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Navegando por Assunto "Pós-graduação"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise exploratória dos microdados do poscomp: um estudo de caso com os candidatos do Pará
    (2023-05-29) FERREIRA, Lucas Mesquita Rodrigues; SANTOS FILHO, Reginaldo Cordeiro dos; http://lattes.cnpq.br/9157422386900321; https://orcid.org/0000-0002-0456-8547
    O POSCOMP é o exame nacional para ingresso na pós-graduação em computação, e atua como avaliador dos egressos dos cursos da área de computação e afins, onde a nota é usada como um dos requisitos para a entrada em programas de pós-graduação. Neste contexto avaliativo, é importante que os programas de pós-graduação conheçam um pouco do perfil dos candidatos ao processo de seleção, seja a partir de resultados obtidos em um tema, seja pelos interesses em determinadas especialidades manifestados por parte dos candidatos no ato da inscrição da prova. Dessa forma, este estudo tem como objetivo analisar e explorar os microdados do POSCOMP nas edições de 2016 a 2019 através de técnicas de mineração de dados, seguindo as etapas do processo KDD, afim de extrair informações e conhecimento relevante, no intuito de disponibilizar os resultados para os gestores acadêmicos, candidatos, e demais interessados, elucidando os desempenhos e perfis dos candidatos ao programa de pós-graduação provenientes do estado do Pará no exame. Os resultados mostram que o desempenho dos candidatos residentes do Pará é próximo ao nacional em grande parte dos temas do exame, alcançando 80% do desempenho obtido nacionalmente em todos os temas, com exceção de lógica matemática, os resultados também mostram que engenharia de software e inteligência artificial são as especialidades mais pretendidas por parte dos candidatos residentes no Pará, e o número de mulheres inscritas no exame no estado apresentou alta desde 2018, seguindo tendências diferentes das nacionais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A política de cotas para o ingresso na pós-graduação em educação no Brasil
    (2019-07-11) NEGRÃO, Marília Joice Gomes; CORRÊA, Paulo Sérgio de Almeida; http://lattes.cnpq.br/7102416953096612
    Visou-se com este estudo entender o processo de regulamentação da política de ações afirmativas no âmbito do sistema de pós-graduação no Brasil, bem como os critérios fixados para admissão de negros, indígenas e pessoas com deficiências nos cursos de mestrado e doutorado. Quais os parâmetros normativos que regulamentam a instituição da política de ação afirmativa na pós-graduação brasileira? Como se caracterizam os programas de pósgraduação que aderiram à política de ações afirmativas? Quais os critérios adotados pelas universidades públicas brasileiras, a partir de seus cursos de Pós-Graduação em Educação, a fim de realizar a inclusão de alunos de mestrado e doutorado, mediante política de ações afirmativas? Fez-se estudo bibliográfico e documental, com apoio em informações estatísticas, tendo a internet como dispositivo essencial na captura e armazenamento de fontes. O período de análise se estendeu de 1968 a 2019. Por mais que as ações afirmativas tenham sido introduzidas nos programas de pós-graduação, elas não estão imunes às barreiras para torná-las efetivas. Logo, há necessidade de ampliação do quadro de vagas disponibilizadas para o ingresso em programas de Pós-Graduação nas Universidades Federais, por intermédio da política de cotas. Nota-se que ainda está em processo de produção a regulamentação da política de ações afirmativas no âmbito do Sistema Nacional de PósGraduação no Brasil. Porém, a falta de norma federal não impediu que as instituições federais de ensino superior, revestidas da autonomia, passassem a institui-la mediante Resolução específica para o caso.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Vivências e trajetórias das mulheres no Mestrado Profissional em Matemática da UFPA
    (2022-07-11) SANTOS, Celine Gabrielle Araújo dos; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915
    A presente pesquisa está vinculada a linha de pesquisa “Educação Matemática”.Teve por objetivo investigar as vivências e trajetórias de mulheres na pós-graduação em Matemática em especial no mestrado profissional na Universidade Federal do Pará-UFPA/PROFMAT, nos campus de Belém, Bragança e Castanhal, e suas perspectivas de continuidades de estudos na área. Desmistificando a ideia de que Matemática não é uma ciência estritamente masculina além de um respaldo histórico de mulheres não tão citadas como os homens matemáticos. Apresentamos matemáticas presentes desde a antiguidade ao mundo contemporâneo em diferentes continentes. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, realizada por um questionário aberto para coletas de dados e que fora encaminhado via ambiente virtual para as mestrandas. Os resultados apontam para importantes debates quanto a presença e a continuidade de mulheres na Matemática observado nas academias além das duplas e triplas jornadas de trabalho. Mesmo com dificuldades encontradas, as mestrandas pretendem continuar no doutorado.
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