Navegando por Assunto "Public school"
Agora exibindo 1 - 20 de 20
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização e letramento de alunos com síndrome de Down: um olhar a partir dos pais de uma escola pública de Santo Antônio do Tauá(2018-11-30) SOUSA, Genygleice Santos de; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Este trabalho teve como tema “Alfabetização e Letramento de alunos com síndrome de Down: um olhar a partir dos pais de uma escola pública de Santo Antônio do Tauá”. Para isso, se propôs como objetivo geral: Analisar, segundo o discurso dos pais de alunos portadores da Síndrome de Down, se durante o processo de alfabetização e letramento esses estudantes tem obtido êxito social e na aprendizagem na escola. Como objetivos específicos: Avaliar, no relato dos pais sujeitos de nossa pesquisa, se os procedimentos metodológicos postulados por eles são compatíveis para serem desenvolvidos com os alunos portadores da Síndrome de Down; Discutir o processo de alfabetização e letramento de alunos com Síndrome de Down, com base no trabalho de autores da área da educação inclusiva; Verificar se os pais dos alunos enfrentam algum problema com algum dos profissional que trabalham na escola? A pesquisa é caracterizada como bibliográfica, de campo. Como procedimentos metodológicos se deram de forma qualitativa, do tipo descritivo, com a técnica de coleta de dados onde se utilizou questionários, aplicado a 03 (três) pais de alunos Down, em uma entrevista semiestruturada. Os autores foram: Goulart (2005/2006), Kleiman (2008), Machado (2011), Mantoan (2003/20052006), Rodrigues (2006), Mazzotta (2011), Motta (2009), Sassaki (2010), Soares (2004/2008/2009/2010), dentre outros, foram imprescindíveis para conhecer a temática. Conclui-se com a pesquisa que sujeitos que afirmam que com o uso de atividades práticas de caráter lúdico, estimulam o gosto do aluno pela aprendizagem e automaticamente para a sua alfabetização, que pode ser explorada por maior parte dos sentidos sensoriais, e ao mesmo tempo, tornar maior a porta de entrada do mundo exterior, facilitando a interpretação do cérebro no processo cognitivo do Down.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atletismo: percepção de alunos em uma escola pública(2019-06-28) BRAGA, Antônio Adolfo Carvalho; PIRES, Daniel Alvarez; http://lattes.cnpq.br/4487383675643868O atletismo é uma prática esportiva que vem ocupando cada vez mais espaço nas mídias e nas redes sociais principalmente em períodos olímpicos. E essa modalidade precisa ser trabalhada cada vez em ambiente escolar, para crescimento psicomotor de seus alunos, deixando de ser apenas um esporte de formação de atletas. Objetivo: Verificar se os adolescentes reconhecem o atletismo em suas aulas e se as vivenciam em seu conteúdo nas aulas de educação física. Método: foi realizado uma pesquisa direta com um questionário de 5 perguntas abertas, de análise qualitativa em forma de pesquisa de campo, no qual teve como meio a obtenção de dados. Resultados: Das duas salas que foi aplicado o questionário tendo um total de 48 alunos avaliados, todos ainda não tiveram experiência com atletismo na atual escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ato de estudar: a escola e o ensino aprendizagem na percepção de alunos do 1º ano do ensino médio em uma escola pública de Castanhal/PA(2019-07-15) SOUSA, Renata Gabriele Ramos de; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492A educação escolar tem um papel fundamental para o desenvolvimento do ser humano, e através de mudanças sociais, políticas e culturais, os modelos educacionais sofrem modificações a fim de adequar-se ao momento em que se encontra. Considerando isto, a presente pesquisa de campo discute a percepção de alunos do 1° do ensino médio de uma escola pública de Castanhal-PA acerca do ato de estudar, da escola e o processo de ensino e aprendizado. Analisa através dos dados coletados a percepção que os alunos têm a respeito de sua escolarização, considerando a realidade da escola em questão assim como o contexto partícipe. O estudo fundamenta-se na abordagem qualitativa de pesquisa, sendo orientado por meio dos princípios e procedimentos da pesquisa de