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Navegando por Assunto "Saberes tradicionais"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Caracterização da produção da mandioca na comunidade Vila Valério, município de Oeiras do Pará
    (2025-04-28) OLIVEIRA, João Batista dos Santos; POMPEU, Gisele do Socorro dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1325364359318180
    A mandioca (Manihot esculenta Crantz.) é o produto mais popular da alimentação brasileira. Tradicionalmente a cultura da mandioca na Amazônia é praticada via sistema itinerante ou nômade, conhecida popularmente por roça. Para a comunidade da Vila Valério, é importante o registro da produção desse tubérculo, devido a importância sociocultural, ambiental e econômica para os sujeitos locais. O presente artigo tem por objetivo caracterizar a produção da mandioca na comunidade Vila Valério, no município de Oeiras do Pará, como forma de registrar as experiências desenvolvidas pelas famílias agricultoras. A pesquisa de campo foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, caderno de realidade e observação in lócu. Os principais resultados denotam que para todos os entrevistados a cultura da mandioca é a principal fonte de renda, entretanto, as famílias produzem também outras culturas. Os tratos culturais com a mandioca ocorrem no mês de novembro, com a limpeza de área, seguido do plantio no início do período chuvoso e colheita entre os meses de junho e outubro. A relevância do conhecimento tradicional que as famílias possuem sobre o manejo da mandioca, além da percepção da necessidade da diversidade de espécies para alcançar tal objetivo é corroborado pelo registro da existência da interface agricultura-floresta praticado na Comunidade. Ainda assim, há necessidade de incentivos para melhorias da agricultura familiar, em que as políticas públicas considerem as peculiaridades do Território, o estilo de vida dos camponeses e os saberes tradicionais e demandas dos sujeitos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Conhecimento empírico dos agricultores sobre a influência lunar na agricultura, na comunidade Murutinga município de Abaetetuba-PA
    (2019-07-23) SANTOS, Lucinete Rodrigues dos; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641
    A influência da lua ainda é presente para organizar as atividades de alguns agricultores, na comunidade Murutinga, município de Abaetetuba/Pa, ainda é possível verificar a existência desses processos. Para desenvolver essa temática objetiva-se verificar o conhecimento empírico nas concepções dos agricultores da comunidade sobre a influência da Lua nas plantações. Para considerar a importância do estudo, realiza-se uma pesquisa de campo na comunidade com 6 (seis) agricultores, buscando respostas a partir do conhecimento empírico que possuem sobre a natureza, isto é, sobre a influência da lua com a seiva e qual o melhor calendário utilizado para a plantação segundo o senso comum dos entrevistados. Conclui-se a pesquisa que o senso comum dos agricultores apresentam uma certa relação com os conhecimentos científicos, o que sustenta que os saberes tradicionais dos agricultores nunca podem ser ignorados, ao contrário disso, os devem ser tomados como objeto de estudo e diálogo, para que haja uma aproximação deles com o mundo acadêmico, resgatando sempre a valorização e a preservação desses importantes saberes locais com a natureza.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Crianças, pesca artesanal, trabalho e escola no contexto da Comunidade da Pontinha do Bacuriteua da Amazônia bragantina
    (2019-08-14) OLIVEIRA, Marcos Vinicius Sousa de; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866
    A pesquisa analisa nos discursos de crianças os sentidos e significados sobre a pesca artesanal, trabalho e escola em uma Comunidade pesqueira da Amazônia bragantina. O estudo é de abordagem qualitativa do tipo etnofotográfica. A pesquisa tem como lócus de investigação a Comunidade Tradicional da Pontinha do Bacuriteua, localizada no entorno de manguezais da Reserva Extrativista Marinha de Caeté-Taperaçu (RESEX-MAR), situada no município de Bragança, Pará. O estudo utiliza como procedimentos de coleta de dados a observação participante, roda de conversa, painel do trabalho, atividade de leitura e escrita e registro fotográfico. A análise dos dados é sustentada na técnica de análise do discurso em Bakhtin, no uso da categoria polifonia. Participaram da pesquisa 11 (onze) crianças com idades entre 08 a 12 anos, matriculadas em escolas da rede municipal de Bragança. Os achados da pesquisa apontam para uma intensa produção das culturas infantis. Revela uma ampla interação das crianças com a pesca artesanal, trabalho e a escola na Comunidade. Enunciam saberes tradicionais articulados os saberes escolares, revelando a existência do trabalho como princípio educativo. A pesca artesanal apresentada no discurso das crianças é o lugar da alegria, do brincar e da formação da existência humana por meio do conteúdo e da forma, negando a condição aviltante do trabalho infantil. Os enunciados discursivos se alinham as experiências sociais de cada criança na interação com a Comunidade e no meio ambiente em que vivem. Concluímos que a singularidade das crianças concernente à pesca artesanal, permite perceber que o caráter formativo da pesca está na relação entre os saberes pesqueiros e conhecimentos escolares, afirmando a presença do trabalho como formador da vida social no contexto da Comunidade da Pontinha do Bacuriteua.