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Navegando por Assunto "Prova de carga estática"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise computacional da ponte sobre o rio Chatopauá através do software comercial SAP2000®
    (2024-11-28) CARDOSO, Daniel Laredo; SANTOS, Robson Alho dos; PEREIRA FILHO, Manoel José Mangabeira; http://lattes.cnpq.br/4765401390604065; https://orcid.org/0000-0001-9622-3863
    Este trabalho apresenta uma análise computacional detalhada da Ponte Chatopauá, situada na Rodovia Transamazônica (BR-230), utilizando o software SAP2000®. O objetivo é compreender o desempenho estrutural do modelo em diferentes condições de carregamento e configurações estruturais, combinando modelagem computacional com ensaios de prova de carga estática. Inicialmente, o estudo destaca a relevância da análise estrutural como uma ferramenta essencial para garantir a segurança, estabilidade e funcionalidade de obras de arte especiais. O uso de softwares avançados, como o SAP2000, permite cálculos mais precisos, otimizando recursos, reduzindo erros e aumentando a confiabilidade dos projetos. A análise segue normas técnicas reconhecidas, como a NBR 9607/2023, que estabelece os procedimentos para provas de carga em estruturas. Três modelos computacionais foram desenvolvidos, variando as configurações de longarinas e transversinas, e submetidos a ensaios estáticos simulados. Durante os testes, cargas foram aplicadas em diferentes posições para monitorar deslocamentos e deformações. Os resultados desses modelos foram comparados com os dados experimentais obtidos em campo, avaliando a capacidade de cada configuração de reproduzir o comportamento real da estrutura. Os resultados mostraram que cada modelo tem características específicas e vantagens próprias. O modelo 1 destacou-se pela alta rigidez estrutural, ideal para situações em que a redução de deformações é fundamental. O modelo 2 apresentou grande compatibilidade com o comportamento observado na ponte real, sendo indicado para projetos que priorizam estabilidade e fidelidade estrutural. Por fim, o modelo 3 foi o mais preciso na reprodução dos ensaios experimentais, oferecendo dados detalhados que enriquecem a validação teórica. Conclui-se que a análise computacional é indispensável na engenharia moderna, permitindo simulações precisas e seguras que minimizam riscos e otimizam os projetos. Este estudo reforça a importância de integrar modelagem computacional ao processo de análise e dimensionamento, recomendando o uso de ferramentas como o SAP2000 e sugerindo, para estudos futuros, a exploração de outros softwares avançados, como ANSYS e CSI Bridge, para ampliar as possibilidades de análise e validação estrutural.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise normativa de ensaio de prova de carga estática e estudo de caso em ponte de concreto armado
    (2022-04-27) CAMARGO, Luis Faruk Entringer de; ALBUQUERQUE, Paulo Henrique Maciel Arraes; PEREIRA FILHO, Manoel José Mangabeira; http://lattes.cnpq.br/4765401390604065
    Recentemente, houve alteração na malha rodoviária paraense, caracterizada pela substituição de pontes de madeira por pontes de concreto. Nesse contexto, provas de carga são definidas como um conjunto de atividades destinadas a analisar o desempenho de uma estrutura. Desse modo, este trabalho apresenta uma comparação entre normatizações brasileira (ABNT NBR 9607, 2019), Espanhola (Ministério de Fomento, 2009), Americana (ACI 318, 2019), Alemã (DAfStb, 2000) e Tcheca (CSN 73 6209, 1996), de ensaio de prova de carga estático, bem como a avaliação do ensaio de prova de carga estática realizado na ponte sobre o rio Jacaré. A comparação entre recomendações normativas foi realizada levando em consideração: motivações para realização de uma prova de carga; atividades realizadas pré-prova de carga; pontos de monitoração; intensidade e etapas de carregamento; e critérios de parada e aceitação. Esta comparação mostra que quanto às atividades realizadas antes da prova de carga, a norma brasileira apresenta tópicos mais detalhados que as demais recomendações, também tendo a maior quantidade de motivações para realização de uma prova de carga. Contudo, embora sejam mais detalhadas, estas não obrigam a aplicação de prova de carga em nenhuma de suas motivações, assim minimizando o uso dessa ferramenta. Os critérios adotados para a avaliação do ensaio de prova de carga realizado na ponte sobre o rio Jacaré foram: abertura de fissuras; deformações na armadura longarina e superfície do concreto, deformações no estribo; e deslocamentos verticais máximos e residuais. Em relação ao parâmetro para abertura de fissuras, as recomendações brasileiras mostraram-se condizentes com as demais normas, diferindo apenas da norma alemã, o que se deve a esta ser estabelecida em função de fissuras máximas e variação da abertura de fissuras residuais. Para deslocamentos máximos, as normatizações brasileiras e americanas aderem a limites de projeto, desse modo, divergindo das recomendações espanholas e tchecas que apresentam intervalos em função da previsão teórica. Em função dos deslocamentos residuais, a norma brasileira apresenta o menor deslocamento residual permitido (5%), sendo a mais rigorosa neste critério em comparação com as demais normas (média de 16%). Os resultados obtidos demonstram a aceitação da ponte sobre o rio Jacaré em função de: abertura de fissuras, para todas as recomendações normativas; deformação na longarina e face comprimida do concreto, apenas para a norma alemã; deslocamento máximo, apenas para a norma brasileira (com limites 25 vezes maiores que a média das demais normas); e deslocamentos residuais, para todas as recomendações.
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