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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A RELAÇÃO COM A IDENTIDADE LOCAL: reflexões a partir da escola São Tomé em Breves – Pará
    (2021-01-20) COELHO, Helda Góes; COSTA, Eliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/7752492408860587; https://orcid.org/0000-0002-5036-3147
    Este trabalho trata da relação da educação do campo com a identidade local, a partir da prática docente materializada na Escola São Tomé, no município de Breves. Procura responder a seguinte problemática: A prática pedagógica materializada na Escola do campo São Tomé, em Breves no Marajó, contribui com o reconhecimento da identidade local e o fortalecimento identitário dos alunos, enquanto cidadãos do território amazônico marajoara? Tem-se por objetivo geral: Identificar se a prática pedagógica concretizada na escola-lócus dialoga com os pressupostos do paradigma de educação do campo. No campo metodológico enveredamos pela pesquisa de abordagem qualitativa envolvendo os seguintes procedimentos: levantamento bibliográfico e documental sobre Educação do Campo; realização de entrevistas semiestruturadas com dois professores, uma coordenadora pedagógica, e três discentes do quinto ano da referida instituição; organização e análise dos dados a partir de pressupostos da perspectiva dialética materialista. Os dados obtidos empíricos em diálogo com a base teórica apontaram que na escola São Tomé são desenvolvidas práticas que visam o reconhecimento da identidade local e a identificação dos alunos com o campo. Contudo, há obstáculos e desafios cotidianos que limitam o processo de ensino e de educação no campo, dentre eles: a formação docente, a não identificação do (a) professor (a) com a Educação do Campo, a rotatividade dos professores, a falta de formação continuada, a infraestrutura precária da escola e a falta de recursos didáticos e de transporte escolar. Todavia, mesmo com todas as dificuldades e obstáculos diários, os alunos gostam e se sentem bem na escola, e se veem enquanto sujeitos do campo. Concluímos assim, que a prática pedagógica materializada na escola São Tomé, em Breves contribui com o fortalecimento da identidade local e a identificação dos educandos com o território rural.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Festividade de São Benedito no Quilombo: entre passado e presente, mudanças e permanências, e a importância do conhecimento para o reconhecimento
    (2024-12-11) LOBO, Shirlene da Silva; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
    O presente artigo pretende analisar as narrativas orais e documentais para o estudo e conhecimento do Patrimônio Imaterial presentes no Quilombo São Benedito, situado no distrito de Vila Moiraba, localizado à margem direita do Rio Tocantins, em Cametá, Pará, tendo como base a Festividade de São Benedito, que possui admirável relevância religiosa, cultural e popular. Destacam-se os hábitos e tradições específicos da comunidade, que constituem, de forma peculiar, sua identidade e sentimento de pertencimento. Trata-se de patrimônios históricos, bens culturais, ofícios e modos de fazer, celebrações, lugares e formas de expressão típicos do território, que necessitam de estudo para o reconhecimento, valorização e preservação local, a fim de evitar, no futuro, impactos irreparáveis no quilombo, decorrentes do constante processo de mudança. Assim, para que um bem seja reconhecido como patrimônio em nossa localidade, ele precisa ser pesquisado com muito critério, considerando a nossa história, suas características técnicas, o estado de conservação, as transformações ao longo do tempo, e sua importância cultural, entre outros aspectos. Nesse contexto, destaca-se a tradicional Festividade de São Benedito como exemplo de Patrimônio Imaterial que precisa ser reconhecido e preservado pela população em geral. Isso fortalece e identifica nossos vínculos patrimoniais e culturais, estimulando a participação em todas as etapas da preservação dos bens existentes em nossas comunidades, em consonância com a escola Gracinda Dias Peres, que é um veículo de transmissão para o ensino-aprendizagem. A escola pode proporcionar possibilidades e reflexões sobre a Educação Patrimonial, enfatizando a festividade como patrimônio imaterial, pois, por meio da educação, é possível narrar a história do festejo até os dias atuais, contribuindo também para a historiografia do quilombo, no qual a festa está inserida, com o apoio da Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Lideranças do Movimento Quilombola, palestras, alunos, entre outros. Essa iniciativa de Educação Patrimonial se dá pelo êxodo da população em busca de melhores condições de vida, além do falecimento de pessoas adultas, o que deixa a nova geração sem informações sobre sua própria história e, consequentemente, sem entendimento de pertencimento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Memory as belonging: existential concretization in the work “The Truth About Me: a Hijra Life Story” by A. Revathi
