Navegando por Assunto "Recycling"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise comparativa das propriedades química, microestrutural e mecânica das ligas 3004, recicladas das latas de alumínio, com e sem a adição de 3 % de níquel, solidificadas em molde de cobre(2023-05-29) SILVA, Nelma Cristiane Siqueira da; DANIEL, Brenda Thayssa Figueira; http://lattes.cnpq.br/1993134397856983; https://orcid.org/0000-0003-1473-9247; COSTA, Deibson Silva da; http://lattes.cnpq.br/1521124351431087; https://orcid.org/0000-0002-2165-2628A reciclagem de materiais é um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento sustentável no planeta. A reciclagem do alumínio é referência para a indústria mundial, especialmente a de embalagens. Neste trabalho foi realizado a obtenção de dois lingotes de alumínio reciclados de latas de bebidas pós-consumo, liga AA3004, com o objetivo de comparar suas propriedades química, microestrutural e mecânica, sendo que o segundo lingote foi modificado por teor de 3 % Níquel. Os materiais coletados foram higienizados, cominuídos, prensados e submetidos à fusão. Optou-se em utilizar o molde de cobre para a solidificação dos lingotes 1 (3004) e 2 (3004 + 3 % Ni). Para a caracterização química utilizou-se a técnica de Espectrometria de Emissão Óptica (EEO), e as amostras obtidas dos dois lingotes foram preparadas por meio de caracterização metalográfica. As microestruturas foram analisadas através de Microscopia Óptica (MO) e Microscopia Eletrônica de Varredura com sistema de Energia Dispersiva (MEV/EDS). Na caracterização mecânica foram realizados os ensaios de microdureza Vickers e de tração. Como resultado do estudo, observou-se que para a caracterização química do lingote 1, apenas o elemento Mn apresentou valor inferior (0,83 %), mas não discrepante do apresentado pela norma ABNT NBR ISO 209:2010. Para o lingote 2, constatou-se que o elemento Mn também apresentou percentual inferior (0,84 %) e o valor encontrado para elemento Fe foi superior (> 1,00 %) segundo a norma ABNT NBR ISO 209:2010. As microestruturas obtidas são típicas para as ligas Al-Mn e Al-Mn-Ni. A microdureza obtida para o lingote 1 foi de 55,76 HV e para o lingote 2 foi de 56,32 HV. O limite de resistência a tração (LRT) mostrou que o valor médio para o lingote 1 foi de 109 MPa e para o lingote 2 o valor médio do limite de resistência a tração foi de 140 MPa. Por fim, os valores obtidos evidenciam que o lingote 2 apresentou um melhor resultado devido a presença do elemento Ni.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Caracterização microestrutural de liga de alumínio AA8011 reciclado de embalagem pós-consumo da indústria de alimentos(2019-07-16) AFONSO, Larissa Corrêa; MAIA, Raimunda Figueiredo da Silva; http://lattes.cnpq.br/9111525101529901; NEVES, Alacid do Socorro Siqueira; http://lattes.cnpq.br/4480788820987458O alumínio dentre suas inúmeras propriedades pode ser infinitamente reciclado. Neste trabalho foi realizado a obtenção e caracterização de lingotes obtidos da reciclagem de alumínio oriundo de embalagenspós consumo utilizadas na indústria de alimentos, produzidas com a liga AA 8011. As marmitas foram coletadas, higienizadas, cominuídas e fundidas. Os lingotes obtidos foram caracterizados utilizando análises químicas, fluorescência de raios X, Energia Dispersiva de Raios X (EDS). A macro e microestrutura e a propriedade mecânica foram investigadas detalhadamente usando microscopia óptica, microscopia ótica e microscopia eletrônica de varredura, e ensaio de micro dureza Vickers. Os resultados da caracterização por EDS e de fluorescência de raios X permitiu avaliar a liga como AA8011. A macroestrutura revelou baixo índice de porosidade e pequenas inclusões. A microestrutura apresentou estrutura dendrítica e que se apresenta mais refinada na interface metal molde que no centro do lingote. A microdureza Vickers apresentou resultado de 35,54 HV.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Caracterização química e microestrutural de alumínio reciclado de embalagem pós consumo de bebidas(2019-12-16) CALDAS, Elinaldo Silva; MAIA, Raimunda Figueiredo da Silva; http://lattes.cnpq.br/9111525101529901; NEVES, Alacid do Socorro Siqueira; http://lattes.cnpq.br/4480788820987458A responsabilidade ambiental é caracterizada por um conjunto de atitudes voltadas para o desenvolvimento sustentável do planeta, entre essas atitudes está a reciclagem. O material utilizado neste trabalho foi um lingote obtido da reciclagem de alumínio, oriundo de latas pós-consumo da indústria de bebidas, liga de alumínio AA3004 série 3XXX. Foi realizada a coleta seletiva a fim de se obter a