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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A interação a partir do lúdico no processo de alfabetização e letramento no 1º ano do ensino fundamental
    (2023-07-11) GEMAQUE, Maria de Nazaré Marques; SANTOS, Suelen Gomes; LIMA, Adriane Raquel Santana de; http://lattes.cnpq.br/5012265242662359
    Este é um trabalho de conclusão de curso que parte de uma análise de experiência de estágio obrigatório que foi vivenciado em dupla no 1º ano do fundamental em uma Escola Pública Estadual de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais que enfatiza o processo de alfabetização de forma lúdica tendo como apoio recursos pedagógicos manipuláveis confeccionados manualmente, pois, compreende-se que aprender por meio da brincadeira é uma forma de estimular a criança a querer fazer novas descobertas além do que, promove um aprendizado de qualidade para os educandos. Assim sendo, viabilizamos a seguinte problemática: É possível ter uma aprendizagem significativa por meio do lúdico e das brincadeiras? Essa pergunta deu base para construção do objetivo desta pesquisa que é analisar o processo de desenvolvimento de alunos a partir de atividades lúdicas. Reconhecemos a importância da discussão sobre a temática pesquisada, por isso decidimos explanar neste artigo nossas vivências. Na busca de fomentar este estudo foi realizada uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, com base em trabalhos bibliográficos e livros de teóricos renomados no assunto como Freire (1996), Soares (2005) e Vygotsky (1998) que ressaltam a temática desenvolvida. Os resultados evidenciaram que as crianças aprovaram o método do aprender brincando. Portanto, mediar o conhecimento com liberdade de expressão e de forma lúdica reforça a fixação do aprendizado, esta pesquisa tem por finalidade explicitar a relevância da ludicidade em conjunto com a educação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A afetividade nas práticas pedagógicas de alfabetização e letramento no ensino fundamental
    (2022-12-12) COSTA, Carla Gabriela do Lago; GOMES, Geise do Socorro Lima; http://lattes.cnpq.br/1752787535007263
    Esta pesquisa teve como propósito mostrar a importância da aplicabilidade da afetividade nas práticas pedagógicas de alfabetização e letramento dos anos iniciais do ensino fundamental. Para isto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, onde houve o levantamento de diversas obras de importantes autores que tratam da alfabetização e letramento e da relevância da afetividade para a educação e desenvolvimento tanto cognitivo, como de diversas outras habilidades das crianças. A partir das análises, fizemos algumas considerações com relação à algumas problemáticas e aspectos existentes com relação ao ensino aprendizagem da leitura e escrita e sobre as relações das interações sociais e da afetividade no desenvolvimento das crianças nas concepções de Jean Piaget, na qual, a partir das dadas considerações, analisamos e correlacionamos sobre o valor das interações sociais e da afetividade nas práticas dos docentes para o ensino da leitura e escrita das crianças. Por fim, podemos considerar que o processo de alfabetização e letramento é bastante complexo, possuindo diversas peculiaridades a serem consideradas neste processo, assim, é de grande relevância que os professores reconheçam e considerem estas variadas facetas, na qual, a afetividade será primordial para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Alfabetização de estudantes surdos: uma reflexão necessária
    (2023-12-14) NASCIMENTO, Fabrício Leal do; ALVES, João Paulo da Conceição; http://lattes.cnpq.br/8550073679337988; https://orcid.org/0000-0002-9549-3906
    O objetivo deste estudo é analisar o processo de alfabetização de estudantes surdos. O texto traz alguns apontamentos sobre o fazer pedagógico na alfabetização desses estudantes. Realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico, embasada em Gil (2002). Utilizou-se como base para a discussão os autores; Monteiro (2016); Ziesmam (2007); Sterwart (1993), dentre outros. Os resultados apontam que a alfabetização de surdos deve ser realizada primeiramente na língua de sinais (L1), pois esse processo fará toda a diferença na educação e desenvolvimento social desse coletivo; no entanto a língua portuguesa (L2) deve ser ensinada juntamente; e para a efetivação desse processo de ensino para estudantes surdos, também se pode constatar a importância do intérprete de libras no contexto da sala de aula, que contribui positivamente na sociabilidade do estudante com surdez dentro do espaço escolar e, consequentemente, na convivência em sociedade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Alfabetização e a prática pedagógica numa turma de multissérie da escola Sagrada Família, município de Abaetetuba – PA
