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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise do game League of Legends sob o olhar da semiótica peirceana
    (2021-10-08) NEGRÃO, Jéssyca Cristien Carvalho; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860
    O presente trabalho tem como objeto de estudo o signo game pela abordagem da semiótica Peirceana, analisado pela relação do signo com o seu objeto, considerando o aspecto Icônico, Indicial e simbólico. Para isso, escolheu-se o jogo League of Legends da Riot Games. A base teórica deste trabalho foi fundamentada no estudo da semiótica americana, tendo o game League of Legends como objeto. Por fim, apresentar a contribuição que o game League of Legends oferece para a semiótica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Explorando o jogo algebricando como um recurso didático para o ensino da álgebra
    (2022-12-14) QUADROS, Jacó de Brito; ROZAL, Edilene Farias; http://lattes.cnpq.br/8204601223905648
    Este trabalho tem como objetivo apresentar o jogo “Algebrincando” como um recurso didático pedagógico para o ensino de monômios e polinômios, onde o mesmo foi produzido em parceria com os graduandos voluntários do projeto de ensino LAPINMAT (Laboratório Pedagogico de Informática e Matemática) da UFPA – Campus Bragança, e que vem unir o lúdico com o ensino de conteúdos da unidade temática Álgebra, baseados em Brasil (2018), com o intuito de melhorias no processo de ensino e aprendizagem Matemática, além da construção de habilidades que possibilitem desenvolver a linguagem algébrica, estabelecer generalizações e a resolução de problemas por meio de equações. O jogo de tabuleiro segue o modelo de perguntas e respostas, onde as cartas envolvem conceitos abordados pela Álgebra, permitindo aos alunos procurar superar o nível de abstração presente neste eixo temático, desenvolvendo uma maior capacidade de aprendizagem e raciocínio lógico. Este material foi desenvolvido e testado pelos participantes do projeto, porém, ainda não foi aplicado em sala de aula. Nosso propósito é ter a oportunidade de colocar em prática o jogo em algum evento. Dessa forma, apresentamos este recurso lúdico, que pode contribuir com o aluno, evidênciando conceitos novos e os vistos anteriormente, colocando-os em prática, facilitando o alcance de novas habilidades sociais e a capacidade de interpretação e resolução de situações problemas com maior facilidade, fazendo assim com que o aluno passe a ter um novo olhar em relação a área da Matemática, diferentemente da idéia tradicionalista de que a Matemática é algo difícil e abstrato demais para entender. Além de estar contribuindo também com o professor, onde o mesmo pode está aplicando uma metodologia diferênciada através de um recurso com o qual seus alunos tem familiaridade e prática, tornando a transmissão e a recepção do conhecimento mais prazeroso, significativo e dinâmico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O jogo e a educação física em uma instituição de educação especial
    (2019-12-18) SOARES, Mariana do Nascimento; PINHEIRO, Welington da Costa; http://lattes.cnpq.br/3643230594440900
    O jogo enquanto elemento da cultura esta presente em diversas civilizações e seus significados atribuídos dependendo da sociedade e contexto social. O ato de jogar é uma ação que antecede até mesmo a civilização. A Educação utiliza-se do jogo como recurso de ensino pelas contribuições resultantes do uso do mesmo. Podemos destacar aqui: desenvolvimento motor, cognitivo, psicológico, da sociabilidade, inteligência, raciocínio, agilidade, afetividade, entre outros. Assim como o ensino regular já reconheceu os benefícios do jogo no processo de ensino e aprendizagem, a Educação Inclusiva e Especial passou a inserir atividades lúdicas no conteúdo e nas metodologias desenvolvidas com alunos que possuem alguma deficiência. Partindo na necessidade em investigar a relação que o jogo tem com a Educação Física Inclusiva, surge a problemática de pesquisa: Qual a importância dos jogos na Educação Física Inclusiva. O objetivo geral da pesquisa é: investigar o jogo na Educação Física em uma Unidade de Ensino Especializado. Já enquanto objetivos específicos, delimitou-se: a) identificar os tipos, materiais, metodologias e processos avaliativos utilizados para abordar o conteúdo jogo; b) compreender a importância atribuída ao jogo pelos professores entrevistado; c) refletir sobre os limites e possibilidades do conteúdo jogo na Educação Física especial. A partir das analises foi possível identificar a importância que o jogo assume ao permitir que o aluno com deficiência possa não só participar do processo de ensino e aprendizagem, mais que isso, tornar-se agente ativo no processo. Capaz de atuar com suas limitações, não sendo mais aluno passivo que não era visto como capaz de desenvolver habilidades hoje presentes nas ações do mesmo. Sendo possível adquirir noções sociais importantes para as relações na comunidade em que o aluno convive.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O jogo “caminhada morfoclimática” como potencialidade para o ensino da Geografia Física em uma escola no município de Belém - PA
