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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O abuso sexual contra crianças e adolescentes: perspectivas teóricas e o enfrentamento pela escola
    (2022-05-23) BAIA, Éden Taynara Cavalheiro; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    O presente trabalho trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, problematizando questões sobre o abuso sexual contra crianças e adolescentes, assim nos propusemos a estudar o abuso sexual desses sujeitos e a atuação da escola enquanto instituição formadora e cidadã. Nesse sentido, nos dirigimos a estudar o abuso sexual contra crianças e adolescentes e suas implicações para a ação formativa da escola. Fazendo parte dos aspectos metodológicos, além do aprofundamento do tema utilizando os referenciais teóricos e documentais, também realizamos um breve diálogo com uma profissional da área. Fizerem parte dos referenciais: o Estatuto da Criança e Adolescente (1990), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), os autores Gabel (1997), Moreira e Silva (1997 apud JESUS, 2008), Faleiros (1998) e Ferreira (2002). Como resultados podemos dizer que apesar do município já contar com uma sólida rede de proteção, os casos ainda são iminentes, as campanhas e politícas de conscientização não são abrangentes a todas as crianças e adolescentes, e as ações voltadas para a temática do abuso sexual na escola e, de modo geral, na cidade ainda são infímas, especialmente na escola elas acontecem de forma esporádica. Desta forma, é de suma importância que os profissionais da educação e pesquisadores, deêm mais vez e voz ao tema abuso sexual contra crianças e adolescentes na produção acadêmica e científica. Na escola de Educação Básica a questão precisa ser posta em pauta.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A afetividade e as expressões de agressividade na educação infantil
    (2022-12-12) FERREIRA, Fernanda Rosiely Alves; GOMES, Geise do Socorro Lima; http://lattes.cnpq.br/1752787535007263
    O presente trabalho consistiu em analisar e compreender os sentidos produzidos sobre a afetividade na educação infantil, concernentes às expressões de agressividade e qual o papel da escola, família e sociedade nesse contexto. A literatura apontada nos diz que não deve haver a separação dos aspectos cognitivos e afetivos, pois a educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam suas capacidades cognitivas, afetivas, físicas, ética e estética. Reviso aqui, a importância das relações sociais e interpessoais na constituição da subjetividade do indivíduo e a influência do meio ambiente durante esse processo, sendo a escola, família e sociedade agentes responsáveis na formação da criança. Apoiada na pesquisa exploratória-descritiva e qualitativa, foram realizadas cinco entrevistas com o corpo docente de duas escolas distintas. As entrevistas foram conduzidas a fim de: compreender os sentidos produzidos pelos profissionais da educação infantil sobre afetividade e as expressões de agressividade, assim como compreender os sentidos sobre o papel da família e da escola como agentes envolvidos no processo de constituição e entendimento das diferentes formas da criança expressar suas emoções, além de compreender sobre a importância de ser trabalhada essa temática no meio educacional. Com isso, produzir material que contribuísse para alcançar o objetivo da pesquisa. Dessa forma, por meio desta pesquisa, observou-se que a afetividade é fundamental no desempenho educacional, no entanto as falas das participantes em consonância com o levantamento bibliográfico, consideram que as expressões de agressividade no ensino infantil se faz presente na atual conjuntura e é um “problema” social, logo faz-se necessário a realização de projetos e medidas de ação envolvendo o trabalho da escola em parceria com todos os agentes envolvidos, dado que o convívio social está diretamente relacionado a construção de valores que norteiam a ação das crianças.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise físico-química da água dos poços artesianos da comunidade monte Horebe no município do Acará-Pará
    (2019-12-19) PIRES, Evair José Gemaque; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641
