Navegando por Assunto "Meliponicultura"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação do campo: transversalidade pedagógica e saberes componeses na atividade agrícola da meliponicultura(2017-12-20) LIRA, Layane Queiroz Ramos; CRUZ, Carlos Renilton Freitas; http://lattes.cnpq.br/7656601356595473O presente trabalho foi construído como espinha dorsal a partir do tema meliponicultura, em seus objetivos procurou-se compreender, identificar e analisar, o víeis pedagógico refletidos no processo da transversalidade da educação do campo, a partir dos saberes camponeses fundamentados na atividade da meliponicultura. Reconhecer os saberes do trabalho camponês da atividade agrícola da meliponicultura. Tratando este tema articulador, o trabalho foi dividido em três capítulos. O capítulo I, traz os caminhos iniciais da pesquisa onde trata-se da alma de todo enredo deste trabalho, acompanhado das metologias cientificas permeiam o mesmo.O capítulo II, trata da abordagem dos saberes camponeses, o que protagoniza construção dos processos educativos. Abordagens que lança a leitura ao âmbito transversal na educação do campo. O estreitamento de dialogo entre saberes camponeses e saber cientifico por o movimento de coletivo que se sensibilizam pratica de ensino significativo a vida campesina, ao construir projeto educativo aos sujeitos do campo com atividades pedagógicas que dialogam com o contexto vivido pelo aluno do campo. Nesse sentido o capitulo III trás reflexões pertinentes a disposição dos diálogos a partir da educação do campo, agroecologia e meliponicultura, expresso na sinergia nas experiências das atividades pedagógicas desenvolvidas no programa PIBID nas atividades nos espaços não formais de educação expresso nas atividades: “Dia de Campo no meliponário agroecologico” e “Projeto: Amigo das Abelhas Nativas”. E em síntese considerações do estudo a estreitar e provocar, as das múltiplas as faces da educação do campo que são permitas em frente as ações interligadas aos espaços não formal de educação.