Navegando por Assunto "Sala de aula"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O direito educacional da pessoa com deficiência(2023-12-12) SILVA, Petison Teixeira da; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657Este estudo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre os fatores que contribuem para que a inclusão de estudantes com deficiência seja uma prática excludente no âmbito escolar. O material bibliográfico utilizado, foi selecionado de acordo com a temática, Mantoan (2003), Candau (2008, 2013), Minetto (2010), dentre outros. Considerando o que se defende nos documentos legais de amparo à pessoa com deficiência, entre eles a Constituição Federal (1998), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), Lei Brasileira de Inclusão (2015), dentre outros. Como resultado é possível perceber que são descritas na legislação em vigor, as ações para a inclusão escolar das pessoas com deficiência nas classes do ensino regular. Contudo, percebe-se que o aluno com deficiência, ainda é excluído da sala de aula e na classe regular. São inúmeros fatores que contribuem para isso, desde a infraestrutura da escola, na acessibilidade necessária, como rampas, piso tátil, placas informativas na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O currículo ainda aparece como uma barreira para a inclusão, pois ele não é pensado e materializado para atender as especificidades desses estudantes. Existe ainda as barreiras atitudinais nas relações estabelecidas frente a deficiência, o que culmina na exclusão do estudante na participação das atividades desenvolvida dentro e fora de sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ludicidade como ferramenta de aprendizagem significativa: demonstrações de metodologias diferenciadas, desconstruindo o uso dos métodos tradicionais em sala de aula(2023-07-10) PEREIRA, Daniela Ribeiro; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O número de ouro, a sequência de Fibonacci e a contextualização de suas aplicações à aprendizagem em sala de aula para alunos do ensino fundamental II(2022-08-20) NAZARÉ, Wenderson Araújo de; CORRÊA, Manoel Lima; http://lattes.cnpq.br/9314280735403557O Foco deste trabalho foi elaborar uma revisão bibliográfica sobre o número de ouro e a sequência de Fibonacci com objetivo de contribuir como base de estudo para alunos do ensino fundamental II para afins de conhecimento, aprendizagem e na busca de integralizar ainda mais o conceito sobre geometria, álgebra, números irracionais, proporções, aritmética e razão. Analisando o tema sobre o assunto, obteve se uma pesquisa qualitativa através do google acadêmico com cerca de 15.000 pesquisas relacionadas ao número de ouro e 2.470 sobre a sequência de Fibonacci entre o período de 2011 – 2022 pelo qual foram filtradas vinte e uma obras para a construção deste trabalho, sendo que, dois deles está diretamente relacionado com o ensino nas escolas, como a BNCC e o PCN. Além disso, a análise foi feita de forma descritiva, permitindo reduzir de forma significativa o material que foram catalogadas como de acervos públicos, livros, Monografias, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, revistas eletrônica, repositórios acadêmicos e sites. Para realizá-la, foram abordados temas do cotidiano do aluno para que possa visualizar, identificar e resolver problemas relacionado com o assunto de forma crítica e construtiva, aprimorando sua capacidade de raciocinar e solucionar conteúdos de matemática, partindo de sua origem, seguido com o seu desenvolvimento matemático, geométrico até a constatação de suas aplicações em diversas áreas da natureza, além de sugestões de atividades baseado neste artigo. É importante ressaltar que esse estudo é essencial em sala de aula, pois desperta o interesse do aluno sobre a importância da matemática em nosso dia a dia. Os resultados sugerem que através desta temática, figuras, tabelas e gráficos mostraram que o número de ouro encontra se em obras de arte como a Mona lisa, na arquitetura como na pirâmide de Gizé, na Biologia como nas dimensões do corpo humano e até mesmo na religião como no cronograma de Cristo. Com isso, conclui-se que o estudo sobre o número de ouro traz possibilidades para que o aluno aprenda ainda mais sobre conceitos de Matemática, além de ser interessante que faz com o que se torne motivador, tornando o aprendizado bem mais didático e proveitoso.