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O crime do Tapuio: literatura e saberes tradicionais na cultura Amazônica
    (2022-11-18) PINHEIRO, Salomão do Carmo; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172
    A cultura Amazônica é conhecida por sua vastidão de saberes que estão presentes nos hábitos cotidianos dos sujeitos inseridos nela. Na literatura, o Autor paraense José Veríssimo apresenta estes costumes onde damos destaque para a inserção das ervas medicinais e gorduras vegetais no tratamento de enfermidades, que na trama, são os principais recursos para o alívio das dores da personagem Beltrana. Exposto isso, esta resenha crítica tem como objetivo analisar a maneira em que estes saberes medicinais se manifestam na cultura amazônica. Teremos como corpus de análise o conto “O Crime do Tapuio”, de José Veríssimo, para constituir as bases teóricas buscaremos apoio nas linhas de pesquisa da literatura e Cultura com ênfase nos postulados teóricos de Walter Benjamin (1986) e José Veríssimo (1977) em seus escritos sobre a história da literatura Brasileira.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relação família/escola – desafios e possibilidades: o caso da escola municipal de Ensino Fundamental Oneide Sousa Tavares – comunidade e agrovila Vale Piauiense, município de Altamira, estado do Pará
    (2019-07-29) LEMOS, Reinaldo da Silva; SOUZA, Ana Paula dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4329522039125429
    Este projeto traz em seu esboço uma abordagem de um tema que é discutido mundialmente em vários espaços que é a educação escolar de qualidade a partir de uma relação entre escola, famílias através da participação. Contudo, apesar dos problemas e desafios, a educação escolar é um instrumento de suma importância na Comunidade e Agrovila Vale Piauiense, porém o envolvimento dos sujeitos no processo educacional precisa ser mais trabalhado. O tema proposto nesse projeto é resultado dos tempos comunidades realizado com as famílias ao longo dos quatro anos do Curso de Etnodesenvolvimento da Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Altamira. As ações do projeto ora proposto parte do pressuposto do diagnóstico de um problema identificado pelas famílias, comunidades, profissionais e direção da Escola (EMEF) Oneide de Sousa Tavares localizada na BR 230 km 23 município de Altamira Estado do Pará. O tema proposto e suas ações na modalidade de “intervenção” visa proporcionar possiblidade de melhoria na aplicação e concepção da relação entre família, escola e comunidade, no sentido de uma integração entre ambas as instituições de modo que seja priorizada a gestão democrática da educação na referida unidade escolar, assim também aprimorando o conhecimento/entendimento dos papéis das mesmas frente à política de educação escolar, tornando-os protagonistas a luz da legislação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Saberes tradicionais do cultivo da roça de “inverno" e “verão”, afetados pelas mudanças ambientais em comunidade quilombola no município de Abaetetuba – Pá
    (2023-07-24) VALENTE, Marilene do Espírito Santo; BENTES, Francinei Tavares; http://lattes.cnpq.br/2305847447719005
    O trabalho trata dos saberes tradicionais da comunidade África no município de Abaetetuba-Pará, em relação aos efeitos das mudanças ambientais nos cultivos das roças de “inverno” e “verão”. O objetivo e descrever as praticas desenvolvidas pelos agricultores dos períodos de roçagem, derruba, queima, plantio e colheita da mandioca para a produção da farinha que é a principal fonte de renda e alimento mais consumido na comunidade. A pesquisa utilizou o método qualitativo e como ferramenta foi realizada entrevistas semiestruturadas com os agricultores Joviano Nascimento Moraes e Cláudio Nascimento. Os entrevistados relataram que as chuvas nessa região foram constantes nesse período de (2021 a 2022) e seus cultivos sofreram alterações diminuindo a produção e alguns produtores estão se deslocando de seu lugar para comprar produtos em feiras vizinhas.
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