campo, do tipo descritivo. Utiliza-se para a coleta de dados a técnica de entrevista estruturada. O objeto de estudo é analisado tendo como referência as produções teóricas que discutem o campo educacional, com destaque para as obras de: Brandão (2001), Freire (1991) e Nóvoa (1995), além de outras referentes a este campo de estudo. Os resultados apontam de acordo com a percepção dos estudantes, que escola é tida como um local para aprendizagem, sendo referência principal na busca por novos conhecimentos dos jovens em questão, além disso, para muitos, os estudos significam a garantia de um futuro melhor. Outra questão importante é a necessidade de uma transformação escolar, no sentido de promover uma educação que corresponda às demandas atuais, assim como está contextualizada a realidade investigada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Bullying no ambiente escolar: uma análise a partir das considerações dos professores e alunos de uma escola pública de São Francisco do Pará(2018-10-09) GOMES, Daniele Maria Barros; BANDEIRA, Dina Carla da Costa; http://lattes.cnpq.br/0397545997189633Esta pesquisa tem como título o Bullying no ambiente escolar: uma análise a partir das considerações dos professores e alunos de uma escola pública de São Francisco do Pará e como Objetivo Geral buscou analisar sob a ótica dos professores e alunos como e de que forma o bullying se apresenta no ambiente escolar e, objetivos específicos: Identificar como os sujeitos educativos (professores e alunos) lidam com o bullying no ambiente escolar; Verificar quais os procedimentos/praticas pedagógicas que docentes e alunos utilizam acerca do bullying no interior da escola; Avaliar a visão dos professores e alunos acerca do bullying na escola. Foi utilizado como Procedimentos teórico e metodológicos o de cunho qualitativo e de campo. Como considerações finais, observa-se que as maiorias das crianças já se viram ou sofreram bullying, direta ou indiretamente tendo como causa em muitas vezes a falta de orientação familiar, a ausência de limites, de diálogo o que possibilita a presença nos diversos espaços, em especial neste estudo, na escola, de pessoas intolerantes e violentas capazes de fazer qualquer atrocidade das mais leves até as mais extremas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dificuldades na leitura entre alunos do 1º e 3º ano de uma escola pública de Igarapé-Açú-PA: uma análise a partir do discurso docente(2018-11-17) MARTINS, Ed Nilse Pinheiro; MAIA, Patrícia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/4431710907133377Dificuldades na leitura entre alunos do 1º ao 3º ano de uma escola pública em Igarapé-Açu/PA: Uma análise a partir do discurso docente. O processo de aprendizagem da leitura perpassa por inúmeras dificuldades, sendo relevante seu conhecimento para uma maior qualidade no ensino. O presente estudo de caráter qualitativo, teve por objetivos entender o papel do docente diante das dificuldades de leitura de seus alunos e identificar os principais fatores que dificultam a aprendizagem da leitura dos discentes do 1º ao 3º ano na escola municipal Manoel Henrique da Rocha. Utilizou-se como ferramenta a entrevista semi-estruturada com o auxílio de um questionário, sendo os participantes dois docentes que lecionam do 1º ao 3º ano do ensino fundamental. Os docentes entrevistados expressaram que a falta de atenção das crianças, a ineficiência da assistência por parte dos pais e a estrutura da escola, estão entre os principais fatores que dificultam o processo de ensino. Acredita-se que essa realidade pode ser mudada a partir de ações por parte das famílias, professores, escola e das políticas públicas que valorizam a educação como algo significante e relevante para a emancipação da escolaridade neste país. A presente pesquisa alcançou os objetivos a que se propôs.