Navegando por Assunto "Occupational science"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Corpo, ocupação e acidente vascular encefálico: um estudo com base na ciência da ocupação(2016) BORGES, Ana Flávia de Morais Santos; LEAL, Samara Gonçalves; NASCIMENTO, Cibele Braga Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5165318299954395; https://orcid.org/0000-0002-7106-3645INTRODUÇÃO: este trabalho discute como o corpo do sujeito com AVE é significado e que alterações isso pode gerar para as ocupações, levando em consideração a dimensão de forma e significado ocupacional. Esta pesquisa é relevante, pois não existem trabalhos que tratem sobre estes temas de forma interrelacionada, tornandoo forte até mesmo para construção de uma epistemologia de corpo a partir da Ciência da Ocupação. O OBJETIVO GERAL desta pesquisa é: compreender a forma e o significado de corpo e ocupação presentes nos discursos de sujeitos com AVE, e como objetivos específicos: identificar o histórico ocupacional dos sujeitos antes e após o AVE com base na Ciência da Ocupação, além de verificar as repercussões ocupacionais a partir dos estudos do corpo em Terapia Ocupacional. METODOLOGIA: Este estudo adotou uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, utilizou a entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Participaram da pesquisa um total de 3 pessoas com sequelas de AVE inscritas no Projeto de Extensão “Reabilitação Neurológica e Terapia Ocupacional: enfoque sobre as atividades de vida diária”. A Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional foi escolhida como local da pesquisa. RESULTADOS: Salientamos que tanto a forma quanto o significado do corpo e das ocupações sofreram alterações em decorrência do AVE. Na forma percebemos as mudanças: a partir da percepção das alterações no envolvimento com pessoas significativas; no tempo dedicado às mesmas; nos espaços onde as ocupações se realizavam e nos rearranjos ocupacionais no trabalho, lazer e autocuidado. Quanto aos significados, foram identificados os relacionados ao corpo: modificado; imperfeito; inerte; corpodor; corpo inútil x corpo potencial: a faceta espiritual. Ao finalizar essa pesquisa, verificamos que foi possível alcançar o objetivo proposto. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Foi possível construir uma maneira de pensar, que nos levou a criar uma epistemologia de corpo, que nasceu do afeto produzido pelos temas, mostrandonos uma leitura complexa e muito verdadeira da tríade corpoocupaçãoAVE, a partir da leitura da ciência da ocupação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A terapia ocupacional com crianças hospitalizadas em situação de queimadura: um estudo da forma e do significado ocupacional do brincar(2017) FERREIRA, Danielle de Fatima Pereira; AMARAL, Brena da Silva Melo; NASCIMENTO, Cibele Braga Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5165318299954395; https://orcid.org/0000-0002-7106-3645Introdução: o brincar destacase como a principal ocupação da criança, faz parte de seu cotidiano e auxilia em seu desenvolvimento, porém existem acontecimentos que provocam alterações nesse brincar, dentre elas a situação de queimadura. Objetivo: Compreender a forma e significado da ocupação de brincar para crianças hospitalizadas em situação de queimaduras. Procedimentos metodológicos: tratase de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo descritiva, baseandose em entrevistas com 8 pacientes atendidos pelo centro de tratamento de queimados (CTQ) do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência do Pará (HMUEPA), sob o enfoque da ciência da ocupação que tem o propósito de compreender como as crianças se deparam e percebem a quebra do cotidiano delas antes e depois da queimadura. Os dados foram analisados com base na análise do conteúdo. Resultados: os resultados revelam que há mudanças significativas, na forma e significado ocupacional do brincar de crianças em situação de queimadura, estas mudanças repercutem nos papeis e identidades ocupacionais. Para encontrarmos tais resultados, organizamos a análise da forma ocupacional em 5 categorias: rotina ocupacional, privação lúdica, tipos de brincadeiras, parceiros sociais, ambiente e tempo e a análise do significado em 3 categorias, o brincar do bemestar, brincar da saudade e dor. Conclusão: concluímos que as crianças hospitalizadas em situação de queimadura sofrem mudanças em sua rotina ocupacional e limitações por causa do quadro clínico afetando diretamente a forma e o significado da sua principal ocupação, o brincar.