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Navegando por Assunto "Pedagogia da alternância"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Casa Familiar Rural Dorothy Stang e a Educação do Campo no município de Anapu-PA
    (2020-09-25) MEDEIROS, Markdione Silva de; HENCHEN, Mário José; http://lattes.cnpq.br/7054703095338583
    O presente artigo/ensaio consiste em um estudo de caso realizado na Casa Familiar Rural Dorothy Stang, localizada no município de Anapu, estado do Pará, e se propõe fazer uma análise de parte da literatura acerca de como se deu o processo de idealização, fundamentação e implantação das CFRs de um modo geral e, uma apreciação, junto aos atores sociais envolvidos na efetivação e funcionamento da mesma, considerando, notadamente, o grau de importância atribuída a esta, bem como sua representatividade junto a sociedade campesina da região. Para tanto, considera-se o papel que a referida CFR exerce junto aos camponeses, para além dos aspectos ligados a formação pedagógica e a busca por políticas públicas, pois que esta se propõe a desenvolver atividades que dizem respeito a busca da melhorias da qualidade de vida do campesinato regional/local, na formulação de políticas básicas de saúde, lazer, educação, entretenimento, etc. Além disso, a proposta se pretende emancipadora para com os jovens estudantes do campo, valorizando sua cultura, seus conhecimentos, visando constituir estes na condição de protagonistas. Nesse sentido, iremos discutir ao longo deste trabalho, até que ponto se efetiva esta proposição na vida cotidiana do campesinato local/regional, considerando-se o universo das famílias que participam direta ou indiretamente do referido projeto, trazendo para debate parte do processo de idealização e construção da CFR, bem como os ideais que fundamentaram a constituição da mesma, a partir das percepções dos envolvidos no referido projeto.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Do some ao sei: Uma discussão necessária acerca da Educação do Campo
    (2018-08-02) BARBOSA, Ewerton Santa Brigida; HAGE, Salomão Antonio Mufarrej; http://lattes.cnpq.br/1723722364556016; https://orcid.org/0000-0001-7801-0696
    A proposta desse artigo é de abrir um diálogo acerca do Sistema de organização Modular de Ensino (SOME) e do Sistema de Ensino Interativo (SEI), de suas metodologias de ensino voltadas ou não ao Campo, bem como as suas possíveis limitações e contribuições. Ele também aborda a Pedagogia da Alternância e a proposta de uma educação fundamentada no diálogo e na participação do povo campesino. A metodologia aqui escolhida foi à pesquisa bibliográfica, para que com a mesma, possamos ter subsídios para compreender como podemos atuar e contribuir para uma educação emancipatória no Campo. Essa pesquisa bibliografia utilizou-se de autores que abordam a educação numa perspectiva mais ampla e outros mais voltados para Educação do Campo, além disso, utilizou-se de documentos oficias com a Constituição de 88 e a Lei Estadual nº 7.806, que trata do SOME no estado do Pará
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Educação do campo: pedagogia da alternância e valorização do meio para construção de saberes
    (2022-08-26) SILVA, Jessiane Gonçalves da; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344; https://orcid.org/0000-0003-2634-4189
    Este artigo científico apresenta um estudo sobre a Pedagogia da Alternância, com o objetivo de analisar sua contribuição para a educação do campo. Foi realizada uma pesquisa teóricobibliográfica com abordagem qualitativa que possibilitou aprofundar o conhecimento referente à história, sobre a legislação específica da educação do campo, e os princípios da Pedagogia da Alternância. Esse método de ensino apresenta-se como uma alternativa de educação contextualizada, voltada para o desenvolvimento econômico, social e político, acontece em tempo e espaço alternados e os instrumentos de ensino são elaborados a partir da realidade da escola e de seus alunos, essa proposta muda gradativamente o contexto em que as pessoas se inserem, além mudar a vida e o pensamento dos jovens. Na análise ficou evidente que a Pedagogia da Alternância por meio dos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEEFAS) tem desempenhado papel importante para a educação do campo, pois possui ferramentas próprias e uma abordagem inovadora que contribui diretamente para o processo de ensino.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Pedagogia da alternância: uma breve análise bibliográfica
