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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A abordagem CTS/CTSA no ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental na escola Américo Brasil
    (2022-02-08) LOPES, Ocilene dos Passos; CORRÊA, Edilena Maria; http://lattes.cnpq.br/2019366890337810
    O presente trabalho busca contribuir com as questões sobre a abordagem CTS (Ciência Tecnologia Sociedade) CTSA (Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente) no ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental a partir de uma pesquisa realizada com docentes da escola Américo Brasil, no município de Oeiras do Pará. A relevância da pesquisa está diretamente ligada com meu percurso como estudante do curso de licenciatura em educação do campo, a partir de experiências vivenciadas em escolas durante as disciplinas de estágios. A pesquisa foi realizada em 2021, e constitui-se de uma abordagem qualitativa, a qual buscou responder a seguinte problemática: como a abordagem CTS/CTSA no ensino de ciências pode possibilitar uma aprendizagem mais significativa na escola do campo? Como objetivo busca-se mostrar a importância da abordagem CTS/CTSA no ensino de ciências nas escolas do campo, assim como refletir acerca de questões referentes a Ciência, tecnologia sociedade e ambiente e sua importância no contexto das escolas do campo, bem como discutir a abordagem CTS/CTSA a partir da realidade e dos modos de vida dos sujeitos do campo. Para a realização da pesquisa foi realizado um estudo bibliográfico, através da leitura de diversas produções de estudiosos como: AULER, (2007), MORTIMER (2002), SANTOS (2007, 2008) etc. que vêm realizando pesquisas, estudos e produções referentes a abordagem CTS/CTSA no ensino de Ciências.). Baseado nos estudos realizados, entende-se que as escolas do campo têm um importante papel na formação desses sujeitos, e um ensino de ciências, se trabalhados de forma contextualizada, lhes possibilitara a construção de pensamento crítico e uma formação sistêmica e emancipatória dos estudantes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação Ambiental no ensino de Ciências: uma análise dos livros didáticos
    (2022-08-18) LIMA, Adriel Macedo; CORUMBÁ, Lorena Gomes; http://lattes.cnpq.br/1073532371923082; SILVA, Fábio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009; https://orcid.org/0000-0002-9138-1712
    O ensino de Ciências com foco na Educação Ambiental possibilita redimensionar os papéis dos estudantes e dos professores na sala de aula, pois ambos passam a assumir corresponsabilidades no processo de ensino-aprendizagem, envolvendo uma relação dialógica em que ambos aprendem. Para isso, os livros didáticos, principal recurso utilizados nas aulas, precisam propor atividades voltadas centradas em temas socioambientais. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar a abordagem dada à Educação Ambiental nas atividades propostas nos livros didáticos de Ciências dos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa e do tipo bibliográfica, visto que analisou uma coleção de livros didáticos utilizados pelos professores de Ciências dos anos finais do ensino fundamental da rede de ensino de Curuçá-PA. As atividades selecionadas foram analisadas por meio do método de Análise de Conteúdo e apontou que as obras investigadas propõem atividades que trazem temas socioambientais atuais e com foco na tendência metodológica de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS APLICADO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MARIA DE LOURDES, BREVES-PA
    (2017-07-02) SILVA, Jairo Ferreira da; SILVA JUNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491
    Esse trabalho traz como ponto principal identificar o quanto de conhecimento prévio os alunos da 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria de Lourdes, Breves-Pa, tem acerca dos assuntos de Ciências Físicas por meio de uma pesquisa de cunho qualitativo através de um questionário com 6 perguntas. Assim, fizemos uma análise dos conhecimentos de Física adquiridos pelos alunos no decorrer dos estudos, observando como a Física nos dias de hoje está presente em todos os lugares, retratando assim a importância do conteúdo de Física no processo de ensino e aprendizagem. Nossos resultados, obtidos em duas turmas unidas de 32 alunos da 4ª etapa da EJA no 2º semestre de 2015, através da resposta do questionário foi possível observar que algumas perguntas foram interpretadas de maneira equivocada pelos alunos, contudo 81,25% reconheceram a importância de se estudar Física, 78,125% conseguiram identificar 5 (cinco) fenômenos que podem ser explicados com auxílio da Física, 87,5% conseguiram dizer o que a Física estuda demonstrando conhecimento acerca da disciplina, porém 43,75% disseram que provavelmente apresentarão dificuldades na disciplina de Física no Ensino Médio descrevendo alguns motivos para tal dificuldade, entre eles os cálculos, o tempo de aula e o fato do professor não está capacitado para ministrar os conteúdos da disciplina.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A epistemologia da ciência segundo Thomas S. Kuhn