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino da literatura no livro didático(2017) MOTTES, Diana Vasconcelos; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244O presente trabalho busca fazer uma pesquisa qualitativa acerca do ensino da literatura no livro didático, visando mostrar como está sendo trabalhado o texto literário nos manuais didáticos e como esse ensino é desenvolvido na sala de aula pelos professores, com base na visão dos pressupostos teóricos selecionados para este trabalho. Advoga-se em favor de um ensino precoce da literatura, tendo em vista uma melhor apreensão de conceitos literários por parte de aprendentes de escola pública. Em um primeiro momento, serão apresentadas as teorias utilizadas e, na sequência a apresentação do corpus que dará sustentação à pesquisa,tendo como suporte teórico pensamentos de estudiosos que tratam desta temática. Temse a acrescentar que as investigações dessas práticas são necessárias, para compreendermos como se dãoastécnicas de ensino da literatura, uma vez que o suporte do professor é o livro didático.O intuito deste estudo é também contribuir com a expansão das reflexões sobre o tema abordado para que a literatura seja incentivada na escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Evasão escolar na educação de jovens e adultos: um estudo na EMEF Castelinho do Pequeno Príncipe(2018) SOUZA, Rosalvo Rocha de; SOUSA, Raimundo; http://lattes.cnpq.br/1089293183580986Este trabalho trata sobre a realidade da Educação de Jovens e Adultos no município de Novo Repartimento, especificamente sobre a evasão escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Castelinho do Pequeno Príncipe. A partir de referencial teórico e de pesquisa de campo foi descrita e analisada as causas da evasão escolar, problemática esta que afeta boa parte das escolas brasileiras, revelando um quadro grave da educação pública. Os resultados da pesquisa, obtidos através de questionários, revelaram que nos anos 2015 e 2016, o percentual de evasão escolar atingiu 55% e 45% respectivamente. Os fatores que contribuíram para esta situação foram os mais diversos, dentre os quais, segundo professores e alunos, cansaço físico, gravidez, aulas desinteressantes e problemas de saúde.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A gravidez na adolescência nas vozes de educandos e pais de uma escola pública de São Miguel do Guamá-PA(2018-10-17) ALVES, José de Ribamar da Silva; SILVA, Cirlene do Socorro Silva da; http://lattes.cnpq.br/7800623829841510; https://orcid.org/0000-0003-3233-6425Este estudo denominado de A Gravidez na Adolescência nas vozes de educandos e pais de uma escola pública de São Miguel do Guamá-Pa, teve como objetivo geral compreender os principais motivos que causam elevado índice de gravidez entre adolescentes estudantes que moram no espaço rural do município de São Miguel do Guamá. Para tanto, informamos alguns princípios norteadores que perpassaram diante de alguns objetivos específicos como; a) Identificar se a escola está trabalhando a orientação sexual entre adolescentes; b) Avaliar as causas relatadas pelos sujeitos desta pesquisa sobre os problemas de uma gravidez precoce; c) Analisar as implicações da gravidez precoce na vida escolar das adolescentes. E para direcionar os meandros no processo afirmamos que se trata de uma abordagem qualitativa de pesquisa de campo ao qual utilizou a técnica de entrevista semiestruturadas de caráter descritivo para a coleta dos dados no qual os sujeitos da pesquisa são duas jovens que no passado foram alunas do espaço escolar rural, os pais e a gestão escolar. A presente pesquisa se fundamentou nos principais teóricos que contribuíram para o progresso deste trabalho como Duarte (1998), Guimarães (1995), Egypto (2003) e outros. A coleta e análise dos dados será os mecanismos para averiguar as principais razões da constatação da gravidez entre as jovens adolescentes e concomitante a ausência da orientação da família e da escola no que se refere a educação sexual dificultando o conhecimento de forma preventiva. Para tanto, a referida pesquisa deixa alguns desafios, sugestões e caminhos abertos para outras pesquisas relacionadas ao tema por se tratar de um problema relevante na sociedade atual.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Identidade e negritude: cor negra e cabelo crespo sob o olhar de alunos de uma escola pública no km 14, Irituia (PA)(2018-11-19) AMORIM, Francisca Andréia Gonçalves de; CUNHA, Débora Alfaia da; http://lattes.cnpq.br/5185243715966314Este trabalho tem como objetivo analisar as concepções de alunos adolescentes sobre a estética negra, a partir de seus olhares sobre o cabelo crespo e a cor negra, na perspectiva de evidenciar as implicações destas concepções no processo de afirmação e valorização da identidade negra. Para tanto, aborda considerações históricas, sociais e educacionais que perpassam contextos de opressão e empoderamento das relações étnico-raciais do país. Nos procedimentos metodológicos da pesquisa, utilizou-se o enfoque de estudo de caso, com abordagem quanti-qualitativa, na qual os sujeitos pesquisados foram 78 alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio da escola Nicolau Neres da Silva, localizada no Km 14, município de Irituia, estado do Pará. Como aporte teórico das discussões, foram utilizados autores como Gomes (2002, 2003), Munanga (1999, 2009), Domingues (2008), Figueiredo (2002), e Oliveira (2015). Com base nos resultados da análise, constatou-se que as concepções dos alunos acerca da estética negra em sua grande maioria são positivas, apontando avanços significativos nas problemáticas da questão racial do país, no entanto, essas concepções ainda se mostram insuficientes para a efetiva afirmação e valorização da identidade negra. Os dados também apontaram para a ocorrência de discriminações com a cor negra e o cabelo de ancestralidade africana na escola, e que estas acarretam problemáticas no convívio escolar e na aceitação da negritude.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da educação ambiental no processo de ensino aprendizagem nas séries iniciais de uma escola pública no município de Inhangapi - PA(2018-12-08) OLIVEIRA, Tenilde Gusmão de; CRUZ, Carlos Renilton Freitas; http://lattes.cnpq.br/7656601356595473Neste estudo busca-se demonstrar o conceito básico de meio ambiente e a importância dele na educação básica. Inicialmente foi relatado um memorial de vida e logo após reflexões de experiências vividas, falando sobre meio ambiente no âmbito escolar. Pois, a educação ambiental é um processo pelo qual o educando começa a adquirir informações sobre as questões ambientais e assim passa a ter uma nova visão do que vem a ser o meio ambiente. Tem como objetivo sensibilizar a escola sobre a importância da Educação Ambiental no Processo de Ensino Aprendizagem nas Séries Iniciais de uma escola pública no Município de InhangapiPA. No plano metodológico utilizou-se a tendência dialética, com abordagem qualitativa, de caráter exploratório. O público alvo foram os 13 trabalhadores em educação que atuam na referida Escola, os quais participaram de reuniões bimestrais com a comunidade, aqui intituladas rodas de conversa, as quais produziram insumos que são analisados ao longo do texto. Alguns destes dados foram acrescentados e este trabalho como relatos e estão caracterizados em falas, que vão de E1 a E13 e em breve análise mostram que as pessoas têm noção de que as coisas não caminham bem, mas também se veem sem meios de intervir na realidade. O estudo permitiu um novo conhecimento do que vem a ser o meio ambiente e do que o mesmo tem para oferecer a sociedade e a todos que nele habitam e, a partir disto, será possível pensar e trabalhar em novas estratégias para o avanço no processo de ensino aprendizagem, que incentivem a preservação ambiental através da educaçãoTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Indicadores das dimensões de burnout em professores do ensino fundamental de escolas da zona rural(2019-07-10) SOUZA, Fábio José Silva; PIRES, Daniel Alvarez; http://lattes.cnpq.br/4487383675643868Esta pesquisa aborda um tipo especial de estresse ocupacional, a síndrome de burnout, no contexto profissional de professores do ensino fundamental que atuam em escolas da zona rural. O objetivo traçado para a elaboração desta pesquisa consiste em analisar os níveis das dimensões da síndrome de burnout em professores do nível fundamental das escolas públicas municipais de Castanhal, Pará. Para alcançarmos tal objetivo realizamos uma pesquisa de campo com vistas à aplicação do questionário sociodemográfico e o inventário Maslach Burnout Inventory-MBI-ED, a partir do qual é possível avaliar como o profissional vivencia seu trabalho através de três dimensões do burnout: Exaustão Emocional, Realização Profissional e Despersonalização. Os dados apontam a prevalência de níveis altos para a dimensão exaustão emocional, de baixo nível de despersonalização e médio nível de realização profissional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Prática docente da educação multisseriada: uma análise a partir do fazer pedagógico dos professores de uma escola pública de Santa Maria do Pará(2018-12-28) SOUZA, Gerinaldo Sales de; FARIAS, Rubenixson Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/8419045279072945Um dos principais desafios colocados á educação do meio rural está relacionado ao ensino das escolas rurais com salas multisseriadas. Estas compreendem alunos de diferentes comunidades, séries, idades, aprendizagem e níveis de conhecimentos. São turmas heterogêneas, que têm como característica central a diversidade. Em muitas regiões rurais do Brasil, a educação escolar é organizada em turmas multisseriadas devida ás grandes distâncias entre as comunidades e o baixo número de alunos em cada serie/ano. É comum encontrar os que estão em fase de alfabetização estudando com quem já sabe ler e escrever – e todos sobre a orientação de apenas um professor que precisa ensinar a partir do contexto e a cultura local. O ponto principal a ser tratado neste estudo diz respeito ás práticas exercidas na ação educativa dos professores que atuam em escolas rurais com salas multisseriadas no município de Santa Maria do Pará em algumas escolas rurais. As contribuições de Arroyo, Salomão, PCN Parâmetros curriculares Nacionais lei LDB, Projeto Base do Programa Escola Ativa, entre outros, fundamentaram a analise sobre a escola rural e os desafios da docência em salas multisseriadas. Os instrumentos de pesquisa empregados foram questionários e observações aplicados para responder ás seguintes questões: Como atuam os professores em classe multisseriadas? Como se estrutura a escola rural com salas multisseriadas?Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A prática docente na EJA: entre limites e possibilidades no contexto da escola pública Prof.ª Janete Lopes(2019-06-29) ARAÚJO, Samili de Lima; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870A investigação se pautará na abordagem qualitativa, através de estudo de caso, de campo descritiva-analítica, observações e entrevistas para aprimorar dos achados. A presente pesquisa foi realizada na escola municipal Professora Janete da Silva Lopes, localizada na rua 10 de novembro, número 50, no bairro Canutama, na cidade de Benevides/PA. A escola selecionada atende a comunidade local em educação infantil (Pré I e Pré II), ensino fundamental menor (1º ao 5º ano) e EJA (educação de jovens e adultos) I e II etapa. A escola pode ser considerada de médio porte com um pouco mais de 400 alunos matriculados, se situa em bairro periférico da cidade. A pesquisa descreve a pratica docente na Educação de Jovens e Adultos, destacando os fatores contribuintes para uma prática docente inadequada na EJA, que afeta na qualidade da educação. Analisando os fatores que contribuem para que os docentes que trabalham na EJA na escola Prof.ª Janete Lopes tenham uma prática pedagógica inadequada a esta modalidade de ensino, destaca-se as consequências de aulas desinteressantes, monótonas e desmotivadoras para o aluno da EJA.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Produção textual: uma análise da construção argumentativa em texto de alunos do ensino médio em uma escola estadual de Castanhal-PA(2019-05-13) SOUSA, Carmendilce Silva; MORAES, Márcia Alves de; http://lattes.cnpq.br/0407156147184123No Brasil, nota-se que o domínio da Língua Portuguesa nos alunos das etapas finais do ensino básico tem sido algo problemático, o que se percebe quando os mesmos necessitam fazer as redações necessárias para a entrada no Ensino Superior, ou exigidas pelos concursos públicos. Ocorre que a dificuldade na produção textual dos alunos de Ensino Médio torna-se um grande empecilho, já que definirá, de certa forma, o futuro destes enquanto cidadãos e profissionais. Percebe-se, então, que um dos principais desafios para esses estudantes é a construção argumentativa de seus textos, o que requer a presença de dois elementos em seu conteúdo: a coesão e a coerência. Para que haja coesão e coerência nos textos, há a necessidade de saber aplicar adequadamente os conectivos, itens que servem para dar sentido a toda a argumentação exposta na produção escrita. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo geral refletir sobre a construção argumentativa em textos de alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Castanhal/PA. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa interpretativa e de natureza aplicada. Utilizamos como aporte teórico estudiosos como Val (2006), Koch (1992; 1995; 2005), Travaglia (1990) e Geraldi (1997). Desta forma, ministramos uma aula sobre “conectivos textuais” para alunos de Ensino Médio da escola e os alunos fizeram uma atividade de “produção textual”, em que tiveram de escrever um artigo de opinião sobre o uso do celular em sala de aula, a fim de verificar se eles sabiam usar as conjunções corretamente. A partir dessa produção, foram escolhidos sete textos para uma reflexão geral e três textos para uma análise mais detalhada. Os resultados obtidos mostram, em linhas gerais, que: os alunos envolvidos nesta pesquisa, embora apresentem pontos de vistas em relação a determinado tema, possuem dificuldades em relação à construção argumentativa textual, devido não possuírem o domínio adequado do uso dos principais mecanismos de coesão e coerência – as conjunções. Portanto, consideramos baixo o domínio da escrita nas séries finais (3º ano do Ensino Médio).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Programa Novo Mais Educação na escola M.E.I.F. Pedro Coelho da Mota em Castanhal: desenvolvimento, dificuldades e contribuições(2019-07-05) SILVA, Fernanda Alves; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492Este Trabalho de Curso (TCC) intitulado “O Programa Novo Mais Educação na escola M.E.I.F. Pedro Coelho da Mota em Castanhal/PA: Desenvolvimento, Dificuldades e Contribuições” é o resultado de uma pesquisa de campo realizada em uma escola municipal de um bairro periférico da zona urbana da cidade de Castanhal/PA. Analisa a implantação do programa na escola, compreendendo sua implementação, dificuldades e contribuições para a educação escolar, a partir de um contexto em que a política de educação visada é a educação em tempo integral no Brasil. O referido estudo fundamenta-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa, inspirando-se metodologicamente em um estudo de caso. A coleta de dados e informações se deu a partir da entrevista estruturada a qual foi realizada com os seguintes agentes do programa na escola: articulador, mediadores e facilitadores. Os dados foram organizados e analisados com base nas ideias de autores que discutem a educação integral e em tempo integral, tais como: Cavaliere (2007), Guará (2006), Ribeiro (2017), Moll (2012), dentre outros. A partir deste trabalho foi possível constatar que a implantação do programa na escola se deu a partir da necessidade de se melhorar o rendimento dos alunos, bem como desenvolver suas múltiplas dimensões humanas, a partir da perspectiva de educação integral em tempo integral que é visada pelo Programa Novo Mais Educação. Durante o processo, algumas dificuldades se fizeram presentes constantemente, dentre elas, a baixa frequência dos alunos no programa e a falta de material didático para a realização das atividades. Apesar desses impasses, o programa teve bons resultados com relação ao desempenho do rendimento dos alunos participantes do programa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A relação família e escola: uma análise a partir do discurso de professores de uma escola pública em Irituia – PA(2018-08-31) NASCIMENTO, Márcia Sheila Costa do; MAIA, Patrícia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/4431710907133377A escola e a família são na atualidade, uma das mais palpitantes questões discutidas por pesquisadores e/ ou gestores dos sistemas e unidades de ensino. Aproximar a família da escola é uma incansável função de todos que fazem parte do contexto escolar, pois a participação desta no processo de escolarização da criança é de suma importância para o seu desenvolvimento e interfere de maneira