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Navegando por Assunto "Prática educativa"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Discursividades de educadores sobre o diagnóstico do contexto educacional e das atividades didáticas da escola municipal de ensino fundamental professora Maria Natividade
    (2022-09-09) CUNHA, Ana Paula Cardoso; SANTOS, Raquel Amorim dos; http://lattes.cnpq.br/3387666784015912
    Este estudo descreve as discursividades de educadores sobre o Diagnóstico do Contexto Educacional e das Atividades Didáticas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Natividade em Capanema-PA. Problematiza o contexto educacional, as atividades didáticas a partir dos espaços de aprendizagem como a sala de leitura, jogos, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a prática educativa a partir das formas de organização e as metodologias do Ensino Fundamental - Anos Inicias. O estudo é de abordagem qualitativa, de cunho descritivo e de campo, tendo como referencial teórico Antoni Zaballa, entre outros. Os participantes da pesquisa foram uma gestora e cinco professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maria Nativida de Natividade. Para a análise dos dados utilizamos a análise do discurso com base em Eni Orlandi. Os resultados do estudo revelam que os educadores da escola tem um compromisso político e social com o ensino e aprendizagem das crianças, a despeito das dificuldades enfrentadas pela escola a respeito da necessidade de melhoria de infraestrutura, recursos nos espaços de aprendizagem, sobretudo na sala de leitura, jogos, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e na formação continuada de professores do Ensino Fundamental, Anos Iniciais. Evidenciamos que a prática educativa desvela a utilização de sequências didáticas relacionadas as atividades que visam a construção do conhecimento ou da aprendizagem de diferentes conteúdos, além da utilização de livros didáticos que corroboram para o avanço da leitura, escrita e resoluções de questões. No processo de ensino, observamos ainda que os professores valorizam o contexto social em que os alunos estão inseridos e organizam o planejamento, orientação e avaliação das atividades didáticas. Concluímos que as discursividades de educadores sobre o diagnóstico do contexto educacional e das atividades didáticas a partir dos espaços de aprendizagem, da prática educativa, das formas de organização e das metodologias do Ensino Fundamental dos Anos Inicias contribuem para a formação crítica do aluno, no entanto é necessário a ampliação de políticas públicas educacionais visando a melhoria da qualidade do ensino, o alcance dos propósitos pedagógicos intencionais e planejados, as formas didáticas e meios organizativos do ensino e da aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação do campo, com enfoque na prática educativa em multissérie, na escola Joana de Lima Cabral, comunidade de Caju-Úna
    (2023-12-14) NASCIMENTO, Luana Maria Ferreira; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    Este trabalho discute a prática educativa em multissérie, a partir da experiência de uma professora que atua na Escola Joana de Lima Cabral, comunidade de Caju-Úna, Soure-PA, visando analisar a prática educativa desenvolvida em uma classe multisseriada na referida escola, o que perpassou por situar os desafios encontrados pela professora no cotidiano escolar. O estudo abrangeu a pesquisa bibliográfica e a documental somado ao diálogo com a professora atuante na multissérie. Assim, foram bases às reflexões de autores como Caldart (2002; 2004) e Hage (2005, 2006), entre outros. Dos documentos oficiais nos utilizamos do Documento Curricular Municipal de Soure, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em vigor e as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas escolas do campo. Houve também a entrevista com a professora e a observação in loco, a escola mencionada. Como possível resultado, vimos que escola do campo com atuação multisseriada se encontra distante da qualidade socialmente referenciada, ou seja, com a garantia aos sujeitos do campo o atendimento de boa formação e valorização da vida no e do campo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação infantil do e no campo: a natureza no ensinar-e-aprender de crianças marajoaras
    (2023-12-12) RABELO, Rosane da Cruz; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    Este estudo versa sobre a criança e a natureza, com objetivo de investigar a prática educativa na Educação Infantil do e no campo em interface com a criança e a natureza. Dentro da abordagem qualitativa, o estudo envolveu o aprofundamento documental e bibliográfico concernente ao tema bem como foi realizada pesquisa de campo com o uso de observação, de entrevistas e do registro fotográfico. Como interlocutores contamos com as crianças de Educação Infantil, as professoras da Escola Recreio dos Passarinhos, situada na comunidade de Água Boa, município de Salvaterra-PA. Os resultados apontam que existe concretamente uma interação da criança com a natureza, assim desde antes da escola as crianças iniciam seus aprendizados ecológicos e de convivência com esta. E, talvez, impulsionado por tais práticas faz com que na escola, a continuidade desse exercício seja vivido também e relevante na aprendizagem. Ou seja, na proposta dos professores é incluído a natureza como tarefa pedagógica e da ambientação escolar, encaminhando para um desemparedamento das crianças da sala de aula. Assim, constatamos que as professoras têm uma prática de tematizar a natureza nas atividades educativas desenvolvidas dentro e fora do ambiente escolar, e as crianças apresentam uma relação orgânica e usufruem da natureza de maneira positiva.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O Estado do conhecimento sobre os cuidadores escolares de crianças autistas no ensino regular e suas práticas educativas
    (2019-09-06) CONDE, Larissa Fernanda Alves; SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/1962639091204837
