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Navegando por Assunto "Literacy and Literacy"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Formação docente a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC
    (2017) VILHENA, Rosenildes Dias de; SANTOS, Jennifer Susan Webb; http://lattes.cnpq.br/5479900273393193
    O presente trabalho propõe discutir questões que emergem aspectos sobre o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), com objetivo de elencar as principais ações do programa, tendo como parceiros as redes públicas estaduais e municipais de ensino, no contexto da política pública educacional, dentre os quais a alfabetização e letramento de alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental e a formação continuada de professores. O PNAIC tem como propósito alfabetizar/letrar todas as crianças até os 08 anos de idade que estão devidamente matriculadas nas escolas públicas e que são pertencentes ao primeiro ciclo do ensino fundamental. Esse programa do Governo atua com projeto de formação do professor, que ocorre a partir de cursos em parceria com as Universidades Federais, cuja modalidade é conhecida como formação continuada do professor. Portanto, é de suma importância a relação da pedagogia com a Linguística, embora ambas possuam relações especificas, as mesmas atuam diretamente na formação e alfabetização do individuo uma vez que a disciplina de língua portuguesa é essencial para contribuir no processo de letramento do aluno e de sua cidadania. Para alcançar tais objetivos, foi realizada uma pesquisa documental e bibliográfica embasada em autores como Soares (1998), Fazenda (1991) e Gatti (1991), que discutem assuntos relacionados às politicas públicas educacionais, tais como a formação continuada e o letramento. A partir de tal estudo, sobre a proposta do PNAIC, concluiu-se que o curso de formação e sua estrutura contribuem para compreender a importância da Língua Portuguesa para a alfabetização de crianças em anos inicias e que muitos desafios estão postos para concretizar a alfabetização e o letramento como direito de toda criança.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Práticas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2019-08-18) SANTOS, Maila Fernanda Rosa dos; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935
    A alfabetização concebida como um sistema restrito de aquisição relacionado a somente ao ato de decodificar e codificar, começa a sofrer críticas e inquietar professores, que passam a compreender que somente saber ler e escrever não é suficiente para que as pessoas possam dar conta daquilo que as práticas letradas na sociedade atual exigem delas. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo compreender como se organizam e se desenvolvem as práticas de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Profa. Júlia Quadros Peinado. Dessa forma, buscando conhecer a concepção de alfabetização que orienta as práticas de professores alfabetizadores e perceber em que sentido estas se aproximam ou se distanciam da perspectiva epistemológica do letramento, bem como se relacionam com a proposta curricular da escola. A pesquisa concentra-se em uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico, para coleta de dados empíricos utilizou-se observação participante e aplicação de questionário a duas professoras do ensino fundamental, sendo 1º e 4º anos. Os resultados desta pesquisa evidenciaram que as práticas das professoras estão articuladas a proposta curricular da escola, no entanto, suas práticas ao mesmo tempo que se aproximam do letramento, tendem a se distanciar, pois, o modelo antigo de alfabetização, concentrado somente na leitura e escrita ainda é muito presente no contexto escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Processos de alfabetização e letramento: um estudo com alunos do 6º ano da escola municipal de ensino fundamental “Guaraci Mendes”
    (2014) SANTOS, Kátia Cilene Moraes dos; CALDAS, Carlos Alberto Amorim; http://lattes.cnpq.br/0956669284997521
    O presente trabalho se propõe a pesquisar sobre as dificuldades de aprendizagem referentes à aquisição da língua escrita e da leitura dos alunos do ensino fundamental, mais especificamente do 6º Ano da Escola Municipal Guaraci Mendes, em Tailândia (PA). Através deste estudo, objetiva-se promover uma reflexão sobre essas dificuldades no aprendizado da leitura e na escrita. Como metodologia de trabalho, utilizou-se a abordagem qualitativa enfocando a pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e, como técnica de coleta de dados, usou-se o questionário. Utilizou-se também como referencial teórico a concepção de vários educadores sobre o tema, dentre estes Magda Soares, Emília Ferreiro, Ana Teberosky e Paulo Freire. Ao realizarmos atividades de produções textuais com os nossos alunos, percebemos algumas dificuldades no processo de aquisição da escrita, tais como: transcrição fonética, uso indevido de letras, modificação da estrutura segmental, juntura intervocabular e segmentação, acentos gráficos, sinais de pontuação e problemas sintáticos. Observamos, portanto, que os desvios mais comuns dos alunos são caracterizados por problemas na transição fonética da própria fala. Essa prática está relacionada com a percepção acústica e sua representação gráfica visto que o aluno transcreve o fonema de acordo com o som que escuta e pronuncia. Esses resultados apontam para a necessidade de o educador se manter atualizado sobre as novas metodologias de ensino e desenvolva práticas mais eficientes, tais como: atividades que promovam a reflexão e/ou exijam negociação de pontos de vistas ou mesmo a solução de problemas, utilizando leitura de gêneros textuais de seus interesses; atividades lúdicas que tenham o caráter de jogos, brincadeiras e divertimento, para desenvolver seu raciocínio lógico e; o diálogo que ajudará a perder a timidez e melhorar a língua falada através de atividades que envolva a participação de todos os alunos, de acordo com o patamar de aprendizagem em que cada um se encontra.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O programa residência pedagógica e a formação de professores em experiências de alfabetização e letramento
    (2023-06-28) CARDOSO, Dilvana Pereira; NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399; https://orcid.org/0000-0002-1366-5760
    Este estudo está envolto na temática Formação Docente, Alfabetização e Letramento em torno do Programa Residência Pedagógica (PRP/CAPES), cujo objetivo principal consiste em descrever e analisar as contribuições do PRP no processo de formação inicial no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do ParáUFPA/Campus de Abaetetuba. O PRP, por meio do subprojeto direcionado à formação de professores alfabetizadores com base teórica integradora de alfabetização e letramento vinculados aos conhecimentos linguísticos, numa dimensão interdisciplinar, atribui perspectivas formativas mais amplas tanto aos licenciandos no curso de Pedagogia como no curso de Letras. No plano metodológico, utilizamos um estudo bibliográfico, subsidiado por uma pesquisa exploratória qualitativa a partir das observações e experiencias vivenciadas no PRP. Assim, observamos uma série de procedimentos didático-pedagógicos desenvolvidas pelos docentes, assim como atitudes dos discentes, durante o desenvolvimento das atividades. Os resultados indicam que, mesmo diante de um cenário de pandemia de Covid-19, os residentes foram capazes de criar uma forma de ação e participação no processo de alfabetização; assim como a importância da experiência vivenciada foi de extrema relevância para que os mesmos venham exercer as práticas de ensino com o uso, inclusive, de ferramentas tecnológicas nesse nível de ensino.
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