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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização científica no ensino de ciências: caminhos e desafios(2018-08-07) OLIVEIRA FILHA, Roselene Hianes; OLIVEIRA, Sônia Maria Maia; http://lattes.cnpq.br/0360323192870657Esta monografia é resultado de um trabalho que objetivou desenvolver um estudo sobre Alfabetização Científica no ensino de ciências, mostrando seus caminhos e desafios. Pretende-se expor o ensino de ciências sob a ótica da Alfabetização Científica em paralelo ao ensino de ciências ministrado por professores do ensino fundamental em sala de aula. A metodologia do trabalho decorreu de levantamento bibliográfico, apoiado nos autores Chassot (2003), Krasilchik (1987) Lorenzetti e Delizoicov (2001), Carvalho (2004), Bizzo (2009), além das minuciosas leituras, em busca de mais informações. Utilizou-se, pesquisa de campo, onde foram entrevistados professores do ensino fundamental menor em uma escola da rede pública estadual de ensino, em Belém/PA. Esta pesquisa permite refletir sobre como está sendo trabalhado o ensino das ciências nas escolas públicas. É necessário que professores, educadores busquem metodologias mais eficientes e atrativas para que o trabalho alcance o seu principal foco que são pessoas alfabetizados cientificamente, pois, é através da alfabetização científica que as crianças são possibilitadas de ler o mundo, de compreender o espaço onde estão inseridas e intervir na sociedade, assim, o ensino de ciências pode promover o desenvolvimento amplo da criança e colaborar para a formação de um cidadão crítico e possivelmente solucionador de problemas sociaisTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Educação de jovens e adultos na Amazônia marajoara: desafios e perspectivas para a emancipação social no município de Curralinho/PA(2019-01-17) LEÃO, Tânia dos Santos Costa; COSTA, Eliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/7752492408860587; https://orcid.org/0000-0002-5036-3147O presente estudo tem como objeto a Educação de Jovens e Adultos na Amazônia marajoara, com a perspectiva de problematizar e refletir esta modalidade como um possível mecanismo de emancipação social para aqueles sujeitos que foram colocados à margem. Para tanto, busca-se em geral discutir a contribuição da EJA como mecanismo de emancipação social, para os jovens e adultos de Curralinho, alunos dessa modalidade de ensino, principalmente, dos que estudam na escola “Manoel Duarte”. De modo específico pretende-se: verificar se o Estado brasileiro ao longo da história tem tratado a EJA como um direito ou ação compensatória; compreender o desenvolvimento dessa modalidade de ensino em Curralinho e, também, refletir sobre a importância da EJA para a vida em sociedade de jovens e adultos no Marajó. E por fim, procuramos conhecer, por meio das narrativas orais, as percepções de docentes e discentes sobre a EJA na escola “Manoel Duarte”, elencando sentidos e significados atribuídos por esses agentes a essa modalidade em Curralinho. Em vista de alcançar os objetivos propostos adotamos os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica realizada em livros e artigos cuja a EJA é a principal referência; pesquisa documental tendo como principal documento a proposta curricular do município. Os dados foram coletados também, por meio de entrevista semiestruturada realizadas com três alunos, três professores uma coordenadora pedagógica os quais, fazem parte do universo da EJA, na escola, lócus da pesquisa. A leitura e interpretação dos dados empíricos à luz da análise de conteúdo possibilitaram constatar que a EJA em Curralinho em parte auxilia jovens e adultos subalternos no ingresso efetivo na sociedade, como cidadãos de direitos, que refletem sobre suas ações, cientes dos deveres e, principalmente, dos direitos que têm. Porém, a falta de compromisso por parte do governo municipal para materializar a EJA enquanto direito, implica de forma negativa no desenvolvimento de muitos desses alunos, e, sobretudo, no desenvolvimento educacional do município. No que corresponde a organização da EJA, na escola lócus da pesquisa, constatamos que não há um planejamento específico. Aliás, essa modalidade se apresenta como um apêndice na escola. Entendemos que a EJA, em Curralinho e na escola lócus, carece de um trabalho integrado e articulado entre gestão municipal e gestão escolar, coordenação pedagógica e professores. Concluímos que a EJA, embora, os problemas enfrentados, têm provocado mudanças na vida dos educandos. Os professores demonstraram que, por meio de seus esforços e conhecimento ajudam os alunos vislumbrarem e lutarem por um futuro diferente da realidade que vivenciam.