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Navegando por Assunto "Mediação da informação"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os benefícios do incentivo à leitura na terceira idade
    (2018) SOUSA, Juliana Andreza de; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909
    Mostra a contribuição do bibliotecário ao incentivo à leitura na terceira idade. Discute a importância da leitura na terceira idade para o desenvolvimento da autoestima e da integração social. Destaca-se a Biblioterapia como processo terapêutico elaborado a partir de um programa de atividades selecionadas, envolvendo os materiais de leitura desenvolvidos especificamente para problemas emocionais, entre outros. O caminho metodológico dá-se a partir de uma investigação exploratória, com abordagem qualitativa e bibliográfica. Os resultados expostos, implicam, o mundo da leitura presente no cotidiano dos idosos, ações que podem ser desenvolvidas a partir os argumentos de autores e suas conexões sobre o mundo da prática da leitura na melhor idade, isto é, no ciclo dos idosos. Ao final, à guisa considerativa revela-nos que como profissionais da informação, bibliotecários, fundamentados no juramento de cunho humanístico e na dignidade da pessoa humana, temos como contribuição social, atentarmos para os grupos sociais que necessitem da leitura em seus cotidianos, uma vez que na leitura compreende-se formas de legitimidade para dignidade humana, mas que no entanto falta ações e políticas desenvolvimentistas que contribuam para o fortalecimento da leitura na terceira idade. Desta forma, fica a reflexão da nossa contribuição profissional em sociedade em mediar onde existam leitores necessitado de informação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O bibliotecário no processo de incentivo a leitura na Biblioteca Pública Arthur Viana
    (2016) CASTRO, Manuela Silva de; ARRUDA, Maria Izabel Moreira; http://lattes.cnpq.br/1001771838942690
    O trabalho mostra a importância das bibliotecas públicas na sociedade e a sua contribuição na formação de leitores críticos, tendo o bibliotecário como incentivador da leitura que se faz necessária nesse processo, ajudando no conhecimento e na evolução da humanidade. Busca-se compreender os efeitos da leitura literária no leitor, quando e porque é formado e como ela pode influenciar na maneira de como ele vê o mundo ao seu redor e na sua formação como pessoa. Na era digital, a biblioteca precisa se manter atualizada para não perder os usuários cada vez mais dependentes das Tecnologias de Informação (TIC), entretanto, com o bibliotecário ativo na biblioteca, essa mudança se torna uma arma poderosa no seu trabalho como mediador buscando sempre aprimorar-se. Através de técnicas de observação, entrevistas e análises de gráficos foi possível avaliar que o grau de satisfação dos usuários em relação a Biblioteca Pública Arthur Vianna são satisfatórios para os usuários e os mediadores em relação aos usuários são bem receptivos e atendem a demanda da biblioteca dando todo o seu potencial em prol de uma sociedade bem informada. A Biblioteca Pública Arthur Vianna, além de centro de informação é um local que se torna agradável e especial, onde se colecionam memórias a todos que a frequentam.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A disseminação da informação: o bibliotecário como mediador da informação especializada
    (2018-01-30) SILVA, Raquel Carvalho da; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236
    A informação é fundamental para adquirir conhecimento, esse por sua vez proporciona novos caminhos em direção ao que se busca na vida profissional, pois, só através de muita leitura pode-se ter como argumentar e descrever sobre novos estudos. A respeito disso a pesquisa trouxe a relevante profissão do bibliotecário, esse profissional que teve de se reinventar ao passar do tempo, mudando sua forma de interagir com o meio de trabalho e com os indivíduos, com a forma de trabalhar antes era apenas tratar a informação para guardar nos acervos, hoje deve tratar e pensar em como vai fazer para disseminar para o seu público ou público em potencial. Através da pesquisa bibliográfica, em documentos selecionados em bases de dados, periódicos científicos e sites acadêmicos nas áreas de Biblioteconomia e Nutrição, conteúdos dos artigos mais relevantes para desenvolvimento dessa pesquisa, para biblioteconomia mediação e disseminação da informação, para nutrição conteúdos como o aproveitamento integral dos alimentos e o direito a alimentação. Portanto através desse estudo multidisciplinar foi possível identificar como esse profissional da informação pode contribuir com suas habilidades, competências e trabalho social.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A mediação da informação de interesse policial: um estudo sobre o planejamento da PMPA no desenvolvimento de ações preventivas
    (2018-01-30) SANTOS, Luana Suelen Pacheco dos; PINHEIRO, Williams Jorge Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2436502889391699
    A sociedade contemporânea, também denominada sociedade da informação é marcada por mudanças instantâneas no que concerne a explosão informacional, sendo a informação, um ponto ancoradouro na busca pela solução dos mais variados problemas. Na esfera da Segurança Pública, o uso das informações situa-se como um dos elementos centrais no desenvolvimento de estratégias de combate e enfrentamento a criminalidade. Para que se possa fazer uso da informação no planejamento das ações preventivas de enfrentamento a violência, antes de tudo se faz necessário ter essa gama de informações organizada, o que requer mecanismos que possibilitem a produção do conhecimento. Nesse sentido, este estudo evidencia a mediação da informação voltada para a área da segurança pública, o que permite o gerenciamento e o aproveitamento das informações de forma a sistematizar as informações geradas na base de dados do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP). A utilização das informações em prol da segurança pública possibilita a criação de um processo sistemático de produção de conhecimento, pois os indicadores derivados das estatísticas criminais auxiliam na elaboração de ações de combate à criminalidade permitindo que a sociedade se sinta mais segura, o que também está diretamente relacionado a uma mudança significativa no modo de atuação dos policiais militares, evidenciando características, como a inteligência e a pró-atividade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Mediação da informação em biblioteca escolar por meio da Cultura Maker: uma análise dos projetos desenvolvidos pela Biblioteca do CCBEU
    (2017) RIBEIRO, Jean Libório; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Investiga a mediação da informação em biblioteca escolar por meio da cultura Maker, fazendo uma análise dos projetos desenvolvidos pela biblioteca do CCBEU. Especificamente buscou-se conhecer como essa metodologia de ensino americana, aplicada na biblioteca escolar é um excelente mediador da informação entre usuário e biblioteca, e de como essa metodologia dinamizaria o processo de utilização da biblioteca. Utiliza a pesquisa bibliográfica, aproveitando as informações que estão disponíveis em livros, teses, dissertações e artigos científicos para servir de base para as discussões do referencial teórico. Usa também pesquisa de campo, feita junto com a bibliotecária do CCBEU, para que possa analisar o perfil de gestora, bem como, análise dos usuários que a biblioteca. Levanta dados primários por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas para analisar o grau de satisfação dos usuários com as atividades que a biblioteca desenvolve e entender se possuem um perfil que condiz com que as atividades Maker precisa. Apresenta os resultados de uma entrevista gravada com a bibliotecária afim de analisar seu perfil como gestora justamente com a sua experiência em gestão de bibliotecas como também sua familiaridade com a cultura Maker. Conclui que a gestão de biblioteca escolar precisa ser feita por um gestor ativo, que esteja ligado em métodos de mediação mais modernos de maneira que otimize e dinamize cada vez mais o processo de reconhecimento da biblioteca com a sua instituição mantenedora e em seguida seja valorizada pela sociedade em geral.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A mediação da informação para usuários com deficiência visual e sua transformação com o avanço da tecnologia: um estudo de caso na seção Braille da Biblioteca Pública Arthur Vianna
    (2018-01-30) LIMA, Danna Patricia Vieira de; PINHEIRO, Alexandre Lobo; http://lattes.cnpq.br/0003457538179697; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859
    A mediação da informação para usuários com deficiência visual e sua transformação com o avanço da tecnologia: um estudo de caso na seção Braille da Biblioteca Pública Arthur Vianna, teve como intuito a análise de como a mediação da informação transformou-se com o avanço da tecnologia para os usuários com deficiência visual, com o objetivo de conhecer as mudanças que as tecnologias causam na mediação da informação e como o bibliotecário tem lidado com essa transição. A metodologia utilizada foi o estudo de caso na seção Braille da Biblioteca Pública Arthur Vianna, a pesquisa documental a partir dos relatórios de atividades e planos anuais da seção, dos últimos anos e entrevista semiestruturada com perguntas semiabertas com profissionais que atuam no setor há mais de 5 anos, dois bibliotecários e dois pedagogos que exercem o cargo de assistente administrativo e com a bibliotecária coordenadora da BPAV. Após a utilização dos instrumentos metodológicos, infere-se que o avanço tecnológico facilitou a inserção dos usuários com deficiência visual no campo informacional e o surgimento de novas tecnologias possibilitou mudanças na mediação da informação a qual restringia-se a utilização de apenas um suporte, máquina de datilografar Braille. Embora exista tecnologias na seção, há necessidade de suportes mais avançados para melhor estabilidade do usuário. O profissional bibliotecário tem o papel de agente social e mediador para inclusão e autonomia das pessoas com deficiência visual.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Museu Goeldi deu samba na avenida: informações e memórias de um desfile carnavalesco
    (2023-12-13) RIBEIRO, Alexandre dos Santos; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Constata uma possível relação entre a mediação da informação e mediação cultural em ambiente de escola de samba. A mediação da informação é um processo que se realiza em diferentes ambientes informacionais, onde o mediador tem a plena convicção de que somente o processo dialógico torna bem-sucedida a mediação pretendida. Por outro lado, a mediação cultural funciona como um elo entre os sujeitos e os bens culturais, objetivando o desenvolvimento do protagonismo social. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho documental e narrativo, tendo como estratégia de investigação a pesquisa Ex-Post Facto, pois busca constatar a existência de relação entre variáveis de um desfile carnavalesco ocorrido no ano de 1980. A observação a partir das narrativas do entrevistado, e a análise documentária da pesquisa, permitiram-nos constatar, de que houve um entrelaçamento entre os processos de mediação cultural e da informação durante as etapas do processo carnavalesco, e que estes processos proporcionaram não somente a aproximação dos sujeitos aos bens culturais, como também possibilitou ampliação do acervo social do conhecimento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O papel do bibliotecário frente ao avanço tecnológico na mediação da informação: estudo nas bibliotecas da UFPA e do CESUPA
    (2017-04-06) SILVA, Maria de Nazaré Monteiro e; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909
    Estudo sobre a atuação do bibliotecário no espaço informacional, ante as transformações que as tecnologias da informação e comunicação (TICs) trouxeram ao mundo moderno. Assim, o objetivo geral foi analisar quais as TICs que são mais utilizadas nas bibliotecas da UFPA e do CESUPA. Para isso, inicialmente foram identificadas as TICs utilizadas nas bibliotecas para suprir as necessidades informacionais do usuário, verificada a atuação do bibliotecário de referência como mediador da informação, utilizando As TICs, assim como ocorre o uso das TICs nas bibliotecas da UFPA e do CESUPA. A metodologia adotada foi bibliográfica e pesquisa de campo, para a qual foram aplicadas entrevistas às bibliotecárias da UFPA e CASUPA. Como resultado observou-se que nas unidades de informação pesquisadas, há o comprometimento em assegurar ao bibliotecário que este participe ativamente da era informacional e de seus recursos tecnológicos. Assim, observa-se que nas bibliotecas da UFPA e do CESUPA são implementados suportes tecnológicos, a fim de que os bibliotecários possam manter-se em constante aprendizado, buscando uma postura pró-ativa no mundo cibernético da comunicação. Finalizando, conclui-se que as TICs corroboram para suprir as necessidades de informação do usuário, ratificando-se que pelo uso das TICs, o bibliotecário de referência promove uma mediação com mais eficácia.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O papel do bibliotecário na promoção cultural: projetos culturais desenvolvidos na biblioteca “Desembargador Antônio Koury”
    (2018) ALCANTARA, Michelle Rocha; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236
    Aborda o papel do bibliotecário na promoção cultural como um instrumento de mediação da informação, partindo do pressuposto que o bibliotecário pode utilizar qualquer procedimento que viabilize o acesso à informação, logo trata especificamente sobre projetos culturais desenvolvidos na biblioteca do Tribunal de Justiça do Estado do Pará “Desembargador Antônio Koury”. Promove uma discussão sobre a atuação do bibliotecário enquanto agente cultural, ressaltando assim, a responsabilidade sociocultural do profissional, pois a função cultural em bibliotecas em sua maioria apresenta-se de forma tímida, logo a pesquisa surgiu a partir dessa perspectiva. Faz uma reflexão teórica sobre a definição de ação cultural, os conceitos de mediação da informação e o papel do bibliotecário na sociedade para a disponibilização da informação e geração de conhecimento. A pesquisa tem característica bibliográfica de abordagem qualitativa e natureza exploratória, pois tem a intenção de criar maior familiaridade com o fenômeno em questão. Mostra os resultados obtidos por através da entrevista aplicada com a bibliotecária coordenadora dos projetos, com a indicação dos projetos culturais desenvolvidos na biblioteca e identifica as estratégias e dificuldades para a realização. Enaltece a ideia, como modo de conclusão, que é possível realizar atividades culturais no desenvolvimento da mediação da informação diante da atuação do bibliotecário em bibliotecas especializadas