matéria prima necessária para a realização da caracterização metalográfica. As amostras da matéria prima foram devidamente preparadas e analisadas via MEV. O material coletado foi cominuído e submetido à refusão, obtendo-se um lingote. Amostras do lingote foram preparadas para análise da microestrutura através do microscopia óptica e eletrônica de varredura. Para a caracterização química foram utilizadas as técnicas de espectrometria de emissão ótica, espectrometria de fluorescência de raios X e a técnica de espectroscopia de raio x por dispersão em energia (EDS) e para caracterização mecânica foi realizado o ensaio de microdureza. Foi obtido 272 g de material reciclado, e observada a microestrutura dendrítica e a composição química apresentou pouca variação em relação a liga da série 3xxx. A média para quinze pontos para o ensaio de microdureza foi de 41,08 Hv.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A economia mineral de terras raras: o cenário mundial e nacional para o neodímio(2021-06-18) LIMA, Larissa de Abreu; LUCZYNSKI, Estanislau; http://lattes.cnpq.br/9749970886455933Os Terras Raras fazem parte de um grupo de elementos químicos que envolvem todos os elementos do grupo dos lantanídeos, além do ítrio e escândio. As propriedades químicas e físicas das Terras Raras realizam uma função fundamental na indústria de produtos de alta tecnologia, tornando a disponibilidade destes elementos de extrema importância para o avanço tecnológico, ligados à economia do país. Os Terras Raras são encontradas na monazita, na bastnasita, na xenotima e nas argilas de adsorção iônica. De acordo com a ocorrência de contração lantanídica, os Terras Raras possuem grande semelhança química e física, ocasionando dificuldade de separação e obtenção dos elementos lantanídeos na forma individual. A China se tornou a maior produtora de terras raras nas últimas décadas, chegando a atingir 97% da produção mundial. Muitos países pararam de produzir e ficaram dependentes da exportação chinesa. O Brasil mostra-se em níveis internacionais com um território rico desses elementos, expondo quantidades abundantes em reservas minerais em varias regiões do país. Porém, nota-se a falta de investimento na separação/purificação de elementos terras raras no país. O avanço de novas tecnologias auxilia no desenvolvimento de técnicas laboratoriais para exploração da cadeia mineralógica produtiva. O Brasil apresenta pouco conhecimento aplicado aos terras raras, fazendo com que não seja destaque para a exploração, separação e produção deste segmento. Um dos grandes desafios da cadeia produtiva de Terras Raras é a busca por novos métodos de extração economicamente viáveis e sem prejuízos ao meio ambiente. Esta revisão bibliográfica pretende abordar os aspectos mineralógicos e químicos do elemento neodímio no âmbito terras raras e discutir os desafios tecnológicos existentes nos processos de extração deste elemento, com foco no uso de tecnologias verdes para comporem a cadeia produtiva de Terras Raras.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ecoponto: a importância da coleta seletiva de lixo(2013-08-23) RODRIGUES, Ivanilda Rodrigues; SANTOS, Judite Carvalheiro dos; ABREU, Waldir Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/6364117476478718Este trabalho apresenta um estudo sobre Ecoponto e sua a importância para coleta seletiva de lixo, tendo como objetivo promover o entendimento social na questão da importância de utilização de Pontos de Coleta de Lixo contribuindo com a formação ecológica da sociedade, quanto ao descarte seletivo de materiais inservíveis. Desse modo, a pesquisa justifica-se pela necessidade de conhecer melhor a função e importância dos Ecopontos na sensibilização e conscientização do papel social formativo, promovendo o desenvolvimento equitativo e sustentável do Meio Ambiente. Aborda-se ao longo do texto, a importância do Desenvolvimento Sustentável na perspectivada de implantação dos Ecopontos como proposta fundamental para a solução da correta coleta seletiva em escolas e outros espaços públicos. Tendo em vista que nos muitos estados brasileiros que adotam este modelo de recolha obtiveram resultados positivos ao utilizaram o Ecoponto como solução dos problemas causados pelo acúmulo inadequado de lixo do Lixo Urbano. Dentro deste pressuposto a metodologia adotada para discutir a temática tem caráter bibliográfico com a fundamentação nos principais periódicos brasileiros, artigos da Internet, os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Política Nacional de Resíduos Sólidos e autores como Enrique Leff, Guimarães, Moacir Gadotti, Marcos Reigota, Calvacante, Leornardo