Navegando por Assunto "Popular Culture"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Do girar da saia ao brilho da coroa: estética e performance na construção da Rainha Junina a partir da miss caipira(2025-09-16) COSTA, Keyla Barros da; PINHEIRO, Paola RodriguesEste trabalho investiga a transição da figura da miss caipira para a rainha junina a partir de uma abordagem teórico-prática, fundamentada em vivências pessoais e trajetórias artísticas. Busca se analisar os aspectos estéticos, coreográficos e simbólicos que diferenciam essas personagens nas quadrilhas juninas brasileiras, considerando tanto a tradição quanto a reinvenção performática. A pesquisa utiliza a cartografia como metodologia (PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 2015; ROLNIK, 1989), entendida como um modo de acompanhar processos, mapear percursos corporais e registrar escolhas criativas a partir da experiência, em diálogo com a noção de escrita que acompanha o real em sua fabricação (DELEUZE; GUATTARI, 1995). O método autoral Raiz-Cena subsidia a análise da construção coreográfica, da presença cênica e da expressão simbólica da rainha junina, articulando saberes populares e processos de criação (SALLES, 2008; 2011). As observações realizadas entre 2015 e 2022 nos estados do Pará, Tocantins, Ceará e Sergipe demonstram como elementos culturais, performáticos e corporais moldam a performance e reforçam identidades singulares. Além disso, ao reconhecer a memória e a oralidade como formas de transmissão de conhecimento (CANDAU, 2016; BRANDÃO, 2002), o estudo legitima os saberes populares inscritos no corpo como dispositivos epistemológicos válidos. O trabalho também evidencia a escassez de produção acadêmica sobre o tema, reforçando a importância de registrar e valorizar práticas que emergem da cultura popular. Ao combinar relato autobiográfico, observação de campo e reflexão estética (FERNANDES, 2002), esta pesquisa contribui para a inserção da cultura junina no meio acadêmico, destacando a riqueza dos processos criativos e oferecendo referências que podem inspirar outras artistas e pesquisadores a explorar e reconhecer a relevância da cultura popular brasileira.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Teatro e memória: atos formativos de uma artista pesquisadora em Mocajuba/PA(2022-08-29) NUNES, Sidiane Vieira; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260; https://orcid.org/0000-0001-8186-4510O presente trabalho tem por objetivo apresentar experiências teatrais desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa PERAU - Memória, História e Artes Cênicas na Amazônia/CNPq. As experiências teatrais citadas neste trabalho foram desenvolvidas com mulheres mocajubenses e com artistas na cidade de Mocajuba/PA. Nessas experiências buscamos desenvolver um trabalho com teatro e memória, a partir de práticas teatrais, performance e da oralidade que conduziu as experiências aqui apresentadas. Mulheres mocajubenses se destacam na oficina de teatro e costura realizada em 2019 e motivada por meus atravessamentos de vida, enquanto estudante da Licenciatura em Teatro, costureira, mãe solo e mocajubense. Os artistas mocajubenses adentram a pesquisa sobre o pássaro junino Bem-te-vi mocajubense “No voo e cantares dos pássaros”, dialogando sobre a cultura popular paraense. Essas experiências foram pautadas nas discussões teórico-metodológicas da História Oral, através de Freitas (2006); e dos Estudos da Memória, principalmente os apresentados por Pollak (1989), ao discutir sobre silêncio e esquecimento, e Nora (1993) sobre lugares de memória. Vivenciar esses encontros possibilitou encontrar identificações, com as mulheres, força e persistência; com os fazedores da arte, valorização e resgate da cultura popular mocajubense. Por isso, pautada nos princípios norteadores deste trabalho, procuramos conhecer as experiências de vida e vivenciá-las por meio da linguagem cênica, porque acreditamos que o teatro seja esse espaço potencializador, capaz de transformar, acolher e escutar. Dessa maneira, queremos, neste trabalho, apresentar essas vivências formadoras e refletir sobre o potencial do encontro entre teatro e memória, e que neste trabalho envolveram mulheres em seus diversos contextos socioculturais e artistas da cidade de Mocajuba/PA.