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O perfil do bibliotecário para mediar a Lei de Acesso à Informação: um estudo nas universidades públicas de Belém
    (2017) SANTOS, Janilce Rodrigues dos; GAMA, Merabe Carvalho Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/2550202865807631
    Esta pesquisa busca analisar o perfil do profissional bibliotecário quanto à operacionalização, mediação e efetivação do acesso à informação nas Universidades Públicas de Belém do Pará. Direito adquirido por meio da Lei Federal n° 12.527, de 18 de novembro de 2011, nos campi da sede das seguintes universidades: Universidade Federal do Pará; Universidade do Estado do Pará, Universidade Federal Rural da Amazônia e do Instituto Federal do Pará. A Lei 12.527/2011 propiciou uma maior participação do cidadão e um cuidado no tratamento das informações públicas que apresentam regras para o seu acesso. Considerando este cenário imposto pela lei é que as Universidades Públicas de Belém necessitam mudar e se adaptar aos direitos adquiridos pelo cidadão ao solicitar à informação pública. Por isso, acredita-se que o profissional bibliotecário apresenta elementos facilitadores que poderiam mediar esse processo de solicitação de informação pública, incentivando ainda mais a importância da transparência nas Universidades Públicas de Belém. No decorrer da efetivação do acesso à informação é importante compreender os fatores e como o bibliotecário pode intervir que nesse processo e propor mecanismos que facilitem as necessidades do cidadão. Para atingir esse propósito, a metodologia classificada como exploratória e descritiva utilizou a pesquisa de campo como forma de coleta de dados por meio de entrevista com os profissionais que atuam nos Serviços de Informação ao Cidadão das Universidades Públicas de Belém do Pará. Espera-se que esse instrumento possibilite conhecer o funcionamento dos SIC’s das universidades pesquisadas. Os dados serão tratados por meio de estatística descritiva e apresentados em quadros e tabelas. Os resultados possibilitaram revelar o perfil dos dirigentes dos SIC’s e, como o bibliotecário pode atuar mediando e democratizando o acesso à informação pública em busca da eficiência desse direito adquirido pelo cidadão. Por fim, são propostas sugestões destacando o perfil do bibliotecário na mediação da Lei 12.527/2011 nas universidades públicas de Belém do Pará.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O processo de mediação em arquivos pessoais: o caso do Instituto Evandro Chagas Belém/PA 2018
    (2018) MONTEIRO, Natália de Paula Souza; GOMES, Daniel Libonati; http://lattes.cnpq.br/5749518886408102
    Análise do processo de mediação da informação no tratamento dos arquivos pessoais do Instituto Evandro Chagas (IEC) a partir da perspectiva da Arquivologia Pós-Moderna, levando em consideração as habilidades e conhecimentos do profissional para mediar a informação contida no acervo e tendo em vista que arquivos pessoais possuem especificidades que os diferenciam dos arquivos de entidades coletivas. Buscaram-se na literatura arquivística os aportes teóricos acerca de mediação da informação e arquivos pessoais e, para complementar as discussões acerca dos assuntos abordados, foi necessária uma breve abordagem sobre Arquivologia Pós-Moderna, informação orgânica e competência informacional. A pesquisa se caracteriza como descritiva, tendo sido realizada uma entrevista com o arquivista do IEC como ferramenta para coleta de dados. Com a análise da entrevista, pôde-se perceber que, de fato, a mediação é um processo e ela também se aplica no tratamento da informação em arquivos pessoais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma reflexão filosófica sobre a mediação da informação na biblioteconomia: os pressupostos do “o-que-é-ser no ato de mediar entre a racionalidade e a concepção representacionista da informação”
    (2016) CASTRO, Jetur Lima de; SILVA, Luiz Eduardo Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/7757626842906197
    Proporciona o exercício da interpretação e reflexão acerca da mediação da informação na Biblioteconomia, sobretudo, na busca de indícios e pistas para construir concepções teóricas por meio das ações comunicativas. Investiga a aplicabilidade da Mediação da Informação na Biblioteconomia a partir do fundamento epistemológico de Habermas com a teoria crítica e Dretske sob à luz da Filosofia da Informação, com o auxílio da Ciência da Informação. Dispõe de uma pesquisa teórica, na qual procura compreender de forma crítica e interpretativa o cenário biblioteconômico, mediante a discussão em relação à mediação da informação enquanto fenômeno (emancipatório). Por intermédio da hermenêutica crítica, buscou através dos indícios interpretativos encontrar as pistas para a incerteza epistemológica na Biblioteconomia, no contexto da mediação da informação. Os resultados indiciários e interpretativos demonstram que a