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Equações diferenciais ordinárias: da teoria a prática(2024-01-03) GOMES, Maria Monteiro; CORDEIRO, Sebastião Martins Siqueira; http://lattes.cnpq.br/6473574128276776; https://orcid.org/0000-0001-5354-2071Este trabalho apresenta um estudo das equações diferenciais ordinárias, visando apresentar os resultados das pesquisas realizadas, além de enfatizar a relevância da modelagem e aplicação de problemas relacionados à biologia, física e química. Neste contexto, ao percorrer brevemente a trajetória histórica das equações diferenciais, e revisar conceitos prévios importantes para a pesquisa, buscou-se a compreensão das equações diferenciais, bem como as classificações de acordo com o tipo, a ordem e a linearidade, assim como os métodos para encontrar soluções. Em seguida, realizou-se o estudo das equações diferenciais ordinárias de primeira ordem e de ordem superior. Culminando na abordagem prática que finaliza o produto desta pesquisa trazendo as aplicações, evidenciando a relevância desse campo de estudo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Feira cultural camponesa: uma experiência positiva(2019-06-18) SILVA, Nilza Andrade; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861O trabalho apresentado é um relato de experiência com o tema Feira Cultural Camponesa, vivenciado numa escola da zona rural no Município de Placas-PA, nasceu da necessidade de aprimorar o conhecimento do aluno, buscando informações acerca das atividades familiares, proporcionando um conhecimento em relação à cultura, economia, entre outros aspectos, propiciando possibilidades de pesquisa e interação família e a escola. Envolvendo alunos, professores de todas as áreas do conhecimento, familiares e a direção da escola. Os instrumentos de avaliação consistiram em entrevistas e depoimentos de alunos e professores, constatando que os alunos não deveriam construir seu próprio conhecimento por meio da prática e experiência vivida.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO CONTADA POR MEIO DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE CURRALINHO: de 1937 aos dias atuais(2021-06-17) SOUTO, Mayenne Dillem Ferreira; MATOS, Cleide Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8533815869369392; https://orcid.org/0000-0003-3229-9441O presente trabalho tem como objetivo valorizar a história das instituições escolares da área urbana do município de Curralinho/PA para que os alunos da rede pública de ensino possam conhecer a história silenciada pela modernidade. Este trabalho se caracteriza como pesquisa documental realizada por meio do levantamento do histórico de todas as escolas do meio urbano do município e dos decretos de criação, os quais possibilitaram conhecer parte da história educacional da cidade. A pesquisa permitiu perceber o significado de obras materiais construídas no passado; a compreender que as realidades históricas de determinada localidade e de seus habitantes no tempo não se dão isolada do mundo, mas fazem parte do processo histórico em que populações locais constroem suas identidades culturais e sociais; que estas identidades são diversas e todas merecem respeito.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Implicações de projetos de pesquisa na formação inicial de estudantes de graduação em Pedagogia na UFPA/Castanhal-PA(2018-08-30) PEREIRA, Elizama de Jesus; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492No contexto das instituições públicas de ensino superior, especificamente na formação inicial dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, a prática da pesquisa tem se evidenciado como um espaço crescente e diversificado de programas, grupos e núcleos que dão origem aos projetos de pesquisa que vem a cada dia incluindo um número maior de estudantes da graduação como bolsistas e/ou voluntários. Em tais projetos são evidenciadas experiências como pesquisador, que são organizadas e orientadas por um professor coordenador. Por conta disso, o presente trabalho teve por objetivo analisar as implicações de projetos de pesquisa, dentro do universo da academia, na formação inicial de estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará – UFPA/ Campus Castanhal-PA. Ou melhor, a pesquisa foi feita em torno do tema “formação inicial de estudantes de pedagogia”. Para tanto, foram utilizados questionários para coleta de dados, já os participantes foram oito graduandos envolvidos em projetos. Sendo que, através das características metodológicas apontadas para essa pesquisa, enquadra-se como pesquisa qualitativa, de campo, de caráter descritivo-analítico. Isto de acordo com os pontos de vistas: de abordagem do problema (pesquisa