Navegando por Assunto "Mapeamento sistemático da literatura"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Abordagens para o ensino e aprendizagem de algoritmos ou equivalente com base em elementos de jogos: um estudo a partir do mapeamento sistemático da literatura(2018) MENEZES, Julio de Pádua Lopes; ELIASQUEVICI, Marianne Kogut; http://lattes.cnpq.br/6655468164115415O uso de abordagens baseadas em elementos de jogos (metodologias, técnicas, ferramentas, entre outras) que auxiliam o ensino de algoritmo e afins, apesar de recente vem ganhando destaque em publicações acadêmicas. Isso porque, o uso dessas abordagens pode contribuir para aumentar o envolvimento e o engajamento de estudantes em disciplinas elementares das áreas de Tecnologia de Informação (TI). O objetivo deste trabalho é investigar, a partir de um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL), as principais abordagens baseadas em elementos de jogos que vêm sendo empregadas como apoio ao processo de ensino e aprendizagem de algoritmo e introdução à programação, no contexto dos cursos de nível superior na área de TI. Ou seja, construir um mapeamento das principais tendências de pesquisas desenvolvidas que envolvam abordagens baseadas em elementos de jogos voltados ao ensino de algoritmo e programação, com o objetivo de validar os resultados por meio de evidências científicas. Realizou-se um estudo a partir do Mapeamento Sistemático da Literatura para identificar estudos primários voltados ao ensino de algoritmo e programação. Foram identificados 10.027 estudos primários, publicados entre 2006 e 2016. Os estudos preliminares mostram uma crescente preocupação em desenvolver experiências a partir de abordagens baseadas em elementos de jogos distibuidos em pelo pelos 23 países nos diversos continentes do mundo, pois em 61 artigos selecionados foram identificadas abordagens baseados em elementos de jogos, sejam eles, pelo uso de jogos sérios, elementos de jogos e de gamificação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um mapeamento sistemático da literatura em melhoria do processo de software e medição de software por propostas de gamificação e jogos sérios(2018) LIMA, João Luís dos Reis; SOUZA, Rafael Ferreira de; FURTADO, Lennon Sales; http://lattes.cnpq.br/8539879857962662; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427Contexto: o uso de jogos sérios e gamificação em engenharia de software não é tão novo. Contudo, as tecnologias recentes proporcionaram novas oportunidades para sua aplicação tanto no ambiente acadêmico quanto industrial, podendo aumentar o envolvimento e engajamento de alunos e colaboradores. Objetivo: o objetivo deste trabalho é identificar diferentes abordagens no ensino de Medição de Software e Melhoria do Processo de Software por propostas de gamificação e jogos sérios a partir de um estudo de mapeamento sistemático, buscando caracterizar o estado da arte sobre o uso de métodos relacionados à gamificação e a jogos sérios nos temas citados. Método: realizou-se um estudo de mapeamento sistemático para identificar estudos primários e secundários que abordem o uso, a proposta ou a avaliação de gamificação, jogos sérios, seus elementos e mecânicas de jogos em engenharia de software. Resultados: foram identificados 167 estudos primários e secundários, publicados entre 2001 e 2017. Os estudos preliminares mostram uma proximidade entre os métodos utilizados nos trabalhos pesquisados, pois em 92 é usado jogos sérios, enquanto em 71, gamificação é o método explorado. Conclusões: apesar do uso de jogos sérios e gamificação em engenharia de software não ser tão novo, existe um grande espaço a ser explorado, principalmente em Melhoria do Processo de Software e Medição de Software.