Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Pedagogia social"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O direito à educação na perspectiva da pedagogia hospitalar: a ação do pedagogo na brinquedoteca hospitalar
    (2024-07-02) SILVA, Rodrigo Barra da; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250
    O objetivo desta pesquisa foi investigar sobre o direito à educação na perspectiva da pedagogia hospitalar, juntamente com a ação do pedagogo no contexto da brinquedoteca hospitalar. A pesquisa busca contribuir com os discussões referentes as interfaces onde o profissional de pedagogia pode atuar, e principalmente o direito à educação de qualidade das crianças e adolescentes. O artigo argumenta também, a colaboração desse profissional com a equipe médica, influenciando na melhoria do tratamento da criança, através da intencionalidade pedagógica do brincar de forma lúdica. Para construção desta pesquisa de análise bibliográfica, foram realizadas buscas através do site Google Acadêmico, a respeito de artigos já publicados sobre a temática. O aporte teórico da leitura, baseia-se nos artigos de Cury (2002), Fontes (2009), Lima e Paleologo (2012), Brito e Perinotto (2014), Paula e Foltran, Angelo e Vieira (2010). Como resultado desta pesquisa, percebe-se que ainda há ausência de materiais científicos referentes a esse tema e corrobora a desinformação dessa temática, e a importância do comprometimento para que sejam alcançadas melhorias decorrentes a estudos científicos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Experiências da pedagogia social no contexto do Creas no município de Tomé-Açu-Pará
    (2024-07-02) MOREIRA, Islene Chaves; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250
    Tendo em vista que os espaços de atuação do profissional de pedagogia não se limitam apenas ao ambiente escolar, este trabalho apresenta um estudo sobre as experiências do campo da pedagogia social trabalhada no contexto do Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS, visando compreender a atuação do profissional de pedagogia, no processo de garantia de direitos dentro desta unidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que obteve como metodologia para o aporte teórico a pesquisa bibliográfica de estudos já publicados sobre a temática, e pesquisa de campo onde fora utilizado como técnica de coleta de dados a aplicação de uma entrevista semiestruturada com a profissional de pedagogia do CREAS. Os resultados obtidos nesta pesquisa apontam que a inserção deste profissional no âmbito da Assistência Social ainda é recente, e as consequências causadas pela falta de preparação na formação inicial acarretam grandes desafios para a prática do educador social inserido em uma instituição que atende vítimas de violações de direitos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Impactos das ações sociais na vida das pessoas que são atendidas pela igreja Adventista em Barcarena-PA
    (2019-07-22) MOARES, Cleonice Tavares; FERRANTI, Adelino; http://lattes.cnpq.br/5601493443988383
    O presente trabalho trata do impacto das ações sociais fora do ambiente escolar, especificamente na Igreja Adventista do Sétimo Dia Central de Barcarena. O interesse em elaborar um trabalho voltado para os projetos sociais que são desenvolvidos na Igreja Adventista surgiu especificamente quando tive conhecimento de algumas pessoas que foram assistidas desde pequenas pelo Clube de Aventureiros, em seguida pelo Clube de Desbravadores - que são projetos voltados a atender crianças da igreja e fora dela– que hoje têm uma vida diferente e atribuem parte dessa mudança ao aprendizado que obtiveram durante o período em que fizeram parte desses grupos. Isso me despertou profundo interesse devido eu fazer parte desse contexto social, e entender o quanto isso é importante para a minha futura atuação como profissional da educação. Seguindo essa linha de pensamento procurei compreender os impactos que as ações sociais que são desenvolvidas na igreja causam na vida das pessoas que são atendidas por esses projetos. E também analisar de que forma o trabalho realizado nesses projetos contribui para o crescimento pessoal, social, intelectual e espiritual de cada indivíduo assistido, levando em consideração a visão da Pedagogia Social, bem como o papel social da Igreja na sociedade. Baseando-me nessa perspectiva, irei analisar o papel da Pedagogia Social e da igreja na sociedade, descritos por vários autores, principalmente, GOHN (2006), Ellen White (2012) e Paulo Godinho (2013), que tratam do evangelho como instrumento para salvação de pessoas, assim como um meio de ajuda aos necessitados. A abordagem metodológica utilizada para a realização da pesquisa foi de cunho qualitativo, sendo a coleta de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários com o pastor, formadores, pessoas assistidas e familiares. O trabalho mostrou que a Igreja tem um papel fundamental na participação e transformação da sociedade. Portanto, ficou evidente que a Pedagogia vai muito além dos muros da escola, que as ações pedagógicas desenvolvidas em outros ambientes, também causam um impacto positivo e muito marcante na vida das pessoas envolvidas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A pedagogia social de rua como ferramenta de integração e socialização: desafios e potencialidades
    (2023-12-22) RIBEIRO, Ruth Pereira; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870
    Este estudo bibliográfico busca discutir os desafios e potencialidades da pedagogia social de rua como ferramenta de integração e socialização, para compreender a eficácia dessa abordagem educacional, identificando oportunidades de melhoria e adaptação para enfrentar os obstáculos existentes. A pedagogia social é caracterizada como uma reflexão orientada para a ação com o propósito de promover transformações. O pedagogo social de rua atua como um agente social de mudança, desempenhando um trabalho conectado com a família, a comunidade, a cultura e a sociedade. O foco principal do profissional é exercer sua função por meio da educação, contribuindo para a formação de sujeitos e respeitando seus conhecimentos prévios. A atuação do pedagogo adquire um novo caráter, no qual sua função política e social como formador de indivíduos é acentuada. Diferentemente de simplesmente auxiliar os educandos a assimilarem informações de maneira sistematizada, o foco é torná-los autônomos o suficiente para problematizar a realidade ao seu redor, desenvolver pensamento crítico e compreender o mundo, possibilitando a construção de suas próprias vidas com base no ambiente em que estão inseridos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos: práticas inclusivas com idosos
    (2022-11-25) SANTOS, Aparecida Nascimento dos; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074
    O aumento do número de idosos no Brasil convida para um novo olhar sobre a velhice e o que ela representa na sociedade. Este artigo busca identificar o papel do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na vida dos idosos do município de Brasil Novo, localizado no Estado do Pará. Para isso, foi realizado um trabalho de campo, além de entrevistas aos idosos, utilizando a história oral como método, e um levantamento bibliográfico que permitiu a contextualização de temas diretamente ligados à terceira idade. Entre eles, a solidão, a motivação e as práticas educativas ofertadas de acordo com a Pedagogia Social, uma área conhecida por contemplar pessoas comumente excluídas como adolescentes, mulheres e idosos. Entre os autores que deram aparo para a base teórica estão Beauvoir (1970), Graciani (2014), Gohn (2013) e a legislação que ampara o idoso como a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto do Idoso (2003). Objetivando indentificar de que forma o SCFV contribui para melhorar a qualidade de vida e trazer novas perspectivas para esses idosos por meio da vivência e das práticas educativas, a pesquisa propõe traçar o perfil dessas pessoas e descobrir quais são as atividades que mais lhes agradam, além de vislumbrar suas reações em relação às práticas realizadas.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA