Navegando por Assunto "Portuguese language teaching"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Prática de leitura e escrita nos anos finais do ensino fundamental: a atuação dos professores de Língua portuguesa na EEEFM São Miguel vila de Beja(2025-09-15) FERREIRA , Gabriela da Costa Negrão; VASQUES, Gizele Lima; FERREIRA, Antonio Bruno Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/1222144281572089; https://orcid.org/0000-0001-5892-1994Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa as práticas de leitura e escrita nos anos finais do Ensino Fundamental, tendo como foco a atuação dos professores de Língua Portuguesa da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Miguel, localizada na Vila de Beja, Abaetetuba–PA. A pesquisa parte da constatação de que, apesar dos avanços na alfabetização, muitos alunos ainda apresentam dificuldades significativas de compreensão leitora e de produção textual, configurando situações de analfabetismo funcional. Nesse contexto, buscou-se compreender de que maneira os docentes enfrentam os desafios impostos pela escassez de recursos didáticos, pela diversidade linguística e cultural dos estudantes e pela necessidade de constante inovação pedagógica. A investigação, de caráter qualitativo, utilizou-se de revisão bibliográfica, observação participante, entrevistas com professores e grupos focais com alunos, além da análise documental de materiais escolares. Como fundamentação teórica, foram mobilizadas contribuições de autores como Magda Soares(2004), Paulo Freire(1996), Emília Ferreiro(1985), Vygotsky(1991), Ângela Kleiman(1995), Brian Street(1984), entre outros, que discutem alfabetização, letramento e práticas pedagógicas. Os resultados evidenciam que a prática docente voltada à leitura e escrita precisa ser ressignificada, priorizando metodologias contextualizadas, críticas e inclusivas, que promovam a autonomia dos estudantes e a valorização da linguagem como prática social. Assim, o trabalho contribui para o debate acadêmico e pedagógico sobre o ensino de Língua Portuguesa, apontando caminhos para o fortalecimento das práticas educativas e para a melhoria da qualidade do ensino nos anos finais do Ensino Fundamental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Preconceito linguístico e a formação de crenças(2019-02-04) VILHENA, Naiza Sena de; NONATO, Rejane Santos; http://lattes.cnpq.br/6031334183229142O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de investigar a influência do preconceito linguístico na formação de crenças sobre aprender português. Essa pesquisa foi realizada com cinco alunos do 7° ano do Ensino Fundamental. O instrumento utilizado foi uma entrevista semiestruturada, organizada a partir de 10 perguntas relacionadas aos objetivos específicos que buscam investigar a origem social dos alunos, as dificuldades encontradas na disciplina Língua Portuguesa, para evidenciar possíveis crenças a respeito da disciplina e a manifestação de preconceito linguístico no ambiente escolar e familiar. Como aporte teórico, este trabalho está baseado em preceitos de Bagno (2003, 2007, 2009, 2014, 2015), Barcelos (2012,2013), Botassini (2013, 2015) e Possenti (1997, 2010). Os dados revelam que os alunos com maior dificuldade em Língua Portuguesa pertencem à classe social baixa, o que consequentemente os distancia da língua padrão ensinada pela escola e justifica maior dificuldade na leitura e na escrita. Identificou-se também a crença de que saber português está relacionado ao domínio e conhecimento das regras gramaticais. Os resultados revelam ainda que todos os alunos já sofreram preconceito linguístico, tanto no ambiente escolar como no familiar. No entanto, esses alunos não têm a percepção de que estão sofrendo discriminação por conta de seu modo de falar.