qualitativa), dos procedimentos técnicos (pesquisa de campo) e, do ponto de vista dos objetivos (pesquisa descritiva), estes se complementam no intuito da investigação da problemática. Além disso, dentre os autores que discutem os conceitos centrais desta pesquisa destaca-se: Almeida e Lima (2012), Cunha (2010), Demo (2011), Franco (2017), Freitas e Prodanov (2013), Leite e Lima (2010), Libâneo (2001b), Libâneo e Pimenta (2011) e Severino (2007). Em linhas gerais, este estudo identificou as implicações de projetos de pesquisa nos aspectos formativos como: melhoria na capacidade de relacionar teoria com a prática em sala de aula; sociabilidade; aprimoramento de conhecimentos; aguçamento e sede por novos estudos; busca de novas problemáticas para solucioná-las; capacitação na produção de trabalhos acadêmicos; dentre outros aspectos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mobilizações científicas: provocações à docência(2019-12-10) ROCHA, Luana Costa da; GONÇALVES, Kátia Liége Nunes; http://lattes.cnpq.br/5132791406240062Este trabalho é apresentado na estrutura de um portfólio acadêmico e faz destaque às Mobilizações Científicas para assim realizar provocações quanto a Docência em meio a Licenciatura em Matemática. Nesta escritura, são apresentadas três produções científicas desenvolvidas durante minha trajetória acadêmica, entre os anos de 2016 a 2019, no curso de Licenciatura em Matemática, amparando-se na Resolução nº 5.044, de 17 de maio de 2018, que aprova a proposta do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática, do Campus Universitário de Castanhal, quanto a formulação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na modalidade publicação. A primeira produção expõe a perspectiva de ensino da Etnomatemática a partir de uma investigação in locus, em que ressalta a relação do indivíduo com a Matemática e a influência que a cultura exerce. Já a segunda e terceira produções surgem a partir de reflexões sobre o ensinar-aprender-ensinar a Matemática no curso de Licenciatura em Matemática. A elaboração deste trabalho visou o entrelaçamento dos conteúdos dos textos científicos pensando na constituição do ser estudante e ser-docente, buscando, também, resSignificar as produções científicas apresentadas em eventos acadêmicos em que se discute Matemática e Educação Matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Plano Nacional de Educação 2014-2024 e a Educação de Jovens e Adultos nas escolas do campo de Curralinho-Pará(2020-11-27) FREITAS NETO, Flávio Nogueira de; REIS, Manuelle Espíndola dos; http://lattes.cnpq.br/1753345784639940O presente estudo intitulado como “Plano Nacional de Educação 2014-2024 e a Educação de Jovens e Adultos nas escolas do campo de Curralinho-Pará” objetivou investigar como acontecem as relações das experiências vivenciadas, estudos e discussões acerca da Educação de Jovens e Adultos com um olhar específico para a EJA no campo do município de Curralinho-PA. A pesquisa realizada é de base predominantemente qualitativa, pois através dos dados consultados no Plano Nacional de Educação, podemos analisar as informações contidas nas metas referentes à Educação de Jovens e Adultos no Brasil, e quais as estratégias especificas voltada a demanda abordada. E de forma quantitativos, através da analise dos dados contidos no anuário brasileiro da educação básica, que medem os índices da Educação de Jovens e Adultos tanto no âmbito Nacional, como nas cinco regiões do Brasil. As fontes teóricas que sustentam as discussões são: Arroyo (1998), BESSERA (2014), Alvez (2008), Plano Nacional de Educação-PNE (2013), Anuário Brasileiro da Educação Básica (2018), e outros. Os resultados obtidos na pesquisa evidenciam a disparidade que há na qualidade de ensino das turmas da EJA nas diferentes regiões do Brasil, bem como, as diferenças entre os indicies de desenvolvimento educacional para a educação de jovens e adultos, nos diferentes segmentos apresentados, a exemplo: faixa-etária, etnia, gênero e condição social.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) PNAIC: um estudo sobre o aproveitamento dos alunos de 4° ano das atividades de alfabetização e letramento na Escola de Ensino Fundamental Santa Mônica(2017-10-03) GOMES, Edicleia Rodrigues; SILVA, Solange Pereira da; http://lattes.cnpq.br/6443895796975686; https://orcid.org/0000-0002-5324-0628O presente Trabalho de Curso objetivou descrever os parâmetros metodológicos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e atividades didáticas para se trabalhar com alunos do 4º ano na escola de ensino fundamental Santa Mônica, no município de Breves-Pá. Dando ênfase na evidencia das pesquisas feitas quanto ao aproveitamento de aprendizado desses alunos, como também mostrar quais as atividades usadas durante este processo e qual a importância do PNAIC na capacitação dos professores e para o desenvolvimento de atividades que visam à alfabetização e letramento dos alunos. Para concretização desta, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo. Para fundamentar as discussões desta pesquisa, utilizamos as proposições de Kleiman (2007), Souza (2014), Mendonça (2007), além dos relatos dos professores, objeto desta pesquisa. Os resultados da pesquisa apontam que as atividades didáticas analisadas são relevantes porque destacam categorias centrais na discussão deste tema.