positiva no desempenho do aluno na escola. A proposta central deste estudo é baseada na construção de parcerias entre a família e a escola no intuito de que haja por parte do aluno um maior interesse em seu processo de aprendizagem. Sabendo-se que a família em parceria com a escola é fundamental nesse processo, essa problemática motivou a escolha do tema, a fim de melhor compreeender como ocorre a participação dos pais dos alunos em uma Escola Pública do Município de Irituia (PA), tendo ainda a pretensão de aproximar a família da escola para a melhoria na aprendizagem do aluno. Utilizou-se a pesquisa qualitativa, através de entrevistas para a coleta de dados. Os docentes entrevistados expressaram a necessidade de um maior envolvimento dos pais de alunos no ensino aprendizagem dos alunos, sendo fundamental uma relação mais estreita entre escola e família.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uso da lógica de programação no desenvolvimento de jogos para crianças do ensino fundamental: um caso de informática educativa na escola pública(2018-11-23) SILVA, Sara das Mercês; ARAÚJO, Fabíola Pantoja Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7676631005873564O contexto tecnológico de hoje, pede da educação um posicionamento frente às grandes mudanças e o nível acelerado de novas informações, visto que as escolas não devem ficar à margem das novas tecnologias, pois a educação pode ganhar em muitos aspectos com a inserção da Computação e todos seus recursos. O modo de ensinar e adquirir conhecimento vem evoluindo no decorrer dos anos e das mudanças causadas pelo desenvolvimento da tecnologia. O computador pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem porém, nem todas as escolas têm acesso a recursos computacionais, assim como o ensino de lógica de programação, apesar de não está no currículo atual da educação básica, pode ser aplicado em trabalhos e atividades supervisionadas com crianças e adolescentes, contribuindo no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Esse trabalho relata o uso do computador para ensinar lógica de programação a alunos da escola de educação básica, Aristides Santa Rosa em Inhangapi (nordeste do Pará) e, durante as aulas, desenvolveu-se um jogo educativo incentivando a preservação do rio presente no município. O trabalho foi impulsionado pela necessidade de despertar nos alunos, o interesse pela computação e a importância de práticas sustentáveis, visto que a escola localiza-se em um município da região amazônica. O jogo construído passou por uma avaliação, através da ferramenta Fourface que identifica o estado emocional do usuário. Os resultados expressos no trabalho, são positivos, porque dentre os resultados nos testes destaca-se que, 95% dos alunos expressaram a emoção alegria ao usar o computador como ferramenta de incentivo à preservação ambiental, 84% das crianças demonstraram conhecimento básico a respeito de lógica e 100% dos alunos afirmaram gostar de aprender com desenvolvimento de jogos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso da “paródia” nas práticas de leitura: uma análise a partir do olhar dos alunos do 3º ano (1º ciclo) de uma escola pública de Castanhal (PA)(2018-12-05) MENDONÇA, Maria Luiza da Silva; CHAVES, Túlio Augusto Pinho de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0678870505162412O trabalho tem como tema “O Uso da “Paródia” nas Práticas de Leitura: uma análise a partir do olhar dos alunos do 3º ano (1º Ciclo) de uma escola pública de Castanhal (PA)”. Elegeu-se como objetivo geral: analisar, com base no discurso dos alunos do 3º ano (1º Ciclo), como avaliam a utilização do gênero textual paródia como instrumento pedagógico no processo de ensino e de aprendizagem da leitura. Como objetivos específicos: Discutir as contribuições da relação entre ludicidade e leitura por meio da paródia; Destacar os sentidos atribuídos pelos alunos ao uso da paródia como instrumento pedagógico; e, Identificar as contribuições do uso da paródia para o desenvolvimento da leitura. Dá-se como problemática, pois uma parcela considerável da população tem dificuldade em se conseguir livros ou adentrar a uma biblioteca, mesmo que seja denominada de “pública” para