    Esse artigo tem o objetivo de levantar e analisar produções que versam sobre cuidadores de crianças autistas em Programas de Pós-Graduação no Brasil na área de Educação entre 2014 e 2018. O levantamento foi realizado nas plataformas: Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no Portal de Periódicos da CAPES e no Google Acadêmico. Primeiramente levantou-se as produções com a palavra-chave cuidador escolar e em seguida cuidador escolar e autismo. Os resultados indicaram ínfima produção nos estudos sobre cuidadores escolares de crianças com TEA, foram encontradas seis produções que se concentraram em duas categorias: (a) Cuidador Escolar e Autismo; (b) Cuidador Escolar. Considera-se a necessidade de ampliação de pesquisas sobre a temática abordada.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O estágio supervisionado do curso de Pedagogia na formação de professora e professor
    (2022-07-12) OLIVEIRA, Lorena Araújo; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866
    A pesquisa do Trabalho de Curso é resultante do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental Anos Iniciais do Curso de Pedagogia a respeito da formação de professora e professor como processo teórico-prático. No curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança da Universidade Federal do Pará o estágio é uma atividade curricular, organizada no núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos no eixo formação de professores e organização da prática pedagógica. É uma formação inicial de profissionais para atuação na docência da Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Educação de Jovens e Adultos, gestão educacional, coordenação pedagógica, em ambiente não escolar. O problema norteador do estudo é saber de que forma as atividades didáticopedagógicas do Estágio Supervisionado articula a formação acadêmica com o exercício profissional na formação inicial de professora e professor do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação? Objetivo principal é analisar as atividades didático-pedagógicas do Estágio Supervisionado articulas a formação acadêmica com o exercício profissional na formação inicial de professora e professor do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação. A atividade curricular foi desenvolvida na Escola Antônia Cunha Vila Jaburu-Primavera-PA, Município de Capanema, em uma turma do 5º ano/9. A pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo interacional, realizada por etapas, conforme previa o Plano de Ensino do Estágio Supervisionado, uso da técnica da observação participante, entrevista, elaboração e execução de práticas pedagógicas na regência da sala de aula. Participaram a técnica pedagógica e supervisora da Escola concedente. Os resultados indicam que o Estágio Supervisionado é uma atividade de pesquisa, momento de atividades colaborativas, tempo de formação profissional da pedagoga e pedagogo. Momento de aprendizados e trocas de experiências e prática educativas no contexto escolar. Concluo que é preciso que a Secretaria Municipal de Educação de Capanema e a Escola considerem rever a escolha da editora e o uso do Livro Didático no processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar. Do mesmo modo que na formação inicial de professora e professor se dialogue a respeito dos conteúdos indicados na visão sulista de editoras utilizadas nas Secretarias Educacionais da Região Amazônica. Os Livros Didáticos da Escola pesquisada não contemplam a Lei 10.639/2003 3 a 11.645/2008, que trata da cultura afro-brasileiras e indígenas. Em síntese, o contexto da pandemia da COVID-19 mostra as limitações do trabalho pedagógico e da ausência de planejamento para a retomada as aulas presenciais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os letramentos nas classes multisseriadas: uma proposta colaborativa na comunidade ribeirinha de Aicaraú
    (2014) CONCEIÇÃO, Alda Nair Machado da; SILVA, Wanda Melo da; CORRÊA, Júlia Antônia Maués; http://lattes.cnpq.br/9572837564719643
    O referido trabalho de pesquisa tem como tema: os letramentos nas classes multisseriadas: uma proposta colaborativa na comunidade ribeirinha de Aicaraú. A pesquisa foi realizada em uma turma multisseriada da Escola Municipal do Aicaraú e buscou responder ao problema levantado por nós de descrever e problematizar a prática educativa da referida escola. No decorrer da pesquisa detectou-se que não há evasão escolar, fato descrito pela professora, porém na época da coleta do açaí, os discentes costumam ausentar-se da escola para ajudarem a família no cultivo e coleta da fruta, e que este fato interfere na aprendizagem dos mesmos, aumentando o número de reprovações na unidade de ensino. Acreditamos que os resultados esperados foram obtidos, haja vista que entendemos existirem ainda muitos problemas que envolvem o processo de leitura e escrita dos alunos de turmas multisseriadas, e que estes dificultam sobremaneira, o desempenho desses educandos. Como procedimento metodológico este estudo deteve-se em um relato de experiência, a fim de obter informações inerentes a proposta desta temática. Assim, destacou-se uma descrição adequada do contexto institucional e espaçotemporal, no qual realizou-se a experiência. O procedimento proposto esteve adequado à intervenção em função da problemática e dos objetivos almejados, assim como a adequação dos procedimentos utilizados na apresentação dos dados que atuaram como suporte desta pesquisa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Práticas educativas na educação infantil: um olhar a partir do estágio supervisionado em uma escola municipal de Augusto Corrêa/PA.
    (2023-11-01) AMORIM, Edinei Lisboa; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618
    Este relato de experiência discute o estágio supervisionado e foi motivado pelas seguintes questões norteadoras: que papel desempenha o estágio supervisionado em Educação infantil na formação do profissional que trabalha com crianças de 0 a 5 anos de idade? Como organizar uma prática pedagógica a partir do espaço, do tempo para que essas crianças construam e se apropriem dos bens culturais da humanidade? Objetiva apresentar reflexões produzidas sobre as vivências observadas e construídas no momento do desenvolvimento do Estágio Supervisionado na Educação Infantil, ocorrido no período de 20/10/2021 a 08/11/2021, em uma escola da rede pública de ensino do município de Augusto Corrêa – Pará. Utiliza, como metodologia, a abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a observação e registros no caderno de campo. Os resultados demonstram que o estágio possibilitou aprofundamento e a construção de referenciais teóricos e práticos importantes para a formação docente na perspectiva de sua atuação na primeira etapa da educação Básica.
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