Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Jazz"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A multiplicidade do jazz: um fenômeno de ensino da dança em Belém
    (2025-08-19) SANTOS, Arlinda Vitória Silva; FREITAS, Waldete Brito da Silva
    Este estudo tem como ponto principal enfatizar a noção de uma dança que é importante para o artista e professor enquanto criação coreográfica nas aulas, despertando a essência construída ao longo desta, pensando na questão de que cada aluno tem sua particularidade de pensar sobre essa determinada dança que está como tema principal de minha pesquisa. A pesquisa tem como objetivo retratar a multiplicidade de ensino, pesquisa e criação do Jazz nas escolas de Belém em geral, obtendo especificar a trajetória dessa dança ao redor do mundo, desde o período escravista até os tempos atuais com musicais, aulas, congressos, palestras, documentários, entre outros, além da introdução de diversas maneiras de ensinar essa dança e para desenvolver a criatividade do professor e do aluno entrelaçada com a metodologia participativa com a finalidade de acontecerem diálogos entre os sujeitos para aprofundar o conteúdo. Dessa forma, o ensino do Jazz segue múltiplas linhas rizomáticas em especial na cidade de Belém, localizada na região Norte do Brasil, algo que Gilles Deleuze e Félix Guattari introduziram nos seus estudos, juntamente com Matt Mattox através das suas múltiplas experimentações. Nesta dança, alunos buscam a liberdade nos seus movimentos por intermédio de professores que receberam influência de outros e, assim, sucessivamente, é possível fazer uma analogia a uma árvore genealógica do indivíduo fortalecendo ainda mais a importância do Jazz no corpo do dançarino.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Em cena, se ensina: proposta de ensino para o jazz dance a partir do Luz Grupo de Dança
    (2014) ROCHA, Elen Patrícia Gomes da; TEIXEIRA, Erika Gomes; http://lattes.cnpq.br/9466840297559561
    Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino para o Jazz Dance, elaborada a partir das minhas observações e analises das coreografias Glamour Dance(2012) e Sparkle (2013), no gênero Jazz Dance, do grupo que faço parte, o Luz Grupo de Dança, levando em consideração minhas experiências na dança, vivenciadas ao longo do curso de Licenciatura em Dança e também nas escolas de dança que freqüentei. Para tanto, utilizo a pesquisa qualitativa de caráter participante que funcionará como metodologia de inspiração para a elaboração, pois esta me inclui no campo investigado, tornando-me parte do universo da pesquisa. Utilizo também entrevistas abertas com as integrantes do grupo, bem como a diretora do mesmo. Os recursos de vídeo, fotográficos, e gravadores de som, auxiliaram na captação de informações para a pesquisa. Como suporte teórico, elejo os autores, Mundin (2005), Correa(2007), e Bevengnu (2011), e suas teorias, para embasar meu trabalho.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Jazz: uma proposição para criação na Escola de Dança Paula Lisboa
    (2012) VALE, Mayara Almeida do; FERREIRA, Mayrla Andrade; http://lattes.cnpq.br/3654924974448971
    Este trabalho de conclusão de curso trata da minha história na dança, de como e quais influências me levaram a criação híbrida na linguagem do jazz dance, procurando proposta de ensino com o foco nas possibilidades de desenvolvimento da consciência corporal para desvendar novas movimentações e processos criativos. O objetivo deste trabalho é discutir o jazz dance enquanto linguagem híbrida relacionando com uma proposta de ensino para a criação do mesmo. Sua metodologia constitui-se acerca de coletas de dados e a partir de observações, que resultam na sugestão coreográfica coletiva de minhas alunas. A noção de hibridização nesse trabalho é compreendida a partir de Nestor Canclini (2008) que inicia e se mantém presente em todo o desenvolver desta pesquisa e minhas proposições partem de compreensões acerca do livro de Lenira Rengel (2008) “Temas de movimento de Rudolf Laban”.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA