Navegando por Assunto "Pedagogical Practice"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A construção da prática pedagógica mediada pela ludicidade: reflexos da BNCC na U.M.E.I creche Iracy de Souza Teixeira, em Moju-PA(2023-06-22) VIANA, Ana Carolina Fagundes; ALVES, João Paulo da Conceição; http://lattes.cnpq.br/8550073679337988; https://orcid.org/0000-0002-9549-3906O presente artigo tem como objetivo principal analisar como se dá a construção da pratica pedagógica na Educação Infantil mediada pela ludicidade, e quais os reflexos da BNCC neste processo. Tratou-se de uma pesquisa documental e de campo, realizada no município de Moju, em uma Unidade de Educação Infantil, tendo como colaboradoras seis professoras, que responderam à perguntas contidas em entrevistas semiestruturadas. A base teórica do trabalho está fundamentada a partir de autores como Kramer (2003), Kishimoto (1995), Luckesi (2014, 2015), Oliveira; Teixeira; Costa (2022), além de documentos normativos da educação básica como a BNCC (2017). Quanto aos resultados da pesquisa, estes indicaram que as docentes possuem um bom entendimento a respeito da ludicidade na Educação Infantil, compreendendo esta como uma forma rica de ensinar a criança e propicia-la um ensino significativo por meio das interações, brincadeiras e jogos, porém, embora a BNCC contribua de forma norteadora com as práticas lúdico-pedagógicas, dando suporte para as etapas de planejamento até a efetivação das atividades, ainda sim identificou-se por meio dos relatos que este documento não abrange como deveria as necessidades existentes nas diversas unidades de educação infantil para que os docentes ensinem ludicamente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O relicário de uma professora alfabetizadora: a escrita infantil e o conhecimento na formação inicial docente(2018-12-27) TEIXEIRA, Denise Letícia do Nascimento; LUCIO, Elizabeth Orofino; http://lattes.cnpq.br/9802121543478378; https://orcid.org/0000-0002-3446-5530O ato inicial da aprendizagem da leitura e escrita é um processo que envolve diversas concepções teóricas e metodológicas, que visam alcançar a alfabetização dos estudantes do ensino fundamental. Com a intenção de compreender os processos que envolvem o ato de alfabetizar, o presente trabalho apresenta as possibilidades e limites acerca de uma prática educacional de alfabetização, de uma instituição Municipal de ensino da região metropolitana de Belém, do Pará. A pesquisa se desenvolve por meio de uma abordagem qualitativa, de observação participante, com ligação direta ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no qual a presente autora foi estagiária durante o período de 1 ano e 6 meses. Desse modo, foi desenvolvido as atividades de alfabetização com os alunos do 2º ano do ensino fundamental I, através do PPA (Projeto de Apoio Pedagógico às Crianças com Dificuldades de Aprendizagens), no qual realiza-se por intermédio da concepção pós-construtivista do Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia da Pesquisa e Ação (GEEMPA). Ao analisar as atividades em torno das escritas infantis nota-se a potência que envolve esse trabalho, entretanto não deve ser desvincular o limite que ocorre nessa prática, como em qualquer outra prática pedagógica de ensino. Portanto, estudar, compreender, analisar uma visão de ensino é mergulhar em sua teoria e na prática pedagógica, refletir sobre o encontro da prática e teoria e reformular ideias.