    Este trabalho tem como temática a análise físico-químico de poços artesianos da comunidade Monte Horebe no Município do Acará. O estudo tem como objetivo analisar três pontos distintos com intuito de realizar análise físico-químico e bacteriológica de um Poço da Vila Monte Horebe, do Poço da Escola Monte Horebe e do Bebedouro da Escola, com intuito de verificar a potabilidade da água consumida pela comunidade. As amostras foram levadas para o Laboratório Central do Estado do Pará – Lacen considerando alguns parâmetros para serem analisados, o sabor, pH, sólidos totais, turbidez, oxigênio dissolvido, demanda biológica de oxigênio, cor aparente, cloro residual livre, ferro, sulfato, nitrato, nitrito, nitrogênio amoniacal total, alcalinidade total, odor, condutividade, acidez, coliformes termotolerantes e coliformes totais. Os resultados das anailises forma comparados com os valores de referência da Portaria do Ministério da Saúde nº 2914 de 12 de dezembro de 2011, que é usada como base para verificação de consumo de água. Conclui-se com a pesquisa mostrando que os resultados das análises obtidos nos poços artesianos e no bebedouro da escola da Comunidade demonstram a não utilização do cloro na água, o que poderia causar a desinfecção (destruição de microorganismos patogênicos), o que com a comparando a Portaria 2914 do Ministério da Saúde está completamente desapropriada a análise do cloro.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O bullying e suas interferências no processo de ensino - aprendizagem
    (2021-11-27) QUARESMA, Maria Cristina de Almeida; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657
    Dentre as formas de violência que se manifestam no contexto escolar, o bullying se destaca sendo um fenômeno que insinua práticas de violência física e, ou verbal, sucedendo de forma recorrente e intencional contra uma ou mais vítimas. Diante disto, o presente Trabalho de Curso (TCC) discute sobre a relação do bullying e suas interferências no processo de ensino e aprendizagem. Desta maneira, o aporte teórico utilizado ancora-se em alguns estudiosos que discutem a temática presente no contexto educacional como Fante (2005), Gomes (2012), Calhau (2009), Pereira (2002). Adota-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, onde consiste em leituras por meio de materiais já elaborados, entre estes, dissertações, artigos, livros e teses, que criam subsídios para a construção de novos trabalhos acerca da temática proposta. Sendo assim, o objetivo geral deste estudo aborda as formas pelas quais o bullying se manifesta, e em seguida, faz a análise de como isso afeta no processo de ensino aprendizagem dos educandos, vítimas desta prática. Ou seja, por meio deste trabalho foi possível entender que a violência escolar sempre existiu e que pode acarretar danos á vida da vítima, ela acontece tanto de forma física como psicológica e por ser algo muito prejudicial ao meio educacional precisa ser combatido. Uma vez que, ele interfere no processo de ensino e aprendizagem da vítima e consequentemente prejudica as demais áreas de suas vidas, por isso é de grande importância fazer a prevenção dessa violência com maior rigor em nossas escolas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: pesquisa realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Maria Rodrigues Viegas Junior, em Melgaço/PA
    (2019-12-09) SOUZA, Yan Luis Lima de; FERREIRA, Gicele Brito; http://lattes.cnpq.br/6661841357160170; https://orcid.org/0000-0002-8815-3145
    O presente trabalho tem como objetivo principal abordar o bullying no ambiente escolar, e apresentar os resultados da pesquisa realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Maria Rodrigues Viegas Junior, em Melgaço/PA, visando diagnosticar a incidência ou não de casos de bullying na escola. A motivação inicial em abordar o tema se deu pela carência de produções acadêmicas acerca do bullying na região marajoara, e pela preocupação em relação aos relatos sobre violência entre alunos dentro do ambiente escolar no município de Melgaço/PA. Para fundamentar teoricamente este trabalho, Ariès (1981); Rizinni e Pilotti (2011), foram utilizados para balizar a história da criança; para caracterizar o bullying a partir de uma visão multifocal e primando por autores nacionais, foram utilizados, Silva (2015); Gomes e Sanzovo (2013); Lopes Neto (2005); Maldonado (2011); Fante (2015), ainda alguns pesquisadores internacionais, como Olweus (1997); Rigby (2019) e Koo (2007). A pesquisa aplicada à referida escola, teve fins descritivos, e foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados: o questionário, com o corpo docente e técnico- administrativo; e a entrevista semiestruturada com os alunos. Os resultados da pesquisa apontam a incidência de casos de bullying entre alunos nos anos de 2018 e 2019, principalmente na forma verbal e em grafites depreciativos nos banheiros, além disso, constatasse ainda a ausência de projetos e ações voltadas ao combate e prevenção ao bullying na escola, o que pode ser muito prejudicial para aqueles que são vitimizado pelo bullying.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Coordenação pedagógica: o ser coordenador/a e os desafios para coordenar uma escola remotamente
    (2022-07-20) CARDOSO, Élida dos Santos; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344; https://orcid.org/0000-0003-2634-4189
    Este artigo tem como tema a coordenação pedagógica e o trabalho pedagógico durante a pandemia. O objeto de estudo é o trabalho da coordenação pedagógica durante o tempo da pandemia. Neste sentido, o presente artigo tem como principal objetivo compreender os desafios que o/a coordenador/a pedagógico/a enfrentou com as mudanças que a pandemia do novo coronavírus trouxe para escola, além de buscar entender como esse profissional que estudou para coordenar o trabalho pedagógico na escola presencialmente, conseguiu coordená-la de modo virtual. A pesquisa primeiramente foi de cunho bibliográfico para aprofundar-se em o que é ser um/a coordenador/o pedagógico/a e como se deu a mudança na atuação desse profissional e logo após, um estudo de caso para entender como se desenvolveu seu trabalho de forma remota e quais os desafios surgiram ou se agravaram durante esse período. Para a coleta de informações realizamos uma entrevista narrativa, quando o/a entrevistado/a narra sobre si mesmo, coisas vividas por ele. Para a análise das informações utilizamos como referencial teórico autores/as como Saviane (2013), Carvalho (2017) entre outros/as. Como principais resultados apresentamos os desafios, planejamentos e organizações do trabalho pedagógico de uma coordenadora da rede pública de ensino no município de Abaetetuba, além de suas perspectivas enquanto coordenação pedagógica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Crianças, pesca artesanal, trabalho e escola no contexto da Comunidade da Pontinha do Bacuriteua da Amazônia bragantina
    (2019-08-14) OLIVEIRA, Marcos Vinicius Sousa de; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866
    A pesquisa analisa nos discursos de crianças os sentidos e significados sobre a pesca artesanal, trabalho e escola em uma Comunidade pesqueira da Amazônia bragantina. O estudo é de abordagem qualitativa do tipo etnofotográfica. A pesquisa tem como lócus de investigação a Comunidade Tradicional da Pontinha do Bacuriteua, localizada no entorno de manguezais da Reserva Extrativista Marinha de Caeté-Taperaçu (RESEX-MAR), situada no município de Bragança, Pará. O estudo utiliza como procedimentos de coleta de dados a observação participante, roda de conversa, painel do trabalho, atividade de leitura e escrita e registro fotográfico. A análise dos dados é sustentada na técnica de análise do discurso em Bakhtin, no uso da categoria polifonia. Participaram da pesquisa 11 (onze) crianças com idades entre 08 a 12 anos, matriculadas em escolas da rede municipal de Bragança. Os achados da pesquisa apontam para uma intensa produção das culturas infantis. Revela uma ampla interação das crianças com a pesca artesanal, trabalho e a escola na Comunidade. Enunciam saberes tradicionais articulados os saberes escolares, revelando a existência do trabalho como princípio educativo. A pesca artesanal apresentada no discurso das crianças é o lugar da alegria, do brincar e da formação da existência humana por meio do conteúdo e da forma, negando a condição aviltante do trabalho infantil. Os enunciados discursivos se alinham as experiências sociais de cada criança na interação com a Comunidade e no meio ambiente em que vivem. Concluímos que a singularidade das crianças concernente à pesca artesanal, permite perceber que o caráter formativo da pesca está na relação entre os saberes pesqueiros e conhecimentos escolares, afirmando a presença do trabalho como formador da vida social no contexto da Comunidade da Pontinha do Bacuriteua.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Cuidado ou educação? As práticas pedagógicas nas escolas do rio Tucumanduba
    (2018) CUNHA, Leila Silva; REIS, Edilma Neves Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/8969672247481302
