Navegando por Assunto "Primary health care"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ações de educação alimentar e nutricional e avaliação do estado nutricional de crianças atendidas na atenção primária à saúde.(2021) VALENTE, Késia Prestes; MORI, Rejane Maria Sales Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/0068497734511867; https://orcid.org/0000-0003-1769-0653O presente trabalho tem como objetivo demonstrar as ações de educação alimentar e nutricional e avaliação do estado nutricional de crianças através de um projeto de extensão. Tratase de um estudo descritivo, de caráter transversal, com amostra de estudo não probabilística por conveniência, realizado entre os períodos de maio de 2019 a janeiro de 2020. A população de estudo foi constituída por 138 crianças de 2 a 6 anos, 11 meses e 29 dias de idade que foram convidados a participar do projeto e tiveram sua participação autorizada pelos pais ou responsáveis mediante a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A amostra foi composta por 60,14% de crianças pertencentes ao gênero feminino e 39,86% ao masculino, com média de idade de 4,6±1,2 anos. O peso (kg), estatura (m) e Índice de Massa Corporal (kg/m2 ), obteve média geral de 17,3±3,8, 1,04±0,09, 15,8±1,8, respectivamente. Em relação aos índices antropométricos, o índice de PesoparaIdade se apresentou adequado em 93,48% das crianças avaliadas. Na avaliação do PesoporEstatura, 76,83% demonstrou estar na categoria de eutrofia, porém com significativa quantidade de crianças apresentando alguma alteração. O índice de EstaturaporIdade sinalizou adequação para 95,65% das crianças. No Índice de Massa CorporalporIdade foi observado que 77,54% encontrase adequado, sendo este o índice que mais apresentou alteração quando levado em consideração o total das crianças. No que se refere às atividades de educação alimentar e nutricional, ao todo foram realizadas 22 ações com diferentes temas, objetivos e metodologias, obtendo uma média de seis crianças por atividade. Podese concluir que este estudo corrobora com os demais existentes na literatura no que diz respeito à maioria das crianças com peso e estatura adequadas para idade, porém com o excesso de peso sendo observado como a alteração mais frequente, ficando clara a importância da educação alimentar e nutricional no público infantil, bem como dos projetos de extensão universitária inseridos nas questões da sociedade, como o observado neste trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estratégias adotadas para adesão de pacientes diabéticos na atenção primária à saúde: revisão integrativa da literatura(2023-12-14) SANTA ROSA, Brenda de Oliveira; ALBARADO, Kaio Vinícius Paiva; http://lattes.cnpq.br/0329177830187385; https://orcid.org/0000-0002-0687-7124INTRODUÇÃO: A Diabetes mellitus é uma doença crônica não transmissível, classificada como a terceira causa de morte na população brasileira, o diagnóstico é feito, na maioria das vezes, de forma tardia, aumentando o risco de complicações. Outro fator que contribui para o prognóstico ruim da doença é a baixa adesão ao tratamento farmacológico. OBJETIVO: Identificar estratégias para adesão ao tratamento medicamentoso de pacientes diabéticos na atenção primária à saúde. MATERIAL E MÉTODO: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura que fez uso de qautro bases de dados: Web of Science, SciELO, Science Direct e LILACS para seleção dos artigos. Um instrumento validado foi utilizado para coleta de dados. A análise de conteúdo de Laurence Bardin é dividida em três fases: a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados e interpretação. Após a obtenção do “corpus”, a técnica que utilizada para análise do material foi a Análise Temática, com a proposta de categorizar os temas mais evidenciados entre os estudos e discuti-los. RESULTADOS: O principal objetivo das estratégias foi incentivar o autocuidado e empoderamento do paciente diabético. As estratégias de intervenção incluíram encontros coletivos, criação de metas ou planos de ação, consulta de enfermagem e ligações telefônicas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que apesar das limitações encontras, foi possível identificar formas eficazes de estratégias utilizadas na APS que contribuiram com o aumento da adesão ao tratamento farmacologicos de pacientes diabéticos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gestantes com atendimento odontológico na capital paraense em tempos de Previne Brasil(2023-06-02) REIS, Adryane de Paula Barbosa; CASSEB, Tamiris Faro; http://lattes.cnpq.br/8543099470385010; NASCIMENTO, Liliane Silva do; http://lattes.cnpq.br/1267238580647081; https://orcid.org/0000-0002-5943-6314Este artigo descreve e analisa os resultados correspondentes ao terceiro indicador componente da diretriz de pagamento por desempenho do