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reflexões de um acadêmico em licenciatura integrada: experiências, vivências e memórias na formação educacional(2016-06-15) VASCONCELOS, Mauro Duarte de; ALMEIDA, Talita Carvalho Silva de; http://lattes.cnpq.br/6247156526483924O trabalho de conclusão de Curso (TCC) em questão apresenta as reflexões do acadêmico Mauro Vasconcelos discente do curso Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará elencando suas múltiplas experiências no contato com a vida acadêmica e a aplicação do conhecimento produzido em pesquisa e análises práticas, bem como suas vivências e como foi tocado pessoalmente ao logo deste processo revivendo esta intensa trajetória de vida por meio de suas memórias, ou seja, daquilo que o marcou e se eternizou em sua história. Nos capítulos existentes, refaço minha trajetória de vida desde o primeiro contato com a educação perpassando pelo meu estudo em níveis fundamental e médio no sistema regular e as dificuldades apresentadas que servem como base de análise até o período hodierno. Aliado a isto, elenco minhas experiências no contexto acadêmico expondo as pesquisas voltadas à inclusão e ao papel do professor, bem como a análise da relação professor aluno no contexto do desenvolvimento e da aprendizagem, aproveito ainda para destacar minhas experiências práticas ao falar do estágio. Trata-se de uma revisitação ao meu passado para que se possa compreender, de modo aprofundado e repleto de experiências, como um profissional é formado pela união entre os conhecimentos repassados e as situações vivenciadas por toda sua vida, de modo intrínseco.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Travessias de formação: idas e vindas em meio as teorias, experiências e reflexões(2019-12-09) ZAMPOLO, Marianna Sarmento; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006Este texto foi pensado e estruturado no formato de um Portfólio Acadêmico, com a intenção de fazer desta escrita, um querer dizer das teorias, das experiências e das reflexões, que foram sendo construídas nas idas e vindas no/do processo de formação inicial na Licenciatura em Matemática. Nesta estrutura, tivemos o cuidado de lidar com as produções de forma a conduzir a escrita de forma sequencial, no sentido de explicitar como decorreu o processo de travessia desta produção. Desta forma, aqui apresentamos três produções cientifico acadêmicas que foram construídas ao longo da travessia de formação acadêmica, ocorrida no período compreendido entre os anos de 2016 e 2019. Desta feita, o Trabalho de Curso no formato de Portfólio está consolidado na nova proposta organizacional do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática, do Campus Universitário de Castanhal, na modalidade publicação, que foi aprovada pela Resolução nº 5.044, de 17 de maio de 2018. A primeira produção se refere a um relato de experiência sobre Modelagem Matemática, trabalho este que despertou o meu interesse em conhecer sobre metodologias específicas da Matemática, que proporcionam relacionar o cotidiano dos estudantes com o que deve ser ensinado em sala de aula e, podendo assim, facilitar a aprendizagem de conteúdos matemáticos. A segunda produção, é uma narrativa sobre as experiências de uma pesquisa de campo, na modalidade de Estudo de Caso, tendo como objeto, a Etnomatemática como uma metodologia e estratégia de ensino. A terceira produção trata-se de um estudo teórico sobre a Etnomodelagem como metodologia de ensino, que se apresenta como uma proposta de fazer a junção da Modelagem Matemática e da Etnomatemática, discutidas nas produções anteriores. A Etnomodelagem pode ser compreendida como uma metodologia que pode contribuir para o ensino de determinados conteúdos matemáticos. Deste modo, a construção deste texto objetiva fazer um apanhado dos conhecimentos, dando sentido de pertencimento do saber produzido, experienciado e provocador de reflexões, no sentido de fazer destas produções, o vínculo necessário entre o pensar e o fazer, entre o estar e o ser professor de Matemática.