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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aulas de ciências para além do livro didático em uma escola do campo da Transamazônica, Uruará (PA)
    (2020-07-16) SANTOS, Bruna Angélica Alves dos; FORMIGOSA, Marcos Marques; http://lattes.cnpq.br/0734899288695479
    O presente trabalho possui como enfoque principal as metodologias das aulas de ciências em uma escola do campo. Tem como problema de pesquisa: como uma aula diferenciada pode contribuir com o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de ciências nos anos finais do ensino fundamental? A pesquisa visa analisar como tem se dado o ensino dessa disciplina nas escolas do campo e como a contribuição de uma aula diferenciada pode ser importante e bem sucedida para os envolvidos. Neste trabalho, utilizaram-se os resultados obtidos no Estágio Supervisionado II, desenvolvido por meio do curso de Educação do Campo, na escola José Bonifácio. A abordagem metodológica do mesmo é de caráter qualitativo. Os dados coletados foram obtidos por meio da observação e pesquisa participante. Os resultados apresentados mostram que o uso de aulas práticas por meio de recursos simples e acessíveis trouxeram muitos resultados positivos, possibilitando a dinamização das aulas e estabelecendo relação importante entre o aluno, conteúdo trabalhado e seu modo de vida, que possibilitou a troca de conhecimento entre discente e docente. Apesar das inúmeras dificuldades no desenvolvimento das aulas diferenciadas, foi possível concluir que a aula de ciências, para além do livro didático viabiliza um meio mais atrativo de ensinar os conteúdos, fazendo com que os alunos fiquem mais interessados nas aulas com uso dessas alternativas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação do campo: uma análise dos livros didáticos Girassol e Novo Girassol do 2ª ano do Ensino Fundamental utilizados na Escola Dondon Pinheiro, Abaetetuba/PA
    (2022-02-11) PINHEIRO, Suleima Silva; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934
    O presente trabalho terá com ponto de partida a educação do campo como lócus de análise dos livros didáticos: Girassol Saberes e fazeres do Campo do ano de 2013 e Novo Girassol Saberes e Fazeres do Campo do ano de 2016. Mais especificamente, os livros de letramento e alfabetização, geografia e história do 2º ano do ensino fundamental, os quais são utilizados na escola Dondon Pinheiro, instituição localizada na região das ilhas do município de Abaetetuba. Tendo como objetivo principal: realizar um breve histórico da luta pela educação do campo e analisar os editais do Programa Nacional do Livro Didático – Campo e os livros didáticos apresentados anteriormente, em que será discutido as temáticas abordadas em relação ao campo e sua preocupação com a realidade do sujeito no que se refere ao espaço, à cultura e ao trabalho. Sendo que tal análise ocorrerá a partir das imagens, dos textos e dos conceitos presente no livro em questão. Isto, por entendermos que a escola é o espaço de formação social e política dos sujeitos, possuindo a função social de difusão dos saberes acumulados e dos processos de reelaboração e produção dos conhecimentos adquiridos pelos homens ao longo dos tempos, logo, um recurso tão utilizado como o livro didático, merece ser melhor analisado, uma vez que, para aqueles que vivem no campo, a escola é também um espaço de luta e resistência, podendo, ser um espaço privilegiado de formação, conhecimento e cultura, valores e identidades das crianças, jovens e adultos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de ciências nos livros didáticos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental
    (2018-12-11) CAVALCANTE, Antonio Nivando Avelino; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870
    Apresenta resultados de uma pesquisa realizada numa escola de ensino fundamental junto a professores de Ciências do 6° ao 9°ano, objetivando identificar os significados elaborados pelos professores em relação à escolha e ao uso do LD(Livro Didático) dessa disciplina. Tomando como referência a conceituação de cotidiano escolar e as relações existentes no mundo escolar a partir do entendimento de Ezpeleta e Rockwell (1989) e Rockewell (1995, 1997) e o entendimento do livro didático como artefato cultural que afeta a escolarização de formas diferenciadas e a ação do professor em toda sua trajetória, apresentado por Choppin (2000, 2004), e considerando os livros didáticos de Ciências como um recurso utilizado na mediação do processo ensino-aprendizagem nas aulas dessa disciplina, e assim presentes na cultura escolar, pretendeu-se compreender os significados que os professores construíram durante sua formação acadêmica e profissional em relação aos aspectos de escolha e de utilização para a abordagem dos conceitos científicos em sala de aula. Da investigação participaram professores de Ciências da escola de ensino fundamental em questão, que responderam a um questionário abordando, dentre outras, questões a respeito de sua formação, do processo de escolha do livro didático de Ciências, de seu uso em sala aula e do papel que eles atribuem ao livro na aprendizagem dos conceitos científicos. As respostas indicaram que a relação do professor com o livro didático pode ser interpretada como reflexo das experiências acumuladas, pela experiência acumuladas ao longo de sua prática em sala de aula, moldada pela sua formação acadêmica, pela experiência pessoal, pelos valores e pela adaptação aos novos modelos educacionais, e que a interação entre o professor e livro didático, sob essas características, representa o ponto norteador no momento de escolha e no uso na sala de aula.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A gramática do design visual: uma proposta de leitura de fotografia documental
    (2019-03-01) SANTOS, Gabriela Rodrigues dos; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268
    O seguinte trabalho tem como título A gramática do design visual: uma proposta de leitura de fotografia documental, tendo sua pesquisa voltada para a teoria da Gramática do Design Visual, de Kress e Van Leeuwen (2006), com objetivo de analisar a multimodalidade presente nas fotografias documentais, desvendando os significados nesse gênero, como uso de fotografias do contexto do regime militar brasileiro desnudando discursos materializados no contexto não verbal sobre acontecimentos da época. O corpus é formado por fotografias usadas para o ensino/aprendizagem em livros didáticos e também como forma de entender o passado. As imagens analisadas são de eventos ditatoriais no Brasil que, mesmo com a censura e repressão, não foram impedidos de fotografar, como uma forma de aprendizado para o futuro. A metodologia empregada neste estudo é da GDV dentro das funções representacional e interacional, propostas por Kress e Van Leeuwen (2006), tidas como essencial para analise de textos multimodais. Tendo como resultado, um maior entendimento do aluno, a partir do uso visual, para assim analisar as contribuições destas fotografias para a reconstrução dos fatos narrados sobre a ditadura militar no contexto do livro didático.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    História da Matemática como abordagem metodológica: uma análise dos livros didáticos do ensino fundamental
    (2023-03-09) NEVES, Nino José de Matos; SILVA, Fabio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009
    A História da Matemática é uma importante ferramenta para auxiliar o professor no Ensino da Matemática e no desempenho na aprendizagem dos alunos. Este trabalho estuda a História da Matemática e tem como principal objetivo analisar a abordagem metodológica dada à História da Matemática nos livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental e como objetivos específicos discutir sobre as possibilidades de o professor de matemática utilizar a História da matemática como instrumento de ensino e aprendizagem, debater a importância do trabalho com a História da Matemática na rotina da sala de aula e mostrar a relação dos documentos curriculares com a História da Matemática. A pesquisa teve como metodologia, uma abordagem qualitativa e do tipo documental, exploratória descritiva. Foi analisado os quatro livros didáticos de Matemática, para turmas de sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, foi analisada a coleção A Conquista da Matemática dos autores José Ruy Giovanni Júnior e Benedicto Castrucci. Como resultados da pesquisa foram obtidos pois apesar da obra apresentar conteúdos matemáticos e atividades sobre a História da Matemática, ainda existe pouca abordagem nos livros do quinto e sextos anos, no entanto, vale ressaltar que há vários momentos que comprovam a existência de uma maior implantação sobre a História da Matemática nos dois últimos livros da coleção. Assim os livros não exploraram a evolução histórica dos objetos matemáticos e o livro didático exerce um papel importante no trabalho pedagógico da matemática escolar. Sabe-se que a História da Matemática surge como metodologia de ensino para proporcionar a interdisciplinaridade, assim por meio potencialmente vasto para promover o ensino e a aprendizagem, relacionando os significados com a realidade dos estudantes possibilitaram numa aprendizagem mais significativa e ao mesmo tempo mais prazerosa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Imagem do negro nos livros didáticos do 5º ano do ensino fundamental