    (2022-09-30) LEAL, Marcos Vinicius Sousa; SOUSA, Enilson da Silva; http://lattes.cnpq.br/9809519303331231; https://orcid.org/0000-0003-2026-0822
    A Geografia escolar tem como uma de suas funções construir um saber num formato crítico, bem como a forma de pensar dos alunos para que assim, os mesmos, possam agir de maneira consciente e coletiva sobre o seu espaço vivido e sua realidade. Porém, o que se presencia quanto ao ensino da Geografia é a repetição de conteúdos com características simplória e enfadonha. Com o objetivo de ir além dessa configuração antiga de ensino, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe, em sua estrutura, que o processo de ensino-aprendizagem se efetue através de competências e habilidades. Diante deste cenário, este artigo busca mostrar como um jogo didático pode contribuir na construção didático-pedagógico apoiando-se no desenvolvimento de competências e habilidades. A pesquisa foi construída através do método qualitativo e quantitativo, mediante as leituras acadêmicas, além do levantamento de um assunto específico de Geografia, por meio do livro didático utilizado na escola, uma obra do geógrafo Aziz Ab’Saber, assim como a montagem do jogo pelo professor e os alunos em um software e sua aplicação em sala de aula com uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental II. Considera-se que através do lúdico, o jogo pode oferecer aos discentes um raciocínio geográfico dinâmico, crítico e criativo, visando, também, a resolução de problemas e situações fora dos muros da escola.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Juego “Cruzando Fronteras”: una propuesta didáctica para trabajar la cultura de los países hispanoamericanos en las clases de E/LE
    (2023-12-19) PINHEIRO, Darilene Almeida; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662
    A cultura dos países latino-americanos é diferente e muito interessante, e a relação jogo/cultura pode promover o ensino da cultura da língua alvo. Assim, os jogos têm grande importância no âmbito educacional, pois através deles os alunos aprendem de forma divertida e interativa. Nesse sentido, a educação não pode ficar alheia a esta realidade, principalmente quando se trata da E/LE, que ao utilizar esta ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, aproxima as aulas da realidade vivenciada pelos alunos e mostra o Brasil através do jogo “Cruzando Fronteiras”, permitindo assim que o aluno conheça a cultura dos países que estão ao nosso redor. Assim, os aspectos explorados são: comidas típicas, danças típicas, datas comemorativas, pontos turísticos e expressões idiomáticas. Cabe ressaltar que as fronteiras são as linhas que separam territórios geográficos dominados por diferentes grupos, ou seja, são as fronteiras que dividem um país de outro. A metodologia do trabalho consiste em uma revisão bibliográfica com foco na Cultura, em especial, utilizando os pensamentos de teóricos como Álvarez (2002) Bourdieu (2008) Candau (2003) Eagleton (2011), García, Escarbajal y Escarbajal (2007) Méndez (2000) Piaget (1971) Skopinskaja (2003) Vygotsky (1989), os PCN’s entre outros. Além da aplicação do jogo “Cruzando Fronteiras”,seguida de uma pesquisa que serviu para ver o que aprenderam na aula e com o jogo. Como resultado desta pesquisa tivemos uma aula muito proveitosa, os alunos ficaram muito curiosose demonstraram muito interesse em aprender o conteúdo e o jogo. Por fim, o objetivo do jogo foi alcançado porque os alunos aprenderam de forma dinâmica e divertida sobre a cultura dos países que conseguiram associar à sua, ampliando assim o seu conhecimento cultural.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O uso do jogo “jogada linear yoté” no ensino de sistemas lineares
    (2023-12-21) OLIVEIRA, Caroline Leão; SANTOS, Gleise Farias; http://lattes.cnpq.br/8914122432473341; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385
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