Navegando por Assunto "Occupational performance"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A dependência de internet e suas principais alterações nas ocupações de estudantes: uma revisão sistemática(2018) SOUSA, Leonardo Lucas de; SILVA, Nicolle Barros da; COSTA, Elson Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1942489785908185; https://orcid.org/0000-0003-4115-9029; FERREIRA, Laiana Soeiro; http://lattes.cnpq.br/1549766219835413Há que se atentar para o uso negativo da internet, podendo este ocasionar prejuízos nas diversas esferas da sociedade se ocorrer a utilização de forma inadequada da mesma. Sob a perspectiva de que o engajamento do indivíduo pode estar ocorrendo de forma centralizada apenas em uma atividade em detrimento de outras, se faz necessário desenvolver pesquisas que se debrucem em analisar as influências da internet no desempenho ocupacional das pessoas. A Terapia Ocupacional observa e analisa as habilidades de desempenho a fim de compreender a transação dentre os fatores básicos que apoiam ou não o envolvimento na ocupação e o desempenho ocupacional. Assim, buscase analisar na literatura científica, por meio de uma revisão sistemática, as principais repercussões que a dependência de internet (DI) pode causar no desempenho ocupacional de estudantes e desenvolver discussão teórica sobre o tema em decorrência da DI. Para tanto utilizouse de critérios estabelecidos na recomendação PRISMA para elaboração desta revisão tendo como termos/descritores os seguintes: dependência de internet/internet addiction; ocupações/occupation e estudantes/students. Em idiomas português e inglês, citados no título ou no assunto. O período de busca de publicações se deu entre os meses de novembro e dezembro de 2017, através das base s de dados eletrônicas PubMed, Literatura Internacional em Ciências da Saúde e Biomédica (Medline) e Scientific Electronic Library Online (Scielo). Durante a busca foi identificado um total de 2.189 publicações, das quais 2.168 foram excluídas durante a análise de título, restando 21 publicações. A aplicação do teste adaptado de Azevedo (2010) permitiu a exclusão de 08 trabalhos, uma vez que, os mesmos não atingiram os critérios de inserção estabelecidos. Portanto assim, a amostra final foi composta por 13 estudos. Os quais foram analisados e tiveram seus dados extraídos de acordo com o roteiro de extração. A partir da extração das características de cada estudo foram realizadas inferências sobre as principais ocupações apresentadas nestes quanto às influências da DI no desempenho ocupacional dos indivíduos em suas atividades. As ocupações de participação social, educação, descanso e sono e trabalho aparecem 19 vezes nos artigos analisados. Além disso, houveram nove citações sobre prejuízos na participação social (47% da amostra final), seis apontam déficits na educação (33%), dois nas atividades de trabalho (10%) e dois no engajamento em descanso e sono (10%). Deixase como conclusão o indicativo para realização de pesquisas mais aprofundadas sobre esta temática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O desempenho ocupacional de estudantes dos cursos da área da saúde: estudo dos fatores que interferem no desempenho durante a graduação e suas repercussões(2016) SILVA, Michelle Ingrid Assis da; MARTINS, Juliana Ferreira; VIEIRA, Adrine Carvalho dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9908355942244910; https://orcid.org/0000-0002-7134-9926Devido ao aumento de políticas de acesso ao ensino superior e das inúmeras demandas que acompanham esse aumento é que surge a necessidade de identificar quais fatores podem estar interferindo na vida acadêmica, pois, somente após conhecer essa população é que estratégias poderão ser criadas em busca da melhoria do desempenho ocupacional do aluno. Este trabalho teve como objetivo identificar os principais fatores que interferem no desempenho ocupacional do estudante universitário da área da saúde e analisar como o mesmo avalia o grau deste comprometimento e de que forma estes fatores refletiram em seu desempenho. A metodologia adotada baseouse em uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa, realizada no Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Campus Belém, da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da aplicação do questionário semiestruturado com perguntas referentes à percepção do estudante universitário sobre fatores que podem interferir no seu desempenho acadêmico e assistência estudantil. Participaram da pesquisa 703 estudantes selecionados através da amostra Aleatória Estratificada e Amostra Aleatória Simples e erro amostral de 4%. Os resultados apontaram que a maioria das respostas obtidas foram do sexo feminino com 73,3% em relação aos 26,7% do sexo masculino, com faixa etária média entre 19 e 24 anos. Os semestres, que os alunos mais responderam à pesquisa, foram os que estavam entre o segundo e sétimo semestre. Confirmouse os achados da literatura que indicam a migração, trabalho, filho, doença e adoecimento psíquico como fatores que influenciam o desempenho do estudante. Dentre os estudantes que estiveram expostos a esses fatores 82,52% afirmaram que a migração influenciou negativamente no seu desempenho, seguido do fator trabalho com 93,26%, fator filho com 95,45%, fator adoecimento por mais de uma semana com mais de 95% e os mais de 98% dos afetados, foi devido ao adoecimento psíquico. Outros fatores também foram citados, tais como: Dificuldade financeira (13,03%), Extensa carga horária/Curso integral (11,31%); dificuldades em Transporte e deslocamento (10,95%). A repercussão mais citada está relacionada ao comprometimento “razoável” que gerou, na