programa de financiamento da Atenção Primária à Saúde "Previne Brasil" durante os três quadrimestres do ano de 2022, com o objetivo de avaliar o desempenho do indicador odontológico do Previne Brasil: a proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado nas unidades de saúde da cidade de Belém, capital do estado do Pará. O estudo realiza a análise de variância three way (ANOVA) no software R uma entre os resultados quadrimestrais do indicador de cada equipe durante o ano de 2022, sob uma perspectiva quadrimestral e distrital. Demonstra-se, por meio desses resultados, a eficiência da equipe da Saúde da Família Ribeirinha diante das dificuldades enfrentadas na região, e também evidencia o impacto positivo da universidade como agente promotor do progresso no distrito administrativo onde está inserida.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Letramento funcional em saúde de usuários da atenção primária de Altamira - PA(2021-11-16) LIMA, Rafael Ileus Monteiro; DAMASCENO, Osvaldo Correia; http://lattes.cnpq.br/5776172516395343O Letramento Funcional em Saúde (LFS) refere-se ao conhecimento, motivação e competência dos pacientes em acessar, compreender, avaliar e aplicar informação em saúde, de forma a realizar julgamentos e tomar decisões cotidianas. Diante deste cenário, mensurar o letramento em saúde (LS) é necessário por viabilizar a possibilidade de construir propostas de intervenções adequadas e sensíveis às condicionantes específicas das populações e logo melhorar os resultados em saúde. Este trabalho buscou analisar o nível de letramento funcional em saúde (LFS) de usuários da atenção primária na área urbana de Altamira-PA. Métodos: Estudo transversal no qual a coleta de dados ocorreu entre agosto de 2018 e dezembro de 2019 em 12 USF da área urbana. O cálculo amostral foi realizado a partir da população urbana de Altamira registrada pelo Censo de 2010. Utilizou-se intervalo de confiança de 95% com margem de erro de 5% e prevalência de achados de 50% em uma população semelhante, encontrando assim o valor de 382. Os participantes foram entrevistados a fim de coletar informações sobre dados sociodemográficos, sendo posteriormente aplicado um questionário baseado na versão brasileira do Short Test of Functional Health Literacy (S-TOFHLA), sendo este um instrumento utilizado para mensuração do LFS. O coeficiente de correlação de Pearson, o teste Qui-Quadrado, o teste G e o odds ratio foram utilizados para verificar a relação entre a pontuação do S-TOFHLA e os dados sociodemográficos. Além disso, uma análise de regressão múltipla foi realizada para predizer os fatores que interferem no LFS. Por fim, o teste ANOVA buscou diferenças entre o nível de LFS dos usuários nas USF analisadas. Resultados: 400 participantes foram incluídos no estudo, desses, 59% apresentaram LFS adequado, 16.5% limítrofe e 24.5% inadequado. As variáveis grau de escolaridade, idade e renda foram associadas ao LFS na população estudada, sendo que predizem, respectivamente em 46%, 26% e 17% do desempenho no teste S-TOFHLA. Baixa escolaridade e baixa renda aumentam o risco de indivíduos possuírem LFS insatisfatório em 5 e 4 vezes, nessa ordem. Enfim, foram encontradas diferenças entre os níveis de LFS dos usuários das USF analisadas. Conclusões: A população da área urbana de Altamira apresentou alta prevalência de LFS insatisfatório. Então, no intuito de aumentar os resultados satisfatórios em saúde, os profissionais da região devem adequar as suas formas de comunicação e linguagem às necessidades dos usuários das USF, observando que a adequação da equipe pode trazer melhorias para o entendimento das informações e oportunizar melhores condições de recuperação e autocuidado em saúde.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Manual de atendimento nutricional na atenção primária à saúde(2019) GOMES, Débora Suellen Ribeiro; FIGUEIREDO, Sandra Maria dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8530470051297070; https://orcid.org/0000-0002-4556-9554; MORI, Rejane Maria Sales Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/0068497734511867; https://orcid.org/0000-0003-1769-0653Introdução: A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção no Sistema Nacional de Saúde, nela, a atuação do nutricionista é desafiadora, caracterizada por ações de incentivo à alimentação saudável e autocuidado com a saúde, frente a atual situação epidemiológica da população brasileira, que apresenta doenças e agravos crônicos não transmissíveis (DANT’s) e carências nutricionais. Nesse sentido, o cuidado nutricional é imprescindível para superar os problemas relacionados a alimentação da população atendida e a disponibilização de materiais que auxiliem este trabalho tem grande relevância. O manual é uma tecnologia educativa de compartilhamento de conhecimentos, capaz de