq.br/0360323192870657
    O presente trabalho de conclusão de curso vem abordar questões relacionadas ao ensino de Ciências nos Anos Iniciais do ensino Fundamental. O objetivo geral foi analisar como é dado o ensino de ciências nos anos iniciais. Os objetivos específicos foram: abordar os saberes discentes na formação inicial nos cursos de Pedagogia; compreender as questões envolvendo o letramento científico e como se dão os processos educativos; refletir sobre o ensino de ciências sob a ótica dos principais teóricos da área, além da Base Nacional Curricular (BNCC), e por fim, apresentar algumas práticas existentes no ensino de ciências. Destacamos que a formação docente é essencial para que o trabalho pedagógico seja desenvolvido com sucesso no que tange ao processo de ensino e aprendizagem e que a Ciência não está apenas na sala de aula, mas onde os alunos enfrentam situações cotidianas, onde a Ciência existe. Assim, concluímos que, apesar da forte presença dos livros didáticos, um ensino de ciências que venha suscitar a curiosidade, criatividade para enfrentar as problemáticas da humanidade, vontade de aprender sempre mais, pensar de forma diferente, gerando resultados diferentes, é o que esperamos e são alguns dos objetivos que nós professores devemos compartilhar com nossos alunos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Uma proposta de sequência didática: conhecendo os quelônios da Amazônia
    (2021-05-21) SOUSA, Ana Caroline Silva; SILVA, Ronaldo Adriano Ribeiro da; http://lattes.cnpq.br/2020211060475648
    A Amazônia é considerada a região com maior diversidade de espécies de quelônios, sendo esse um dos grupos de vertebrados mais ameaçados de extinção devido a fatores que contribuem para o declínio das espécies como a perda dos habitats aquáticos, a utilização para fins medicinais, como animal de estimação e como recurso alimentar. Tendo em vista que a utilização dos quelônios para fins indevidos consequentemente trará prejuízos para as espécies, assim como para o equilíbrio ecológico, essa proposta de sequência didática para o 7º ano do Ensino Fundamental, constituído de oito momentos a serem desenvolvidos em doze aulas tem por objetivo o estudo das espécies dos dois grupos de quelônios, jabutis e cágados existentes na região do Xingu/ Pará, assim bem como, o estudo da preservação e conservação dessas espécies.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O solo como material alternativo para o ensino de Ciências e Educação Ambiental: oficina as cores do solo em uma turma do Nono Ano na Escola Hesketh Condurú em Curuçá-PA
    (2022-12-09) BARATA, Rosenilda Neves; RIBEIRO, Alcy Favacho; http://lattes.cnpq.br/2716307121659406; SOUSA, Daniel José Lima de; http://lattes.cnpq.br/7807631055051705
    Este projeto foi aplicado com o propósito de demonstrar como é possível usar recursos naturais, neste caso o solo e/ou argilas multicoloridas, para o ensino de ciências, abordando um tema transversal, para este o meio ambiente. O objetivo foi reaproveitar o solo/argilas como material alternativo para contextualizar processos de separação de misturas heterogêneas e abordagem ambiental com alunos do nono ano da Escola Hesketh Condurú, localizada em Curuçá, Pará através da reciclagem, reuso e tintas naturais. O trabalho foi realizado através de uma aula prática com o auxílio de uma maquete a fim de falar da formação do solo, seus horizontes, sua composição e apostila guia sobre o solo e à separação de misturas heterogêneas no processo da fabricação de tintas naturais, e na sequência, uma oficina com tintas naturais a base de solo/argilas com abordagem meio ambiente através da reciclagem e reuso. A pesquisa tem caráter descritivo com abordagem qualitativa, que registra e descreve os fatos observados sem interferências nos mesmos, para análise de resultados foi aplicado um questionário no final da oficina, além das falas registradas nas filmagens. Observou-se então que os alunos demonstraram interesse na aula prática, destacando assim para nós professores a importância de mudarmos a forma de ensinar, permitindo aos alunos a oportunidades de criar e relacionar seu dia a dia com temas curriculares, desta forma os resultados serão enriquecedores e satisfatórios.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O tema alimentação em uma coleção de livro didático para os anos iniciais
    (2017-04-27) FRANCO, Elayde Betina de Araújo; PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro; http://lattes.cnpq.br/0934892702963831
    O presente trabalho trata-se de uma pesquisa descritiva, com uma abordagem qualitativa e tem como objetivo analisar os conteúdos voltados para o tema alimentação presentes na colação do livro didático de ciências, nos volumes compreendidos entre o 2° e 5° ano, dos anos iniciais. A alimentação é um assunto que deve ser discutido e iniciado na infância, pois é nessa etapa da vida que adquirimos hábitos alimentares saudáveis, e assim, promover a saúde física e mental, prevenido de doenças crônicas não transmissíveis. A coleção apresenta discussões e atividades importantes para o desenvolvimento da temática alimentação. Porém, possui também alguns problemas relativos às atividades propostas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso de maquetes no ensino de Ciências
    (2024-05-24) LIMA, Viviane Sousa de; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835
    Os materiais didáticos são ferramentas facilitadoras no ensino de Ciências, além de serem caracterizados como importante recurso para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, pois favorecem a construção do conhecimento ao aluno. Nesta perspectiva, planejamos, confeccionamos e utilizamos maquetes no decorrer das aulas para preparar os alunos para uma feira de ciências escolar, cuja participação iria compor a avaliação da disciplina Ciências. As maquetes foram elaboradas sobre os objetos de conhecimento origem e evolução do universo, terra primitiva e as camadas internas da terra, da unidade temática terra e universo. Baseado no uso deste material, venho descrever as oportunidades de ensino-aprendizagem que surgiram durante o processo de construção e uso das maquetes, bem como refletir sobre a importância desta experiência em minha construção docente. Os resultados obtidos indicaram que o uso das maquetes contribuiu para o processo de múltiplas aprendizagens, pois os alunos conseguiram demonstrar domínio de conhecimento sobre os conteúdos, se mostraram bastante participativos, perderam a timidez, aprenderam a trabalhar em equipe e principalmente desenvolveram a oralidade. Esta experiência me oportunizou o planejamento, busca de informações, estreitamento de laço com os alunos, assim como me fez repensar a prática docente e a possibilidade de uso de diversas estratégias de ensino.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso de personagens de Histórias em Quadrinhos (HQ) no ensino de Química: o lúdico como instrumento de aprendizagem
    (2022-08-31) OLIVEIRA, Carina de Oliveira e; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391
    A instrução normativa nº01/2022 da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Pará que regulamenta as atividades de TCC, disponibilizou a ampliação do leque de atividades aceitas para a avaliação de trabalhos de conclusão de curso, buscando reduzir os impactos negativos da pandemia de COVID-19 no cenário estudantil. Em consonância com este documento, o presente trabalho apresentará as atividades desenvolvidas durante o projeto Ludquí, que contou com o desenvolvimento e aplicação de materiais didáticos, baseados no estilo de Histórias em Quadrinhos (HQs), englobando a área de Ciência da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia. O intuito é tornar as aulas de ciências mais dinâmicas e divertidas, auxiliando os estudantes com o desenvolvimento da sua capacidade de análise e reflexão e potencializando a aprendizagem, tornando-a mais significativa. Os assuntos e personagens associados, foram divididos entre a equipe de produção, onde o passo a passo de elaboração, dividiu-se em: Construção inicial do assunto, que conta com a apresentação do personagem, associação com uma disciplina de ciências, produção de exercício e por fim o mapa conceitual sobre o tema. Após esse processo inicial, elaborado em forma de documento, os materiais digitados eram por fim encaminhados para a produção gráfica após avaliação do conteúdo pela coordenação do projeto. Os materiais serão aplicados pelos bolsistas, com estudantes da classe hospitalar, dos hospitais do projeto, para várias faixas etárias e níveis de escolaridade, com o plano de ser estendido futuramente para outros locais e espaços educativos para execução e avaliação. Conclui-se que o projeto é de extrema relevância para a formação do professor e consequentemente um facilitador de aprendizado, indo de encontro a um dos principais focos dentro do ensino de Ciências, que é a busca por novas teorias, metodologias e abordagens, capazes não só de transformar a postura do docente em classe, mas possibilitar uma quebra das fortes características do ensino tradicional, que ainda prevalece nos currículos atuais.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA