Navegando por Assunto "Metodologia ativa"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Apresentação do modelo de ensino aprendizagem Peer Instruction para ser aplicado na graduação em Odontologia(2018-08-21) SANTOS, Priscila Carvalho dos; PESSOA, Oscar Faciola; http://lattes.cnpq.br/9576667373951387Considerando o perfil dos estudantes da atualidade, este trabalho apresenta uma proposta para elaborar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem da graduação em Odontologia, valendo-se da metodologia ativa, chamada Peer Instruction (PI). O PI promove uma compreensão crítica dos temas estudados pela interatividade entre os participantes e pela exigência de se tornarem corresponsáveis pelo êxito da aprendizagem. Associada ao uso de tecnologias que permitem o acesso à internet, a metodologia atrai atenção dos estudantes pela agilidade nos testes potencializando o interesse. A avaliação proposta é referente ao desempenho do processo de aprendizagem, assim como da percepção dos alunos sobre o método. O modelo de avaliação permite a sua aplicação em qualquer elemento curricular do Curso de Odontologia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) L’usage des méthodologies actives dans une classe de français langue étrangère aux cours libres de l’UFPA(2023-07-11) PIERONI, Vanessa Martins Frota Vieira; ROCHA, Thiago Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/3379643225245078Esta tese apresenta uma reflexão sobre os modelos pedagógicos desenvolvidos por Becker (1999), desde os mais tradicionais aos mais inovadores, confrontando-os com as expectativas sociais de suas respectivas épocas. O estudo visa demonstrar como as metodologias ativas podem contribuir significativamente com as novas demandas pedagógicas, principalmente após a pandemia, momento que tornou inviável de maneira repentina o ambiente de ensino e aprendizagem, contando apenas com as tecnologias ou ambientes virtuais para garantir a continuidade do ensino e reduzir os danos à educação. Assim, por meio de pesquisa bibliográfica teórica, buscamos caracterizar as metodologias e seus princípios, bem como demonstrar a operacionalidade de determinados métodos, como a aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem por pares, sala de aula invertida e gamificação. Além disso, pretende contrapor a metodologia proposta à realidade, diante da observação de campo de uma turma de 5º nível do curso livre de francês língua estrangeira da Universidade Federal do Pará (UFPA), que ocorre à distância desde a pandemia de Covid -19. A pesquisa discute como as metodologias ativas podem contribuir com as expectativas pedagógicas e ressignificar o papel do professor, especialmente diante das possibilidades advindas com as novas tecnologias. Nesse sentido, este trabalho propõe uma interpretação da prática docente conforme a atitude atual dos alunos em relação à sua aprendizagem, de forma a valorizar a aprendizagem significativa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Metodologias ativas no ensino de enfermagem perioperatória: estudo bibliométrico(2019-07-23) COELHO, Andreza da Silva; CARVALHO, Roberta Hellen Trindade de; SILVA, Eliane da Costa Lobato da; http://lattes.cnpq.br/0957300825827165O presente estudo teve como objetivo avaliar a incidência do uso das metodologias ativas no ensino de enfermagem perioperatória em publicações científicas nacional, no período de 1989 a 2019. Realizou-se uma pesquisa descritiva, para a qual foi utilizada a técnica da Bibliometria de abordagem quantitativa, por meio da busca em bases de dados especializada BVS – BIREME nos seguintes indexadores: LILACS; MEDLIDE e BDENF. Utilizando-se dos filtros: texto completo disponível, base de dados MEDLINE, LILACS, BDENF – Enfermagem (Brasil); Idioma: Português; Assunto principal: Enfermagem perioperatória e ensino. Para a seleção da amostra foram adotados os seguintes critérios de inclusão: artigos publicados em português e; artigos completos; os quais o título retratasse a temática definida nos descritores. Recorte temporal para o estudo em questão foi de 30 anos. A amostra deste estudo foi composta por 04 Publicações, as quais foram selecionadas após a realização de leitura e análise minuciosa. Os 04 artigos selecionados para este estudo incluíam práticas que abrangem aspectos fundamentais da proposta de ensino significativo através do desenvolvimento de mecanismos de atuação no meio formativo de profissionais e discentes. Porém em nenhum foi possível identificar o uso em sala de aula ou serviço através da delimitação de técnica descrita nas diversas publicações que retratam as metodologias ativas de ensino. Esse cenário demonstrou ser fundamental a realização de pesquisas voltadas para análise de quais metodologias são mais eficazes, assim como realizar um levantamento de quais instituições já vêm aplicando esse novo método de ensino-aprendizagem e quais foram os benefícios a longo a curto/longo prazo dentro da área de atuação do profissional de saúde.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Metodologias ativas: um campo de mediação entre o ensinar e o aprender matemática na educação básica(2022-02-22) FERREIRA, Elenilza da Cunha; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006Este trabalho é resultado de uma pesquisa de Revisão Bibliográfica, que tem como objetivo contribuir com conhecimentos e informações acerca das Metodologias Ativas como ferramenta auxiliar para o ensino de conteúdos matemáticos, na perspectiva de contribuir com informações relevantes para o trabalho docente. A pesquisa bibliográfica foi realizada em livros, artigos, teses e dissertações que fazem diferentes abordagens sobre as metodologias tradicionais e as metodologias ativas no ensino da matemática na educação básica. A partir dos resultados encontrados durante a pesquisa, podemos inferir que no atual contexto, é necessário conhecer para poder fazer uso das metodologias ativas para que sejam vistas como ferramentas auxiliares no desenvolvimento do ensino. Em se tratando do ensino de conteúdos matemáticos, essas metodologias podem contribuir de forma significativa na redução das dificuldades apresentadas por estudantes da Educação Básica, na aprendizagem desta disciplina.