Navegando por Assunto "Natural sciences"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ciências Naturais e a dificuldade de ensino/aprendizagem no primeiro ano do Ensino Médio em uma escola do município de Anapu Pará(2019-06-06) PAIVA, Cássia Soares; GONÇALVES, Fabíola de Souza; http://lattes.cnpq.br/6964027354861027Discute-se muito sobre os reflexos do aprendizado que os alunos, nas primeiras séries do ensino médio, herdam do ensino fundamental principalmente nas disciplinas que refletem o estudo das ciências naturais. Como resultado disto percebe-se vários fatores que versa entre o tradicionalismo e as inovações tecnológicas em constante movimento. Diante este campo de batalha entre ciências, professor, aluno e metodologias há causas e consequências bem definidas. Estes fatores pesam em dificuldades principalmente na adaptação para outro nível de ensino, seus desafios e perspectivas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ciências naturais na região das ilhas de Abaetetuba-PA: uma abordagem do ensino modular(2018-07-18) SENA, Ana Maria Lobo; ROCHA, Rossineide Martins da; http://lattes.cnpq.br/4371300451793081; https://orcid.org/0000-0001-9224-3138O presente trabalho teve como objetivo abordar o ensino de Ciências Naturais nas Ilhas de Abaetetuba-PA, no contexto do ensino modular e verificar essa realidade educacional vivenciada no dia a dia pelos alunos e professores.A metodologia adotada foi elaborado um questionário semiestruturado e feita a entrevista com os professores e alunos. A escolha dessa proposta de trabalho levou em consideração a falta de informações acerca do ensino de ciências nas Ilhas e de como o ensino modular contribui no ambiente ribeirinho, já que não se tem um diagnóstico do ensino de Ciências o que dificulta uma análise mais coerente e precisa dessa realidade.Desse modo, é oferecida uma visão contextualizada do ensino de ciência nas Ilhas de Abaetetuba-Pará contexto do ensino modular, que servirá de referência para futuras intervenções nesse âmbito de pesquisa que venha a melhorar o sistema de educação vivenciado pelos moradores das ilhas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de ciências naturais para alunos com deficiência auditivos na escola Benvinda de Araújo Pontes(2018-07-18) SILVA, Eduarda da Conceição Silva da; MONTEIRO, Alcione Alves Hummel; http://lattes.cnpq.br/0828452199072685A presente pesquisa buscou analisar a inclusão do aluno com surdez na disciplina de Ciências Naturais na escola Benvinda de Araújo Pontes, bem como apresentar algumas considerações da educação de deficientes auditivos no Brasil e atualmente; analisar as dificuldades do professor e do interprete da Escola escolhida para o desenvolvimento da pesquisa, no município de Abaetetuba. E ainda identificar os desafios desses profissionais com relação ao planejamento das aulas, as práticas de preconceitos e a falta de formação para trabalhar com esses alunos. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a realização de um estudo de caso, visando destacar a experiência do professor e do interprete em Ciências Naturais neste processo de inclusão dos alunos com surdez ou com deficiência auditiva. Para a realização da pesquisa fez-se uso de entrevista semi-dirigida. A pesquisa evidenciou que o professor titular e o interprete necessitam rever suas práticas para oferecer uma educação com qualidade, pois o que estão oferecendo está muito distante do que se almeja em relação a inclusão do deficiente auditivo na disciplina de Ciências. Contudo, no caso dos aqui entrevistados, verificou-se um compromisso em criar estratégias que pudessem facilitar o processo educacional dos alunos A possibilidade de realizar a pesquisar sobre a educação no aspecto inclusivo, permitiu a compreensão do como ocorre à inclusão escolar nos aspectos teóricos, a partir dos autores pesquisados e, no que remete ao aspecto prático, nas vozes dos professores que retrataram suas experiências diárias em entrevistas cedidas a pesquisadora responsável por este procedimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As feiras de ciências em Abaetetuba-PA(2018-07-18) SENA, Maria do Socorro Lobo; ROCHA, Rossineide Martins da; http://lattes.cnpq.br/4371300451793081; https://orcid.org/0000-0001-9224-3138O presente trabalho descreveu a percepção dos professores e alunos sobre as Feiras de Ciências no município de Abaetetuba-PA. Foi elaborado um questionário semiestruturado e feita a entrevista com os professores e alunos. Foi verificado que durante a feira de Ciências os alunos do ensino fundamental e médio desenvolvem experimentos que promovem a socialização, a troca de experiências de ensino aprendizagem conhecimentos com a comunidade. Desta forma possibilita uma ampliação da visão de mundo dos participantes, dos expositores e dos visitantes da Feira.Durante o evento ocorre