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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem de alunos da educação infantil de uma escola do campo no município de Breves
    (2022-06-17) TAVARES, Ana Cléia Araújo; AMARAL, Sônia Maria Pereira do; http://lattes.cnpq.br/5545758647257549; https://orcid.org/0000-0003-2537-0377
    Este trabalho tem como objetivo discutir “a importância de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem de alunos da educação infantil, em uma escola do município de Breves”, com ele buscamos desenvolver reflexões que pudesse responder a essa problemática. O objetivo geral dessa pesquisa foi: Reconhecer a importância de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de alunos da educação infantil de uma escola do município de Breves. Como objetivos específicos: Identificar como se dá a ocorrência da utilização de atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, na turma pesquisada; analisar o entendimento de professores e professoras sobre a importância do uso de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na educação infantil; analisar as possíveis contribuições uso de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na educação infantil. A metodologia se desenvolveu inicialmente com um levantamento bibliográfico, para a construção do referencial teórico, seguindo das ações que permitiram o desenvolvimento da investigação, que seguiu uma abordagem qualitativa, na qual utilizou-se questionários para coleta dos dados junto a professores e professoras. Após as análises dos dados coletados, à luz da teoria consultada, consideramos e ratificamos que, de forma geral, os jogos e as brincadeiras mostram-se muito importantes para o bom desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, para as crianças que fazem parte da escola pesquisada, fortalecendo as possibilidades de desenvolvimento de atividades que podem facilitar a socialização e o aprendizado das crianças da educação infantil que não possuem uma escola que as atenda especificamente dentro dessa modalidade de ensino.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância metodologica do jogo e da brincadeira no 3º ano na E.M.E.F. João Pantoja Gonçalves
    (2019-09-06) BRITO, Anderson Leão; FONSECA, Marcos Luis Pereira; http://lattes.cnpq.br/0623004287242547
    O presente trabalho vem aborda as considerações a respeito do lúdico na educação: buscando discutir como os professores da EMEF JOÃO PANTOJA GONÇALVES trabalham metodologicamente o jogo e as brincadeiras na turma de 3° ano do ensino fundamental, para facilitar no processo formativo da criança, tendo em vista que o lúdico é uma ferramenta indispensável na construção de conhecimento. Para procurar responder a este questionamento, a pesquisa conta com o seguinte objetivo: analisar como são utilizados os jogos e as brincadeiras como instrumento de desenvolvimento e sua contribuição no trabalho do professor. O processo metodológico na presente pesquisa teve três momentos. A primeira etapa, realizamos um levantamento da literatura, para compreender as pesquisas existentes na área a respeito do tema proposto, a segunda etapa, estabelece uma abordagem literária na qual se estudou o lúdico e suas implicações no desenvolvimento da criança, buscando compreender as contribuições do lúdico para a obtenção de informações pertinentes ao tema abordado na pesquisa e por fim na terceira fase os resultados da pesquisa de campo. A organização do texto se define em dois capítulos, assim discriminado: Ludicidade e Educação e o segundo O Lúdico na Educação Infantil, nestes capítulos um dos maiores questionamentos era a compreensão do objeto de pesquisa e sua utilização como prática pedagogia, usando a oralidade do professor para justificar está importância em sala de aula. O texto está subsidiado a partir dos estudos de: Almeida (1978) Vygotsky (1998), Piaget (1983), Kishimoto (2011), Chateau (1979), Silva (2014) Neves (2009) entre outras citados no corpo do texto. Esta pesquisa revelou que os profissionais compreendem a importância da ludicidade no processo de ensino aprendizagem e que os mesmos a utilizam em seu trabalho, portanto, o trabalho se torna relevante por considerar o lúdico uma ferramenta de grande ajuda nas mãos dos professores no que tange a melhorar o processo de ensino aprendizagem, deste modo a ludicidade torna-se um instrumento indispensável para tornar o processo de ensino aprendizagem um ato prazeroso e instigante.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A ludicidade no processo de inclusão escolar de crianças identificadas como público-alvo da educação especial
    (2023-06-20) MARTINS, Camila Raimunda Nunes Sousa; CAETANO, Viviane Gislaine; http://lattes.cnpq.br/1480211988266947
    O presente artigo procura analisar as contribuições da atividade lúdica no processo de formação e de inclusão de crianças identificadas como Público-Alvo da Educação Especial em uma escola da rede municipal de Belém. Deste modo o trabalho aborda o seguinte questionamento: como a ludicidade contribui para a inclusão da criança no espaço escolar? A escolha da temática se delineou a partir das minhas experiências de vida, pois desde a Educação Infantil ao ensino básico todas as experiências das quais me recordo foram aquelas com abordagens lúdicas aliadas com as experiências no estágio não remunerado, na qual tive a oportunidade de acompanhar alunos com dificuldades de aprendizagem. Os dados, coletados durante a experiência de estágio não obrigatório, foram analisados a partir das contribuições de Vygotsky (2010), Mazzotta (1996) e Jannuzzi (1992) entre outros. Ao final do trabalho se constatou que o lúdico tem sido uma ferramenta importante quando se trata de inclusão e de aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Amazonize: uma ferramenta para promover a cultura amazônica
    (2019) MARQUES, Walder Lobo; MOTA, Marcelle Pereira; http://lattes.cnpq.br/2130563131041136
    Este trabalho apresenta uma ferramenta para promover a cultura amazônica usando jogos considerando como público alvo crianças a partir de 4 anos de idade. O projeto, chamado Amazonize, foi desenvolvido visando estimular os sentidos da criança, neste caso os sentidos da visão, audição e tato. O desenvolvimento da ferramenta visou a aplicação das boas práticas de usabilidade. O Amazonize apresenta módulos para crianças que saibam ler, que podem fazer uso dos e-books disponíveis assim como para crianças que ainda não consolidaram o seu processo de aprendizado utilizando de áudio books para conhecimento das histórias. A experiência pré-escolar de pintura para reconhecimento de figuras, objetos e animais é abordada no Amazonize com itens da fauna local, disponibilizando figuras monocromáticas para pintura, permitindo assim que a criança desenvolva sua identidade local. Também foi desenvolvido um módulo de reconhecimento de sons de animais, conjuntamente com um desafio de identificar o animal referente ao som em ação, visando promover a percepção auditiva e de memória dos envolvidos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aprendizagem de frações por meio de jogos no 6º ano do ensino fundamental
    (2024-02-22) CARNEIRO, Irisnan Antônia dos Santos; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877
    Este trabalho tem como objetivo analisar os efeitos do uso dos jogos no ensino-aprendizagem de frações, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal na comunidade de Abade no município de Curuçá-Pará. Para isso foram realizados estudos teóricos baseados, principalmente, em autores que discutem o assunto afim de conhecer quais as principais dificuldades de aprendizagem, para, posteriormente, a intervenção na realidade. O processo de intervenção ocorreu, primeiramente, por meio de testes diagnósticos para verificar as dificuldades, quando se constatou que parte dessas dificuldades decorre da diferença instituída entre o uso cotidiano e a maneira como são ensinados na escola e, especificamente no campo do trabalho com frações, a identificação de numerador e denominador seria a dificuldade mais imediata. A partir destas constatações, pensou-se no processo de intervenção pedagógica por meio de jogos. Considera-se ser importante a utilização dos jogos no ensino de fração por permitirem que conteúdos antes ministrados de forma meramente teórica possam ser vistos em ações práticas e comparados a elementos do cotidiano. O “Dominó de frações” mostrou-se eficiente na superação das dificuldades encontradas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Batalha naval no plano cartesiano
    (2024-02-09) FONSECA, Cássia Nascimento da; SILVA, Niely Trindade da; ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; http://lattes.cnpq.br/6114447007933261; 0000-0003-2423-797X
    O objetivo deste trabalho é discutir a utilização de jogos feitos com materiais manipuláveis como uma alternativa educacional para o ensino de coordenadas cartesianas, utilizando métodos que buscam aproveitar a interatividade e imersão oferecidas pela dinâmica e competitividade possíveis com esses recursos, tornando o aprendizado mais envolvente. Diante disso, foi elegemos para a pesquisa desenvolvida o Jogo “Batalha Naval” como elemento central de investigação. Os aspectos positivos deste jogo incluem a aplicação prática dos conceitos do plano cartesiano no ambiente escolar, o qual ainda se apresenta muito tradicional. Para isso ser analisado de forma prática, este estudo foi aplicado em uma escola da rede pública estadual do município de Salinópolis-PA. Na execução do jogo, foi observado a dificuldade dos alunos na identificação dos pontos, e os sinais dos quadrantes não foram utilizados na disposição correta do plano cartesiano. Apesar das dificuldades iniciais, posteriormente, pode-se observar que eles conseguiram desenvolver bem suas habilidades, e durante o desenvolvimento do jogo, foi possível perceber que conseguiam absorver as informações que lhes eram apresentadas. Em suma, o trabalho busca ilustrar que a utilização de jogos que envolvam o plano cartesiano no contexto educacional é promissora para estimular o interesse dos alunos e facilitar a compreensão da Matemática de maneira dinâmica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação infantil: ludicidade no eixo da matemática
    (2018) SANTOS, Maria José Taveira dos; BUSSIOLI, Thereza de Fátima; http://lattes.cnpq.br/8796070009873864
    O lúdico é uma ferramenta para o processo de ensino em sala de aula, e este trabalho tem como objetivo fazer uma abordagem sobre as atividades lúdicas, voltadas para o eixo da matemática. A metodologia deste trabalho é estruturada em pesquisa bibliográfica, tendo como objetivo descrever sobre a falta de interesse e a dificuldade de aprendizagem dos alunos pela disciplina de Matemática é uma reclamação constante entre os professores, e para eles, as aulas de Matemática não passam de meras transmissões de fórmulas, definições, conceitos e resultados que não têm o menor significado, pois o foco do processo de aprendizagem é o aluno e para que esta aprendizagem aconteça é preciso despertar o seu interesse. Assim sendo, nessa pesquisa, o jogo será o ponto de partida para preparar o aluno para lidar com questões abstratas que exijam reflexão além da elaboração de estratégias e de soluções para as situações problemas desde a educação infantil ao ensino médio, pelo exposto, reafirmo a relevância do trabalho realizado, buscando uma melhor compreensão do uso do jogo em sala de aula, para que futuramente, eu possa fazer uso dessa atividade de maneira correta, aproveitando o máximo sua utilização. O Projeto Político Pedagógico é suporte de apoio no processo educativo, à introdução do lúdico nas práticas pedagógicas possibilita um excelente desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ensino de frações equivalentes com jogos no ensino fundamental
    (2019-12-18) SILVA, Sidney Jerfson Couto da; SILVA, Luiza Pereira da; http://lattes.cnpq.br/3004429125559595
    O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino de Frações Equivalentes com o uso de jogos e/ou materiais manipulativos, sugeridos a partir de uma sondagem realizada com os alunos de uma escola pública pertencente à Secretaria Municipal de Educação de Belém-PA, para verificar as suas aprendizagens com relação ao objeto de conhecimento de Frações. A sondagem continha 17 questões fechadas e foi aplicada na turma de 7º ano, com vistas a diagnosticar quais eram as reais dificuldades dos alunos em relação ao conteúdo de frações. No tópico Frações Equivalentes, os sub-tópicos: Simplificação e Comparação de Fração, foi solicitado aos alunos que respondessem em forma de fração irredutível, e, em outro item, que fizessem a comparação das frações por meio de símbolos matemáticos (>, <, =), e na tabulação das respostas identificou-se que nenhum aluno acertou o solicitado nesses dois itens da atividade. A partir dessa informação, realizou-se um estudo bibliográfico sobre o tema verificado e construiu-se uma proposta de uso de jogos e/ou materiais manipuláveis: Frac-soma (frações em tiras) e discos fracionários, para desenvolver as habilidades pertinentes a esses conteúdos de modo que possa corrigir as dificuldades detectadas. Com essa sondagem, pode-se observar a existência de um déficit de aprendizado demonstrado pelos discentes no que se refere à aprendizagem dos objetos de conhecimento matemático necessários ao desenvolvimento das habilidades sobre frações.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de probabilidade no 8º ano por meio de atividades experimentais