    (2018) ARAUJO, Josilene Rodrigues; LIMA FILHO, Petronio Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9388185898757033
    Em busca de conhecer experiências que nos permitisse refletir profundamente sobre o processo de desenvolvimento dos alunos em turmas multisseriadas, a presente pesquisa trás a tona as práticas pedagógicas de uma professora que trabalha há décadas com turmas multisseriadas em uma escola do campo, localizada no Município de Abaetetuba- Pará. A história de vida da referida professora e a observação participante em uma turma de multissérie onde ainda leciona foram fundamentais nesta pesquisa qualitativa. As principais referencias teóricas que fundamentam essa analise foram as de Hage (2005,2012) Paulo Freire (1996), Caldart (2002), (FERNANDES;),(Martins, Morais e Santos, 2014) CARDOSO, 2009) e outros que discutem a educação do campo e a importância dela na vida dos campesinos para que haja desenvolvimento educacional
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Alfabetização e letramento através do gênero textual história em quadrinhos
    (2018) MATOS, Maria Tereza de; CHAVES, Sérgio Wellington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274; https://orcid.org/0000-0003-2623-2371
    Na atualidade, os debates sobre as novas metodologias de ensino aprendizagem da leitura e da escrita têm ganhado espaço nos meios educacionais e fora dele, diante disso essa pesquisa vem analisar o processo de alfabetização e letramento por meio de um projeto desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Castelinho do Pequeno Príncipe de Novo Repartimento – PA. O objetivo da pesquisa é avaliar a contribuição do uso do gênero textual História em Quadrinhos na alfabetização e letramento dos alunos dos 3º anos do Ensino Fundamental. Desta forma, obtiveram-se resultados positivos: o despertamento para leitura e a escrita, interação social, alegria, afetividadepois despertou nos alunos a motivação para as aulas por meio da leitura de diversos textos em História em Quadrinhos, dispostos em folhas impressas, revistinhas entre outros elevando-os ao melhor desenvolvimento da leitura e escrita.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Alfabetização e letramento de alunos com síndrome de Down: um olhar a partir dos pais de uma escola pública de Santo Antônio do Tauá
    (2018-11-30) SOUSA, Genygleice Santos de; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870
    Este trabalho teve como tema “Alfabetização e Letramento de alunos com síndrome de Down: um olhar a partir dos pais de uma escola pública de Santo Antônio do Tauá”. Para isso, se propôs como objetivo geral: Analisar, segundo o discurso dos pais de alunos portadores da Síndrome de Down, se durante o processo de alfabetização e letramento esses estudantes tem obtido êxito social e na aprendizagem na escola. Como objetivos específicos: Avaliar, no relato dos pais sujeitos de nossa pesquisa, se os procedimentos metodológicos postulados por eles são compatíveis para serem desenvolvidos com os alunos portadores da Síndrome de Down; Discutir o processo de alfabetização e letramento de alunos com Síndrome de Down, com base no trabalho de autores da área da educação inclusiva; Verificar se os pais dos alunos enfrentam algum problema com algum dos profissional que trabalham na escola? A pesquisa é caracterizada como bibliográfica, de campo. Como procedimentos metodológicos se deram de forma qualitativa, do tipo descritivo, com a técnica de coleta de dados onde se utilizou questionários, aplicado a 03 (três) pais de alunos Down, em uma entrevista semiestruturada. Os autores foram: Goulart (2005/2006), Kleiman (2008), Machado (2011), Mantoan (2003/20052006), Rodrigues (2006), Mazzotta (2011), Motta (2009), Sassaki (2010), Soares (2004/2008/2009/2010), dentre outros, foram imprescindíveis para conhecer a temática. Conclui-se com a pesquisa que sujeitos que afirmam que com o uso de atividades práticas de caráter lúdico, estimulam o gosto do aluno pela aprendizagem e automaticamente para a sua alfabetização, que pode ser explorada por maior parte dos sentidos sensoriais, e ao mesmo tempo, tornar maior a porta de entrada do mundo exterior, facilitando a interpretação do cérebro no processo cognitivo do Down.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2024-06-26) RIBEIRO, Sâmia dos Santos; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657
    Alfabetização e letramento são processos distintos, mas necessariamente interligados, que abrangem um amplo conjunto de aprendizagens específicas e complexas, constituindo, juntos, a base da escolarização de um indivíduo. Por ser reconhecida como aprendizagem fundamental na trajetória escolar desde muito tempo, a apropriação do sistema de escrita alfabética configura-se como um objeto de estudo que atrai o olhar de diversos campos científicos a cada vez mais, proporcionando novas descobertas e a construção de novas ideias sobre a alfabetização e o letramento. A partir de uma pesquisa de abordagem qualitativa, por análise bibliográfica, este trabalho tenciona analisar o desenvolvimento de alguns aspectos, práticos e teóricos, dos processos de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, desenvolvendo esta temática pela investigação de algumas questões englobadas por estes processos, tais como, o avanço da concepção de alfabetização ao longo do tempo; a diferenciação entre os dois conceitos centrais desta pesquisa e o modo como interagem na prática; a importância das práticas de leitura e escrita para a formação de leitores e produtores de textos; e, por fim, uma análise sobre a importância da participação familiar para o desenvolvimento dos alunos envolvidos no ciclo escolar de alfabetização e letramento. As informações obtidas, possibilitaram uma compreensão de que, apesar de distintos, alfabetização e letramento podem e devem, acontecer de maneira paralela em um contexto significativo de aprendizagem, pela reflexão e ação pedagógica planejadas e guiadas com base no ritmo de desenvolvimento dos educandos, com a realização de atividades contextualizadas de leitura e escrita, com o objetivo central de formar indivíduos que, ao passarem pelo ciclo de alfabetização e letramento, não apenas apropriam-se de técnicas de codificação e decodificação, mas que desenvolvem as habilidades fundamentais de produção e interpretação textual. E por fim, levando à consideração sobre a importância inegável que a família, como o círculo de socialização primária do ser humano, desempenha nos processos de aprendizagem das crianças, nos anos iniciais de escolarização.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A alfabetização e o letramento na compreensão e nas práticas dos professores alfabetizadores de uma escola no município de Barcarena-PA
    (2022-07-19) BRABO, Elizyane Valente; ARAUJO, Olidete de; http://lattes.cnpq.br/0819990359705049
    Durante muitos anos a alfabetização foi reduzida a simples obtenção de um código baseado na correspondência entre fonemas e grafemas. Entretanto, as principais críticas ocorrem pelo fato de que por meio desse modelo tradicional de ensino, tem-se formado sujeitos que leem e escrevem mecanicamente. Nesse cenário, é necessário reconhecer novas práticas visando superar o tradicionalismo, emergindo assim, o letramento, que carrega em seu contexto a dimensão sociocultural da língua escrita. Ao docente, cabe utilizar as práticas sociais para mediá-las no espaço escolar, assim, na medida em que é alfabetizada, a criança tomará conhecimento do mundo a sua volta. Portanto, reconhecendo sua importância para viabilizar o processo de alfabetização, surge a problemática: como o letramento se reflete na prática pedagógica dos professores alfabetizadores? O principal objetivo deste estudo é identificar de que maneira os professores alfabetizadores introduzem a cultura letrada nas suas práticas, e para isso, a pesquisa consistiu-se em uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada em uma escola no município de Barcarena e incluiu observação em turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental e entrevistas com as professoras das classes. Os resultados obtidos no recorte das entrevistas nos levam a pensar que ainda existem lacunas na compreensão acerca dos conceitos de alfabetização e letramento, o que de certa forma, acaba dificultando a inserção da cultura letrada na prática docente. Portanto, esta pesquisa buscou contribuir com a comunidade acadêmica para a ampliação da compreensão destes dois processos, bem como a sua relevância para o meio social.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Alfabetização nas séries iniciais: um estudo reflexivo do método fônico na cartilha “a casinha feliz”
    (2018-07-18) SANTOS, Giselle Nascimento dos; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    O presente trabalho teve como principal objetivo fazer um estudo teórico e reflexivo do emprego do método fônico no processo de alfabetização a partir e sua materialidade na cartilha “A Casinha Feliz”. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, apoiada, prioritariamente, nos estudos de Capovilla, Mortatti, entre outros teóricos que desenvolveram estudos sobre o referido método, o qual, historicamente, contribuiu no processo de alfabetização das séries inicias, tendo como suporte sua materialidade na cartilha “A Casinha Feliz”, de autoria de Iracema Meireles e Eloísa Meireles. O estudo feito a partir das atividades proposta na referida cartilha, indicam, por meio de sua didática e atividades, que, apesar da eficácia do método inovador na época em que foi implantado e, que, por muito tempo ter permanecido no contexto de alfabetização da sociedade brasileira, ele foi gradativamente considerado um método tradicional, sendo substituído por outros métodos considerados mais progressivos. No entanto, mesmo se tratando de um método tradicional, e até ter recebido várias críticas no atual cenário político e educacional brasileiro, não é possível afirmar do seu desuso em sala de aulas, principalmente por professores que não se adequaram às metodologias de métodos mais progressivos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Alfabetização no ensino fundamental: narrativas docentes em tempo de pandemia
    (2022-06-07) GONÇALVES, Alcilene Dias; Magno, Cleide Maria Velasco; http://lattes.cnpq.br/7428422346433907; https://orcid.org/0000-0002-6819-9541
    Esta é uma pesquisa qualitativa com abordagem narrativa, cujo objetivo geral foi conhecer e compreender as práticas de alfabetização desenvolvidas no período pandêmico, além de identificar, analisar e explicitar as concepções sobre esse processo por meio dos depoimentos, de duas professoras alfabetizadoras de uma escola pública do Município de Moju/PA, captados virtualmente por meio do aplicativo digital WhatsApp. Para análise do corpus da pesquisa fizemos o uso da Análise Textual Discursiva - ATD associado ao software Iramuteq. Dos resultados do processamento com a ferramenta Iramuteq selecionamos o grafo de similitude para com as lentes da ATD construir categorias analíticas, a partir das quais concluímos que no período pandêmico nas concepções das professoras os desafios enfrentados para alfabetizar foram relacionados ao precário acesso das famílias às tecnologias, o suporte familiar é essencial no processo e as questões da profissionalidade docente devem ser consideradas. Portanto para alfabetizar no período pandêmico o professor deve reinventar suas práticas, a responsabilidade de alfabetizar é do professor, da família e do governo e o profissional professor deve ser respeitado.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Alfabetização: dificuldades e estratégias nas práticas alfabetizadoras
    (2024-06-19) DIAS, Débora Mendes; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    Este artigo tem como objetivo principal analisar as práticas alfabetizadoras (leitura e escrita) em uma escola da rede pública do município de Abaetetuba, a fim de verificar as dificuldades e possibilidades de estratégias no processo de ensino e aprendizagem. As questões que nortearam a pesquisa foram: Como é desenvolvido o fazer pedagógico docente para o ensino da leitura e escrita? Quais as dificuldades enfrentadas no trabalho de alfabetização na sala de aula? Que estratégias são criadas para superar as dificuldades?. A pesquisa tem abordagem qualitativa e se procedeu em duas etapas: a primeira etapa foi de observações na escola-campo, especificamente numa turma do 2º ano do ensino fundamental. Na segunda etapa da pesquisa estabeleceu-se um período de aplicação de atividades de intervenção didática com o intuito de favorecer a aprendizagem das crianças em processo de alfabetização. Como referencial teórico, usou-se como embasamento os seguintes autores: Soares (2020), Soares (2016), Frade (2005), Marques et al. (2006), Falabelo et al (2020), Braggio (1992), Kramer (2019), Mortatti (2006), Libâneo (1990), Alves-Mazzotti e Gewandsznajder, Minayo (2007). Os resultados desta investigação apontam que a prática alfabetizadora alicerçada em métodos tradicionais, rígidos, mecânicos, descontextualizados, que privilegiam os aspectos da codificação e decodificação, apresenta-se como um decisivo fator que pode atuar como um empecilho, dificultando a aprendizagem dos alunos. Dessa forma, acredita-se no processo de alfabetização e letramento tendo o texto como eixo central para o processo de aprendizagem, visto que é uma proposta mais atrativa e motivadora, além de ser uma prática que se preocupa com os aspectos materiais, sociais e linguísticos para a construção do conhecimento significativo pelo aluno.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aprendizagem da leitura em classes multisseriadas: os desafios da alfabetização
    (2018-11-21) SOUZA, Maria de Fátima do Vale; SILVA, Paulo Lucas da; http://lattes.cnpq.br/9416262645462548
    No atual contexto educacional brasileiro, muito tem se discutido a respeito de uma educação efetivamente voltada para as pessoas do campo. Assim, o presente trabalho tem como objetivo discutir a relação do processo de aprendizagem da leitura nas classes multisseriadas, a partir de uma experiência em uma escola rural, e da leitura de autores que vem aprofundando discussões referentes ao tema deste estudo. As classes multisseriadas são caracterizadas por apresentarem um único professor para atender alunos de diferentes idades e várias séries no mesmo espaço, e são predominantes na Zona Rural. Essa modalidade de ensino apresenta algumas deficiências como uma escassa formação dos profissionais que atuam nessas classes, e ainda, a escassez de políticas públicas voltadas para atender à essa população. Feita dentro campo, mas não para o campo, as práticas pedagógicas nessas classes não condizem com a realidade daqueles alunos, uma vez que os conteúdos aplicados estão distantes da realidade em que vivem. Atuar nessas classes em meio a tantas dificuldades é um verdadeiro desafio para os educadores, que, muitas vezes, sentem as angústias de não cumprirem com êxito seu papel diante da ausência de apoio pedagógico administrativo necessários para sua prática docente. Nesta perspectiva, o presente trabalho faz algumas considerações sobre a necessidade da implementação de políticas públicas eficazes que contribuam para a aprendizagem dos indivíduos ali inseridos, afinal, são grandes os índices de analfabetos e semianalfabetos presentes naquela população, e que ainda desconhecem a importância da leitura como um dos primeiros passos para as mudanças da sua realidade. Com relação à metodologia foram feitas várias pesquisas bibliográficas buscando alguns autores que abordassem a temática apresentada, portanto, caracteriza-se como qualitativa. Tem-se ainda, um relato pessoal, o que a define também como um relato autobiográfico. O trabalho teve como objetivo geral compreender quais fatores interferem na aquisição da aprendizagem quanto à leitura em classes multisseriadas da zona rural de Igarapé – açu. Com relação aos objetivos específicos buscou - se investigar como as famílias colaboram para que haja um bom desempenho do aluno nesse tipo de classe; refletir sobre a educação no campo, bem como a realidade que ali existe; e ainda, relatar as dificuldades do professor frente às necessidades desses alunos. Autores como Hage, Caldart, Oliveira, Waldemar, e ainda documentos oficiais do MEC, como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Projeto Base do Programa Escola Ativa e os Parâmetros Curriculares Nacionais, entre outros, serviram para fundamentar a análise sobre a educação no campo, e as dificuldades no processo de aquisição da leitura pelos alunosVII das classes multisseriadas. Através do estudo, constatou-se que fatores como a ausência de políticas públicas, o pouco interesse dos pais pela educação de seus filhos e a ausência de uma estrutura pedagógica administrativas eficazes interferem diretamente no processo da aprendizagem da leitura. E, ainda que, para que o aluno apresentar um bom desempenho são necessários além de ações governamentais, o apoio da família e a dedicação dos profissionais presentes em sala de aula