    O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar como se dá o cuidar e o educar, por meio de práticas pedagógicas e como a relação familiar está presente e é indispensável neste processo. Para desenvolver esta pesquisa, utilizou-se a pesquisa exploratória e descritiva, que visa na análise documental do tema proposto por meio de referências de autores que discutem o assunto sobre escola, família e educação infantil. O tipo de abordagem foi a qualitativa e a técnica foi a da entrevista semiestruturada, aplicada a pais e professores de duas escolas localizadas na região das ilhas do município de Abaetetuba. Os dados da pesquisa foram coletados em um período de quatro meses, levando em consideração a argumentação teórica, necessária para construção deste trabalho. A escola precisa ser de qualidade. Precisa conhecer muito sobre o desenvolvimento da criança e sobre como ela aprende para ter um impacto positivo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A cultura local no currículo escolar e a constituição das identidades no CEPAL
    (2019-03-13) BARBOSA, Mauriceia Rodrigues; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063
    O presente trabalho tematiza a relação entre currículo e cultura na constituição das identidades dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental do CEPAL, com o intuito de provocar reflexões sobre a cultura local e o currículo sob o viés crítico. Os objetivos são: identificar que aspectos da cultura local estão presentes no currículo das séries iniciais do ensino fundamental da escola CEPAL, refletir a inclusão de aspectos da cultura local no currículo escolar e como as identidades são constituídas a partir da cultura local. Utilizei os estudos de MOREIRA (2003), SILVA (2002), HALL (2000), e outros autores que também discutem a temática. A pesquisa utilizou o método qualitativo do tipo etnográfico para observar relação entre cultura local e currículo. Os resultados obtidos informam que a cultura local está parcialmente inserida no currículo e é repassada por meio de conteúdos das disciplinas de História e Geografia, sobre datas comemorativas e a história local das festividades; as identidades dos alunos são constituídas no cotidiano da vida escolar a partir das vivências, do contato com o outro e do conhecimento de si e da cultura local imersa no currículo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A dança educação: relações entre arte/ensino/sociedade no contexto escolar
    (2019-06-29) SILVA, Lúcia Letícia Fróes da; FERREIRA, Mayrla Andrade; http://lattes.cnpq.br/3654924974448971
    O presente trabalho tem como intenção de compreender a dança como educação enquanto área de conhecimento no contexto escolar. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa a partir de intervenções teórico-práticos em um estágio no 3º ano do ensino fundamental, no âmbito do projeto de pesquisa Escola Dança e Educação e o projeto de extensão Educadança. A pesquisa segue um referencial teórico-prático baseado em estudos a partir de um olhar para a dança dentro das escolas de ensino formal nos municípios de Belém e Ananindeua no Pará. Como fundamentação deste trabalho, buscou-se a concepção do tripé das relações da tríade Arte, Ensino e Sociedade de Izabel Marques (2010) e a abordagem triangular de Ana Mae Barbosa (1980) na utilização de caminhos metodológicos no processo de ensino-aprendizagem da Dança em sala de aula. Percebe-se que os contextos socio-político-culturais tanto da escola quanto do aluno podem estar inter relacionados com propostas de educação da dança, visto que a escola forma cidadãos para a sociedade. Os aspectos conclusivos desta pesquisa compreendem a Dança como educação no processo de desenvolvimento do ser humano e nas inter relações entre Arte/Ensino e sociedade no ensino formal na educação básica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desafios e possibilidades no ensino da educação física: um estudo de caso em uma escola pública estadual em Belém do Pará
    (2021-09-29) SILVA, Mauricélio da Costa; CONCEIÇÃO, Willian Lazaretti da; http://lattes.cnpq.br/4379323190080771; https://orcid.org/0000-0001-8143-6524
    A presente pesquisa tem por objetivo identificar quais os limites e possibilidades do ensino da educação física em uma escola pública estadual, sendo predominantemente de cunho qualitativo e utilizando o método do estudo de caso. Para coleta de dados foi utilizado a técnica da observação participante com registros em diários de campo e entrevista semiestruturada. Para isso foram realizadas visitas semanais à escola-campo no período vespertino e as informações foram registradas em diários de campo, além disso, as entrevistas foram com o professor que ministra aulas de Educação Física na Escola Estadual Mário Barbosa, sendo realizadas no contexto situado da pandemia do COVID-19. Para a interpretação de dados foi utilizado a técnica de análise de conteúdo. Os resultados desta pesquisa revelaram um cenário altamente precarizado e limitado para o trabalho docente com relação a: a) Condições e jornada de trabalho: antes e durante a pandemia; b) Espaços e materiais destinados para as aulas de Educação Física. Por fim, essa pesquisa buscou explorar, problematizar e discutir temáticas envolvidas no processo do ensino da educação física por meio dos desafios encontrados na escola Estadual e identificar as possibilidades de superação de tais obstáculos para que consequentemente, houvesse a reflexão sobre a importância de garantir um ensino público de qualidade e a valorização do professor de EF para melhor atender os filhos (as) dos trabalhadores (as) no Brasil.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os desafios na docência: contribuições para a formação de uma professora da educação básica
