Navegando por Assunto "Mathematics teaching"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A classe multisseriada e o ensino de matematica: relato de experiência em uma escola da zona rural de Cachoeira do Arari(2019-09-02) XAVIER, Joelma Azevedo; LIMA, Maria do Socorro Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/9266199709940902O presente estudo apresenta um relato de experiência do ensino de matemática para uma classe multisseriada do primeiro ciclo do ensino fundamental, em uma escola da zona rural do município de Cachoeira do Arari, situado na ilha do Marajó, no Estado do Pará. A abordagem metodológica adotada se inscreve na revisão bibliográfica, que possibilitou encontrar os saberes relacionadas com o tema. Assim os autores referenciados nesse relato dão o suporte teórico ao desenvolvimento da experiência e ao relato aqui consolidado. Ao final desse relato compreende-se que ser professor de uma classe multisseriada de escola do campo, vai além de ensinar os alunos, pois se entende que seja necessário fazer a diferença, respeitando a existência de tempos e modos diversos de ser, viver e produzir. E que modelo de ensino seriado e multisseriado precisa ser (re)visto. Todavia, não se pode perder de vista a complexidade do cenário das escolas do campo. Os problemas enfrentados por essas escolas vão além do que acontece nas salas de aulas e estão relacionados com o projeto de educação e de sociedade, em vigor.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Contribuições do programa de residência pedagógica na formação docente dos licenciandos em matemática(2022-07-11) CORDEIRO, Ananda Ferreira; NUNES, Delma Conceição Gomes; NAHUM, Nélio Santos; http://lattes.cnpq.br/2474290454840252; https://orcid.org/0000-0002-1208-127X; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385O presente trabalho consiste na exposição das experiências vivenciadas pelos graduandos do Curso de Licenciatura em Matemáticada Universidade Federal do Pará – Campus Universitário de Abaetetuba, denominados residentes. A pesquisa se baseou nos relatos de experiência produzidos pelos residentes a cada semestre. Apesar do contexto pandêmico, o programa proporcionou aos residentes dezoito meses de inserção docente em turmas do Ensino Médio de uma escola da rede estadual do Pará, situada no município de Abaetetuba, com produção de materiais didáticos, regência de aulas, formações pedagógicas, reuniões de planejamento e elaboração de trabalhos para eventos científicos, sob orientação ativa do professor preceptor. A partir dosrelatos, o estudo tem como objetivo mostrar as contribuições do Programa de Residência Pedagógica (PRP) na formação do futuro professor de matemática, promovendo a reflexão sobre o ser docente na perspectiva de associar a teoria à prática. Conclui-se mostrando-se as atividades desenvolvidas durante o programa que possibilitaram aos residentes conhecer e vivenciar o dia a dia da escola da educação básica, tão importante no processo de formação de futuros docentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensinando a gostar da geometria utilizando o geoplano(2024-02-07) SILVA, Cleudiane Priscila Silva da; COSTA, Leonoura Reis da; ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; http://lattes.cnpq.br/6114447007933261; 0000-0003-2423-797XO processo de ensino e aprendizagem de Geometria é um grande desafio tanto para professores quanto para alunos dos mais diferentes níveis. A presente investigação tem por objetivo explorar o processo de ensino-aprendizagem utilizando o geoplano para o ensino dos Polígonos Regulares para alunos do 6º ano, estabelecendo uma conexão como os alunos podem aprender a relacionar o conhecimento concreto com o abstrato, de forma significativa e duradoura. Para isso, foi realizado um estudo de caso de caráter qualitativo do tipo descritiva. O trabalho foi realizado através de pesquisa de campo, em uma turma do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Orlando Moisés, localizada na zona rural do município de Salinópolis no estado do Pará. Ao final, conclui-se que ao longo da realização deste trabalho aplicado em sala de aula o geoplano constitui-se como um meio dinâmico para os alunos explorarem os desafios propostos, na medida em que podiam fazer, refazer e desfazer figuras e calcular área e perímetro com grande facilidade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino de equação exponencial por atividade experimental(2022-08-11) CARDOSO, Janeide das Neves; OLIVEIRA, Letícia Pacheco; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039Essa pesquisa exibe um estudo sobre o ensino da Equação Exponencial por Atividade Experimental, tendo como objetivo compreender a relevância das Atividades Experimentais como metodologia para o ensino de Equações Exponenciais. Foi desenvolvida através da metodologia do ensino de Atividades Experimentais por Redescoberta, na qual se caracteriza pela utilização das etapas do método científico, onde o discente desenvolve habilidades de observar, analisar, pesquisar, avaliar, inferir e testar, com o aluno participando ativamente do processo de construção de seu conhecimento. Foram aplicadas quatro atividades com estudantes do oitavo ano de uma escola pública localizada no município de Acará-PA. Logo após a metodologia utilizada, notou-se um maior entendimento dos conceitos apresentados. Nessa perspectiva, diversos autores têm proposto atividades na tentativa de facilitar o processo de ensino e aprendizagem em Matemática, sobretudo quando se trata de conteúdos de difícil compreensão, evidenciando assim, que o uso de Atividades Experimentais se caracteriza como um recurso facilitador que ultrapassa o ensino tradicional e proporciona a manipulação eficaz de teorias e conceitos abordados na aula.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Etnomatemática e a educação quilombola: uma revisão bibliométrica(2022-12-19) RODRIGUES, Vanderson Rezende; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437O objetivo deste trabalho é mapear estudos na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD com linha temporal de 2002 a 2022 na área de Ensino da Matemática que versem sobre a etnomatemática presente na educação quilombola. A etnomatemática detém maior valor aos conhecimentos adquiridos a partir das experiências de cada grupo, especificamente ao conhecimento matemático que resulta das vivências cotidianas dos alunos e é rico em significados para eles. Quanto aos procedimentos técnicos este estudo utilizará a pesquisa bibliométrica da literatura. Assim, o desenvolvimento deste trabalho se inicia por meio de pesquisa bibliométrica acerca da temática. A revisão demonstrou que ainda há pouca discussão sobre o assunto em vários âmbitos. Portanto, de acordo com os estudos revisados, essa realidade não é exclusiva da região norte e, com isso, é necessário políticas organizacionais que apoiem a admissão, a persistência e o crescimento de projetos de pesquisa para a área.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogos no ensino-aprendizagem de multiplicação no 6º ano(2023-08-30) LIMA, Cledson Silva; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877Este trabalho teve como finalidade investigar a influência do jogo no ensino aprendizagem da Matemática e analisar quais efeitos os jogos podem propiciar ao processo de ensino-aprendizagem de multiplicação no 6º ano. A pesquisa realizada é do tipo qualitativo subdividida em dois momentos: levantamento da literatura e aplicação de teste de sondagem e, posteriormente, intervenção pedagógica por meio de aplicação. Foi planejado um roteiro de entrevistas estruturadas com o professor de Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental II, sendo que, no final de cada experiência com jogos na sala de aula envolvendo o conteúdo de Matemática, foram feitos testes de sondagem entre os estudantes da turma. Durante a pesquisa foi observado o quanto é importante à utilização de jogos nas aulas de Matemática, tornando para o estudante uma aula mais criativa e participativa. Também foi constatado que apesar a escola disponibilizar em seu acervo jogos e materiais manipuláveis, essa metodologia é pouco utilizada pelos professores e, quando utilizada, tem pouca relação com os objetivos de aprendizagem.