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Navegando por Assunto "Integral education"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação integral, de tempo integral e cultura de paz: um estudo sobre as bases legais na educação pública paraense
    (2019-07-08) REIS, Zoenes Nonato Rodrigues dos; BARROSO, Wilson da Costa; http://lattes.cnpq.br/7313130466248989
    Este Trabalho de Curso vem tratar sobre a temática das políticas públicas voltadas para a Educação Integral, de Tempo Integral e a Cultura de Paz trazendo um panorama histórico e uma reflexão no que está estabelecido nas bases legais vigentes nos últimos anos (2008 – 2018), em especial a proposta do Programa “Mais Educação” – PME e o “Pacto Todos Pela Educação” no Estado do Pará sobre a Cultura de Paz. Para este estudo, optou-se pela Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa Documental. Nas Pesquisa Bibliográfica, temos os seguintes autores que orientam as nossas inferências: Gadotti (2006; 2017); Moll (2004;2012); Paro (2009); Guimarães (2005); Branco e Oliveira (2012); Pegorer (2014); dentre outros; e na Pesquisa Documental realizamos um levantamento e análise da legislação vigente sobre Educação Integral e Tempo Integral e Cultura de Paz, com uma visão geral e específica no Estado do Pará, além dos documentos do Programa PROPAZ para aprofundar o nível de entendimento sobre o que é a Cultura de Paz e suas concepções e efetivação no Estado do Pará. Assim, os resultados apontam ainda, que toda política pública possui limites e possibilidades, o Programa PROPAZ tem promovido um verdadeiro arejamento da Educação para a Paz na Educação Básica, principalmente no Ensino Fundamental, de modo a democratizar e qualificar a educação por meio de programas de resolução de conflito, para a não-violência nos espaços escolares e em outros espaços, como é o exemplo do Projeto Escola da Vida, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará, que atua em 21 municípios, na promoção da cultura de paz por meio de atividades socioeducativas, culturais e desportivas para a formação inteira e integral de crianças e adolescentes como cidadãos de fato e de direitos em sua prática diária da vida e na escola.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Pastoral da Juventude nas ilhas de Abaetetuba-PA: um jeito de ser e fazer
    (2018-07-26) COSTA, Max José Costa e; GOMES, Jones da Silva; http://lattes.cnpq.br/0701787841213784
    O presente trabalho pretende fazer um estudo sobre a pastoral da juventude (PJ) da paroquia nossa senhora Rainha da Paz pertencente à diocese de Abaetetuba-PA. O objetivo é investigar a Pastoral da Juventude e de forma particular nas ilhas de Abaetetuba buscando entender sua importância na formação de lideranças sociais. A proposta de trabalho surge a partir do curso de educação do campo quando ao longo de pesquisas perceberam-se antigos militantes da pastoral da juventude inseridas nas lideranças de comunidades, associações e atuando dentro das escolas. É possível analisar o crescente número de jovens saindo das suas comunidades localizadas nas ilhas para buscar melhor qualidade de vida dentro da cidade, além disso, a formação de família precocemente é outra problemática a ser pensada, consequentemente uma grande parcela do público juvenil se ausenta da formação integral da pastoral da juventude, vale ressaltar que a educação não formal se atrela a esta tema por se tratar de uma organização que trabalha a formação humana fora da sala de aula. A indagação no decorrer do trabalho se deu por pesquisa de campo com aplicação de questionários semiestruturado aberto e fechado, com pesquisa qualitativa, levando em consideração a história oral e analise de registros documentais da pastoral. Conforme a fala de alguns entrevistados, o sujeito que passa pela PJ é diferenciado, por isso é que as lideranças formadas na pastoral da juventude tende a ocupar com eficiência os espaços que ocupam na sociedade seja em associações, sindicatos, concelhos ou cargos públicos. Foi possível notar que muitos militantes da organização desconhecem teoricamente a formação integral e as etapas da pastoral (convocação, iniciação, nucleação e militância). Contudo, ao se deparar com pessoas que passaram pela Pastoral da Juventude e hoje são pessoas que estão lutando em prol de uma sociedade justa e igualitária é perceber que um trabalho de base para além da educação formal é necessário tendo em vista que a educação formal precisa dialogar também com os sujeitos que adquirem uma formação fora da escola.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A (re)construção do projeto político-pedagógico na perspectiva da educação integral: experiências no ensino fundamental de escola municipal de Bragança (PA)
    (2025-10-06) REIS, Raylene Mayara Reis dos; CORRÊA , Antonio Matheus do Rosário; http://lattes.cnpq.br/1887266348453061; https://orcid.org/0000-0002-3503-963X
    Este trabalho de conclusão de curso investigou o processo de (re) construção colaborativa do PPP na perspectiva da Educação Integral, no contexto do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) em uma escola pública do município de Bragança (PA). A pesquisa utiliza abordagem qualitativa, com base em análise documental e aplicação de questionários semiestruturados à gestora escolar e à coordenadora pedagógica da instituição. A estrutura analítica foi organizada a partir de marcos teóricos propostos que são os Marcos Referencial, Diagnóstico e Programático. O Marco Referencial evidenciou a identidade institucional da escola, seus valores e princípios formativos. O Marco Diagnóstico permitiu compreender a realidade social, econômica e educacional da comunidade escolar, reconhecendo desafios e potencialidades que influenciam o processo de ensino e aprendizagem. O Marco Programático analisou as ações planejadas, metas definidas e estratégias de implementação da Educação Integral no PPP, destacando a importância da participação coletiva, da escuta ativa e da corresponsabilidade entre os atores sociais escolares. Os resultados apontam que a efetivação do PPP como instrumento político e pedagógico depende da valorização dos saberes locais, do compromisso com a inclusão e da construção de uma cultura democrática na escola. Conclui-se que o PPP, quando construído de forma coletiva e alinhado à realidade concreta da comunidade, pode atuar como um articulador de práticas educativas emancipadoras.
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