Navegando por Assunto "Letramento informacional"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O bibliotecário como educador no contexto da biblioteca escolar(2018-01-30) CASTRO, Kleiciane Silva de Souza Nogueira de; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909Estudo sobre a importância do reconhecimento do bibliotecário enquanto profissional que atua como educador no ambiente da biblioteca escolar suscita novos campos de embate e debate quanto à sua competência informacional e o seu papel de incentivador e facilitador à leitura. A partir disso, admite-se pensar na importância deste profissional da Biblioteconomia atuando em ambiente escolar, pois este é considerado um dos maiores incentivadores da promoção da leitura. Faz-se importante conhecer diferentes definições acerca da biblioteca escolar, seu papel na integração do sistema educacional da escola. Assim, o principal objetivo desta pesquisa é analisar e compreender como o profissional da informação está inserido na educação escolar, sua competência e letramento informacional, seu papel educacional exercido através de práticas de leitura realizadas em ambiente escolar. Desta forma, a pesquisa sobre a importância do bibliotecário no ambiente escolar é de carater qualitativa, exploratória e qualitativa, com forte auxílio da bibliografia disponivel sobre o tema no Brasil. Consideramos assim que a presença do biliotecário escolar é de suma importância para se alcançar um desenvolvimento do hábito da leitura, melhorando o aprendizado dos alunos, dentro e fora do ambiente, práticas que só dão resultados satisfatórios com a realização da parceria entre o professor e o disseminador da informação. Compreendemos, ao fim desta discusão, a respeito da função educadora do bibliotecário escolar, que o mesmo pode ser considerado um educador a partir do momento que em parceria com o corpo docente da escola, realize práticas de letramento, ajudando a melhorar o aprendizado dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Letramento informacional: uma abordagem nas práticas desenvolvidas na biblioteca do NIT SENAI Getúlio Vargas(2016) LOPES, Jéssica da Silva; SAMPAIO, Maria Raimunda de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9068687817939326Aborda a questão das práticas de letramento informacional que são desenvolvidas na biblioteca do NIT (Núcleo de informação tecnológica) SENAI (Serviço Nacional de aprendizagem industrial) Getúlio Vargas com os alunos do curso de mecânica geral. Observa a interação entre os usuários e o bibliotecário. Busca por meio de questionários identificar os usuários que apresentam dificuldades nas pesquisas e que tem necessidade do letramento informacional. Baseia-se em literaturas específicas no assunto para o entendimento do letramento informacional. A coleta de dados foi desenvolvida com os alunos da escola Getúlio Vargas por serem usuários da biblioteca, busca atender os objetivos específicos no que se refere a satisfação e uso da informação. Os resultados mostram que ainda nos dias de hoje diante da crescente inserção das tecnologias no desenvolvimento do aprendizado e a facilidade de acesso às redes, ainda há usuários com dificuldades tanto nas pesquisas on-line quanto no acervo físico e que necessitam do letramento informacional para executar uma pesquisa. Visto que a ação do bibliotecário para o desenvolvimento do letramento informacional é uma prática necessária de acordo com o que foi exposto no texto e a opinião dos alunos do NIT. Sendo assim, justifica a implantação de práticas voltadas para este âmbito em bibliotecas já que contribuem no avanço da sociedade como um todo.