    (2022-07-11) ALENCAR, Gabriela Serras de; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039
    O ensino de matemática sempre foi considerado difícil e complexo, além disso, também é visto como indesejável e entendiante pelos alunos. O conteúdo de probabilidade não é exceção, tema muitas vezes temido pela maioria dos professores, e na maioria das vezes esquecido ou mal feito em sala de aula a ponto de ser considerado chato e difícil pela maioria dos alunos. O objetivo principal deste trabalho é mostrar a importância do ensino da probabilidade através das atividades experimentais, para alunos do 8º ano do ensino fundamental II. Aborda alguns aspectos do ensino da matemática na sala de aula, principalmente recorrendo ao que hoje é conhecido como Tendências da Matemática. O recurso material é utilizado primordialmente como método de atividade e resolução de problemas na tentativa de motivar e desafiar os alunos a buscar conhecimento e abrir novas opções, possibilitando aos professores trabalhar em sala de aula de uma forma que valorize o ensino da probabilidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estimulando habilidades cognitivas por meio do jogo Super Trunfo: uma experiência com estudantes do 2º ano do Ensino Médio a partir dos teóricos da Matemática
    (2023-06-29) SILVA, Felipe Batista Navarro da; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006
    O presente Trabalho de Curso, tem como objetivo contribuir para o aprimoramento das habilidades cognitivas dos estudantes, por meio do Super Trunfo como um jogo interativo e lúdico, que proporciona aos participantes, o exercício da concentração, do foco e do raciocínio lógico. A pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa, tendo como colaboradores, estudantes de uma turma do 2o Ano do Ensino Médio de uma Escola Pública, do município de Marituba – Pará. As informações foram constituídas em dois momentos. Primeiramente, realizamos a experiência do Jogo Super Trunfo com os estudantes. Posteriormente, aplicamos um questionário com questões semiestruturadas para obter informações acerca das concepções dos estudantes após a experiência de jogar o Super Trunfo. O levantamento do material bibliográfico, permitiu identificar diferentes jogos matemáticos que podem ser usados no ensino da Matemática na Educação Básica. Os resultados apontam que cada um dos estudantes manifestou interesse em jogar e demonstraram satisfação em ter experenciado o Jogo Super Trunfo. Os estudantes, defendem que os professores de Matemática deveriam fazer uso dos jogos como ferramenta auxiliar no ensino e na aprendizagem de conteúdos matemáticos. Desta forma, podemos inferir que o uso dos jogos nas aulas, contribuem não só para aprimorar as habilidades cognitivas, a concentração, o raciocínio lógico dos estudantes, mas como também, para desenvolver suas capacidades intelectuais e emocionais, ou seja, a linguagem, o pensamento, a memória, a capacidade de compreensão, necessárias ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem no contexto da sala de aula.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Games and playing: a literature review on children learning english as a second language
    (2022-12-09) MESCOUTO, Adriely Mayara Pinheiro; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698
    Este trabalho faz uma reflexão teórica sobre a aprendizagem da Língua Inglesa em crianças, através de jogos e brincadeiras. O foco central é demonstrar como os jogos e brincadeiras podem contribuir para o aprendizado de Língua Inglesa da criança. Neste sentido, busca-se estabelecer relações significativas entre o lúdico e o ensino da Língua Inglesa, tendo como base pensadores que defendem o ensino através do lúdico. A coleta de material se deu por meio de uma revisão narrativa de literatura em plataformas digitais, onde foram selecionados 1 TCC, 3 artigos, 3 dissertações e 1 tese, porém apenas 6 destes trabalhos corresponderam ao interesse da pesquisa. Os textos selecionados foram lidos, analisados e resumidos buscando responder à pergunta de pesquisa de compreender a contribuição do uso de jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem da língua inglesa em crianças. Os resultados aqui apresentados demonstram o quanto os jogos e brincadeiras são eficazes e criam ambientes motivadores para o aprendizado.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Imaginações, saberes e performance nos anos Iniciais: processos de aprendizagem de alunos com deficiências
