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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Um estudo sobre a ocupação participação social da criança em situação de violência intrafamiliar em acolhimento institucional
    (2017) MACIEL, Jéssica Priscila Costa; CASTRO, Gisely Gabrieli Avelar; http://lattes.cnpq.br/1289961382461594
    A criança que vivencia situações de violência e está em acolhimento institucional pode apresentar mudanças significativas em seu dia a dia, que repercutem nas ocupações que compõem seu desenvolvimento. Nesse sentido, é importante compreender as repercussões ocupacionais dessa experiência para a criança, com destaque à ocupação participação social familiar. Assim esta pesquisa buscou investigar como se apresenta a ocupação participação social, relacionada à família da criança vítima de violência intrafamiliar. Para esta investigação, foi utilizada uma abordagem qualitativa, envolvendo um estudo de caso com 4 crianças, em acolhimento institucional, em que os instrumentos envolveram questionário, atividade de medição sócioocupacionais, observação participante e registro em diário de campo, realizada em um Espaço de Acolhimento Institucional de Belém. A análise dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo de Bardin, a qual gerou três categorias: a ocupação participação social familiar das crianças em acolhimento institucional; vínculo, família e demais relações interpessoais; a violação de direitos no "mundo da imaginação", a partir delas foi possível compreender situações de fragilização ou rompimento de ocupações de participação social familiar, contudo a manutenção dessa ocupação dava-se principalmente nos casos em que a criança tinha a oportunidade de realizar saída programada; quanto aos vínculos, semelhanças e diferenças caracterizaram as experiências das crianças participantes, contudo a vinculação à mãe, avó e irmãos mostrou-se significativa na maioria, enquanto que a ausência da figura paterna entre eles foi unânime; chamou atenção o desejo em manter aproximação afetiva familiar mesmo quando esta rede se caracteriza como agente da violação, além de destacar como a ocupação brincar tornou-se importante veículo de expressão não apenas das possíveis violações, como também, formas de revelar o ambiente social e contexto cultural dos participantes. Logo, esses achados mostraram-se relevantes quando apontam e exploram caminhos para que terapeutas ocupacionais que tem por premissa o estudo e intervenção nas ocupações humanas possam compreender e explorar cada vez mais o campo social, com estudos a partir de um olhar ocupacional para as experiências vivenciadas pelos públicos da assistência social.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Gestão democrática participativa na escola Florência Inglis de Paiva: um estudo de caso
    (2021-10-08) CARVALHO, Jofre Brasil de; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831; https://orcid.org/0000-0003-3700-5334
    O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo geral analisar a participação da comunidade de Marupaúba na Escola Municipal Florência Inglis dePaiva, com vistas a identificar como vem sendo construído o processo de gestãodemocrática na escola e como objetivos específicos identificar os princípios norteadores da gestão participativa e democrática da escola; descrever como se dáa participação da comunidade na gestão da Escola Florência Inglis de Paiva, proporações que devem ser desenvolvidas para a melhoria da participação da comunidade na escola pesquisada. Como metodologia, utilizamos a pesquisa qualitativa do tipoestudo de caso, tendo como referência Ludke e André (1986) e Moresi et al (2003).Os instrumentos de coleta de informações foram: pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevista com aplicação de questionários com perguntas abertas. Foram entrevistados (9) sujeitos: gestor, coordenador pedagógico, 2 professores, 2 alunos, 1 mãe de aluno, 1 agente comunitário de saúde e 1 líder da comunidade. A partir dos dados coletados, os resultados apresentados permitem inferir que os entrevistados não têm conhecimento dos diversos significados de participação. Paraa maioria, participação significa está presente no espaço escolar. Apesar dessa forma de participação não ser a ideal, pode-se considerar que a comunidade tem participação ativa na escola. Porém ainda há necessidade de se discutirem entre os profissionais da escola, bem como toda a comunidade, o que realmente significa participação, e assim, juntos, construírem uma parceria forte com o objetivo de promover educação de qualidade, contribuindo para o bem de todos, baseado numa gestão com princípios orientadores de uma gestão democrática.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A participação da comunidade escolar e local no Sistema Municipal de Ensino das escolas públicas: um estudo documental em Vitória do Xingu-Pa
    (2023-06-28) ALMEIDA, Nayane Nascimento; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660; https://orcid.org/0000-0001-8414-0761
    O presente trabalho de conclusão de curso apresentou como objetivo analisar a participação da comunidade escolar e local no Sistema Municipal de Ensino das escolas públicas: um estudo documental em Vitória do Xingu-Pa. É um estudo de abordagem qualitativa na perspectiva de análise documental. Pois realizou-se o levantamento de dados através da revisão de literatura e dos documentos oficias: Constituição Federal de 1988; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/1996; Plano Nacional de Educação, Lei nº 13.005/2014; Plano Municipal de Educação de Vitória do Xingu - Pará, Lei nº 256/2015; e Sistema Municipal de Ensino de Vitória do Xingu - Pará, instituído pela Lei nº 006/2018. Os resultados mostram que a participação da comunidade escolar e local se faz presente nos documentos oficias, esses que expressam o respaldo desse direito da sociedade através da legislação, mas que ainda é necessário fazer uso de outros artifícios para que a comunidade tenha conhecimento e interesse para participar do processo de colaboração para a melhoria da educação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A participação da família no contexto escolar: um estudo realizado na EMEF “Netélcio Ferreira de Brito”, do projeto de assentamento PA Rio Gelado, em Novo Repartimento/PA
    (2018-03-14) ALVES, Maria Antonia Moraes; OLIVO, Gerson Dias; http://lattes.cnpq.br/1800155355400254
    Este estudo é fruto de uma pesquisa intitulada: ―A participação da família no contexto escolar: um estudo realizado na EMEF. ―Netélcio Ferreira de Brito‖, do projeto de assentamento P. A. Rio Gelado, em Novo Repartimento/PA‖, cujo objetivo principal é fazer uma reflexão sobre a importância da relação família e escola, para um melhor desempenho escolar das crianças, em especial dos estudantes de 1° ao 5°ano, que é foco desse estudo. Sendo assim, foi realizada primeiramente uma fundamentação teórica, baseada nas obras de vários autores renomados que fizeram abordagem sobre os tópicos desenvolvidos nesse estudo. Logo após, realizou-se uma pesquisa de campo na escola ―Netélcio Ferreira de Brito‖ por meio da qual, foi possível fazer uma investigação sobre sua relação com as famílias de seus pelos alunos que a frequenta. Para a coleta dos dados, foi realizada uma entrevista constituída de 05 perguntas abertas sobre os assuntos racionados a temática desse estudo. Os resultados foram analisados, levando em consideração a fundamentação teórica, sendo discutidos e interpretados a partir das unidades de registro dos informantes. Desse modo, os resultados revelaram que as famílias dos alunos da escola-campo não têm participado efetivamente do processo educacional de seus filhos/alunos e, por conseguinte, o desempenho escolar dos alunos tem piorado cada vez mais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A participação das crianças no momento da acolhida: indagações e reflexões
    (2019-01-07) ARAÚJO, Renata Gonçalves de; BAHIA, Celi da Costa Silva; http://lattes.cnpq.br/2958323350917968; https://orcid.org/0000-0002-3104-2647
    O presente trabalho intitulado como A participação das crianças no momento da acolhida: indagações e reflexões, tem por objetivo compreender o que significa a participação das crianças em creches e pré-escolas. De modo específico pretende analisar a participação das crianças ou não nesses espaços, especificamente na sala do maternal I, bem como verificar de que forma ocorre a participação das crianças nas situações de aprendizagem. Além disso, refletir sobre os limites e possibilidades de participação das crianças na sala do maternal I, no momento da acolhida. As ideias aqui desenvolvidas fundamentam-se em autores como AGOSTINHO (2010), MELO (2007), COUTINHO (2011), OLIVEIRA-FORMOSINHO (2011), ALFAGEME (2003). Metodologicamente o trabalho produzido a partir de uma abordagem do tipo qualitativa baseado em CHIZZOTI (2003), no qual o pesquisador aproxima e interage com os sujeitos da pesquisa, como metodologia utilizou-se THIOLLENT (1947) e como técnica utilizou-se observação participante baseado em GIL (2008). Os principais resultados apontam que a participação das crianças nesses espaços tem sido negado e as decisões ainda estão centradas no adulto. Por fim ressalta-se a importância da escrita desse trabalho de conclusão de curso, onde caracterizou-se formativo, possibilitando assim, a compreensão e desmitificação primárias sobre a participação das crianças no momento da acolhida, bem como destacando a experiência e aprendizagens obtidas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Política educacional e participação: a organização do ensino de Abaetetuba/PA
    (2022-07-22) BARBOSA, Thayane Silva; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066; https://orcid.org/0000-0002-1424-5055
    No sistema democrático o ensino apresenta muitas mudanças ao longo da história e por isso a participação é efeito imprescindível para a organização. Dessa forma, torna-se importante entender a organização do sistema educacional do município de Abaetetuba/PA e fomentar debates sobre o processo decisório sobre a participação nesse funcionamento. Foi utilizado as referências da pesquisa qualitativa em educação por entender que este tipo de investigação é o mais usado nas pesquisas em ciências humanas e sociais e como estratégia de estudo trataremos de uma pesquisa documental. Objetivamos analisar como ocorrem as relações de participação da comunidade escolar nas tomadas de decisões da gestão no sistema educacional e perceber de que forma a comunidade escolar contribui na ordenação do sistema educacional neste município. A partir dessa incursão foi possível perceber que o sistema educacional em Abaetetuba ainda está caminhando a passos lentos no que diz respeito a política educacional, ainda que haja participação da comunidade na elaboração de políticas públicas a implantação efetiva é inexistente dentro das gestões democráticas da escola analisada para a pesquisa. Consideramos que o estudo se mostra relevante para a avaliação da organização do sistema municipal de ensino no Baixo Tocantins e assim fomente novas perspectivas de política educacional para a população em geral.
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