ler, por vários fatores como não gostam de ler, não foram estimulados a ser verdadeiros leitores, o que interfere no processo de aprendizagem, ocasionando problemas ou dificuldades de aprendizagem sérias à vida escolar, em relação à aprendizagem da leitura. Justifica-se a pesquisa, pois, os Gêneros Textuais são fortes aliados na busca da leitura com conhecimento crítico, qualidade, entusiasmo, alegria, humor e satisfação. A pesquisa foi bibliográfica, de campo e de natureza qualitativa, onde se obteve os dados através da técnica de entrevista estruturada, com o apoio de um roteiro. Se utilizou diferentes materiais para estudos, teóricos: Aragão (1980), , Dell’isola (2007), Ferreiro (2004), Freire (2007/), Kishimoto (2011), Kleiman (2002), Marcuschi (2008), Mata (2008), Santa’anna (2007), Solé (2008), Teberosky (2010), Vygotsky (1998). Os resultados da pesquisa na fala dos alunos apontam, que o uso do gênero paródia nas aulas é muito importante, e a contribuição é impar, pois, desenvolve a curiosidade, e tendem a ser fonte de estímulo para produção textual. E ao produzirem o gênero paródia, os alunos percebem ainda que a língua portuguesa não se pauta em construções rígidas ou fechadas, mas que com ela, pode-se criar, aprender e se divertir.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC): uma análise sobre os limites/possibilidades de sua implementação em uma escola pública de Santa Bárbara – PA(2018-12-22) LEAL, Carolina Nazare Nunes; FREITAS, Cláudio Lopes de; http://lattes.cnpq.br/9547616672006876Este trabalho tem como objetivo investigar de que maneira as tecnologias da informática tem se inserido no contexto escolar, em especial os laboratorios de informatica. Busca ainda descrever como os docentes utilizam este instrumento e como estão trabalhando para que suas praticas avancem quanto ao nível de desenvolvimento e acesso na area de informatização. Este trabalho esta dividido em duas seções, a primeira teórica e a segunda empírica. Este trabalho aplica-se a o foco qualitativo. Para a sua realização foi realizado entrevista-semistruturada individual com a colaboração de dez professores Nela esta enfatizada os benefícios que esta atividade pode proporcionar as diferentes disciplinas. A informática oferece inúmeras oportunidades para que os professores aprimorem suas qualidades humanas. Com base nos resultados obtidos, concluise que os professores são usuarios informais das tecnologias, bem como utilizam para realizar pesquisas relacionadas ao seu trabalho em sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Written comprehension ability: a didactic proposal with for 9º grade students from Viseu-PA(2022-12-21) COSTA, Edivaldo Padilha da; GAYA, Karina Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1759879937674778; https://orcid.org/0000-0001-9086-2277O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar uma proposta didática para a prática da habilidade de leitura no ensino da Língua Inglesa para alunos do 9° ano de escolas públicas no município de Viseu, no Pará. O trabalho tem relevância teórico e prática trazendo uma reflexão e propondo estratégias de leitura que podem ser aplicadas em sala de aula. A pesquisa apoiou-se em conceitos teóricos discutidos por Wallace (1993), Grellet (1981), Kleiman (2000 e 2002), Widdowson (1984), Silva (1992), Nuttall (2003), Kato (1999) e Brown (2001), que tratam dessa temática. O presente estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica por meio de leituras relacionadas ao tema. Por meio dessas reflexões teóricas, foi proposta uma proposta pedagógica por meio de um plano de aula explorando as estratégias de leitura e suas etapas (pré-leitura, leitura e pós-leitura). Um plano de aula com um texto em um folder e 6 questões compõem a proposta pedagógica, sendo um plano empírico e ainda não aplicado. A pesquisa divide-se em 6 capítulos, o introdutório, o referencial teórico explicando os princípios da pesquisa, os procedimentos metodológicos são também abordados. No capítulo 5 há uma apresentação da proposta pedagógica e por fim as considerações finais. Embora o plano de aula não tenha sido aplicado, propõem-se que futuramente seja aplicado em prática numa sala de aula do 9º ano.