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A atuação do professor no processo de alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem: estratégias e desafios
    (2024-06-27) LOBATO, Pricila Pastana; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471
    A alfabetização é fundamental para o desenvolvimento educacional, e os professores tem papel crucial nesse processo. O artigo busca atender as necessidades individuais dos alunos e fomentar um ambiente de aprendizado inclusivo, investigando estratégias pedagógicas e didáticas eficazes. A pesquisa focou na análise da prática dos professores no ensino de leitura e escrita para crianças com dificuldades de aprendizagem, destacando as estratégias adotadas e os desafios enfrentados. Utilizando uma abordagem qualitativa embasada em teorias educacionais, o estudo empregou entrevistas estruturadas como método de coleta de dados, destacando a interpretação das respostas para avaliar a eficácia das estratégias implementadas. Os resultados deste trabalho proporcionaram compreendes significativas sobre como os professores enfrentam e superam os desafios ao ensinar alunos com dificuldades de aprendizagem, além de identificar ações para aprimorar as estratégias de ensino. Essas descobertas não apenas promovem uma compreendo mais profunda dos métodos educacionais eficazes na alfabetização, mas também servem como uma base para aprimorar futuras formações docentes, visando melhorar a qualidade da educando e promover uma sociedade mais inclusiva e equitativa, onde todas as crianças tenham igual oportunidade de desenvolver suas habilidades de leitura e escrita.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da aprendizagem: métodos e instrumentos utilizados pelos docentes no 1º ciclo de alfabetização na EMEIF Gleba Pernambuco em Inhangapi-PA
    (2018-09-29) ALBUQUERQUE, Sandro Raimundo Belém de; AZEVEDO, Marcos Lobo de; http://lattes.cnpq.br/2707853818176197
    O trabalho “Métodos e Instrumentos utilizados pelos docentes no 1º ciclo de alfabetização na E. M. E. I. F. Gleba Pernambuco em Inhangapi -PA” é um tema de suma importância no contexto escolar, principalmente no primeiro ciclo de alfabetização do ensino fundamental. Diante dessa importância, o objetivo geral desta pesquisa é analisar os métodos e instrumentos que os professores da Escola Mun. Ens. Inf. e Fund. Gleba Pernambuco utilizam para realizar a avaliação da aprendizagem dos alunos do 1º ciclo de alfabetização. Os objetivos específicos são: conhecer como se dá a avaliação da aprendizagem no 1º ciclo de alfabetização e identificar que métodos e instrumentos de avaliação são utilizados pelos professores do primeiro ciclo de alfabetização. O trabalho consolidou-se por meio da aplicação de uma entrevista semiestruturada com os professores da referida escola dialogando com bases teóricas como: Jussara Hoffmann, Cipriano Luckesi, Celso Vasconcellos, Phillipe Perrenoud, dentre outros. Os resultados apontam que os métodos e instrumentos de avaliação utilizados pelos docentes no primeiro ciclo de alfabetização na E M E I F Gleba Pernambuco são as observações, atividades avaliativas e provas, mas que não são suficientes para acompanhar o desenvolvimento pleno dos educandos, pois segundo os autores citados no trabalho, os docentes precisam utilizar diversos instrumentos variados para obterem o diagnóstico, levando em consideração as diversidades na aprendizagem de cada educando. Entretanto, vale ressaltar que a avaliação ainda é um tema pouco discutido no âmbito da referida escola e que precisa ser trabalhado com formação continuada para os docentes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação no ciclo de alfabetização: reflexões sobre os processos avaliativos no contexto da prática
    (2019-09-10) AVIZ, Cynthia Santos de; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935
