Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Methodological intervention"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Abordagem CTS com enfoque em óleos essenciais: uma contextualização no ensino de Química
    (2022-12-09) REIS, Gabriel Kitlis da Costa; RIBEIRO, Alcy Favacho; http://lattes.cnpq.br/2716307121659406
    No âmbito de educação em ciências, é notável como tem sido desafiador transmitir o conteúdo com um propósito maior ao de avançar de nível durante a educação básica. A abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) busca inserir no meio escolar, um passo avante no processo de ensino-aprendizagem ao aliar os conteúdos teóricos (os quais muitas vezes são apenas fórmulas complexas ou mera preparação para um vestibular), com elementos presentes no cotidiano dos estudantes, visando favorecer, além de melhor assimilação do conteúdo trabalhado em sala de aula, uma formação voltada para a cidadania. O principal objetivo neste trabalho foi gerar, a partir de um estudo prévio sobre óleos essenciais, uma intervenção metodológica através de abordagem CTS em uma turma de 3º ano do ensino médio. Para tal, esta breve contribuição utilizou-se de elementos prévios de pesquisa em óleos essenciais como introdução para intervenção metodológica que abordou alguns pontos presentes na abordagem em questão. Após dois questionários aplicados em momentos deferentes (pré e pós intervenção metodológica) obteve-se alguns resultados: no primeiro momento, 61,1% dos alunos não conseguiam observar os conteúdos de Química além da sala de aula, ou seja, em seu cotidiano. No momento posterior à proposta, 77,8% já afirmavam ter tal percepção, o que foi um grande avanço. No final, a metodologia de ensino teve aprovação de 94,4% por parte da turma a qual foi o espaço amostral de obtenção de dados. De modo geral, a proposta apresentou-se eficaz para o objetivo proposto, podendo ser adaptada para diversos assuntos e em qualquer ano de ensino que contenha a componente curricular Química.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Obtenção de óleos essenciais por arraste a vapor: uma proposta de intervenção metodológica para o ensino de Química
    (2022-09-09) CAMPOS, Warley Neves de; RIBEIRO, Alcy Favacho; http://lattes.cnpq.br/2716307121659406
    Quando o aluno se motiva, este age por vontade própria, ele faz analogias do que aprendeu na teoria com o que foi visto na prática aprimorando o seu conhecimento. Uma forma interessante é uma proposta de intervenção que leve ao pensamento crítico. Este trabalho tem como objetivos proporcionar e estimular a utilização de metodologias com experimentação utilizando materiais alternativos e de baixo custo para o ensino-aprendizagem de Química pelos docentes, além de instigar, demonstrar e aproximar os discentes das práticas de laboratório, reforçando o papel da experimentação no ensino de ciências de forma contextualizada. A primeira apresentação da proposta de trabalho foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Profª. “Olinda Veras Alves” através do PIBID da UFPA para as turmas do 1º, 2º e 3º ano. A segunda apresentação foi realizada na escola selecionada para a realização do trabalho, a qual foi a escola sede da rede pública, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Gonçalo Ferreira, na turma do 3º ano vespertino, na cidade de Curuçá-PA. Questionários quantitativos foram aplicados para analisar os resultados da proposta. Na primeira etapa foi realizada uma aula dialogada-expositiva sobre o tema. Na segunda, foi realizada a prática experimental proposta com a participação dos discentes. Foram utilizadas plantas aromáticas para a experimentação. O experimento construído e apresentado foi para demonstrar um método alternativo de extração por arraste a vapor. Os resultados demonstraram que 90% dos alunos consideraram boa ou excelente a prática experimental. 93% disseram que foi importante e significativo a metodologia aplicada. 76% conseguiram enxergar o contexto científico por trás da experimentação. 64% passaram a perceber que por meio da experimentação é possível aprender Química de maneira prazerosa, divertida. 92% compararam e assimilaram teoria e prática abordada. 77% compreenderam os métodos e técnicas repassadas. 93% conseguiram agregar, conhecimentos sobre O.E. 85% aprenderam sobre a extração dos O.E. 92% entenderam a utilidade dos O.E, a diferença entre essência e O.E, e diferença entre óleo vegetal e O.E. Assim, infere-se que as atividades experimentais que utilizam materiais alternativos, contribui, motivam, melhora a criatividade, assim como autoestima dos discentes e deixa mais interessante e prazeroso o ensino de química nas escolas. Portanto, apesar das dificuldades encontradas pela escola situadas no interior da Amazônia, afirma-se que é possível permitir aos discentes o alcance dos objetivos de aulas com conteúdos variados de Química.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA