Navegando por Assunto "Saberes tradicionais"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Caracterização da produção da mandioca na comunidade Vila Valério, município de Oeiras do Pará(2025-04-28) OLIVEIRA, João Batista dos Santos; POMPEU, Gisele do Socorro dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1325364359318180A mandioca (Manihot esculenta Crantz.) é o produto mais popular da alimentação brasileira. Tradicionalmente a cultura da mandioca na Amazônia é praticada via sistema itinerante ou nômade, conhecida popularmente por roça. Para a comunidade da Vila Valério, é importante o registro da produção desse tubérculo, devido a importância sociocultural, ambiental e econômica para os sujeitos locais. O presente artigo tem por objetivo caracterizar a produção da mandioca na comunidade Vila Valério, no município de Oeiras do Pará, como forma de registrar as experiências desenvolvidas pelas famílias agricultoras. A pesquisa de campo foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, caderno de realidade e observação in lócu. Os principais resultados denotam que para todos os entrevistados a cultura da mandioca é a principal fonte de renda, entretanto, as famílias produzem também outras culturas. Os tratos culturais com a mandioca ocorrem no mês de novembro, com a limpeza de área, seguido do plantio no início do período chuvoso e colheita entre os meses de junho e outubro. A relevância do conhecimento tradicional que as famílias possuem sobre o manejo da mandioca, além da percepção da necessidade da diversidade de espécies para alcançar tal objetivo é corroborado pelo registro da existência da interface agricultura-floresta praticado na Comunidade. Ainda assim, há necessidade de incentivos para melhorias da agricultura familiar, em que as políticas públicas considerem as peculiaridades do Território, o estilo de vida dos camponeses e os saberes tradicionais e demandas dos sujeitos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Conhecimento empírico dos agricultores sobre a influência lunar na agricultura, na comunidade Murutinga município de Abaetetuba-PA(2019-07-23) SANTOS, Lucinete Rodrigues dos; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641A influência da lua ainda é presente para organizar as atividades de alguns agricultores, na comunidade Murutinga, município de Abaetetuba/Pa, ainda é possível verificar a existência desses processos. Para desenvolver essa temática objetiva-se verificar o conhecimento empírico nas concepções dos agricultores da comunidade sobre a influência da Lua nas plantações. Para considerar a importância do estudo, realiza-se uma pesquisa de campo na comunidade com 6 (seis) agricultores, buscando respostas a partir do conhecimento empírico que possuem sobre a natureza, isto é, sobre a influência da lua com a seiva e qual o melhor calendário utilizado para a plantação segundo o senso comum dos entrevistados. Conclui-se a pesquisa que o senso comum dos agricultores apresentam uma certa relação com os conhecimentos científicos, o que sustenta que os saberes tradicionais dos agricultores nunca podem ser ignorados, ao contrário disso, os devem ser tomados como objeto de estudo e diálogo, para que haja uma aproximação deles com o mundo acadêmico, resgatando sempre a valorização e a preservação desses importantes saberes locais com a natureza.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Crianças, pesca artesanal, trabalho e escola no contexto da Comunidade da Pontinha do Bacuriteua da Amazônia bragantina(2019-08-14) OLIVEIRA, Marcos Vinicius Sousa de; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866A pesquisa analisa nos discursos de crianças os sentidos e significados sobre a pesca artesanal, trabalho e escola em uma Comunidade pesqueira da Amazônia bragantina. O estudo é de abordagem qualitativa do tipo etnofotográfica. A pesquisa tem como lócus de investigação a Comunidade Tradicional da Pontinha do Bacuriteua, localizada no entorno de manguezais da Reserva Extrativista Marinha de Caeté-Taperaçu (RESEX-MAR), situada no município de Bragança, Pará. O estudo utiliza como procedimentos de coleta de dados a observação participante, roda de conversa, painel do trabalho, atividade de leitura e escrita e registro fotográfico. A análise dos dados é sustentada na técnica de análise do discurso em Bakhtin, no uso da categoria polifonia. Participaram da pesquisa 11 (onze) crianças com idades entre 08 a 12 anos, matriculadas em escolas da rede municipal de Bragança. Os achados da pesquisa apontam para uma intensa produção das culturas