    Este estudo é resultado de uma pesquisa desenvolvida em uma escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Bragança-Pará que teve como objeto de estudo a avaliação da aprendizagem no contexto do Ciclo de Alfabetização. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como a escola desenvolve a avaliação no ciclo de alfabetização e as percepções das professoras com relação às mudanças operadas nas suas práticas avaliativas com a implantação do sistema de ciclos na escola. Os objetivos específicos visaram entender como a avaliação está estabelecida nos documentos orientadores do Ciclo de Alfabetização no contexto da Rede Municipal de Ensino e da escola; analisar a percepção das professoras quanto à prática da avaliação no Ciclo de Alfabetização, enfatizando as mudanças ocorridas e os desafios enfrentados. O presente estudo está ancorado na abordagem qualitativa de pesquisa, com a articulação de dois instrumentos de coleta de dados: a análise documental e o questionário aberto. Os autores que subsidiaram estudo foram: Barreto e Mitrulis (1999), (2001), Mainardes (2006), (2007), Fernandes (2007), (2009), Fetzner (2007) e Hoffmann (2011). Nesse sentido apontamos como resultados uma certa clareza dos objetivos e finalidades da avaliação na nova proposta de organização do ensino fundamental e ciclos nos documentos da Rede Municipal de ensino e da escola, mas as professoras ainda encontram dificuldades no processo avaliativo em relação aos instrumentos e centralidade em algumas áreas de conhecimentos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avanços e desafios das práticas docentes no processo de alfabetização e letramento na educação do campo, Altamira - Pará
    (2019-02-27) SILVA, Feliciane Batista da; CORDEIRO, Leonardo Zenha; http://lattes.cnpq.br/2632651097546086
    O presente trabalho de TCC sob o título ´´ Avanços e Desafios das práticas docentes no processo de Alfabetização e Letramento na Educação do Campo’’, apresenta uma pesquisa realizada no contexto da educação do campo. Buscou problematizar quais os avanços e os desafios que os docentes enfrentam para alfabetizar e letrar no contexto das escolas do campo e como os professores desenvolve e planejam as atividades que favoreça a alfabetizar e letrar de acordo com as vivencias dos alunos. O objetivo central que norteou essa pesquisa foi investigar os desafios e os avanços no processo de alfabetização e letramento na educação do campo em uma escola municipal de ensino fundamental, situada na comunidade Itapuama área rural do Município de Altamira Pará. Trata se de uma pesquisa qualitativa, em que foram realizada entrevistas com questões fechadas a dois professores alfabetizadores, um titular e outro professor de apoio. Os resultados evidenciaram que houve grandes avanços na educação do campo que favorece o processo de ensino e aprendizagem da alfabetização e letramento. No entanto ainda são muitos os desafios que os professores enfrentam para desenvolver suas práticas no que tange o processo de alfabetizar letrando na realidade do campo. Dificuldades essas que vai desde o transporte escolar e as condições das estradas até questões de infraestrutura chegando as questões de ensino e aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A brinquedoteca como espaço de leitura do mundo que precede a leitura da palavra
    (2023-12-22) MARQUES, Angeson Benedito dos Remedios; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; http://lattes.cnpq.br/3583569831062339
    As brinquedotecas são destinadas ao lazer de crianças, adolescentes, adultos e idosos, que podem se recrear, utilizando jogos, brinquedos e brincadeiras. Elas também se configuram em importantes espaços educacionais fundamentados na ludicidade. Este estudo tem por objetivo avaliar as contribuições da utilização das brinquedotecas para os processos de alfabetização e de letramento de crianças. É uma pesquisa de caráter qualitativo e utilizou como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e a revisão sistemática da literatura, do tipo meta-síntese. Está fundada na perspectiva Freireana de leitura do mundo precedente à leitura da palavra, e nas contribuições de Emilia Ferreiro, Ana Teberosky, Magda Soares, Nylse Cunha e Cipriano Luckesi para compor as discussões que associam a brinquedoteca, em seu aspecto lúdico, aos processos de alfabetização e letramento. Verificou-se que a valorização da ludicidade, a mediação da leitura, o estabelecimento do prazer pela leitura e a incorporação do brinquedo como documento educacional, são fatores necessários para o desenvolvimento da criança relacionado à leitura e escrita.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Clube de leitura Tertúlias do Grão Pará na pandemia: uma vivência na EMEF Novo Tauari