    (2021-06-17) GELL, Ana Júlia Franco; RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0226549641470972; https://orcid.org/0000-0001-5750-5868
    O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida no plano de trabalho de iniciação científica “Imaginações, saberes e performance nos Anos Iniciais: processos de aprendizagem de alunos com deficiências” (PIBIC/CNPQ/UFPA) realizada no segundo semestre de 2019. Os sujeitos da pesquisa foram dois alunos com deficiência intelectual de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental I de uma escola que atende a duas comunidades quilombolas, no Baixo Acará-Pará e um aluno com surdez do 4º de uma escola Estadual localizada no município de Belém do Pará. A investigação partiu de estudos construídos por: Relvas (2012), Streiechen (2017), Santos (2016), Smolka (1991). A metodologia se baseou na Observação participante Angrosino (2009) tendo como objetivo discutir as formas de aprendizagem relevantes para os alunos. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de atividades com jogos, contação de histórias e mediação de leitura (em libras também), escrita e desenvolvimento da oralidade. Observou-se que a partir da contação de histórias e da mediação formamos um ambiente em que os alunos se sentiram mais à vontade e as turmas aderiram bastante às propostas de atividades. Além disso, os jogos foram objetos propositivos à introdução de atividades, atendendo as necessidades de cada aluno. A pesquisa também evidenciou a importância do trabalho docente ainda na graduação, ampliando as discussões articulando a tríade: oralidade, leitura e escrita.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A importância da utilização de jogos no ensino da matemática
    (2022-03-11) FERREIRA, Aleido Lima; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    O ensino de Matemática, deve entre outras tarefas, proporcionar ao aluno aprimorar a sua capacidade de resolver problemas e/ou situações cotidianas, as quais lhe exijam um maior teor de raciocínio lógico e outras habilidades que lhe ajudarão na busca de soluções. Diante disso, este trabalho retrata uma pesquisa que teve como objetivo geral apresentar a importância do ensino da matemática por meio de jogos. Para isto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica que possibilitou a compreensão de que a utilização de jogos na sala de aula contribui para a formação de um novo conceito de ensino, onde o aluno aprende de forma prazerosa, interagindo com o professor e seus colegas, desconstruindo o aspecto assustador que caracteriza e estereotipa muitas vezes a disciplina Matemática. Além disso, as informações adquiridas ao longo deste trabalho, permitiu que fosse possível propor alguns jogos capazes de contribuir com a metodologia do professor para trabalhar as habilidades necessárias na formação de um aluno hábil e conciso na resolução de situações-problemas. Também foi possível criar um plano de aula para demonstrar como seria uma aula em que o principal recurso metodológico fosse o jogo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O jogo Loto Matemática como suporte para o ensino das operações básicas no ensino de matemática
    (2023-06-26) RODRIGUES, Jaqueline Silva; SOUZA, Adenice Paixão de; ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; http://lattes.cnpq.br/6114447007933261; https://orcid.org/0000-0003-2423-797X
    O objetivo deste estudo foi realizar uma atividade lúdica com o intuito de ensinar as quatro operações básicas por meio do jogo Loto matemática, uma derivação do jogo Bingo, diferenciando deste pelo fato de conter operações matemáticas em sua estrutura. A natureza da pesquisa é de cunho qualitativo e deu-se a partir de uma revisão da literatura acerca dos jogos que caracterizam-se como uma tendência e, aplicados na área de Educação Matemática, mostram-se eficazes para o ensino e aprendizado em sala de aula. Por meio de uma pesquisa de campo selecionamos uma turma da EJA/ 4º etapa que apresentava as carências requeridas para a aplicação do projeto. Nesse sentido, o jogo Loto matemática se deu nas seguintes etapas: produção e montagem das regras do jogo, confecção dos materiais utilizados, aplicação do jogo em sala de aula e avaliação, que se deu através de um questionário direcionado à turma. Como resultado da pesquisa observamos que os jogos podem ser para os educandos um recurso fundamental para que passem a entender e a utilizar regras que serão empregadas no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que os discentes que outrora apresentavam dificuldades em solucionar os problemas matemáticos apresentados, evoluíram positivamente na área do conhecimento matemático, sendo capazes de se apropriar dos diferentes conteúdos, haja vista que os métodos utilizados em sala se deram de forma dinâmica e participativa superando a utilização das cansativas listas de exercícios de fixação, cujo objetivo é a memorização de fórmulas e dados de forma passiva.