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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A linguagem nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições de Vigotski a uma pedagogia da significação
    (2019-06-26) BASTO, Marli Pantoja; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053
    O presente trabalho teve como objetivo analisar a aprendizagem da linguagem nos anos iniciais do ensino fundamental, focando nas contribuições de Vigotski com base em uma pedagogia da significação, numa 1ª série do Ensino Fundamental. Em sentido específico buscou-se no princípio fazer uma análise teórica acerca das contribuições de Vigotski para essa pedagogia da significação, para compreender esse processo, investigando as práticas de ensino da linguagem (leitura e escrita) nos anos inicias e sua relação com os saberes cotidianos/conhecimentos prévios das crianças, bem como pesquisar as manifestações afetivas e emocionais que se dão a ver nas relações de aprendizagem da linguagem (leitura e escrita) e identificar as características de uma pedagogia da significação. A pesquisa desenvolveu-se tendo como metodologia a análise bibliográfica e pesquisa de campo. Assim, verificou-se a partir dos referenciais teóricos que somos sujeitos simbólicos, que nos constituímos nas relações sociais, mediados pela linguagem e pela significação e que a escola é fundamental nesse processo, pois é na escola que a criança aprende a linguagem, a leitura e a escrita. O professor deve, então, ensinar de maneira contextualizada, transformando a relação de conhecimento em uma relação afetiva, sem desconsiderar os conhecimentos prévios do educando, pois o conhecimento somente se torna significativo quando ele se contextualiza.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A perspectiva semiótica no gênero charge sobre as aulas remotas no Brasil durante a pandemia da Covid-19
    (2021-10-08) MARTINS, Adriane; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860
    O presente trabalho versa sobre a Teoria semiótica Peirciana no Gênero Charge que trata dos signos e suas relações de significação. A pesquisa tem como objetivo principal aplicar as categorias da segunda tricotomia do signo, isto é, o signo em relação ao seu objeto. Tem-se como suporte de análise e aplicação das teorias de Peirce (2005), Santaella (2001, 2018), Marcuschi (2008), Possenti (2010) e Gregolim (2007). Foram selecionadas e analisadas duas charges voltadas para a temática do ensino remoto durante o período da pandemia da covid-19 no Brasil.
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