    (2022-12-14) TEIXEIRA, Débora Thaissa Monteiro; LUCIO, Elizabeth Orofino; http://lattes.cnpq.br/9802121543478378; https://orcid.org/0000-0002-3446-5530
    Este trabalho apresenta o processo de implementação de um clube de leitura durante o período pandêmico, como um espaço de formação de leitores, tendo em vista o legítimo encontro entre leitor e a leitura de literatura infantil em uma escola municipal de Ananindeua-PA. O objetivo foi promover a democratização do objeto livro de literatura infantil e formar leitores literários. O projeto foi desenvolvido com base nos estudos sobre o nascedouro do leitor e da comunidade leitora, desenvolvidos por Lucio (2017). Seguindo a perspectiva da metodologia da pesquisa formação, sob a orientação de estudos de Bortolin (2014); Candido (2011); Compagnon (2009); Curia (2012); Freitas (2007); Lucio (2017) e Santos (2014). Aliando-se às contribuições da perspectiva discursiva discutidas por Smolka (2012), buscando também sistematizar ações que possibilitam a fruição do texto literário discutido por Abramovich (1997), que atua diretamente nos processos de alfabetização. A análise dos resultados permite-nos concluir que, apesar dos desafios, as ações do clube de leitura proporcionaram a formação dos responsáveis e das crianças - que não tinham heranças de leitura, auxiliando na inserção da cultura escrita e alfabetização.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os desafios na alfabetização: dos fundamentos ao fazer pedagógico
    (2019-02-28) ARAÚJO, Claudiane Nunes; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733
    O presente trabalho tem por objetivo refletir e analisar os desafios presentes na alfabetização, buscando referendar os pressupostos teóricos aprofundados por Ferreiro e Teberosky (1999), Cagliari (2006, 2009), Magda Soares (2010), Kramer (2010), Mendonça (2011), Morais (2012), relacionando-os às afirmativas sobre práticas e conceitos de alguns alfabetizadores que atuam no primeiro ano do ensino fundamental no município de Castanhal-Pa. A pesquisa de campo foi realizada com vinte e cinco alfabetizadoras, com aplicação de questionário estruturado a partir de nove perguntas semiabertas. As afirmativas versavam sobre tendências e práticas de alfabetização que buscavam situar o docente em três momentos históricos da alfabetização no Brasil: as concepções tradicionais; a “desinvenção” da alfabetização e a “reinvenção” da alfabetização. Foi possível analisar a partir do questionário aplicado aos professores, os fundamentos e as práticas pedagógicas evidenciadas na alfabetização na Rede Municipal de Educação de Castanhal-PA.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    As dificuldades da prática docente no processo de alfabetização e letramento numa escola do campo do município de Abaetetuba/PA
    (2022-12-27) SILVA, Izaneide Brandão da; VASCONCELOS, Monica Cardoso; ARAUJO, Olidete de; http://lattes.cnpq.br/0819990359705049
    O objetivo desta pesquisa é analisar as dificuldades na prática docente no processo de alfabetização e letramento em turma multisseriada na escola Cristo Redentor localizada no campo. Esta pesquisa surge a partir da problemática: Quais as dificuldades docente no processo de alfabetização e letramento em turma multisseriada na escola Cristo Redentor? A pesquisa é de natureza qualitativa e foi efetivada numa escola municipal em uma turma multiseriada de 2º e 3º ano. Os instrumentos de coleta de dados foram observação, realizada no contexto escolar, entrevista semiestruturada realizada junto à professora da referida turma. De posse do material coletado, realizamos uma análise de conteúdo. Os resultados apontam que a dificuldade na etapa da alfabetização em relação a leitura e escrita é a de associar as letras em silabas e palavras e que a prática de sala de aula são tradicionais, um dos maiores desafios para obter resultados positivos frente ao desenvolvimento dos alunos ao serem alfabetizados e letrados é a falta de formação qualificada e o desinteresse em desenvolver métodos atrativos, apresentando uma certa resistência da docente na mudança de métodos antigos para atuais e lúdicos.
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