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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Educação de jovens e adultos na Amazônia marajoara: desafios e perspectivas para a emancipação social no município de Curralinho/PA(2019-01-17) LEÃO, Tânia dos Santos Costa; COSTA, Eliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/7752492408860587; https://orcid.org/0000-0002-5036-3147O presente estudo tem como objeto a Educação de Jovens e Adultos na Amazônia marajoara, com a perspectiva de problematizar e refletir esta modalidade como um possível mecanismo de emancipação social para aqueles sujeitos que foram colocados à margem. Para tanto, busca-se em geral discutir a contribuição da EJA como mecanismo de emancipação social, para os jovens e adultos de Curralinho, alunos dessa modalidade de ensino, principalmente, dos que estudam na escola “Manoel Duarte”. De modo específico pretende-se: verificar se o Estado brasileiro ao longo da história tem tratado a EJA como um direito ou ação compensatória; compreender o desenvolvimento dessa modalidade de ensino em Curralinho e, também, refletir sobre a importância da EJA para a vida em sociedade de jovens e adultos no Marajó. E por fim, procuramos conhecer, por meio das narrativas orais, as percepções de docentes e discentes sobre a EJA na escola “Manoel Duarte”, elencando sentidos e significados atribuídos por esses agentes a essa modalidade em Curralinho. Em vista de alcançar os objetivos propostos adotamos os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica realizada em livros e artigos cuja a EJA é a principal referência; pesquisa documental tendo como principal documento a proposta curricular do município. Os dados foram coletados também, por meio de entrevista semiestruturada realizadas com três alunos, três professores uma coordenadora pedagógica os quais, fazem parte do universo da EJA, na escola, lócus da pesquisa. A leitura e interpretação dos dados empíricos à luz da análise de conteúdo possibilitaram constatar que a EJA em Curralinho em parte auxilia jovens e adultos subalternos no ingresso efetivo na sociedade, como cidadãos de direitos, que refletem sobre suas ações, cientes dos deveres e, principalmente, dos direitos que têm. Porém, a falta de compromisso por parte do governo municipal para materializar a EJA enquanto direito, implica de forma negativa no desenvolvimento de muitos desses alunos, e, sobretudo, no desenvolvimento educacional do município. No que corresponde a organização da EJA, na escola lócus da pesquisa, constatamos que não há um planejamento específico. Aliás, essa modalidade se apresenta como um apêndice na escola. Entendemos que a EJA, em Curralinho e na escola lócus, carece de um trabalho integrado e articulado entre gestão municipal e gestão escolar, coordenação pedagógica e professores. Concluímos que a EJA, embora, os problemas enfrentados, têm provocado mudanças na vida dos educandos. Os professores demonstraram que, por meio de seus esforços e conhecimento ajudam os alunos vislumbrarem e lutarem por um futuro diferente da realidade que vivenciam.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Equações diferenciais ordinárias: da teoria a prática(2024-01-03) GOMES, Maria Monteiro; CORDEIRO, Sebastião Martins Siqueira; http://lattes.cnpq.br/6473574128276776; https://orcid.org/0000-0001-5354-2071Este trabalho apresenta um estudo das equações diferenciais ordinárias, visando apresentar os resultados das pesquisas realizadas, além de enfatizar a relevância da modelagem e aplicação de problemas relacionados à biologia, física e química. Neste contexto, ao percorrer brevemente a trajetória histórica das equações diferenciais, e revisar conceitos prévios importantes para a pesquisa, buscou-se a compreensão das equações diferenciais, bem como as classificações de acordo com o tipo, a ordem e a linearidade, assim como os métodos para encontrar soluções. Em seguida, realizou-se o estudo das equações diferenciais ordinárias de primeira ordem e de ordem superior. Culminando na abordagem prática que finaliza o produto desta pesquisa trazendo as aplicações, evidenciando a relevância desse campo de estudo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO CONTADA POR MEIO DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE CURRALINHO: de 1937 aos dias atuais(2021-06-17) SOUTO, Mayenne Dillem Ferreira; MATOS, Cleide Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8533815869369392; https://orcid.org/0000-0003-3229-9441O presente trabalho tem como objetivo valorizar a história das instituições escolares da área urbana do município de Curralinho/PA para que os alunos da rede pública de ensino possam conhecer a história silenciada pela modernidade. Este trabalho se caracteriza como pesquisa documental realizada por meio do levantamento do histórico de todas as escolas do meio urbano do município e dos decretos de criação, os quais possibilitaram conhecer parte da história educacional da cidade. A pesquisa permitiu perceber o significado de obras materiais construídas no passado; a compreender que as realidades históricas de determinada localidade e de seus habitantes no tempo não se dão isolada do mundo, mas fazem parte do processo histórico em que populações locais constroem suas identidades culturais e sociais; que estas identidades são diversas e todas merecem respeito.