infantis. Revela uma ampla interação das crianças com a pesca artesanal, trabalho e a escola na Comunidade. Enunciam saberes tradicionais articulados os saberes escolares, revelando a existência do trabalho como princípio educativo. A pesca artesanal apresentada no discurso das crianças é o lugar da alegria, do brincar e da formação da existência humana por meio do conteúdo e da forma, negando a condição aviltante do trabalho infantil. Os enunciados discursivos se alinham as experiências sociais de cada criança na interação com a Comunidade e no meio ambiente em que vivem. Concluímos que a singularidade das crianças concernente à pesca artesanal, permite perceber que o caráter formativo da pesca está na relação entre os saberes pesqueiros e conhecimentos escolares, afirmando a presença do trabalho como formador da vida social no contexto da Comunidade da Pontinha do Bacuriteua.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O crime do Tapuio: literatura e saberes tradicionais na cultura Amazônica(2022-11-18) PINHEIRO, Salomão do Carmo; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172A cultura Amazônica é conhecida por sua vastidão de saberes que estão presentes nos hábitos cotidianos dos sujeitos inseridos nela. Na literatura, o Autor paraense José Veríssimo apresenta estes costumes onde damos destaque para a inserção das ervas medicinais e gorduras vegetais no tratamento de enfermidades, que na trama, são os principais recursos para o alívio das dores da personagem Beltrana. Exposto isso, esta resenha crítica tem como objetivo analisar a maneira em que estes saberes medicinais se manifestam na cultura amazônica. Teremos como corpus de análise o conto “O Crime do Tapuio”, de José Veríssimo, para constituir as bases teóricas buscaremos apoio nas linhas de pesquisa da literatura e Cultura com ênfase nos postulados teóricos de Walter Benjamin (1986) e José Veríssimo (1977) em seus escritos sobre a história da literatura Brasileira.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Etnomatemática e prática da produção de telhas de cerâmica vermelha pelos oleiros de Abaetetuba/Pa(2025-09-11) GONÇALVES, Alef da Silva; RIBEIRO , Leliane Cunha; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997O presente Trabalho de Curso (TC) tem por objetivo apresentar duas produções acadêmicas, ambas em formato de artigo. No primeiro artigo, analisa-se as discussões e contribuições etnomatemáticas apresentadas nos eixos temáticos da 7ª edição do Congresso Brasileiro de Etnomatemática (CBEm). Trata-se de uma revisão bibliográfica desenvolvida a partir de três etapas: pré-análise; exploração do material e tratamento dos resultados; inferência e interpretação. As informações obtidas foram analisadas com base na Análise de Conteúdo. Neste estudo, foi feito um levantamento de 153 artigos distribuídos em sete eixos temáticos. Como resultado, os eixos destacam a riqueza da Etnomatemática na valorização cultural e na promoção de uma educação inclusiva, abrangendo a integração dos saberes ancestrais de povos originários, quilombolas e tradicionais na educação escolar, a contextualização do ensino da matemática na educação básica, e a inserção da Etnomatemática na formação de professores e na educação superior. Além disso, exploram as vertentes teóricas e práticas na educação matemática, as relações étnico-raciais e sua contribuição para a equidade e justiça social, bem como as perspectivas decoloniais, que desafiam epistemologias dominantes e valorizam conhecimentos de culturas historicamente marginalizadas. Quanto ao segundo artigo, este, busca compreender como os conhecimentos geométricos se manifestam no processo de produção de telhas pelos oleiros da comunidade do Rio Quianduba, em Abaetetuba (PA), à luz da perspectiva da Etnomatemática. Para este estudo, a metodologia adotada foi a pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso, realizado na comunidade mencionada; como técnicas de coleta e de análise de dados foram utilizados, respectivamente, observação, entrevista e análise de conteúdo. O estudo contou com a colaboração de dois oleiros. Os resultados apontaram que o processo de produção de telhas ocorre em etapas, sendo estas, (1) coleta de matéria prima e formação da “bola”; (2) modelagem ou “bateção de telhas” e secagem; por último, (3) enfornação e queima. Na etapa formação da “bola” identificamos as figuras geométricas paralelepípedo e retângulo, os quais comprovam a utilização da Etnomatemática como parte do processo de produção de telhas. Diante da apresentação dos artigos, concluímos que os mesmos