    (2018-01-25) SILVA, Nayara Mendes da; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175
    Este artigo tem como objetivo e estratégia metodológica a análise bibliográfica acerca da Pedagogia da Alternância tendo o aporte teórico de: Begnami (2006), Rickmann Neto (2012), Freire, (1980; 1996; 2006) e Nosella (2012). A análise durou cerca de três meses e obteve como resultados que tal proposta metodológico-pedagógica é a mais adequada ao ensino da Educação do campo. Além disso, apontou que o Tempo Escola se desenvolve seguindo o cronograma letivo e com disciplinas da base comum, e quanto Tempo Comunidade, este serve como modelo não somente para as escolas do campo, mas, para todas as escolas em geral.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Pedagogia da alternância: uma prática em movimento no curso de Educação do Campo - campus de Abaetetuba
    (2018-06-18) SANTOS, Damião Rodrigues dos; OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384
    Este trabalho tem como objetivo central a prática reflexiva sobre a importância da pedagogia da alternância para o processo de formação dos educandos, através da sua aplicação metodológica no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Pará - Campus de Abaetetuba. Buscando a compreensão da mesma e os processos norteadores que compõe sua estruturação e suas especificidades no curso, dando ênfase sobre os processos históricos que deram origem a educação do campo. Expondo uma análise de forma participativa com abordagem qualitativa, pois a análise de dados é baseada em entrevistas com professores e alunos do curso. O resultado desta pesquisa nos conduz a um método fragilizado pela falta de consciência sobre a pedagogia da alternância, entretanto por meio desta também foi possível verificar que esta metodologia impulsionou a concretização do diálogo dos saberes empíricos oriundos de experiencias pessoais com os saberes científicos construídos no correr da vivência acadêmica e assim edificar uma educação do campo que almeja o desenvolvimento intelectual, pessoal e social de seus sujeitos. E para compor o embasamento teórico foi elegido autores como Arroyo (2004), Almeida; Antonio (2008), Gimonet (2007), entre outros.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Transformar a formação: desafios da Licenciatura em Educação do Campo na Transamazônica
    (2019-05-30) CLEMENTE, Maria Laire de Campos; LOPES, Raquel da Silva; http://lattes.cnpq.br/8883608553718284
    Este trabalho é uma reflexão sobre a centralidade da formação docente para a transformação da realidade educacional, ainda que se reconheça que esta realidade é impactada por uma complexa constelação de fatores. O objetivo precípuo é apontar elementos que evidenciem tanto a importância central de se formar novos professores quanto a possibilidade concreta de se fazer isso; a base empírica da análise aqui proposta é, portanto, o “chão da escola”, isto é, a experiência concreta de uma Licenciatura em Educação do Campo/Linguagem, de uma universidade pública da Amazônia brasileira, pela ótica de seus estudantes. A metodologia utilizada pode ser caracterizada como quanti-qualitativa, embora seu cerne seja claramente de ordem interpretativa, com destaque para a abordagem cartográfica. Os resultados obtidos por esta pesquisa apontam que a opção teórico-metodológica pela Pedagogia da Alternância, base em que se estrutura a proposta pedagógica da referida licenciatura, proporcionou aos seus egressos uma formação acadêmica cientificamente consistente e socialmente referenciada, o que não significa ausência de tensões, problemas e lacunas – que apenas o tempo histórico poderá esclarecer. Porém, para além disso, tais resultados sugerem também que escolhas político-institucionais bem definidas, qualificação do quadro docente dos professores formadores, interesse e compromisso dos estudantes podem render, em curto prazo, experiências muito impactantes na “ponta” – a sala de aula da educação básica, aspecto que se busca evidenciar por um relato de prática pedagógica como aprendizagem profissional que foi vivenciada no último Estágio Supervisionado do curso aqui estudado.
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