Navegando por Assunto "Lendas"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El estudio de la Lengua Española a través de las leyendas de Amazonía: una secuencia didáctica en clase con los estudiantes de la EJA(2016) COSTA, Lilian Nunes da; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361A Cultura amazônica é extensa, e já sofreu uma desvalorização significativa, devido à influência de outras culturas. Por esta razão, o trabalho das lendas da Amazônia em nossas escolas é uma forma atraente para descobrir e voltar a esta cultura, acreditamos que, com sua magia e encanto possamos despertar a vontade de adquirir um forte e um melhor conhecimento da região, e também fazer com que seja possível a realização de atividades dinâmicas que promovem a compreensão dos textos e do mundo da Amazônia a partir da perspectiva de cada aluno das turmas de educação de jovens e adultos (EJA). A pesquisa em questão pretende mostrar como a nossa cultura é rica e tem de ser avaliada, assim como estimular o interesse pela leitura, permitindo o conhecimento de lendas da região com o objetivo de despertar nos alunos uma visão crítica da realidade utilizando a sequência didática como suporte.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Desconhecido La literatura en la clase de ELE: el libro “Tablón” como propuesta para el uso de leyendas Amazónicas en la enseñanza del Español a estudiantes de primaria en la ciudad de Abaetetuba-PA(2024-06-27) PANTOJA, Salomão Nascimento; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662Ensinar é ir além das possibilidades, é criar novos mundos para que os alunos possam conhecer as múltiplas maneiras de aprender. Partindo desse pensamento, o objetivo deste estudo é apresentar uma proposta de ensino de espanhol, direcionada a alunos do 8º ano do ensino fundamental II, desenhada a partir da utilização de lendas amazônicas que foram criadas a partir da imaginação dos estudantes, processo que resultou na criação do livro Tablón. É importante mencionar que esta pesquisa foi realizada na turma do 8º ano 01, do turno da manhã, na escola pública E.E.E.F.M. Esmerina Bou-Habib, localizada na cidade de Abaetetuba-PA. Quanto ao seu caminho metodológico, a pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, bibliográfica e documental sobre a importância da literatura no ensino e na aprendizagem, conforme propõem Jouini (2008), Coelho (1986), Candido (2004) e outros; e contribui para o desenvolvimento dos aspectos das lendas, sob as teorias de Magaton e Marques (2001), Lacerda (2015), Machado (1994) e entre outros. Além disso, destaca-se a condução da atividade “Quem sou eu?”, que foi aplicada sob a criação das lendas, estimulando-os à leitura, interpretação textual e ao desenvolvimento cognitivo através de suas próprias produções literárias, a qual foi seguida por um questionário sobre o processo de produção do livro. Como resultado, constatou-se que o livro Tablón é uma proposta didática eficaz para o ensino do espanhol