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os jogos como recurso no ensino da leitura e escrita de alunos do 1° ano do ensino fundamental
    (2018) CARDOSO, Márcia Cristina Gonçalves; VASCONCELOS, Pinheiro Abreu; http://lattes.cnpq.br/8101766262685891
    Este trabalho tem como objetivo analisar de que forma os jogos educativos contribui como um meio facilitador para o ensino da leitura e escrita dos alunos 1° ano do Ensino Fundamental. Na escola, o jogo é uma forma de possibilitar às crianças um meio de aprendizagem prazerosa, instigante e programado, com possibilidades de estimular várias competências. Geralmente professores preocupados com o ensino tradicional esquecem de que cada criança tem sua fase e precisa de incentivo para alcançar o ensino e aprendizagem, acabam por deixar os jogos de lado esquecendo-se que eles são ferramentas importantes. Os jogos não precisam só ser vistos como atividades recreativas, mas também como algo que faz parte da cultura das crianças, de seus costumes, permitindo que se desenvolvam melhor na sociedade, conseguindo alcançar êxito em seus objetivos. A investigação a cerca desse trabalho foi subsidiada por pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo, a pesquisa de campo através de um questionário com perguntas abertas, que promove a obtenção de dados. Este estudo teve a intenção de identificar e em seguida analisar, descrevendo a realidade encontrada no que diz respeito à importância dos jogos como suporte para o 1º ano do Ensino Fundamental. Na pesquisa realizada com as professoras percebe- se que o trabalho com a ludicidade, o jogo é um fomento tanto para o desenvolvimento do intelecto das crianças quanto para a relação com as pessoas ao redor, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Nesta perspectiva, os jogos se tornam um subsidio facilitador em práticas pedagógicas; ao recorrer aos jogos, cria com seus alunos, no ambiente escolar, um lugar agradável, que permite a socialização. Dessa forma, o professor tem um papel fundamental porque proporciona relação do conhecimento através das brincadeiras e jogos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Jogos e brincadeiras como facilitadores para a aprendizagem matemática
    (2023-02-07) CORRÊA, Kelly de Nazaré de Sousa; LACERDA, Nelson Ned Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1902393822396052
    Este trabalho objetiva mostrar que a utilização de jogos e brincadeiras pode ajudar o processo de ensino aprendizagem na matemática, além de melhorar o desempenho dos alunos no Ensino Básico, por meio de conceitos, definições, características e procedimentos que possibilitam uma compreensão adequada para o Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, tendo em vista que foi realizada a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores, em documentos impressos, como livros, artigos, teses etc. Dessa forma, é sempre necessário o estudo e uso de novas metodologias de ensino a fim de tornar a matemática acessível, diversificada e inovadora além de prazerosa a todos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Jogos na construção de projetos pedagógicos para o ensino das quatro operações com números inteiros no 6º ano
    (2023-06-30) SEABRA, Júlia Thaís da Costa; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877