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mobilizações científicas: provocações à docência(2019-12-10) ROCHA, Luana Costa da; GONÇALVES, Kátia Liége Nunes; http://lattes.cnpq.br/5132791406240062Este trabalho é apresentado na estrutura de um portfólio acadêmico e faz destaque às Mobilizações Científicas para assim realizar provocações quanto a Docência em meio a Licenciatura em Matemática. Nesta escritura, são apresentadas três produções científicas desenvolvidas durante minha trajetória acadêmica, entre os anos de 2016 a 2019, no curso de Licenciatura em Matemática, amparando-se na Resolução nº 5.044, de 17 de maio de 2018, que aprova a proposta do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática, do Campus Universitário de Castanhal, quanto a formulação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na modalidade publicação. A primeira produção expõe a perspectiva de ensino da Etnomatemática a partir de uma investigação in locus, em que ressalta a relação do indivíduo com a Matemática e a influência que a cultura exerce. Já a segunda e terceira produções surgem a partir de reflexões sobre o ensinar-aprender-ensinar a Matemática no curso de Licenciatura em Matemática. A elaboração deste trabalho visou o entrelaçamento dos conteúdos dos textos científicos pensando na constituição do ser estudante e ser-docente, buscando, também, resSignificar as produções científicas apresentadas em eventos acadêmicos em que se discute Matemática e Educação Matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) PNAIC: um estudo sobre o aproveitamento dos alunos de 4° ano das atividades de alfabetização e letramento na Escola de Ensino Fundamental Santa Mônica(2017-10-03) GOMES, Edicleia Rodrigues; SILVA, Solange Pereira da; http://lattes.cnpq.br/6443895796975686; https://orcid.org/0000-0002-5324-0628O presente Trabalho de Curso objetivou descrever os parâmetros metodológicos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e atividades didáticas para se trabalhar com alunos do 4º ano na escola de ensino fundamental Santa Mônica, no município de Breves-Pá. Dando ênfase na evidencia das pesquisas feitas quanto ao aproveitamento de aprendizado desses alunos, como também mostrar quais as atividades usadas durante este processo e qual a importância do PNAIC na capacitação dos professores e para o desenvolvimento de atividades que visam à alfabetização e letramento dos alunos. Para concretização desta, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo. Para fundamentar as discussões desta pesquisa, utilizamos as proposições de Kleiman (2007), Souza (2014), Mendonça (2007), além dos relatos dos professores, objeto desta pesquisa. Os resultados da pesquisa apontam que as atividades didáticas analisadas são relevantes porque destacam categorias centrais na discussão deste tema.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Travessias de formação: idas e vindas em meio as teorias, experiências e reflexões(2019-12-09) ZAMPOLO, Marianna Sarmento; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006Este texto foi pensado e estruturado no formato de um Portfólio Acadêmico, com a intenção de fazer desta escrita, um querer dizer das teorias, das experiências e das reflexões, que foram sendo construídas nas idas e vindas no/do processo de formação inicial na Licenciatura em Matemática. Nesta estrutura, tivemos o cuidado de lidar com as produções de forma a conduzir a escrita de forma sequencial, no sentido de explicitar como decorreu o processo de travessia desta produção. Desta forma, aqui apresentamos três produções cientifico acadêmicas que foram construídas ao longo da travessia de formação acadêmica, ocorrida no período compreendido entre os anos de 2016 e 2019. Desta feita, o Trabalho de Curso no formato de Portfólio está consolidado na nova proposta organizacional do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática, do Campus Universitário de Castanhal, na modalidade publicação, que foi aprovada pela Resolução nº 5.044, de 17 de maio de 2018. A primeira produção se refere a um relato de experiência sobre Modelagem Matemática, trabalho este que despertou o meu interesse em conhecer sobre metodologias específicas da Matemática, que proporcionam relacionar o cotidiano dos estudantes com o que deve ser ensinado em sala de aula e, podendo assim, facilitar a aprendizagem de conteúdos matemáticos. A segunda produção, é uma narrativa sobre as experiências de uma pesquisa de campo, na modalidade de Estudo de Caso, tendo como objeto, a Etnomatemática como uma metodologia e estratégia de ensino. A terceira produção trata-se de um estudo teórico sobre a Etnomodelagem como metodologia de ensino, que se apresenta como uma proposta de fazer a junção da Modelagem Matemática e da Etnomatemática, discutidas nas produções anteriores. A Etnomodelagem pode ser compreendida como uma metodologia que pode contribuir para o ensino de determinados conteúdos matemáticos. Deste modo, a construção deste texto objetiva fazer um apanhado dos conhecimentos, dando sentido de pertencimento do saber produzido, experienciado e provocador de reflexões, no sentido de fazer destas produções, o vínculo necessário entre o pensar e o fazer, entre o estar e o ser professor de Matemática.