grande maioria, diminuição da assiduidade e/ou conceitos rebaixados. Por meio da análise de correspondência verificouse que estudantes que adoeceram durante a graduação em sua maioria também trabalharam, tiveram filhos, possuem alguma doença ou doença psiquiátrica, ou recebem algum tipo de assistência estudantil ofertada pela Universidade, bem como, estudantes que tiveram filhos também relatam terem trabalhado em algum momento durante a graduação. A assistência estudantil beneficiou 30,87% dos participantes dessa pesquisa o Programa bolsa permanência do MEC (62,62%) foi a assistência mais utilizada. Observouse, portanto, que os resultados se apresentaram significativos, corroborando com os achados prévios na literatura, além de identificar outros fatores comprometedores que, ainda, são pouco discutidos no meio científico nacional. Logo, podese fomentar a reflexão da contribuição e atuação da Terapia ocupacional na identificação de ações para minimizar os fatores, negativos, influenciadores do desempenho ocupacional do estudante da área da saúde.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O perfil e o desempenho ocupacional de crianças com doença renal crônica(2018) SANTOS, Heloisa Sâmella Santos dos; ALMEIDA, Larice Pinto de; LOBATO, Fernanda do Socorro Carvalho da Silva; http://lattes.cnpq.br/2735458151639298; https://orcid.org/0000-0002-8460-1078; OLIVEIRA, Luísa Sousa Monteiro; http://lattes.cnpq.br/9930572084780468; https://orcid.org/0000-0002-3120-1839Introdução: A Doença Renal Crônica (DRC) é pouco discutida, porém vem sendo objeto crescente de atenção pelo sistema de saúde do Brasil. Atualmente, as crianças não representam um quantitativo significativo de pessoas que vivem com DRC, porém representam um público desafiador no que diz respeito às intervenções em saúde especialmente para os profissionais de Terapia Ocupacional que não são respaldados por políticas públicas para compor a equipe mínima de assistência na linha de cuidado à pessoa com DRC. Objetivos: Investigar o perfil e o desempenho ocupacional de crianças com Doença Renal Crônica (DRC) em tratamento hemodialítico e as repercussões na rotina familiar. Metodologia: Trata se de um estudo exploratório, descritivo com abordagem qualitativa, onde foram utilizadas duas entrevistas semiestruturadas e a Medida de Desempenho Ocupacional (COPM). Resultados: Foram identificadas as principais áreas problemas de desempenho ocupacional relacionado às atividades de tomar banho sozinho, jogar bola, viajar e tomar banho de piscina. O estudo também evidenciou o perfil ocupacional das crianças levando em consideração as ocupações mais destacadas pelos participantes, mostradas em três categorias, sendo elas: autocuidado, brincar e educação. Notou se alterações na rotina familiar, onde foram evidenciados os dias com a rotina de hemodiálise e os dias sem o tratamento, além das mudanças na rotina do cuidador principal. Considerações finais: Este estudo torna se de grande relevância, na medida em que trata de um tema pouco explorado pelos terapeutas ocupacionais e uma vez conhecidas as repercussões ocupacionais da DRC na criança em tratamento de hemodiálise e a rotina familiar, poderão ocorrer avanços nas intervenções e atitudes, que irão favorecer o apoio humanizado e sistematizado a essas crianças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sobre o desempenho ocupacional, as atividades da vida diária, as atividades instrumentais de vida diária e as ocupações em uma unidade de atendimento à pessoa idosa(2018) SARMENTO, Mara Daniele de Sousa; CORRÊA, Victor Augusto Cavaleiro; http://lattes.cnpq.br/1910742195880054; https://orcid.org/0000-0003-0133-7927Introdução: Com aumento da expectativa de vida, o processo de envelhecimento se tornou mais evidente, e com isso, as reflexões sobre o assunto aumentaram. A ocupação, que resulta da escolha, motivação e sentido dentro de um contexto de apoio e ambiente, influenciam diretamente na qualidade desse envelhecimento. Em consequência dessas reflexões, surge um novo olhar para as Instituições de Longa Permanência para Idosos. Nesse contexto, é comum à pessoa idosa perder sua autonomia, e tornar-se passiva ao ambiente. Objetivo: Avaliar o desempenho ocupacional, as atividades da vida diária, as atividades instrumentais de vida diária e as ocupações de idosos em uma Unidade de Atendimento à Pessoa Idosa. Método: Trata-se de um estudo qualitativo e quantitativo, será realizado com idosos institucionalizado com mais de 06 meses, em uma Unidade de Atendimento à Pessoa Idosa, os quais serão avaliados, a partir de um questionário estruturado, diário de campo e quatro protocolos de rastreamento, o Mini-exame do Estado Mental (MEEM), a Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM), Índice de Katz e a Escala de Lawton e Brody. Resultados e discussão: A pesquisa foi realizada com 07 idosos, com baixa escolaridade e com renda de até um salário mínimo. Essa população possibilitou experiências satisfatórias, pois a maioria mostrou-se independentes na atividade da vida diária, independente parcial na atividade instrumental de vida diária, apresentando um desempenho ocupacional em que o maior problema pontuado foi à perda de realizar atividades produtivas. Essas informações condizem com os relatos trazidos sobre as ocupações realizadas antes e após o processo de institucionalização. Considerações finais: A pesquisa apresentou resultados que contribuem para estudos referentes à prática de ações dentro das Instituições que abrigam idosos em vulnerabilidade social, assim como desperte o interesse e disposição de pesquisas científicas articulando o interesse de investigação sobre a dimensão ocupacional.