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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Case study: Stardew Valley a technological game as tool to enrich english classes
    (2022) MUNIZ, Jhessy Eduarda Soares; CABRAL, Alex Rafael Costa; http://lattes.cnpq.br/8383033071094919
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação de Jovens e Adultos: as facetas da evasão na EJA 1ª e 2ª etapa da EMEF “Castelinho do Pequeno Príncipe, do Bairro Vila Nova, no município de Novo Repartimento/PA
    (2018-03-13) HORA, Adilson da Silva da; OLIVO, Gerson Dias; http://lattes.cnpq.br/1800155355400254
    Este estudo que está subordinado ao tema ―Educação de Jovens e Adultos: as facetas da evasão na EJA 1ª E 2ª etapa da EMEF Castelinho do Pequeno Príncipe, do bairro Vila Nova, no município de Novo Repartimento/PA‖ tem como objetivo principal, investigar os principais fatores que levam ao alto índice de evasão na Educação de jovens e Adultos da escola acima supracitada. Sendo assim, para alcançar tal objetivo, realizou-se, primeiramente, uma pesquisa bibliográfica através de material já elaborado, constituído de livros, artigos científicos, resoluções, legislações pertinentes e publicações, com o intuito de obter informações concretas sobre a temática apresentada. Logo em seguida, foi realizada uma pesquisa de campo, cujos sujeitos participantes foram 20 (vinte) alunos da EJA – 1ª E 2ª etapa, 2 (dois) professores dessa modalidade de ensino e a diretora da escola. Para a coleta dos dados, utilizou-se um questionário constituído de 10 (dez) perguntas fechadas, que foi aplicados aos alunos, como também, por meio de 2 (duas) entrevistas com perguntas abertas, sendo que uma foi constituída de 5(cinco) questões, aplicada aos professores, e a outra constituída de 4 (quatro) questões, direcionadas à diretora do campo da pesquisa. Os resultados mostraram que são muitos os fatores que têm contribuído diretamente para ao alto índice de evasão escolar de alunos da EJA, da escola ―Castelinho do Pequeno Príncipe‖, dentre os quais, destacam-se a necessidade de grande parte dos alunos terem que trabalhar e não ter tempo para estudar, as dificuldades de aprendizagem, a falta de políticas públicas para essa modalidade de ensino, a falta de professores com formação específica para trabalharem com Jovens e Adultos, a falta de projetos que poderiam ser elaborados e executados pela escola, visando aumentar o interesse e, consequentemente, a participação efetiva dos alunos, desde o começo até o fim do ano letivo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O efeito da competição como fator de motivação diferencial para a prática de jiu-jitsu em atletas amadores do município de Belém
    (2019-12-13) QUEIROZ, Carlos Guilherme Pereira; CAMPOS, Ítalo Sérgio Lopes; http://lattes.cnpq.br/5549357037582788; https://orcid.org/0000-0002-0761-6575
    São inúmeros os motivos que levam uma pessoa a escolher uma determinada modalidade esportiva e começar a praticá-la, assim como possíveis motivações que permeiam a manutenção dela na modalidade escolhida. Conhecer a motivação de cada pessoa leva o indivíduo a ter melhores desempenhos em sua prática esportiva. Dessa forma, este estudo teve como objetivo avaliar a rotina de competições e se esta teve influência na motivação do atleta de jiu-jitsu desde o início de sua carreira. Esse estudo caracterizou-se como exploratório, qualitativo, descritivo de corte transversal. A amostra foi constituída por 39 atletas amadores, entre 13 até 45 anos, de ambos os sexos, que estavam participando atualmente de competições, matriculados em academias e/ou projetos sociais de jiu-jitsu localizadas no Município de Belém. Os instrumentos utilizados foram o Inventário de Motivação para Prática Desportiva, de Gaya e Cardoso (1998) e um roteiro de entrevista estruturado com perguntas socioeconômicas e sobre a carreira do atleta. Os resultados indicaram que todos os atletas participantes estavam bastante motivados para a prática de jiu-jitsu nas 3 categorias: competência desportiva, saúde e amizade/lazer. Também foi observado que os motivos inicias relatados eram por praticar uma outra arte marcial e ter curiosidade em praticar o jiu-jitsu, e que os motivos para a prática após a ser inserido em competições foi o de auto superação. Os atletas tinham metas de apenas praticar o esporte, contudo, após as competições traçaram objetivos mais ambiciosos como ser professor e dar aulas, e obter graus máximos dentro da modalidade. Concluímos que a competição atuou como um fator divisor de motivações agindo diretamente sobre o desempenho dos atletas que, na presente pesquisa, relataram traçar novas metas a partir de suas inserções em ritmo de competições.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Fatores motivacionais relacionados à prática da caminhada e corrida por mulheres quilombolas da comunidade do rio itacuruçá
    (2022-09-23) ARAÚJO, Maik Willem Carvalho de; REZENDE, Mônica dos Anjos Costa de; http://lattes.cnpq.br/8633008914586014
    O presente estudo teve por objetivo analisar os fatores motivacionais relacionados à prática da caminhada e corrida por mulheres da comunidade Quilombola do Rio Itacuruçá. Amostra foi composta por 37 mulheres e foi utilizado na coleta de dados o Inventário de Motivação a Prática Regular de Atividade Física, o IMPRAF-54, que tem como parâmetros verificar através de 54 itens agrupados, as seis dimensões motivacionais (Controle de estresse, saúde, sociabilidade, competitividade, estética e prazer) de acordo com a Tabela de Normas (percentis, decis e quatis) validada por Barbosa e Balbinotti (2006). Na questão metodológica, foi aplicado a estatística descritiva através da realização das médias dos seis fatores propostos e depois, a transformação em percentil para concluir o estudo. Os resultados mostram que 67% das mulheres praticam caminhada e corrida por tempo superior dez meses, 46% com frequência semanal de três a cinco vezes. Em geral, os principais fatores ordenados por influência motivacional foram: Saúde (73%), Estética (65%), Sociabilidade (57%) e Competitividade (56%). Os fatores que apresentaram baixa motivação para a prática das atividades das mulheres foram: Controle de Estresse (51%) e Prazer (44%). Em conclusão, verificou-se que os principais fatores motivacionais relacionados à prática da caminhada e corrida foram a Saúde e Estética. As dimensões de menor potencial estiveram relacionadas ao Controle de Estresse e Prazer.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Formas de negação não canônicas nas construções [NEM X], [NEM EM], [NEM QUE] e [NEM SE]
    (2024-11-07) ARAÚJO, Irna Moraes; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098
    O presente trabalho pauta uma discussão a respeito do fenômeno da negação, traçando o foco para os diversos usos de uma expressão considerada canônica pelo Português Brasileiro, em conjunto com outras não-canônicas. Este estudo tem como objetivo apresentar o processo de adaptação linguística que ocorre no português, através de um olhar relacionado à motivação da linguagem. Por esse motivo, esta pesquisa justifica-se pela verificação de que os seres humanos são expressivos, através das mais variadas formas de se comunicar. Este trabalho se propõe a complementar os estudos existentes na área do Funcionalismo, visto que a língua é funcional e dinâmica, e está sempre em constante evolução, assim como o meio social em que ela está inserida. Assim, é imprescindível a realização de pesquisas relacionadas às variações linguísticas dentre as quais pode-se citar o objeto deste estudo, e as formas que elas ocorrem, visto que essas alterações existem no dia a dia e são essenciais para a realização da comunicação no meio da linguagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    How does gamification engage public school students?
    (2022) SILVA, Denilson Deoclides da; CABRAL, Alex Rafael Costa; http://lattes.cnpq.br/8383033071094919
    O objetivo desta pesquisa é investigar e analisar o processo de gamificação, ou seja, usar elementos dos videogames como ferramenta pedagógica em situações de não jogos, como ferramenta motivacional de ensino, que podem auxiliar no aprendizado e no desenvolvimento geral de ensino. Pode-se observar que mesmo com o aumento da popularidade e quantidade de tecnologia além da qualidade dos jogos e recursos digitais, ainda encontramos resistências em termos de empregos esses recursos técnicos são usados como ferramentas para auxiliar o aprendizado. Portanto, estudar a inserção desses recursos na prática em sala de aula é importante para avaliação interesses e potencial dos alunos. Este trabalho visa elencar múltiplos conceitos de gamificação e suas vantagens e desvantagens, analisar a neurociência como forma de entretenimento e aprendizado, também identificar através do uso de jogos e recursos técnicos e como os alunos fazem uso. A escolha da bibliografia baseia-se nas obras que possam responder as inquietações que o assunto despertou, pois muitas foram elas e através delas fez-se possível angariar dados essenciais na compreensão desse assunto.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    La variation de la motivation et des stratégies d’apprentissage le long du parcours de la licence en Lettres mention FLE : un rapport d’expérience
    (2021-04-21) RAMEIRO, Luciana Ferreira; FARIAS, Aline Leontina Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/9113852874604077
    Este trabalho consiste em um relato da minha experiência no aprendizado da língua francesa, como estudante de Letras na UFPA. Este relato tem como objeto de estudo registros escritos da minha aprendizagem: narrativas e diários de aprendizagem. O objetivo é reconstruir meu percurso de aprendizagem ao longo da licenciatura a partir dos relatos produzidos durante um projeto de aconselhamento pedagógico da UFPA, para tentar compreender a variação da motivação e das estratégias de aprendizagem e colocando-as em relação com as circunstâncias de cada período do curso e tentando compreender os seus efeitos na minha aprendizagem da língua. Assim, apresento o relato do meu percurso de aprendizagem por período escolar e faço a sua análise e discussão com base em estudos no campo do ensino e aprendizagem de línguas, em conceitos como motivação, autonomia e estratégias de aprendizagem na aquisição de uma língua adicional, bem como em estudos sobre o papel dos escritos na aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A motivação de mulheres para prática do treinamento funcional, no município de Barcarena-PA
    (2022-07-28) FACUNERY, Emanuele de Medeiros; PINHEIRO, Welington da Costa; http://lattes.cnpq.br/3643230594440900
