Navegando por Assunto "PNAIC"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação do campo e multisseriado: a prática dos professores e o desafio do PNAIC numa escola de Barcarena-Pará(2018-07-28) MAIA, Jaqueline Cristina de Souza; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802O presente trabalho tem por objetivo analisar prática docente e os desafios do PNAIC em turmas multisseriadas de uma escola do município de Barcarena - PA. Identificar os níveis das turmas atendidas pelos professores da escola; verificar, na perspectiva docente, como se dá a dinâmica ensino e aprendizagem na sala de aula; analisar os limites e possibilidades do PNAIC nas classes multisseriadas, segundo os professores. A pesquisa constou de revisão bibliográfica em banco de dados eletrônicos, materiais periódicos, livros, artigos já publicados, para verificar como os autores pesquisados tratam da temática, e de pesquisa de campo, realizada através de entrevista semiestruturada, com duas professoras da escola. Verificou-se que o PNAIC tem como objetivo a formação continuada, presencial, para os Professores Alfabetizadores, com foco na alfabetização; distribuição de recursos materiais do MEC, voltados para a alfabetização e o letramento, articulados pela formação; aumento da quantidade de materiais didáticos entregues por sala de aula, e a avaliação diagnóstica. Concluiu-se que há necessidade de uma formação continuada mais sólida, em que os coordenadores do PNAIC no município ouvissem as queixas, as dúvidas dos docentes do campo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação docente a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC(2017) VILHENA, Rosenildes Dias de; SANTOS, Jennifer Susan Webb; http://lattes.cnpq.br/5479900273393193O presente trabalho propõe discutir questões que emergem aspectos sobre o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), com objetivo de elencar as principais ações do programa, tendo como parceiros as redes públicas estaduais e municipais de ensino, no contexto da política pública educacional, dentre os quais a alfabetização e letramento de alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental e a formação continuada de professores. O PNAIC tem como propósito alfabetizar/letrar todas as crianças até os 08 anos de idade que estão devidamente matriculadas nas escolas públicas e que são pertencentes ao primeiro ciclo do ensino fundamental. Esse programa do Governo atua com projeto de formação do professor, que ocorre a partir de cursos em parceria com as Universidades Federais, cuja modalidade é conhecida como formação continuada do professor. Portanto, é de suma importância a relação da pedagogia com a Linguística, embora ambas possuam relações especificas, as mesmas atuam diretamente na formação e alfabetização do individuo uma vez que a disciplina de língua portuguesa é essencial para contribuir no processo de letramento do aluno e de sua cidadania. Para alcançar tais objetivos, foi realizada uma pesquisa documental e bibliográfica embasada em autores como Soares (1998), Fazenda (1991) e Gatti (1991), que discutem assuntos relacionados às politicas públicas educacionais, tais como a formação continuada e o letramento. A partir de tal estudo, sobre a proposta do PNAIC, concluiu-se que o curso de formação e sua estrutura contribuem para compreender a importância da Língua Portuguesa para a alfabetização de crianças em anos inicias e que muitos desafios estão postos para concretizar a alfabetização e o letramento como direito de toda criança.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A recondução de discurso do programa pacto nacional pela alfabetização na idade certa no campo de formação(2017-09-14) SOUSA, Kelly de Nazaré Gonçalves de; SOUZA, Elizabeth Gomes; http://lattes.cnpq.br/6420273024357999; https://orcid.org/0000-0001-7119-0348Esta pesquisa tem como objetivo identificar em duas instâncias como os sujeitos participantes, Formador e Orientadores, reconduzem os discursos apresentados durante os momentos de formação do programa de Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, em Belém. De que forma os participantes modificam/ampliam/negam as propostas pedagógicas tratadas no nível de formação quando são solicitados a desenvolver tais propostas. Utiliza como instrumento de pesquisa as gravações de áudio e leitura do material disponibilizado pelo ministério da educação, para identificar como as propostas pedagógicas presentes do programa serão colocadas na prática durante as formações. A temática da recondução dos discursos será compreendida com base nos estudos de Fairclough, cuja compreensão do discurso envolve toda a produção comunicativa humana. Analisando falas simples conduzidas nos encontros, podemos observar como as alterações acontecem, entendendo que nossos discursos acabam influenciando direta ou indiretamente a sociedade ao nosso redor e dessa maneira melhorar nossas práticas.