    (2023-07-06) PASSOS, Dirceu Rodrigues dos; REIS, Marcos Allan Leite dos; http://lattes.cnpq.br/8252507933374637; https://orcid.org/0000-0003-2226-2653
    Na concepção kuhniana, a ciência se desenvolve por meio de episódios que testam diferentes modos ou qualidades de pesquisa. Esses episódios são cíclicos e alternados ao longo da história do desenvolvimento científico. De acordo com esse ponto de vista, a ciência não pode ser cumulativa ou linear; ao contrário, seu desenvolvimento é descontínuo e marcado por revoluções científicas. O conjunto de idéias apresentadas nas obras de Thomas Samuel Kuhn sobre o desenvolvimento do conhecimento científico contribuiu para uma melhor compreensão da ciência como construção histórica e social de uma comunidade científica. Kuhn propôs a noção de “revolução científica” para explicar como as novas teorias científicas surgem e substituem as antigas. Ele argumentou que o desenvolvimento do conhecimento científico não ocorre de forma linear, mas em saltos ou “revoluções”. Isso ocorre quando uma nova teoria científica (“paradigma”) é aceita pela comunidade científica, permitindo um salto significativo no conhecimento científico de uma área. Os paradigmas estabelecem padrões de raciocínio, métodos e princípios básicos para a realização da pesquisa científica. Nessa perspectiva, este trabalho investiga a concepção do desenvolvimento científico de Thomas Kuhn, que pode ser tirada de seu livro A Estrutura das Revoluções Científicas. Nesse aspecto, procura-se introduzir os conceitos pré-kuhnianos e tenta-se explicar termos usados por Kuhn em seu livro, como por exemplo interpretação histórica da ciência, paradigmas, ciência normal e extraordinária, e revoluções científicas e suas soluções, bem como suas implicações para a ciência moderna.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de Ciências na perspectiva da inclusão: o jogo como recurso didático metodológico no processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos
    (2022-10-06) VIANA, Selma Paz; OLIVEIRA, Alexandre de Souza; http://lattes.cnpq.br/8137374208656802
    A ciência é uma disciplina importante no currículo escolar, possibilitando a construção do conhecimento, instigando a descoberta e a inovação no campo científico. O professor como mediador do aprendizado, precisa proporcionar conteúdos didático-pedagógicos, que permita a integração e participação de todos os alunos, construindo assim, um ambiente de inclusão para todos. Dessa forma, este trabalho tem como tema “O Ensino de Ciências na Perspectiva da Inclusão: o jogo como recurso didático metodológico no processo de Ensino/ Aprendizagem do aluno surdo”, tendo como finalidade, propor uma reflexão sobre os paradigmas da inclusão, suas práticas de ensino, e se as mesmas estão sendo trabalhadas no sentido de atender as necessidades do aluno com deficiência. Objetivou-se dessa forma, realizar uma análise dos paradigmas da inclusão no ensino de ciências no contexto escolar, através do uso de jogos educativos, com o objetivo de melhorar a percepção, bem como o entendimento das interações existentes no meio ambiente. A metodologia utilizada foi de caráter exploratório bibliográfico, com uma abordagem qualitativa, além do embasamento teórico de diversos autores, como Luckesi (2001), Brandão (1981) entre outros, além de documentos como a Constituição Federal /88, a Declaração de Jomtien (1990), os PCNs de (1997) entre outras. Dessa forma, após diversas compreensões e relações teóricas a respeito do Ensino de Ciências, a inclusão e os jogos como metodologia no ensino aprendizagem, supõe-se a grande importância que metodologias criativas possuem no aprendizado dos alunos, permitindo ampliar seus conhecimentos, produzindo novos aprendizados a partir daqueles que os mesmos já conhecem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma olaria artesanal em uma comunidade ribeirinha no município de Abaetetuba/PA: relações possíveis com o ambiente e a escola