Boff, Demarjovic, Calderone, dentre outros que abordam a problemática ambiental. Neste sentido, a pesquisa surge de problemáticas envolvendo o correto gerenciamento dos Resíduos Sólidos (RS) que geram inquietações diante da guerra ambiental vivenciada no Século XXI. Tais como: a formação cidadã pautada nos princípios da ecocidadania é capaz de mudar os padrões comportamentais da sociedade para garantir a biodiversidade e a vida do planeta? Como e porque os Ecopontos contribuem para formação ecológica e melhor gerenciamento dos Resíduos Sólidos contribuindo para o bem estar social e ambiental? Sendo assim, como proposta para solucionar estes problemas ambientais como efeito estufa, aquecimento global, destruição da camada de Ozônio dentre outros, as primeiras iniciativas seriam a Coleta Seletiva do lixo no contexto da Educação Sustentável e a reciclagem que representam fatores fundamentais para amenizar esta problemática principalmente se tratando do desperdício dos recursos naturais renováveis e não-renováveis. No entanto, para compreender melhor esta temática, abordam-se a questão do o lixo como problema social, seus aspectos conceituais e históricos, os objetivos da educação ambiental, seu contexto histórico nacional, internacional, a Conferência de Tbilisi, a Conferência eco-92 e a Agenda 21. Dar-se ainda ênfase na educação ambiental nacional e histórico, Criação do instituto brasileiro do meio ambiente, o lixo e seu contexto histórico, o avanço tecnológico, a Cidadania e o lixo. Portanto, discute-se o desenvolvimento da educação ambiental e as possíveis metas para solucionar os problemas do lixo tendo como principais objetivos de levar em consideração às realidades ecológicas, econômicas e sociais de cada sociedade, cujo conhecimento ajuda os indivíduos ou grupos sociais a adquirirem consciência dos riscos à saúde que lhes podem ser causado devido o não tratamento do lixo o que na verdade contribui de forma significativa para a conservação do meio em que se vive e a prevenção de possíveis catástrofes resultantes do desequilíbrio natural do Meio Ambiente. Sendo assim, os resultados desta pesquisa corroboram com ideia de que é possível a relação estável entre homem e natureza de forma sustentável e que a utilização dos Pontos de Coleta Seletiva de lixo diminuem consideravelmente os vários problemas decorrentes do descarte incorreto dos Resíduos Sólidos Urbanos em vias públicas como praças, escolas, ruas e outros. Desse modo a destinação correta do lixo facilita o processo de reciclagem, evitando assim uma série de danos ao meio ambiente e à saúde da população.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reciclando e aprendendo: usando o lixo para construção de jogos pedagógicos(2013-08-23) FARIAS, Lediana Serrão; PINHEIRO, Cátia Sâmea Ferreira; ABREU, Waldir Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/6364117476478718O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema: Reciclando e Aprendendo: Usando o lixo para construção de jogos pedagógicos, o mesmo é de caráter bibliográfico, portanto para sua realização foram consultadas algumas fontes bibliográficas como: periódicos, revistas, livros, monografias, internet e alguns autores referentes ao tema. O mesmo aborda o uso do “lixo” para confecção de jogos pedagógicos como instrumento facilitador da aprendizagem. Seu objetivo émostrar a importância da reciclagem no processo educacional por meio da construção de jogos com materiais recicláveis, para a sensibilização e construção de valores e atitudes corretas no meio ambiente. Os jogos construídos com materiais reciclados proporcionarão ás crianças experiências de reaproveitamento de materiais descartáveis, “sucata”, como recurso pedagógico trará o desenvolvimento de potencialidades e habilidades. Os resultados da pesquisa apontam que a criança aprende vivenciando, experimentando, fazendo descobertas e agindo, por meio da construção dos brinquedos e jogos com o lixo reciclável, a escola poderá ensinar, com a finalidade de preparar cidadãos desde a educação infantil para que aprendam posturas de respeito à natureza. Quando o homem desde cedo tem conhecimento das questões ambientais, a possibilidade de obter respeito será maior, através do conhecimento as pessoas podem adquirir conceitos que condizem com o meio equilibrado. Introduzir os jogos no ensino, com a utilização do lixo além de conduzir a criança a uma melhor forma de aprendizagem ensina a adquirir respeito e amor pela natureza. O jogo desperta na criança um maior interesse no processo do ensino aprendizagem, através dos brinquedos e jogos recicláveis poderão ser abordadas várias disciplinas.