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Preconceito linguístico: um estudo do comportamento linguístico dos alunos da área rural da estrada de Beja(2013) RODRIGUES, Maria Odaléia Barbosa; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819O presente trabalho aborda o estudo linguístico dos alunos da zona rural da estrada de Beja e o preconceito linguístico que estes estudantes sofrem dentro da escola. As escolas, principalmente as públicas, são hoje frequentadas por alunos de diversas localidades que possuem manifestações e dialetos diferentes. O fato da língua ser condicionada e modelada pela realidade social e cultural faz dela um instrumento que representa reflexos significativos no processo de aprendizagem desses alunos. Tendo isso em vista, este trabalho se torna pertinente porque trata um tema muito importante para o ensino brasileiro atual: o preconceito linguístico como sendo um agravante na indisciplina dentro da sala de aula. No caso específico, a comunidade da área rural que possui seu próprio dialeto que é um dos fatores de discriminação e inferiorização do sujeito, incluindo sua história e sua cultura. Buscamos por meio da pesquisa bibliográfica consultar autores com reconhecida contribuição no que se refere a temática da pesquisa, tais como Bagno (2002), Benveniste (1989), Luft (2001). A pesquisa de campo ocorreu na escola Estadual Esmerina Bou-habib. Para a coleta de dados foi aplicada duas entrevistas com sete questões para dois professores de língua portuguesa e outra com um grupo de alunos do 6º ano da mesma escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relações de gênero e sexualidade na escola Maria Antonieta de Paiva: práticas pedagógicas das/os professoras/es da educação infantil(2019-12-19) SOUZA, Alycelene Ferreira de; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344; https://orcid.org/0000-0003-2634-4189O presente trabalho trata das Relações de gênero e sexualidade na escola Maria Antonieta de Paiva, no sentido de pesquisar as práticas pedagógicas das/os professoras/es de uma turma de educação infantil no município de Acará. Está pesquisa tem como objetivos analisar as práticas dos/a professores/as na modalidade de ensino da Educação Infantil e verificar se o documento Projeto Político Pedagógico aborda a temática relações de gênero e sexualidade em seus escritos. A pesquisa traz os seguintes questionamentos: Como as professoras da turma da educação infantil trabalham as relações de gênero e sexualidade em sala de aula? Como estar estruturado o Projeto Político Pedagógico sobre está temática? Trata-se de um estudo a partir da abordagem pós-crítica, cujo enfoque é de ressaltar a importância de incluir os estudos culturais, sociais e históricos das questões de gênero e sexualidade no contexto escolar. O tipo de pesquisa selecionada para este trabalho é análise do discurso, por meio de observações em sala de aula e também no ambiente escolar relacionadas com entrevista a partir das falas das professoras. Para auxiliar nesta pesquisa, fez-se necessário também recolher informações por meio da utilização de entrevista semiestruturada. Como cunho teórico para reforçar esta pesquisa destaco os/a principais autores/as como Felipe (2006), Foucault (1969,1990,1992), Louro (1997), Paraíso (2004) Pereira (2015), Scott (1995) e entre outros/a que influenciaram nessas diversidades culturais de gênero e sexualidade dentro de uma perspectiva pós-crítica. A pesquisa retrata os processos culturais, sociais e históricos dos conceitos de construções de relações de gênero, sexualidade, infância e educação infantil na sociedade brasileira juntamente com a ação docente entre alunos/a e professores/a. Como resultados a carca das da observações e entrevistas, nota-se ainda que as práticas pedagógicas não são amplamente articulas perante as crianças em ênfase as construções das relações de gênero e sexualidade em sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relatório de atividades: 2018/2020. Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na experiência prática em sala de aula.(2022-12-08) SILVA, Anderson Luis; SILVA, Nelane do Socorro Marques da; http://lattes.cnpq.br/2963277436091603