revelaram uma unidade temática, bem como, metodologias que contribuem para a ampliação do conhecimento, articulando Etnomatemática com os saberes tradicionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Manejo do açaí em uma comunidade de Cametá-Pa: impactos e proposta de melhoria sustentável(2025-07-29) REIS, Josinere Corrêa dos; POMPEU, Gisele do Socorro dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1325364359318180Esta pesquisa tem o objetivo de investigar os impactos do manejo de açaizais na comunidade Bituba e propor alternativa para uma produção mais sustentável. A pesquisa parte da constatação de que praticas de manejo sustentáveis na produção do açaí na comunidade Bituba tem provocado diminuição na diversidade de espécies e insustentabilidade da produção. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas com moradores locais, observações diretas nas áreas de cultivo e análise de documentos. Analisaram-se as informações apor meio da análise de conteúdo. Os resultados indicam que o manejo mais intensivo praticado na Comunidade, embora aumente temporariamente a renda, contribui para a insustentabilidade a longo prazo, comprometendo tanto o equilíbrio ecológico quanto a economia local. Além dos prejuízos ao meio ambiente, observa-se a vulnerabilidade econômica dos agricultores familiares, que enfrentam dificuldades devido à redução da produtividade e à baixa qualidade do fruto pelo manejo intensivo. Conclui-se que a adoção de práticas sustentáveis, aliadas à capacitação dos produtores é essencial para garantir a continuidade da atividade agroextrativista de forma equilibrada e duradoura.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relação família/escola – desafios e possibilidades: o caso da escola municipal de Ensino Fundamental Oneide Sousa Tavares – comunidade e agrovila Vale Piauiense, município de Altamira, estado do Pará(2019-07-29) LEMOS, Reinaldo da Silva; SOUZA, Ana Paula dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4329522039125429Este projeto traz em seu esboço uma abordagem de um tema que é discutido mundialmente em vários espaços que é a educação escolar de qualidade a partir de uma relação entre escola, famílias através da participação. Contudo, apesar dos problemas e desafios, a educação escolar é um instrumento de suma importância na Comunidade e Agrovila Vale Piauiense, porém o envolvimento dos sujeitos no processo educacional precisa ser mais trabalhado. O tema proposto nesse projeto é resultado dos tempos comunidades realizado com as famílias ao longo dos quatro anos do Curso de Etnodesenvolvimento da Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Altamira. As ações do projeto ora proposto parte do pressuposto do diagnóstico de um problema identificado pelas famílias, comunidades, profissionais e direção da Escola (EMEF) Oneide de Sousa Tavares localizada na BR 230 km 23 município de Altamira Estado do Pará. O tema proposto e suas ações na modalidade de “intervenção” visa proporcionar possiblidade de melhoria na aplicação e concepção da relação entre família, escola e comunidade, no sentido de uma integração entre ambas as instituições de modo que seja priorizada a gestão democrática da educação na referida unidade escolar, assim também aprimorando o conhecimento/entendimento dos papéis das mesmas frente à política de educação escolar, tornando-os protagonistas a luz da legislação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Saberes tradicionais do cultivo da roça de “inverno" e “verão”, afetados pelas mudanças ambientais em comunidade quilombola no município de Abaetetuba – Pá(2023-07-24) VALENTE, Marilene do Espírito Santo; BENTES, Francinei Tavares; http://lattes.cnpq.br/2305847447719005O trabalho trata dos saberes tradicionais da comunidade África no município de Abaetetuba-Pará, em relação aos efeitos das mudanças ambientais nos cultivos das roças de “inverno” e “verão”. O objetivo e descrever as praticas desenvolvidas pelos agricultores dos períodos de roçagem, derruba, queima, plantio e colheita da mandioca para a produção da farinha que é a principal fonte de renda e alimento mais consumido na comunidade. A pesquisa utilizou o método qualitativo e como ferramenta foi realizada entrevistas semiestruturadas com os agricultores Joviano Nascimento Moraes e Cláudio Nascimento. Os entrevistados relataram que as chuvas nessa região foram constantes nesse período de (2021 a 2022) e seus cultivos sofreram alterações diminuindo a produção e alguns produtores estão se deslocando de seu lugar para comprar produtos em feiras vizinhas.