    Esse trabalho aborda o uso de jogos no ensino das quatro operações básicas da Matemática com números inteiros por meio de projetos de ensino, cujo objetivo é analisar quais possibilidades têm a construção de projetos pedagógicos com jogos na aprendizagem das quatro operações no 6º ano do Ensino fundamental. A importância dos jogos no ensino do 6º ano é a demolição do antigo conceito de ensino da Matemática e a introdução de metodologias ativas, que é uma alternativa ao ensino tradicional e coloca o estudante como protagonista do ensino e aprendizagem, processo esse que tem estratégias para o desenvolvimento da educação. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, que reuniu informações por meio de levantamento bibliográfico e propôs, ao final da discussão, um produto educacional em forma de projeto de ensino. A partir da bibliografia pertinente, constatou-se que o uso de jogos em sala de aula é capaz de estimular o estudante, atraindo sua atenção e participação. A partir desses estudos pode-se concluir que é muito importante, e também promissor, a inclusão de projetos pedagógicos com metodologias ativas na Educação Matemática, sendo tarefa do professor relacionar as atividades ao conteúdo e aos objetivos de aprendizagem, consideração a atividade de cada estudante e suas necessidades de aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Jogos no ensino-aprendizagem de multiplicação no 6º ano
    (2023-08-30) LIMA, Cledson Silva; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877
    Este trabalho teve como finalidade investigar a influência do jogo no ensino aprendizagem da Matemática e analisar quais efeitos os jogos podem propiciar ao processo de ensino-aprendizagem de multiplicação no 6º ano. A pesquisa realizada é do tipo qualitativo subdividida em dois momentos: levantamento da literatura e aplicação de teste de sondagem e, posteriormente, intervenção pedagógica por meio de aplicação. Foi planejado um roteiro de entrevistas estruturadas com o professor de Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental II, sendo que, no final de cada experiência com jogos na sala de aula envolvendo o conteúdo de Matemática, foram feitos testes de sondagem entre os estudantes da turma. Durante a pesquisa foi observado o quanto é importante à utilização de jogos nas aulas de Matemática, tornando para o estudante uma aula mais criativa e participativa. Também foi constatado que apesar a escola disponibilizar em seu acervo jogos e materiais manipuláveis, essa metodologia é pouco utilizada pelos professores e, quando utilizada, tem pouca relação com os objetivos de aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Juego y enseñanza de lenguas : propuesta educativa para enseñar y aprender lengua española como L.E.
    (2016-10) SILVA, Cledilson Lima da; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819
    Pensa-se geralmente que o uso de jogos é restrito a educação infantil, hoje muitos professores podem planejar suas aulas e jogos recursos contextualizados que possam contribuir para um conteúdo de aprendizagem pedagógica. A escola pode oferecer aos alunos atividades lúdicas, para ser usado no contexto escolar não como algo em si mesmo, mas como uma ferramenta de aprendizagem. Este artigo mostra o jogo como um recurso educativo para o ensino de língua espanhola, tornando o emprego e forma da linguagem não é mecânica, mas de acordo com o contexto social. Neste artigo, os autores é feita referência Moura (1991). Antunes (2004). Piaget (1971). Vygotsky (1984). Brougère (2008). Kishimoto (1997). Huizinga, (1951).
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Lo lúdico como mediador de la enseñanza escrita en ELE
    (2016-10-14) CORRÊA, Mirian Vaz; BEZERRA, Diego Michel Nascimento; http://lattes.cnpq.br/6638368567255738; https://orcid.org/0000-0002-7489-7610
    O presente trabalho tem como finalidade analisar a contribuição do ensino lúdico no processo de aprendizagem de ELE. Os processos metodológicos forma baseados em pesquisas bibliográficas e também em uma pesquisa qualitativa onde busquemos compreender dados, significados e comportamentos de sujeitos em suas implicações relativas aos desafios de implementar, introduzir os jogos, ou seja as atividades lúdicas em suas aulas de espanhol como língua estrangeira para o desenvolvimento da escrita espanhola. Nossa pesquisa foi realizada com professores de espanhol da rede estadual, onde a través de respostas constatemos que a introdução de atividades lúdicas sala, não somente de espanhol, facilita no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Percebemos também que com a introdução dessas atividades, o aluno aprende de forma divertida y prazerosa, sem torna a aula um aborrecimento. As professoras utilizando o lúdico em suas aulas fazem com que a sala se torne um ambiente agradável donde o aluno sente-se motivado e decidido a aprender. O lúdico utilizado de maneira correta e com objetivos concretos resgata o gosto de ensinar ao professor e de estudar no aluno.
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