    (2024-08-21) SOUZA, Natália Galdino de; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786
    Este trabalho busca discutir os conceitos de memória, resistência e pertencimento por meio de reflexões junto a alguns autores como Alfredo Bosi (1996), Augusto Sarmento-Pantoja (2022), Tânia Sarmento-Pantoja (2022) no que se refere à resistência; Maurice Halbwachs (1990), Michael Pollak (1992) sobre os conceitos de memória; Sandra Regina Lestinge (2004) e Lucimara Valdambrini Moriconi (2014) sobre pertencimento, entre outros que corroboram para o desenvolvimento deste trabalho. O objetivo desta pesquisa é compreender as relações de resistência como forma de existir e entender o processo de memória para a realização existencial. O corpus desta pesquisa são os capítulos 1, 2 e 3 da obra autobiográfica “The Truth About Me: A Hijra Life Story by A. Revathi”. Para o desenvolvimento deste trabalho, usamos o método de pesquisa bibliográfica qualitativa da literatura comparada com base em uma análise teórico-crítica da obra selecionada. Como resultado, testemunhamos por meio da narrativa de Revathi, uma resistência baseada na necessidade de sobrevivência, onde somos apresentados à sua trajetória como Hijra e como essas memórias foram/são essenciais para sua realização existencial, para ser quem você sempre foi.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os monumentos, os sujeitos e as ruas: estudo de caso da Coluna da Infâmia e monumento em homenagem a Gama Malcher
    (2014-12-29) JUCÁ, Fernanda Carneiro; SILVA, Carmen Lúcia Souza da; http://lattes.cnpq.br/5662782706064461
    A presente pesquisa busca analisar a permanência dos monumentos na memória dos sujeitos da cidade de Belém, pensando nas relações estabelecidas com estes objetos dentro do cotidiano do município, considerando também a questão do pertencimento. Os monumentos aqui trabalhados são Homenagem a Gama Malcher e Coluna da Infâmia, escolhidos por causa da distância temporal entre eles e pela diferença na representação do discurso empregado nos mesmos. Como metodologia, recorremos ao estudo de público e pesquisas no acervo documental e bibliográficas para construir a análise. Esta pesquisa apresentou resultados que nos fizeram considerar fatores que venham contribuir para uma reapropriação destes monumentos, de forma a se efetivar tanto no espaço em que os monumentos se encontram, bem como em outros espaços de socialização da população da região metropolitana de Belém. Consideramos também contribuições, desta forma, para a ampliação da visibilidade destes monumentos dentro da sociedade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O potencial patrimonial e museológico do conjunto arquitetônico Antônio Lemos em Santa Izabel do Pará
    (2015-11-12) ROSA, Larisse de Fátima Farias da; MELO, Diogo Jorge de; http://lattes.cnpq.br/1754263921921200
    O Conjunto Arquitetônico Antônio Lemos foi idealizado pelo Intendente Antônio Lemos (1843-1913) com pretensão de abrigar meninas órfãs do Orphelinato Paraense. A construção foi viabilizada pela promulgação da Lei nº 370 de 28 de dezembro de 1903, a partir disso foi providenciado um terreno de setenta hectares na Vila de Santa Izabel para a edificação do prédio do orfanato. As obras foram iniciadas em meados de 1905, sendo paralisadas em 1911 por motivos políticos, e retornaram em 1926 no governo de Antônio Crespo de Castro (?-?) devido mobilização por parte da Fundação Mac-Dowell. O Conjunto Arquitetônico passou por diversas mudanças institucionais ao longo dos anos e atualmente sedia o Colégio Estadual Antônio Lemos. O referido imóvel é reconhecido como patrimônio da cidade de Santa Izabel por uma parcela da comunidade izabelense, tendo em vista a relevância histórica da construção e seu significado para o município. Destaca-se que parte do prédio do Conjunto foi tombada pela SECULT/DPHAC em 1982. Esse trabalho visa apresentar os diversos potenciais desse espaço, considerando seu significado patrimonial presente na oralidade de munícipes e pessoas vinculadas ao prédio. A metodologia se deu por meio de consultas em documentos oficiais, levantamento de dados, registro fotográfico e descrição arquitetônica da fachada. Pretendendo também expor alternativas para aperfeiçoar a ideia de pensar o lugar como futura instituição museal, e consequentemente preservar, pesquisar e divulgar o Conjunto Arquitetônico e seu acervo.
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