    (2018-07-20) RODRIGUES, Francenilson Santos; MACHADO, Jorge Ricardo Coutinho; http://lattes.cnpq.br/1810593841335067
    O lócus deste estudo se concretiza na relação da natureza com o homem por meio do seu trabalho. Na comunidade do rio Tucumanduba, no município de Abaetetuba/PA, onde vivem os ribeirinhos, durante muito tempo a principal maneira de se garantir o sustento da família foi por meio do trabalho nas olarias. Estás eram pequenas fábricas podendo ser chamadas de artesanais, onde a argila (vulgo barro) passava por um processo de beneficiamento fabril dando origem a telhas e tijolos muito utilizados na construção civil. Mas ao passar do tempo está cultura perdeu espaço dando vez para outras maneiras de comércios. No entanto mesmo nos dias atuais as olarias ainda são responsáveis por gerar sustento de diversas famílias, além de guardarem a história de um povo muito conhecedor. Para que pudessem ser levantados dados concretos enquanto a está importância e ao funcional real das olarias, o estudo deixou de ser unicamente bibliográfico e deu vez a dois capítulos de cunho prático, a partir de pesquisas de campo dentro dos espaços das olarias, bem como em escolas, casas dos moradores, donos de olarias e dos trabalhadores. As análises de cunho quantitativo e qualitativo compõem o percurso técnico de métodos e conceitos obtidos diretamente com os sujeitos desta relação. Como morador da comunidade e graduando do curso de ciências naturais, elenco como passos essenciais para uma boa interpretação do tema proposto, a compreensão de que o povo ribeirinho ainda que distante da realidade urbana, convive diariamente com políticas falhas e insuficientes advindas do poder público. Apesar de ainda não ser o suficiente, a natureza é o único lugar de onde as famílias podem buscar a esperança de um futuro melhor, e dentro deste quadro a atividade oleira é apenas um reflexo que pode ser somado a uma diversidade de outros fatores.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    RECICLAGEM: o que dizem professores de ciências do município de Portel - Pará?
    (2016-08-12) REIS, Lauriana Barbosa; FERREIRA, Darlene Teixeira; http://lattes.cnpq.br/2634892749670751
    A relação entre o homem e a natureza ultrapassou os limites da sobrevivência. O crescimento populacional e o consumo de produtos industrializados e descartáveis aumentou a quantidade e a diversidade dos resíduos sólidos. Fica evidente a importância de sensibilizar o ser humano para que estes, ajam de modo responsável e consciente, conservando o meio ambiente saudável para esta e as demais gerações. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivos conhecer a concepção de professores de Ciências que atuam nos anos finais do ensino fundamental sobre reciclagem; verificar se os professores de Ciências abordam o tema reciclagem em sala de aula; identificar ações desenvolvidas pelos professores de Ciências relacionadas à reciclagem e; conhecer a importância que os professores de Ciências atribuem à reciclagem. Para alcançar esses objetivos realizamos uma pesquisa qualitativa e como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário. Os sujeitos da pesquisa foram sete professores que ministram aulas de ciência nos últimos anos do ensino fundamental, ou seja, de 6º a 9º ano em escolas públicas do município de Portel, Pará. Os dados foram analisados utilizando os princípios da análise de conteúdo. Com a pesquisa, observamos que os professores consultados, trabalham este tema em sala de aula, e que cada um, possui uma maneira de fazer isso, o que ficou claro também, é que mesmo sendo um assunto que rotineiramente é tratado na televisão, muitos professores não têm o total domínio do real significado do termo reciclagem, atribuindo a ela a definição de reutilização. Isso demonstra a urgente necessidade de investimentos e capacitação contínua para os professores. Pois só assim, será possível a promoção das mudanças comportamentais e de valores em nossos alunos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Reflexões sobre o ensino de ciências nos 6º e 9º anos do ensino fundamental: novas perspectivas
    (2013-08-23) FARIAS, Maria Valdemira dos Santos; NOGUEIRA, Maria do Socorro Nogueira e; PANTOJA, Leidilene da Costa; ABREU, Waldir Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/6364117476478718
