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Navegando por Assunto "Normas técnicas (Engenharia)"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise normativa de ensaio de prova de carga estática e estudo de caso em ponte de concreto armado
    (2022-04-27) CAMARGO, Luis Faruk Entringer de; ALBUQUERQUE, Paulo Henrique Maciel Arraes; PEREIRA FILHO, Manoel José Mangabeira; http://lattes.cnpq.br/4765401390604065
    Recentemente, houve alteração na malha rodoviária paraense, caracterizada pela substituição de pontes de madeira por pontes de concreto. Nesse contexto, provas de carga são definidas como um conjunto de atividades destinadas a analisar o desempenho de uma estrutura. Desse modo, este trabalho apresenta uma comparação entre normatizações brasileira (ABNT NBR 9607, 2019), Espanhola (Ministério de Fomento, 2009), Americana (ACI 318, 2019), Alemã (DAfStb, 2000) e Tcheca (CSN 73 6209, 1996), de ensaio de prova de carga estático, bem como a avaliação do ensaio de prova de carga estática realizado na ponte sobre o rio Jacaré. A comparação entre recomendações normativas foi realizada levando em consideração: motivações para realização de uma prova de carga; atividades realizadas pré-prova de carga; pontos de monitoração; intensidade e etapas de carregamento; e critérios de parada e aceitação. Esta comparação mostra que quanto às atividades realizadas antes da prova de carga, a norma brasileira apresenta tópicos mais detalhados que as demais recomendações, também tendo a maior quantidade de motivações para realização de uma prova de carga. Contudo, embora sejam mais detalhadas, estas não obrigam a aplicação de prova de carga em nenhuma de suas motivações, assim minimizando o uso dessa ferramenta. Os critérios adotados para a avaliação do ensaio de prova de carga realizado na ponte sobre o rio Jacaré foram: abertura de fissuras; deformações na armadura longarina e superfície do concreto, deformações no estribo; e deslocamentos verticais máximos e residuais. Em relação ao parâmetro para abertura de fissuras, as recomendações brasileiras mostraram-se condizentes com as demais normas, diferindo apenas da norma alemã, o que se deve a esta ser estabelecida em função de fissuras máximas e variação da abertura de fissuras residuais. Para deslocamentos máximos, as normatizações brasileiras e americanas aderem a limites de projeto, desse modo, divergindo das recomendações espanholas e tchecas que apresentam intervalos em função da previsão teórica. Em função dos deslocamentos residuais, a norma brasileira apresenta o menor deslocamento residual permitido (5%), sendo a mais rigorosa neste critério em comparação com as demais normas (média de 16%). Os resultados obtidos demonstram a aceitação da ponte sobre o rio Jacaré em função de: abertura de fissuras, para todas as recomendações normativas; deformação na longarina e face comprimida do concreto, apenas para a norma alemã; deslocamento máximo, apenas para a norma brasileira (com limites 25 vezes maiores que a média das demais normas); e deslocamentos residuais, para todas as recomendações.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    Estudo comparativo da atualização da NBR 5419/2005 para a NBR 5419/2015 e aplicação prática para canteiro de obras em área de mineração
    (2021-11-19) SANTOS, Letícia Leão dos; GRANHEN, Ewerton Ramos; http://lattes.cnpq.br/7145304044863944
    Este trabalho tem como base a atual norma nacional de proteção contra descargas atmosféricas (ABNT NBR 5419:2015), fazendo uma análise das mudanças ocorridas desde sua versão anterior publicada em 2005. De todas as mudanças ocorridas entre as duas versões da NBR 5419 a de maior impacto para elaboração de um projeto de SPDA é a análise de risco, incluindo novos parâmetros a serem considerados para determinar os riscos de um evento perigoso. Com o intuito de tornar esta análise mais prática e pouco exaustiva quanto aos cálculos será usado uma planilha em Excel como ferramenta para realização dos cálculos, esta ferramenta considera todos os valores e parâmetros conforme fornecido pela NBR 5419. Assim será possível verificar se o projeto está efetivamente apto para proteger a estrutura de uma possível descarga atmosférica. Por fim demonstra uma aplicação prática realizado a um canteiro de obras situado em área de atividade de mineração. Elaborando um SPDA que atenda as Normas Vigentes, bem como as demandas solicitadas para o local e as suas características físicas. No capítulo final deste trabalho, encontra-se o projeto do SPDA que foi elaborado e implantado para o referido canteiro de obra.
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