mediação da informação na biblioteconomia é dominada pela racionalidade instrumental da técnica que, por sua vez, precisa passar pelo plano das ações comunicativas e emancipatórias. Por fim, conclui-se que a mediação da informação na Biblioteconomia necessita de questionamentos teóricos, a fim de anunciar e consolidar com um olhar crítico as “novas” relações possíveis de debate em torno da mediação, para que os reflexos comunicativos possam transcender as políticas da razão instrumental (ideologia da técnica), com a intenção de produzir agenciamentos e ações coletivas emancipatórias no ambiente das bibliotecas e, por assim, reconstruir as práticas de ressignificação da mediação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O serviço de referência em bibliotecas e a proxemia: as práticas de relação, percepção e intervenção do bibliotecário na mediação da informação com o usuário
    (2017-04-04) QUEIROZ, Éder Ney do Rosário; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909
    Análise do serviço de referência em relação ao atendimento pessoal prestado pelo bibliotecário ao usuário e a proxemia, com o objetivo de esclarecer como o setor de referência pode contribuir e configurar-se como ferramenta da mediação perante a percepção do bibliotecário no comportamento espacial com o usuário. Para isso, buscou-se refletir a respeito desse relacionamento interpessoal estabelecido referente aos estados agradáveis e desagradáveis que ocorrem no espaço da biblioteca, para a sua transformação no ato da mediação da informação. Como procedimento metodológico, a pesquisa é caracterizada como exploratória, buscando maior compreensão do fenômeno investigado, sendo adotada a pesquisa bibliográfica em registros resultantes de pesquisas anteriores realizadas e publicadas por outros autores, disponíveis em livros, artigos e outros documentos. Assim, no que compete ao serviço de referência, foram adotados, entre outros, Ranganathan (2009), Grogan (1995/2001), Macedo (1990), Mendonça (2005) e Almeida Júnior (2009). Já no que se refere ao comportamento espacial (proxemia) do usuário da biblioteca autores como Edward T. Hall (1977), Umberto Eco e Michel Maffesoli foram estudados. Como resultados, observou-se com os conceitos utilizados abordam temas que englobam o atendimento pessoal no serviço de referência e a teoria denominada proxemia que faz observações às necessidades espaciais do homem, como esse se relaciona tanto pessoal quanto social, durante a sua comunicação. O serviço de referência no seu sentido estrito, isto é, o atendimento pessoal, configura-se uma relação existente entre o usuário e o bibliotecário, sendo assim, também existe uma distância entre esses indivíduos segundo a teoria proxêmica, que pode estabelecer uma relação de confiança ao usuário, onde o contato visual e aproximação possa traduzi-lo que o bibliotecário está atento e disponível às interrogações por ele realizadas, favorecendo intercâmbios mais espontâneos, gerando uma melhor interação e propiciando estados agradáveis e resultando em uma mediação da informação mais eficiente e eficaz. Concluindo a pesquisa, considera-se que a relação do serviço de referência com o atendimento pessoal realizado pelo bibliotecário ao usuário com o estudo dos estados agradáveis e desagradáveis durante sua ocupação espacial tratado pela teoria proxêmica torna-se análise de considerável importância para uma efetiva mediação da informação no espaço da biblioteca.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso do inglês no processo de mediação da informação em contexto especializado: Desafios encontrados no cotidiano bibliotecário
    (2018) ARAUJO, Brenda Lorena Câmara de; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/3198342223137046
    Aborda a relação do bibliotecário com a língua inglesa em meio à globalização, apresentando dados que ratificam o fundamento da pesquisa; a importância do domínio desse idioma na comunicação científica, identificando pontos principais como a produção, disseminação e transformação da informação em conhecimento em inglês; as dificuldades que o Bibliotecário encontra para realizar a mediação da informação em inglês e atender o usuário que necessita da informação, com o objetivo de mostrar a importância de conhecer outro idioma em tempos de mudança e de produção de documentos em larga escala, como é observado nos dias atuais. Além de realizar uma análise em uma instituição de pesquisa que trabalha diretamente com a produção e disseminação de informação científica em nível mundial: a Universidade Federal do Pará, utilizando como procedimentos metodológicos a pesquisa básica ou fundamental para reunir os dados do que já foi explanado sobre o assunto, bem como uma pesquisa de campo, com um questionário. Os resultados comprovaram o pressuposto na introdução do trabalho, de maneira que as conclusões constataram a importância da língua inglesa para os Bibliotecários.
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