    (2017) MERCÊS, Ana Maria Silva das; MORAES, Rodrigo Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/5549158587518629
    O presente memorial tem como objetivo retomar meus desafios na docência, destacando minha escolarização desde a infância, até a graduação, através do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR), minha prática docente. Para isso, busquei autores que tivessem falas dentro das vivências, entre eles: Brandão (2014). Ortiz (2005), Freire (2005), Durkheim (1982), entre outros. Retomei minhas memórias desde a infância, para perceber as diferenças e através disso acreditar em dias melhores; minha vida escolar sempre foi cheia de desafios, mas eles me permitiram chegar até aqui. Minhas experiências profissionais, me deram base, até o meu encontro com o que realmente queria: o magistério, que conquistei com dificuldades e superações que fizeram parte de minha formação nesses quatro anos de graduação, e essas experiências modificam minha vida e aperfeiçoaram minha prática pedagógica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O dever de casa e a atualidade de sua importância na relação professor-estudante-família: um olhar sobre o primeiro ciclo do ensino fundamental em uma Escola Municipal do bairro da Terra-firme
    (2018-08-06) SANTOS, Luiz Carlos Martins dos; FREITAS, Leandro Klineyder Gomes de; http://lattes.cnpq.br/0029416581249960
    Este artigo aborda a importância da aplicação do dever de casa no ensino fundamental e mais especificamente no seu primeiro ciclo. Para tal, apresenta, de forma muito breve, a perspectiva de alguns autores que já dialogaram sobre a temática e avança para uma pesquisa de campo. O dever de casa geralmente é um tema pouco discutido no Brasil e o fato de haver um certo consenso quanto a sua aplicação, não implica dizer que não hajam diversas tensões envolvidas neste diálogo; principalmente quando, a partir de um enfoque sociológico, analisamos os impactos que esta atividade causa na relação família e escola e vice-versa; daí o objetivo de focar nas interações que envolvem esta prática. A pesquisa foi desencadeada por questões do tipo: quais os limites e vantagens da utilização do dever de casa? Qual a opinião de professores, estudantes e familiares em relação à sua importância? Na atualidade ainda se faz importante a aplicação deste?. A metodologia utilizada foi a de pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e quantitativa, envolvendo um levantamento bibliográfico, aplicação de questionários, bem como um estudo de caso com observações e entrevistas informais com os atores sociais envolvidos. A pesquisa constatou que o caminho para a melhoria do ensino não passa pela abolição do dever de casa sendo este uma importante ferramenta de extensão do aprendizado e o principal elo entre família e escola. Portanto é válido investir nesta relação que deve configurar-se como uma via de mão dupla, articulando os conteúdos escolares ao espaço de vivência dos educandos a fim de conceber um estudante não só consumidor, mas também produtor de conhecimentos. Por fim, é fato que as pesquisas precisam continuar avançando no estudo deste assunto.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As dificuldades em trabalhar a leitura literária em sala de aula
    (2019-06-19) COSTA, Mailsa Sebastiana Ferreira da; SOUZA, Nilo Carlos Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4245210444172181
    O presente artigo trata das dificuldades enfrentadas pelos professores ao se trabalhar a leitura literária em sala de aula. Sabemos que uma das maiores dificuldades que os professores encontram dentro das escolas diz respeito à leitura, ou melhor, à falta dela. Buscar entender como e porque crianças e jovens passam por várias fases do ensino escolar sem construir o gosto pela leitura certamente nos levará a muitas causas. Nesse caso, o objetivo central desse estudo é realizar uma reflexão a respeito da leitura literária em sala de aula para se perceber dentro do processo educacional os principais problemas que impedem a formação de novos leitores. Ou seja, nosso foco é o método de abordagem que predomina nas escolas públicas, suas falhas e contribuições em se tratando do trabalho com o texto literário. Para tanto, faremos o diálogo com alguns autores que tem a leitura como ponto central em suas pesquisas, tais como: Lajolo (1982), Soares (2001), Freire (1995), Candido (2004) e Todorov (2009). Tanto como base a pesquisa bibliográfica, nosso estudo visa contribuir para a ampliação e o aprofundamento das questões que envolvem a mediação e a formação de novos leitores nas escolas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A Educação básica nas escolas das áreas costeiras de Bragança e o ecossistema de manguezal: análise investigativa do planejamento escolar, desenho curricular e saberes ecológicos locais
    (2019-09-06) SILVA, Iris Nayara da Silva e; OLIVEIRA, Francisco Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6672819410146078; https://orcid.org/0000-0003-1327-8362
    O presente trabalho teve como objetivo investigar a relação entre os recursos ambientais dos manguezais e a educação básica das escolas públicas situadas em áreas costeiras do município de Bragança. Envolveu as comunidades Bonifácio, Castelo, Acarajó, América, Bacuriteua, Taperaçu-Campo, Taperaçu-Porto e Tamatateua (n=8). Nesse sentido, o projeto tem como procedimento metodológico a pesquisa de campo com a aplicação de entrevistas por meio de um questionário para a gestão (n=6), coordenação pedagógica (n=8) e docentes (n=33) das escolas públicas de educação, situadas nas comunidades estuarino-costeiras. Adicionalmente, ocorreu estudo documental dos projetos político-pedagógicos do desenho curricular, do planejamento escolar, dos projetos educativos e das práticas pedagógicas desenvolvidas pelas escolas. O processo de análise ocorreu por meio de tabulação dos dados e análises quantitativa e qualitativa. Foram identificados diante os procedimentos metodológicos três tipos resultados, intitulados “projetos e trabalhos”, "meio ambiente”, e "indiretamente" que demostram como as escolas se organizam nessa relação curricular e saberes ecológicos locais dessas comunidades, a proposta educacional está pautada em Paulo Freire e tem como finalidade considerar os conhecimentos dos educandos e das comunidades locais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A educação financeira nas séries iniciais do ensino fundamental
    (2017-04-30) MIRANDA, João Vagno da Costa Silva; ALMEIDA, Talita Carvalho Silva de; http://lattes.cnpq.br/6247156526483924
    A educação financeira de uma criança abrange componentes que vão além dos conceitos econômicos, sendo importante uma atenção especial à preparação dos mais novos quanto ao uso correto do dinheiro, para que cresçam responsáveis e bem informados. Pensando nesta problemática, este artigo, , tem por objetivo principal, mostrar a importância da educação financeira na infância.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Ensino fundamental e as relações de sociabilidades: os adolescentes e a diversidade na escola
    (2019-12-12) SANTOS, Patrícia Simith dos; COELHO, Wilma de Nazaré Baía; http://lattes.cnpq.br/1035616337472088; https://orcid.org/0000-0001-8679-809X
    Este artigo objetiva analisar as relações de sociabilidades estabelecidas entre 175 (cento e setenta e cinco) adolescentes, em duas escolas da rede pública estadual de Ensino Fundamental de Belém – PA. Para a análise pretendida, utilizamos das noções conceituais de violência simbólica, hierarquia e habitus, em Pierre Bourdieu (1996, 2002, 2010), e representação, em Roger Chartier (1991, 1982). No que tange à literatura especializada sobre relações sociais, sociabilidades adolescentes e relações étnico-raciais, adotamos as formulações de Nicelma Soares (2010), Wilma Coelho; Mauro Coelho (2016), Wilma Coelho; Carlos Silva (2015; 2017; 2018; 2019). As formulações conceituais de Laurence Bardin (2010), Marli André (2003) e Heraldo Vianna (2003), auxiliaram no trato e sistematização dos dados, etnografia escolar e observações. Inferimos que os estudantes têm, nas redes sociais, a centralidade da sua atenção, inclusive no estabelecimento e no rompimento das relações de sociabilidades. A centralidade das atenções sobre as redes sociais assume o foco do interesse na experiência escolar, cujo conteúdo veiculado por meio dela, assume lugar secundário diante das redes de sociabilidades, pois esses estudantes pensam no hoje. Os investimentos pedagógicos da escola divergem dos interesses demandados pelos estudantes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O ensino médio no desenho do sistema de organização modular de ensino, na comunidade ribeirinha Nossa Senhora das Graças – rio Ajuaí/Abaetetuba/PA