fornecer subsídios para a qualificação do trabalho do nutricionista na APS. Objetivo: Elaborar um manual de Atendimento nutricional na Atenção Primária à Saúde. Método: Este trabalho caracterizou-se pela elaboração de um manual após revisão bibliográfica sobre o atendimento nutricional na APS e tecnologias educativas no cuidado em saúde. Sua construção ocorreu nas seguintes etapas: 1. Revisão de literatura e estruturação dos capítulos do manual; 2. Construção textual com base na revisão, estudo e seleção das informações para compor o manual; 3. Seleção e definição das imagens; 4. Designer do manual; 5. Formatação final do manual. Sua estruturação foi feita no programa Microsoft Power Point, versão 2016, as imagens selecionadas no site Freepik e Google imagens, a impressão em papel A4 colorido, nas dimensões 15x21. Resultados: Para construção do manual foram utilizados 76 documentos entre Coleções de publicações do Ministério da Saúde, livros, artigos científicos e manuais, publicados no período entre 2006 e 2018. O manual apresenta as etapas do atendimento nutricional, dividido em seis capítulos, de acordo com os ciclos da vida: gestante, criança, adolescente, adulto, idoso e situações especiais: Síndrome de Down e Paralisia Cerebral. Considerações finais: O manual elaborado propõe a disponibilização aos nutricionistas de orientações para o atendimento nutricional na APS, entendendo a importância da qualificação no atendimento nesse nível de atenção. Com este trabalho percebeu-se a essencialidade da elaboração de ferramentas que orientem profissionais de nutrição.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Manual de atividades lúdicas: educação alimentar e nutricional na atenção primária à saúde(2021) SOUSA, Fabiana Nunes de; CARVALHAL, Manuela Maria de Lima; http://lattes.cnpq.br/0708921042608519; https://orcid.org/0000-0003-1397-0471; MORI, Rejane Maria Sales Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/0068497734511867; https://orcid.org/0000-0003-1769-0653Introdução: A Atenção Primária à Saúde é considerada como setor privilegiado para a aplicação de medidas preventivas e educativas. Dentre essas, a Educação Alimentar e Nutricional é uma ferramenta indispensável, sobretudo no trabalho com o público infantil, tornando-se mais eficiente a partir do planejamento de ações lúdicas e dinâmicas, que podem utilizar aparatos tecnológicos como instrumentos facilitadores. Dessa forma, o manual destaca-se como uma Tecnologia Educativa instrutiva que visa compartilhar informações capazes de orientar profissionais da saúde na aplicação de Educação Alimentar e Nutricional para crianças. Objetivos: Elaborar um manual com atividades lúdicas de Educação Alimentar e Nutricional para crianças na Atenção Primária à Saúde. Método: Para a confecção do manual foram utilizadas atividades de Educação Alimentar e Nutricional previamente elaboradas e aplicadas pela equipe do projeto de extensão da Universidade Federal do Pará: “Oficina da saúde: Ações de Educação Alimentar e Nutricional Para Crianças na Atenção Primária à Saúde” em uma Unidade Municipal de Saúde do bairro do Guamá, em Belém, Pará, durante o período de março de 2019 a fevereiro de 2020. Resultados: O manual em sua forma final conta com 33 páginas onde são apresentadas 10 atividades de Educação Alimentar e Nutricional. O design da Tecnologia Educacional foi baseado na associação de cores vibrantes com elementos visuais minimalistas com objetivo de tornar a leitura mais atraente. Conclusão: A partir da elaboração do manual foi possível evidenciar a relevância desse tipo de Tecnologia Educativa e sua funcionalidade como aparato simplificador para o desenvolvimento de ações de Educação Alimentar e Nutricional, bem como a importância do debate sobre as temáticas abordadas para o empoderamento e desenvolvimento de autonomia do público infantil. Sendo assim, ressalta-se a aplicabilidade do manual na Atenção Primária à Saúde devido à relevância de tal setor para a execução de ações educativas, nas quais a ferramenta em questão apresenta-se como um instrumento facilitador importante durante o planejamento das mesmas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A masculinidade e o autocuidado dos homens usuários do SUS no contexto da atenção primária à saúde – uma revisão integrativa(2022) DEMETERI, Matheus Alves; MAGALHÃES, Renata Raiol; http://lattes.cnpq.br/8246827930839403Introdução: apesar do Art. 196 da Constituição Federal de 1988 garantir a saúde como um direito de todos os cidadãos sendo dever do Estado assegura-la, os homens sempre estiveram à margem das políticas públicas de saúde no Brasil. Somente dezenove anos depois da criação do SUS foi instituída uma política voltada especificamente para a população masculina, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Embora essa Política tenha surgido para dar mais relevância à saúde masculina, eles continuam vivendo menos e morrendo precocemente por causas evitáveis se comparados as mulheres, sendo eles mais vulneráveis a doenças crônicas, condições severas e violência. Ainda que os problemas de saúde do gênero masculino estejam ligados à condição biológica, tais quadros têm princípio e fim na questão social. Objetivo: compreender a relação dos homens usuários do SUS com seus aspectos de autocuidado no contexto da Atenção Primária à Saúde. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada na base de dados Biblioteca Virtual em Saúde, utilizando descritores controlados em ciências da saúde: homens; autocuidado; saúde do homem; cultura; masculinidade; serviços de saúde; gênero e saúde; política nacional de atenção integral à saúde do homem. Resultados e discussão: dos 581 artigos encontrados na base de dados utilizada, após empregados os critérios de inclusão e exclusão, 10 artigos contemplaram o campo amostral desta revisão integrativa. Após a leitura minuciosa desses artigos, emergiram 3 categorias de análise: (1) a sociedade e o comportamento masculino, (2) o SUS e a assistência a população masculina e (3) o comportamento masculino, o autocuidado e Atenção Primária à Saúde. Foi criado um tópico a respeito das possibilidades de atuação da Terapia Ocupacional na saúde do homem, considerando o autocuidado uma atividade de vida diária que faz parte das áreas de desempenho ocupacional do ser humano. Conclusão: a construção social da masculinidade apresentada como padrão a ser seguido, influencia negativamente o autocuidado masculino e as buscas por serviços de saúde, especialmente na Atenção Primária.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pessoa com deficiência física na atenção primária em saúde: necessidades dos usuários e prática profissional dos terapeutas ocupacionais(2018) NOVAIS, Tatyani Arícia Maia; CAMPOS, Vera Nadine da Costa; FOLHA, Otavio Augusto de Araujo Costa; http://lattes.cnpq.br/2475837812932328; https://orcid.org/0000-0003-3694-9691Este estudo buscou identificar as necessidades de saúde e ocupacionais das pessoas com deficiência física (DF) e compreender a prática profissional dos terapeutas ocupacionais que atuam nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) no município de Belém/PA. O método baseou- se na abordagem qualitativa com enfoque descritivo, de caráter transversal e amostragem não probabilística do tipo por conveniência. A pesquisa ocorreu na cidade de Belém, Pará, considerando a divisão dos distritos administrativos nos quais o município é organizado. A coleta de dados ocorreu durante o período de julho a novembro de 2017, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com DF na faixa etária entre 18 a 59 anos, moradoras da cidade de Belém e terapeutas ocupacionais vinculados aos NASF existentes na cidade. Os resultados apontaram 4 categorias associadas às percepções dos participantes acerca das necessidades de saúde e ocupacionais de DF, à participação deste público no território e à prática profissional dos terapeutas ocupacionais. Sobre as necessidades de saúde, emergiram categorias relacionadas ao cenário de vida, acesso aos serviços de saúde e comprometimento funcional. No tocante às necessidades ocupacionais, surgiram aspectos voltados para o cuidar de si, socialização, envolvimento no trabalho e sentido do fazer. A participação foi ilustrada pelas DF que utilizavam os serviços de saúde da sua comunidade e aquelas que estavam restritas ao domicílio caracterizando uma rede social fragilizada. No que diz respeito à atuação do terapeuta ocupacional, foram relatadas ações diretas e indiretas para DF, como visitas domiciliares, encaminhamentos, adaptações, parcerias, educação em saúde e capacitações. Dentro desse processo de trabalho, foram encontrados muitos entraves, relativos aos desafios estruturais, dificuldades na efetividade da rede e na dinâmica do trabalho – que envolvem as relações interpessoais e acometimentos ocupacionais. Concluiu-se que o estudo favoreceu a melhor compreensão das necessidades de saúde e ocupacionais das DF, evidenciando que algumas demandas desse público, podem ser acolhidas no âmbito da atenção primária, e que na maioria das vezes, as DF deixam de realizar aquilo que desejam ou escolhem fazer, apresentando assim, uma lacuna ocupacional presente no seu cotidiano. Notou-se ainda, que a utilização dos serviços de atenção básica é fundamental para o exercício do direito de acesso à saúde, e que as dificuldades encontradas pelos profissionais no desenvolvimento de suas ações interferem na assistência oferecida, bem como no surgimento de possíveis situações de adoecimentos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pré-natal: entraves e desafios(2019-07-18) GOMES, Lisandra Cristina