Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Perception"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ambiguidade perceptiva da imagem analisada no facebook
    (2018-06-29) PINHEIRO, Iwya Danielle dos Santos; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268
    Partindo do princípio de que o mundo é muito mais imagético que escrito, e que a imagem por si só já é um recurso dinâmico e exerce muita influência na nossa mente, venho neste estudo mostrar que assim como o texto escrito e no texto falado as imagens também podem transmitir ambiguidade, neste caso ambiguidade perceptiva, e buscar comprovar que a ambiguidade não é estritamente vinculada à linguagem verbal, podendo ser aplicada também a linguagem não-verbal, para melhor explicitar essa proposta busquei embasamento nos estudos que envolvem as Ciências Cognitivas, pois foi através delas que a Linguística Cognitiva deu início aos esboços que envolviam a percepção, tendo em vista que a imagem por si só não tem significação completa ela necessita de um contexto, e é nessa perspectiva de atrelar conhecimento de mundo (contexto) com a imagem em si que surgem os estudos referentes à Linguística e a Semântica Cognitiva que vem tratar da cognição humana principalmente no que tange a visão e a percepção, a visão porque é através dela que a mente recebe os estímulos visuais e a percepção porque é ela que atribui o significado aos estímulos recebidos, e assim demonstrar que a imagem mantém relações íntimas com o mundo real especialmente no que tange a significação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise da percepção da poluição sonora na feira de Bragança (Pará)
    (2024-06-25) FARIAS, Pâmela Vitória de Sousa; OLIVA, Pedro Andrés Chira; http://lattes.cnpq.br/0224399927142671
    Visto que a poluição sonora é considerada a segunda maior forma de poluição, este trabalho analisou a percepção dos ocupantes da Feira Livre da cidade de Bragança (Pará) em relação a este problema ambiental. O questionário aplicado buscou investigar a percepção que os entrevistados tinham sobre tal assunto, como a poluição sonora afetava a sua saúde, quais eram os tipos de ruídos que mais lhe incomodavam, em qual pontos os ruídos eram maiores. Os dados coletados mostraram que a maioria (83%) dos entrevistados tinham consciência ambiental em relação a poluição sonora. Da mesma maneira, os (92%) dos entrevistados tinham percepção do que seria a poluição sonora e a pesar de frequentarem o local todos os dias, (94%) se sentiam incomodados com os ruídos na feira. Falta de concentração, dor de cabeça e irritabilidade, falta de sono, dor de ouvido, etc foram a reações provocadas pelos ruídos mais relatadas pelos entrevistados. Quando questionados os entrevistados mostraram-se dispostos a realizar um exame de audiometria, desse modo possibilitando avaliar sua saúde auditiva, no entanto eles queriam que este exame fosse realizado ali mesmo, na Feira Livre de Bragança. Segundo a avaliação dos dados coletados na pesquisa foi certificado que os entrevistados tem clareza e sensibilidade no que se refere a poluição sonora, e alertar que a mesma está ocasionando problemas a sua saúde.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Paisagem e patrimônio natural na percepção das populações tradicionais e da dinâmica costeira na praia do vai quem quer, Ilha de Cotijuba, Belém – Pa
    (2022-10-07) SANTOS, Alessandro Ferreira dos; SENNA, Cristina do Socorro Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/6622787329862653; https://orcid.org/0000-0002-5636-2460
    Este artigo foi organizado a partir de um estudo de vulnerabilidade da orla costeira da porção norte da ilha de Cotijuba-PA, com dados oriundos de processos físicos erosivos ou de sedimentação, nos quais o ambiente praial é impactado. Nesse sentido, o artigo trabalha com os conceitos de patrimônio e paisagem, além da percepção da população da ilha com relação aos diferentes impactos advindos da dinâmica costeira. Para isso na metodologia adotada, houve a revisão bibliográfica; com a abordagem de ferramentas das geotecnologias; somadas ainda à atividade de campo para observação e levantamento de dados da área de estudo através de escuta ativa com conversas abertas, que auxiliaram na análise da percepção dos moradores, seja no reconhecimento da paisagem, enquanto patrimônio natural, seja nos diferentes usos e ocupações para compreender melhor os impactos da dinâmica costeira sobre o ambiente praial do Vai Quem Quer da ilha de Cotijuba-PA. Os resultados mostram fenômenos de erosão com a retirada de materiais encontrados na praia e nas falésias para construção de muros e residências. Diante disso, nota-se que na ilha de Cotijuba, a paisagem é percebida na mudança na linha de costa, termos temporais, evidenciado pelo recuo contínuo das falésias, tudo afetando o perfil da economia do local, pois a paisagem é integrada aos usos sociais costumeiros, que incluem desde o banho de mar, o uso dos restaurantes, para o lazer e turismo. As feições naturais, pela beleza cênica, chamam a atenção da população local, além de turistas. Vale ressaltar que as rochas e a areia da praia têm sido utilizadas para muitos fins, desde a construção de casas, como também a manutenção de bares e restaurantes. A paisagem é assim vista, integrada e usada como recurso ambiental e cultural pela população de Cotijuba.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A percepção da Câmara Municipal Legislativa sobre a política educacional no município de Nova Esperança do Piriá, Estado do Pará, Brasil
    (2023-04-01) DAMASCENO, Maria das Graças; OLIVEIRA, Francisco Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6672819410146078; https://orcid.org/0000-0003-1327-8362
    Este trabalho tem como objetivo principal analisar a percepção dos vereadores do município de Nova Esperança do Piriá, estado do Pará, sobre as políticas públicas de educação do referido município, assim como descrever o processo perceptivo que a vereança possui sobre os projetos, programas e ações relacionadas à educação. A pesquisa ocorreu no período de agosto de 2017 a janeiro de 2018. Elegeu-se como abordagem de pesquisa a qualitativa, onde foi possível elaborar e aplicar questionários com perguntas abertas e fechadas, tendo como foco principal os parâmetros que envolvem as políticas públicas e seus vieses a realizar a descrição do entendimento dos sujeitos questionados. A amostragem foi constituída de 5 (cinco) do universo de 9 (nove) vereadores da Câmara Municipal do Município de Nova Esperança do Piriá-PA. A análise ocorreu, primeiramente, pela organização e tabulação das respostas oriundas do questionário e, em seguida, análise e interpretação do conteúdo, com a transcrição total ou parcialmente das respostas mais expressivas. Os principais resultados demonstraram que a vereança não percebe políticas públicas de educação de forma efetiva no município de Nova Esperança do Piriá-PA, e, um dos fatores para essa não percepção é o não entendimento do que sejam essas políticas. Todavia, superficialmente, pouco foram os vereadores que demonstraram e assinalaram algumas das políticas públicas, por exemplo, o Programa Nacional de Alimentação Escolar e outros, sendo que estes são programas do Governo Federal.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Percepção da pessoa com deficiência sobre as políticas de inclusão: um estudo sobre leis e práticas na Universidade Federal do Pará – Campus Bragança.
    (2021-03-15) MORAES, Ana Lídia de Oliveira; OLIVEIRA, Francisco Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6672819410146078; https://orcid.org/0000-0003-1327-8362
    O estudo apresentado é resultado do Trabalho de Curso (TCC) que teve por objetivo analisar as percepções da pessoa com deficiência no que tange a legislação de políticas públicas para a pessoa com deficiência e práticas dentro da Universidade Federal do Pará – Campus Bragança. O estudo, sendo de caráter qualitativo, se baseou nos documentos regulatórios sobre inclusão no Brasil, panorama histórico internacional e nacional, e a percepção da pessoa com deficiência a partir de questionários com perguntas semiestruturadas, essas fontes são constituídas de quatro pessoas divididas entre discentes e servidores da Instituição. A análise dos dados ocorreu por meio de interpretação da fala dos sujeitos, mediante ao aporte teórico, legislação, e análise autoral. O estudou indicou em seu resultado a ausência de atendimento integral às pessoas com deficiência, sendo enfatizado as adequações arquitetônicas, a lacuna entre legislação e práticas e ausência de uma formação mais completa tanto do corpo pedagógico e dirigente da Instituição, como de profissionais da construção civil e da arquitetura. No mais, foi indicado que os caminhos pelos quais as Instituições de Ensino Superior estão, em relação a inclusão da pessoa com deficiência, ainda é longo e precisam ser consolidadas no fazer pedagógico, social e demais áreas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Percepção de alunos do 5º ano do ensino fundamental sobre meio ambiente
    (2017-04-24) SAMPAIO, Kelly Cristina Rocha; CONTENTE, Ariadne da Costa Peres; http://lattes.cnpq.br/5424406285707749; https://orcid.org/0000-0001-9228-3690
    O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção sobre Meio ambiente de alunos do 5°ano do ensino fundamental de uma escola em convênio com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) localizada no bairro da Terra Firme na cidade de Belém. A turma com 24 alunos foi dividida em seis grupos com quatro integrantes cada. Cada grupo respondeu livremente três perguntas sobre Meio ambiente sendo duas delas, orientadas a serem respondidas por meio de desenhos. Os resultados obtidos revelaram que apesar da categoria “Natureza” ter uma forte expressividade por meio dos desenhos, a categoria “Problema Ambiental” também teve uma grande representatividade nas respostas escritas onde os alunos demonstraram estar cientes dos problemas ambientais no que diz respeito ao descarte de resíduo.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA