Navegando por Assunto "Multiplane"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino de razões trigonométricas na circunferência utilizando multiplano adaptável para alunos cegos ou com baixa visão(2023-12-22) SILVA, Edílson Soares da; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997O presente trabalho concerne sobre a matemática inclusiva nas escolas, considerando-se a realidade educacional e o direito de todas as pessoas com deficiência no que se refere à educação. Para tal propósito, o artigo descreve como foi implementada a utilização de um recurso didático para o ensino das relações trigonométricas na circunferência, visando a valorização da utilização de recursos didáticos adaptados para estudantes cegos ou com baixa visão. Trata-se de uma pesquisa exploratória tendo a análise de forma qualitativa. Assim, os resultados indicaram que a intervenção apresentou resultados positivos, haja visto que esta possibilitou a estudante com baixa visão e aos demais colegas de classe, um melhor entendimento do círculo trigonométrico e suas relações. Sendo o Multiplano Adaptado, um recurso didático acessível, e de baixo custo, que pode ser utilizado pelos docentes de Matemática, visando de fato a aplicabilidade em sala para facilitar a compreensão das relações trigonométricas na circunferência, e assim, oportunizando a construção de uma escola realmente inclusiva, na qual tenha-se uma preocupação de forma igualitária para com o aprendizado dos seus alunos e sempre levando em consideração a especificidade de cada estudante.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma experiência de ensino da geometria plana de polígonos para alunos com deficiências visuais(2023) DIAS, Leonardo José dos Passos; PEREIRA, Irene Castro; http://lattes.cnpq.br/7661299319840863Este trabalho de conclusão de curso, tem a pretensão de transpor às dificuldades dos professores em repassar o saber da Geometria Plana para alunos cegos e de baixa visão. Utilizando-se dos materiais concretos, como a prancheta, reglete e punção,e outros materiais,como o kit-Multiplano, para um “melhor” acolhimento os deficientes visuais. Por uma forma mais lúdica e descontraída dos principais conceitos matemáticos, através dos tatos, com ângulos, retas, segmentos entre outros objetos matemáticos “palpáveis”, tendo em vista o acesso desses alunos ao universo matemático.