    (2018-04-09) ARAGÃO, Almerinda Silva de; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733
    O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) apresenta como tema as imagens do negro nos livros didáticos do 5º ano do ensino fundamental, cujo objetivo principal consiste em analisar como é representado o negro, sua cultura e prática social através da linguagem visual nos livros didáticos de história do 5º ano do ensino fundamental. Como objetivos específicos: discutir a relação entre a implementação da Lei 10639/03 e as novas perspectivas para a Política Nacional do Livro Didático (PNLD). Observar nos livros didáticos, como a cultura africana e afro-brasileira está sendo representada a partir da Lei 10.639/03 e verificar, a partir das imagens inseridas no livro didático, o que a criança, sobretudo as negras, pode aprender sobre si, sua cultura, sua ancestralidade. A metodologia da pesquisa foi bibliográfica elaborada a partir de diversas publicações E também é documental, pois trabalha com as leis e os livros didáticos como fonte. O levantamento das informações, a análise e a interpretação dos dados pesquisados se deram através da investigação qualitativa descritiva, a partir do que tínhamos para saber como é representado o negro, sua cultura e prática social através da linguagem visual nos livros didáticos. Fundamentou-se em autores como Aguiar (2008), Albuquerque (2002), Batista (2003), Bittencourt (2009), Freitag (1987), Horikawa.; Jardilino (2017), Joly (2012), Landes (2011), Lajolo (1996), Lucci & Branco (2018), Lüdke (2003), Mattoso (2003), Moreira (2006), Munanga (/2017), Silva (2004) e outros. Apresenta-se como resultado a perspectiva de que há várias possibilidades de se ler uma imagem e não resumir em uma única e generalizante representação do espaço de atuação dos negros e a visão que se propaga sobre eles. Portanto, conclui-se que, a frequente omissão das experiências de vida do povo negro enquanto categoria social formadora da nação Brasileira, este aparece sempre na dualidade escravidão/mão de obra livre nos livros de 5º ano do Ensino Fundamental analisados. É bem nítido o escamoteamento dessa parcela da população, bem como a simplificação ou a redução da sua contribuição cultural.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Textos multimodais: ilustração ou interpretação?
    (2019-12-26) DIAS, Valdete Pereira; AMARAL, Glória Regina Gomes; http://lattes.cnpq.br/0376638030309710
    Assim como os textos verbais, os textos visuais também possuem estruturas específicas em sua construção. Essas especificidades requerem letramento para a construção e leitura dessa modalidade de texto. A presente pesquisa de cunho descritivo-analítico, objetiva realizar uma análise qualitativa sobre a abordagem de textos multimodais em três livros didáticos de língua portuguesa. Os mesmos são elaborados por diferentes editoras, e utilizados por alunos do 3° ano do ensino médio de escolas públicas do município de Abaetetuba- Pa. Nosso foco é observar se os livros colaboram para o letramento visual do aluno, trabalhando as especificidades requeridas por este gênero. Para tanto, este trabalho se encora em pressupostos teóricos metodológicos da multimodalidade preconizados por Kress e Van Leeuwen (1996, 2006). A relevância de se estudar a abordagem de textos multimodais nos livros didáticos, se dá pela funcionalidade que o livro didático possui, servindo de subsídio para o ensino de língua portuguesa, e ainda pela presença constante dessa modalidade de texto na sociedade, assim como em provas seletivas. Os resultados da pesquisa apontam que a contribuição dos livros analisados para a aprendizagem e o desenvolvimento do letramento multimodal do aluno ainda se dá de forma ineficiente, justamente pela pouca explanação da parte visual dessa modalidade de texto. Evidencia ainda, que os aspectos não verbais do texto necessitam ser mais explorados.
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