aumento na divulgação das pesquisas por meio da troca de experiências entre os participantes. Nesse sentido o professor é o orientador e incentivador dos alunos, e os alunos são os agentes facilitadores do conhecimento para a comunidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação de professores de ciências naturais de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental em uma escola do campo no município de Acará(2015) MATIAS, Maria Helena Ferreira; SANTOS, Pedro Paulo dos; http://lattes.cnpq.br/4654476563553988; https://orcid.org/0000-0002-8793-1822O presente trabalho é o resultado de pesquisas na área de formação de professores, na especificidade da formação dos professores das escolas do Campo, intitulada Formação Inicial e Continuada dos professores de Ciências Naturais de 5ª a 8ª do Ensino Fundamental. O estudo foi realizado em uma escola do campo no município de Acará. O objetivo foi Identificar como vem sendo conduzido o processo de formação inicial e continuada dos professores de C.N na escola em questão. A seleção da escola se orientou por ser a maior escola do polo rural do município de Acará, atendendo demanda de alunos dos cinco segmentos Educação Infantil, séries iniciais, séries finais, Sistema Modular de Ensino e etapas da EJA, tornando-se a maior escola a atender o público dessas faixas de ensino. Saber as dificuldades que os professores de Ciências Naturais enfrentam no processo de formação continuada, a minha atuação enquanto coordenadora junto a estes docentes e a diversidade sociocultural dos alunos que compõe a dinâmica educacional da escola. Para a obtenção das informações foram realizadas entrevistas por meio de questionários com os professores que atuam na escola no ensino de Ciências e observação em lócus. O eixo de análise tomou como questão norteadora: a formação inicial e continuada contribui para que os professores de C.N colaborem para o processo de ensino aprendizagem e com a valorização dos sujeitos do campo no sentido de construção de conhecimentos e na conquista de direitos? Após a análise dos dados, concluiu-se que nem a formação inicial e continuada possibilita para uma prática diferente em virtude de inúmeros fatores elencados pelos entrevistados, principalmente no que se refere às políticas educacionais de valorização do magistério direcionadas ao ensino de ciências e das escolas do campo. Os resultados bem como as reflexões sobre a formação continuada indicam que a prática pedagógica dos professores investigados é caracterizada pelo predomínio da aula expositiva, uso do livro didático como um dos principais recursos, insuficiência de aulas práticas de laboratório e de horário destinado às Ciências Naturais no currículo escolar e a desvinculação parcial do ensino da área com o cotidiano dos alunos. Os resultados apontam para o desenvolvimento e efetivação de políticas públicas que garantam a formação dos professores de ciências em escolas do campo considerando as questões estruturais presentes nas mesmas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O sistema hidropônico como complemento metodológico para as aulas de Ciências(2021-08-07) FERREIRA, Brucy Dasaiev Mendonça; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437As críticas sobre melhorias na estrutura do ensino são constantes, principalmente se tratando das ciências naturais. Dessa maneira, é importante aproximar os alunos à sua realidade, de modo que os conteúdos que eles estudam nas escolas sejam trabalhados de forma prática. Este trabalho traz a temática de implantação do sistema hidropônico como proposta complementar nas metodologias de ensino, enfatizando seu funcionamento mediante a difusão dos conteúdos estudados em química, física e biologia. A proposta resulta de pesquisas que mostram que o sistema hidropônico é composto por uma série de propriedades estudadas nas disciplinas citadas anteriormente e traz como foco: conceito científico, processo de construção e o funcionamento nas técnicas de plantio. Dessa maneira, procura-se expor os conteúdos de ciências, mas dando destaque para os de física, como a hidrodinâmica e a maneira que seus tópicos podem ser explicados utilizando-se o sistema hidropônico. As informações expressas neste trabalho foram retiradas de artigos científicos direcionados à prática hidropônica no intuito de comprovar que tal técnica pode ser trabalhada nas escolas, relacionando o funcionamento do sistema aos conteúdos estudados, propriedades e características. O estudo demonstra que apesar do sistema hidropônico ser uma técnica de plantio, não se pode afirmar que este pode ser trabalhado apenas pela biologia e suas especializações. É necessário considerar o trabalho de plantio por completo, pois a falha ou ausência de algum fator pode gerar complicações no sistema hidropônico e comprometer o desenvolvimento do vegetal.