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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da vulnerabilidade ambiental compreendendo sub-bacias da orla Sul da cidade de Belém/PA
    (2012-01-13) MIRANDA, Inaiê Malheiros; RODRIGUES, Suzan Waleska Pequeno; ROLLNIC, Marcelo; http://lattes.cnpq.br/6585442266149471
    O estudo da vulnerabilidade ambiental consiste em um importante tópico científico para a análise ambiental de zonas costeiras, fornecendo informações a respeito da estabilidade do terreno, no que diz respeito ao seu comportamento face aos processos de morfogênese e pedogênese e suas inter-relações com as pressões de uso e ocupação humana. Em vista disso, o presente trabalho trata do mapeamento da vulnerabilidade ambiental em áreas que compreendem as sub-bacias da orla sul da cidade de Belém-PA (Tamandaré, Estrada Nova, Tucunduba e Murucutu), identificando zonas de maior fragilidade ambiental e subdividindo-as em classes de vulnerabilidade (baixa, baixa à média, média, alta e muito alta) a fim de auxiliar no seu gerenciamento costeiro. Para tanto, foram utilizados como base mapas temáticos de geologia, solos, declividade, uso/ocupação do solo e cobertura vegetal, que foram rasterizados e posteriormente reclassificados no software ArcMap 10 em categorias hierárquicas de índices de vulnerabilidade para cada unidade mapeada, utilizando-se valores empíricos de “1” (menos vulnerável) à “5” (mais vulnerável). A partir da análise do mapa de vulnerabilidade ambiental, foi possível observar na área de estudo o predomínio da classe de alta vulnerabilidade na região, correspondendo à 36,71% da área estudada, caracterizada principalmente pela interação da classe de uso do solo Área urbana com a unidade litológica de sedimentos Pós-barreiras e significativa representatividade da classe de vulnerabilidade muito alta, associada ao estabelecimento da classe de uso do solo Área urbana, em unidades litológicas de sedimentos recentes, que compreendem a planície de inundação do rio Guamá, e em regiões com classes de declividades superiores à 6%, ambas com ausência de cobertura vegetal, compreendendo 21,27% da área de estudo. O processo de ocupação urbana nas áreas de vulnerabilidade ambiental muito alta, localizadas nas proximidades das margens das sub-bacias da Tamandaré, Estrada Nova e Tucunduba, ocorreu de forma irregular, principalmente na orla da sub-bacia da Estrada Nova, com o estabelecimento de estruturas artificiais, para uso habitacional, atividades comerciais e de serviços, em classes de declividades inferiores à 2%, correspondendo à terrenos quase planos, onde o escoamento superficial é lento, ocasionando problemas ambientais relativos à alagamentos e inundações nesta região, enquanto que na orla da sub-bacia do Tucunduba, a fragilidade decorrente da associação dos aspectos ambientais levados em consideração neste trabalho, mostra seus efeitos com o processo de erosão do solo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Identificação de áreas vulneráveis ao transporte de combustíveis na rodovia BR-156, no estado do Amapá (AP)
    (2012-01-16) RIBEIRO, Cassiana de Araújo; SILVEIRA, Odete Fátima Machado da
    O Amapá caracteriza-se com o maior percentual de seu território destinado à conservação, abrigando parques nacionais, reservas biológicas, florestas nacionais, estações ecológicas e áreas de proteção ambiental. A rodovia BR-156, atravessa longitudinalmente todo o estado do Amapá, onde corta drenagens e muitos igarapés, que possuem ligação com a Planície Costeira. É através dessa rodovia, que se dá o transporte de combustíveis, tendo como uma maior freqüência a ameaça a acidentes no trajeto e, consequentemente, afetando os ecossistemas próximos. Este trabalho tem por objetivo geral, identificar as áreas críticas ao transporte de combustíveis na rodovia BR-156, tendo como base o uso de uma metodologia de interpretação de sensores remotos e reconhecimento de campo, integrados ao mapeamento das unidades de paisagem com dados em Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Foi confeccionado o mapa de Vulnerabilidade Ambiental no entorno da rodovia BR-156, bem como a identificação das principais drenagens, aliado as observações do uso e ocupação às imediações ao longo da estrada. Verificou-se que a maior parte da área está classificada dentro da categoria de vulnerabilidade ambiental muito baixa, e de baixa a média. Dos resultados do mapa de vulnerabilidade ambiental ao entorno da rodovia, as áreas que foram mais destacadas foram às proximidades da estrada, onde apresentou ocupação urbana, associadas, também, as áreas de Formação Barreiras e as Planícies Fluviomarinhas e Fluviolacustres. O trabalho mostrou que os resultados obtidos, em conjuntos com as importantes drenagens cortadas pela rodovia, aliado a falta de uma malha rodoviária em boas condições de infraestrutura, são importantes fatores que contribuem para classificar essa área como crítica ao transporte de combustíveis.
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