Barbosa; LIMA, Maria de Nazare Alves de; http://lattes.cnpq.br/4610926200786461Este estudo visa compreender os principais entraves e dificuldades enfrentados por gestantes para iniciar e dar continuidade ao pré-natal em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e relatar as possíveis soluções para redução e/ou resolução das problemáticas que interferem negativamente em sua assistência pré-natal, a partir da percepção das gestantes. Trata-se de um estudo do tipo descritivo, de abordagem qualitativa. Marco teórico-metodológico apresentado na Teoria de Foucault (1989) que embasou a discussão sobre as relações de poder entre as instituições, profissionais de saúde e usuárias que buscaram assistência pré-natal. Foi realizado na UBS, localizada no bairro do Guamá, em Belém/PA, vinculada à Secretaria Municipal. Envolveu 15 gestantes matriculadas no pré-natal desta UBS/Guamá; adotaram-se como critérios de inclusão primigesta a partir do 6º mês de gestação, que iniciaram o pré-natal tardiamente; como critérios de exclusão, gestantes multíparas e/ou menores de 18 anos e/ou que não aceitaram participar da pesquisa. A coleta de dados foi feita mediante entrevista individual, face a face, semiestruturada de perguntas abertas e fechadas relacionadas às problemáticas encontradas por cada gestante para iniciar e/ou dar continuidade ao pré-natal e sobre medidas que podem ser adotadas para reduzir ou solucioná-los partindo da concepção dessas gestantes. A análise dos dados foi feita mediante método de análise de conteúdo de Bardin. O estudo respeitou as normas e diretrizes estabelecidas na Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e submetido à avaliação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) - ICS/UFPA para autorização do início da pesquisa. Mediante análise dos resultados, percebeu-se que os fatores socioeconômicos não influenciaram de modo significativo na descontinuidade ou adiamento da assistência pré-natal, sendo superados pelas barreiras institucionais que foram os principais obstáculos para falta de acessibilidade nos serviços e alto grau de insatisfação das usuárias com a assistência ofertada. Foi permitido concluir que as questões relativas ao mau atendimento vão muito além da estrutura do serviço. Perpassam pelas políticas públicas de saúde, gestão dos serviços, e humanização dos profissionais para realização de boas práticas de atendimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Quantificação e avaliação dos resultados de exames papanicolau não buscados nas Unidades de Saúde da Família em Altamira-Pará(2023-06-22) SALES, Hemily da Silva; OLIVEIRA, Maria Olívia de Matos e; DAMASCENO, Helane Conceição; http://lattes.cnpq.br/4329945081636048; CAVALCANTE, Rosiane Luz; http://lattes.cnpq.br/5196290385634018; https://orcid.org/0000-0002-4701-4245O objetivo desta pesquisa é apresentar dados relacionados à efetividade do rastreamento do câncer do colo do útero no município de Altamira, localizada no interior do estado do Pará, através da quantificação e da avaliação dos resultados de exames preventivos do câncer do colo do útero não buscados entre os anos de 2018 e 2021. Este é um estudo descritivo retrospectivo com uma abordagem quantitativa, realizado nas Unidades de Saúde da Família da zona urbana de Altamira. A população-alvo foi formada por mulheres que realizaram o exame Papanicolau e que não retornaram para receber o resultado da sua análise. Os dados foram obtidos do Sistema de Informação do Câncer (SISCAN) e também dos resultados arquivados nos serviços de saúde. As seguintes variáveis foram analisadas: número de exames realizados, número de exames não entregues, faixa etária das mulheres e resultado do exame preventivo do câncer do colo do útero, com relação às características citológicas e a microbiologia. No período de 2018 a 2021, foram 26.267 exames realizados e 2.658 exames não buscados. A média da taxa de não retorno foi de 10,63%. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 30,81% das mulheres estão fora da faixa etária indicada para a realização do rastreamento desse câncer. Além disso, 31,3% das pacientes que tiveram microbiologia investigada apresentaram microorganismos patogênicos associados à progressão da infecção pelo HPV, com destaque para a Gardnerella vaginalis, e 78,57% dos exames com alterações precursoras do câncer do colo do útero apresentaram este mesmo perfil de microbiologia. Não existe controle sobre a faixa etária das mulheres que realizam o exame Papanicolau, a periodicidade com que fazem o rastreamento dessa neoplasia e a garantia do seu retorno para avaliação do resultado. A correta investigação das mulheres dentro do grupo-alvo com o adequado seguimento das lesões ou alterações precursoras identificadas, têm repercussão maior sobre os índices de mortalidade do que as taxas de cobertura.