    (2022-02-23) GOMES, Yzandra Pinheiro; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175
    A pesquisa tem como lócus a Escola Padre Anchieta, pertencente a Comunidade Nossa Senhora das Graças do Rio Ajuaí, que se localiza no Município de Abaetetuba/PA, a qual acolhe o Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME). Utilizando como base a indagação: de que maneira se efetiva a relação da escola com a comunidade ribeirinha Nossa Senhora das Graças do Rio Ajuai? Dessa forma, objetivou analisar a relação da escola com a comunidade acima citada. E, assim, apresentar a dinâmica pedagógica e técnica do Sistema de Organização Modular de Ensino na comunidade; E ainda, analisar sobre a representatividade do Ensino médio no contexto territorial e dos sujeitos da comunidade Nossa Senhora das Graças, que recebe, na escola Padre Anchieta, estudantes provenientes do campo (ilhas), cursando o Ensino Médio. A metodologia utilizada envolve entrevistas e análises de dados. Os resultados revelaram que estudantes e professores enfrentam desafios e dificuldades de caráter pedagógico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Escola e família: a importante parceria no desenvolvimento e aprendizagem das crianças
    (2018-09-18) LOPES, Ana Luiza de Oliveira; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383
    O presente trabalho tem como tema escola e família: a importante parceria no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, em que ressaltamos sobre a Educação, buscando mostrar a relação existente entre escola e família, e a importante relação para o sucesso da aprendizagem da criança. Trata-se de uma pesquisa qualitativa nas modalidades bibliográfica e de campo. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram à observação e a entrevista semiestruturada realizada com o diretor, cinco professores e dez pais/mães ou responsáveis dos alunos das do 1º ao 4º ano das series iniciais do Ensino Fundamental de uma escola Municipal, localizada na cidade de Castanhal Pará. Por meio da entrevista realizada com o diretor, professores, pais/mães ou responsáveis, percebemos a importância de ter uma relação harmoniosa entre a escola e a família, para que as crianças possam ter um maior avanço no desenvolvimento e sucesso nos rendimentos escolares. Buscamos saber em que em que termo ocorre à relação entre a escola e a família nas séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Castanhal. Em resposta ao problema, quais os fatores que contribuem para o distanciamento entre a família e a escola, o que une ou separa? E o que pode ser feito para que a escola consiga trazer a família para próximo de sí e juntas, embora desempenhando papeis específicos possam auxiliar na busca por um melhor rendimento escolar das crianças. Com a pesquisa percebemos que essa parceria é de extrema importância para a vida da criança, possuindo grande relevância no processo de ensino aprendizagem dos alunos, possibilitando assim um bom rendimento escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A escrita como processo de construção do conhecimento: uma análise das produções textuais dos alunos do 6° ano do colégio São Francisco Xavier
    (2013) SOUSA, José Maria Ferreira de; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819
    O presente trabalho tem como tema A Escrita como Processo de Construção do Conhecimento: Uma Análise das Produções Textuais dos Alunos do 6º Ano do Colégio São Francisco Xavier, localizado no município de Abaetetuba. O trabalho teve como objetivo analisar o uso da escrita como mecanismo da aquisição da habilidade para se produzir textos. Assim, como abstrair nossas percepções científicas, optamos por executar metodologicamente a pesquisa de campo numa abordagem qualitativa. O local escolhido para a realização da pesquisa foi o Colégio de Ensino Fundamental e Médio São Francisco Xavier. Tendo transitado por leituras e fichamentos de teóricos que tratam sobre o objeto de estudo e após analisarmos os dados coletados em campo, concluímos que o ensino e a prática da linguagem escrita é referência construtiva e consistente no processo de apropriação dos mecanismos linguísticos relacionados a produção textual. Na verdade quanto mais o aluno se habilitar a escrever, mais terá a oportunidade de envolver-se textualmente com que escreve, bem como adquirir subsídios conceituais quanto ao habito de ler e de escrever.
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