    Este trabalho teve por objetivo analisar as metodologias e recursos didáticos, mostrar a concepção do professor em relação ao ensino de Ciências e identificar os motivos que os leva as metodologias e recursos didáticos utilizados. Os dados para o desenvolvimento da pesquisa foram coletados na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Teixeira pertencente ao município de Abaetetuba-PA. A metodologia utilizada compreendia primeiramente, a pesquisa bibliográfica sobre a história do Ensino de Ciências na escola e as metodologias utilizadas na escola. Depois, partiu-se para pesquisa-ação e pesquisa de campo através da coleta de dados obtidos por meio de uma entrevista estruturada com dois professores, um de uma turma do 6º ano e outro de uma turma do 9º ano/9 da escola em foco. Nos resultados alcançados, identificaram-se as metodologias usadas (aulas teóricas e expositivas, transcrição de conteúdos no quadro magnético, resoluções de exercícios, seminários, experimentação e pesquisa de campo), os recursos utilizados pelos docentes (quadro magnético, livro didático, cartazes, data-show e computador), mostramos a concepção do professor em relação ao ensino de Ciências (contextualizar o assunto e para que o aluno compreenda o meio em vive) e identificamos os motivos que levam os docentes a recorrem as metodologias usadas (falta de tempo para estudar e planejar as aulas, falta de recursos didáticos e não participam de formação continuada na área). Esses resultados nos trouxeram a confirmação de que a prática metodológica do professor exerce forte influência sobre o processo de aprendizagem. De posse dessas informações, os educadores poderão atuar com mais segurança, pois terão embasamento teórico para refletir sobre sua prática docente. Dessa forma, este estudo buscou trazer questionamentos e reflexões sobre o Ensino de Ciências do 6 º ao 9 º ano. Trouxe também, a esses educadores, o embasamento necessário à compreensão do processo de ensino-aprendizagem de Ciências, além de novas perspectivas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A RELEVÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO DE FÍSICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA E.M.E.F. DR. ABEL NUNES DE FIGUEIREDO DE PORTEL/PA: produzindo um livro virtual
    (2016-03-18) SOUZA, Adaias da Cruz de; BRITO JUNIOR, Carlos Alberto da Silva; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491
    Este trabalho aborda a relevância da experimentação de física no ensino de ciências e a produção de um livro virtual de experimentos. Essa estratégia de ensino sempre foi deixada em segundo plano por professores das escolas públicas, devido a grandes deficiências estruturais das escolas, porém é inegável a importância da experimentação para o ensino de ciências, pois ela proporciona uma visão científica mais real e menos abstrata dos fenômenos físicos, proporcionando uma melhor qualidade no processo de ensino e aprendizagem. Atualmente vivemos na era digital, da informação e comunicação, com vários recursos digitais e tecnológicos disponíveis no ciberespaço, então saber utilizar esse aparato em prol da educação se torna essencial, e fazer uso desses recursos disponíveis no ciberespaço na produção de um livro virtual é uma realidade. Os principais objetivos desse trabalho são: identificar os reais problemas enfrentados pelos professores para a utilização da experimentação, identificar a aprendizagem dos alunos através dessa estratégia, mostrar que é possível levar a experimentação para dentro da sala de aula através de experimentos confeccionados com materiais de baixo custo, além de produzir e disponibilizar para comunidade escolar um livro virtual de experimentos. Para atingir esses objetivos foram realizadas experiências de Física em sala de aula na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Abel Nunes de Figueiredo localizada no município de Portel/Pa e depois aplicado questionários para avaliarmos a opinião de professores e alunos sobre a experimentação de física, e produzido um livro virtual com os experimentos apresentados, através dos recursos digitais e tecnológicos do ciberespaço. As conclusões dos dados obtidos mostraram que realmente a experimentação de física é raramente utilizada por professores devido as limitações estruturais das escolas, porém eles reconhecem sua importância e os alunos gostariam de ter experimentos em sala de aula além de aprenderem melhor através dessa estratégia, e o livro virtual de experimentos ameniza um dos problemas identificados.
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