    A prática regular de exercícios físicos está intimamente relacionada com a promoção de saúde e estilo de vida positivo, considerando a visibilidade que o Treinamento Funcional(TF)tem adquirido ao decorrer das últimas décadas, o presente estudo tem o objetivo de investigar as motivações de mulheres para a prática do TF no município de Barcarena-PA, buscando identificar os fatores determinantes para a adesão dessa atividade. Para isso foi realizada uma pesquisa de campo, sendo os dados coletados através da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os sujeitos da pesquisa foram 30 (trinta) mulheres praticantes de treinamento funcional, com faixa etária de 23 a 52 anos (35,83± 6,83 anos).A análise das entrevistas permitiu identificar os aspectos mais relevantes que levam as mulheres a participar da atividade física, sendo estética(33,3%),saúde mental(26,7%), tratamento ou prevenção de doenças(10%), sedentarismo e vida mais ativa(43,3%)as categorias destacadas. O motivo direcionado a prática do exercício físico é um fator importante para determinação pessoal de iniciar ou permanecer na atividade, em contrapartida, a motivação também pode ser desenvolvida no próprio ato de treinar por meio de motivação intrínseca.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Motivation in English language teaching in two public schools in Bragança
    (2023-06-30) MENEZES, Ielda Sales; SILVA, Johnes Ruan Santa Brigida da; GAIGNOUX, Kelly Cristina Marques; http://lattes.cnpq.br/6728901967747520; http://lattes.cnpq.br/8707620815346029; https://orcid.org/0000-0001-7227-7787; https://orcid.org/0000-0002-1829-8576
    Esta pesquisa é uma análise sobre a motivação dentro do ensino da língua inglesa em duas escolas públicas de Bragança - PA. A metodologia dessa pesquisa trata-se de uma análise qualitativa de dois estágios um de observação e outro estagio supervisionado que tem como objetivo abordar o assunto e mostrar que a desmotivação dos alunos é um problema na aprendizagem de uma nova língua. A pesquisa teve por objetivo analisar como a motivação atua na aprendizagem dos alunos de língua inglesa, no sistema escolar e nos métodos utilizado pelos professores. O resultado da pesquisa, foi possível notar que a motivação é a chave para o aprendizagem de língua inglesa, percebemos que são muitos os fatores que desmotiva os alunos de idiomas, motivações externas e internas, fenômenos emocionais de cada indivíduo, já um aluno motivado, capaz de atingir quaisquer objetivo. Espera-se que as informações e reflexões aqui abordadas possam contribuir para o desenvolvimento da prática de ensino da língua Inglesa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Particularidades do processo de evasão: uma amostragem da turma de Letras Alemão de 2017 da UFPA
    (2023-07-03) FERREIRA, Glória Jéssica Carvalho; ROHR, Cilene Trindade; http://lattes.cnpq.br/1226184560409350
    Este projeto foi elaborado como meio de identificação de fatores contribuintes à evasão com a finalidade de analisar a realidade dos discentes, suas percepções e experiências enquanto discentes do Curso de Letras Alemão da UFPA, e propor contornos viáveis a problemática considerando não somente as limitações existentes mas também os princípios e missão da UFPA, pensando na diminuição do quadro de evasões no Curso e também nas transformações e exigências perante a globalização e inovações do mundo atual. Para isso, um questionário foi elaborado e aplicado com perguntas abertas à uma turma pré-definida mediante compatibilidade aos padrões previamente estabelecidos. Suas temáticas giraram em torno de alguns dados pessoais, suas experiências vividas, suas percepções sobre evasão e motivações, e por fim suas sugestões pessoais quanto ao aprimoramento do nosso Curso. O resultado desta análise de campo foi utilizado de maneira teórica para compreensão dos motivos mais comuns que condicionam os discentes a optarem pela evasão; avaliação do feedback recebido sobre os esforços direcionados a capacitação dos futuros profissionais crítico-reflexivos da área, mediante as transformações e inovações científicas e tecnológicas em que os discentes estão inseridos; identificar alternativas que contornem e proporcionem o aperfeiçoamento do Curso visando a prevenção, correção e, por consequência, redução dos índices de abandono. Embora esta problemática da evasão universitária esteja longe de ser solucionada, buscar atualizações e modernizar o sistema para acompanhar as exigências e inovações do mundo atual – e futuro – não só garante uma maior permanência dos futuros discentes, como também traz maior visibilidade ao Curso; proporciona motivação tanto à formação continuada quanto a atuação na área; evidencia o valor do domínio de uma Língua Estrangeira (LE) no meio acadêmico, assim como sua relevância como ferramenta essencial para a atualidade; entre outros benefícios. Por fim, como considerações finais, compreendemos que a atuação do profissional de LE depende significativamente de sua formação sem deixar de ser um processo contínuo e autônomo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    The use of playfulness as a resource in the teaching-learning process
    (2022) ARAUJO, Luana Valentim; MARTIN, Marina; http://lattes.cnpq.br/1585333558187170
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