Navegando por Assunto "Metodologia de Ensino"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Baralho do Cálculo: uma metodologia de ensino para o Cálculo Diferencial e Integral(2023-02-24) SANTA BRÍGIDA, Júlia Barbosa; NUNES, Marly dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/6229676908658121O objetivo principal deste trabalho é fazer o uso deste jogo como ferramenta metodológica no ensino de Cálculo Infinitesimal, visando melhorias na aprendizagem. A aplicação foi realizada num ambiente de graduação na turma 2021 do curso de Licenciatura Plena em Matemática da UFPA - Campus Bragança, do jogo intitulado Baralho do Cálculo, uma adaptação do baralho convencional, trazendo conceitos iniciais do Cálculo Diferencial e Integral, como funções elementares, gráficos, derivadas e integrais. Com a descrição de todo o processo de elaboração do material, a experiência desde a escolha dos objetos de estudo, a fundamentação teórica, as etapas de construção e testes, o contato com os alunos, a utilização de questionários junto as observações da turma para a obtenção de resultados, ´e possível acompanhar todo o processo que envolve a construção de um jogo e o seu uso como metodologia. Através do m´método da pesquisa quali-quantitativa, foi possível identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos discentes e suas causas durante o período, permitindo adaptações propícias ao intuito do trabalho. Portanto, foi possível obter resultados após a utilização do jogo, sendo eles: a identificação dos conceitos elementares da teoria que geraram a dificuldade de aprendizagem em Cálculo, a necessidade de trabalhar a linguagem matemática em uma via de mão dupla, a motivação, a curiosidade e competitividade saudável gerada diante do método de ensino diverdificado.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Estágio supervisonado na Educação de Jovens e Adultos: construindo saberes e experiências formativas(2023-10-10) COSTA, Ronayra Silva; BASTOS, Sandra Nazaré Dias; http://lattes.cnpq.br/5027406598272447; https://orcid.org/0000-0002-4924-2743Este trabalho traz o relato de experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos (EJA). As atividades foram desenvolvidas em três etapas: a) Apresentação e reconhecimento das turmas; b) Planejamento e organização das Atividades e c) Regência das aulas. A observação participante nos permitiu compreender o contexto escolar: as turmas continham alunos de diferentes idades e alguns trabalhavam ao longo do dia. Percebemos alto índice de evasão e a baixa interação com a professora em aulas expositivas. A aula prática/experimental, ministrada pelas estagiárias, teve melhor receptividade despertando interesse e curiosidade nos alunos. Vivenciar a dinâmica de uma sala de aula e as dificuldades que poderemos lidar no futuro quando formos profissionais, de forma compartilhada e assistida por profissionais mais experientes, foi de grande importância para nossa formação profissional. Especialmente nessa modalidade de ensino que atende um público diferenciado.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O uso do design thinking como metodologia de ensino da disciplina Interação Humano-Computador(2025-03-26) SILVA, Klebson do Carmo; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480Este artigo apresenta a aplicação do Design Thinking como principal abordagem de ensino da disciplina de Interação Humano-Computador (IHC) no curso de Sistemas de Informação da UFPA Campus Cametá. As práticas da disciplina seguiram as fases de Empatia, Definição, Ideação, Prototipagem e Teste com objetivo de criar um protótipo para adaptar o WhatsApp para usuários idosos. O uso do Design Thinking aumentou a imersão e o engajamento dos estudantes, promovendo uma aprendizagem mais ativa. Os estudantes puderam interagir diretamente com idosos da comunidade. A participação e engajamento dos estudantes foram fundamentais para atender os objetivos da disciplina.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Uso da metodologia WebQuest no nono ano do ensino fundamental como facilitador do ensino-aprendizagem da tabela periódica(2022-11-08) PEREIRA, Darlene da Conceição; CORDEIRO, Carlos Alberto Martins; http://lattes.cnpq.br/5010139685215361O presente trabalho faz uma análise qualitativa do uso da Metodologia WebQuest, aplicada em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública, agregando o uso de dispositivos moveis como o “celular”. Analisando a metodologia como facilitador para a busca e construção do conhecimento e realizações de pesquisas escolares no ensino de Ciências, permitindo a criação de ambientes de aprendizagem, onde o professor continue sendo o mediador do processo ensino-aprendizagem. A metodologia WebQuest, foi trabalhado no assunto da Tabela Periódica, apresentando aos alunos todos os procedimentos que serão utilizados e aplicados. Coletando do mesmo grupo de alunos opiniões sobre a metodologia aplicada, por meio de um questionário com 3 perguntas depois de todo o procedimento.