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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Cálculo do Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMSCAMP) na Universidade Federal do Pará - Campus Belém
    (2023-12-19) MATOS, Ana Carolina de Almeida; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513
    Com o passar dos anos, a crescente priorização dos modos de transportes motorizados pela sociedade, como principal meio de deslocamento, acarretou consequências negativas para o meio ambiente e desafios significativos para a locomoção. Esse fenômeno impulsionou a relevância da discussão sobre a sustentabilidade das cidades modernas.. Dessa forma, este estudo tem como objetivo investigar as condições de mobilidade urbana sustentável no Campus Belém da Universidade Federal do Pará, por meio da aplicação do Índice de Mobilidade Sustentável para Campus Universitário – IMSCamp, desenvolvido por Oliveira (2015), com enfoque no domínio de “infraestrutura”. Para isso, foram analisadas as características do campus relacionadas aos modos de deslocamento motorizados e não motorizados, bem como às questões de acessibilidade, através de questionários aplicados aos usuários do campus e a engenheiros especializados em transportes, além da realização de coleta de dados em campo, adotando-se a metodologia proposta por Oliveira (2015). O resultado do índice foi de 0,462 para o campus, em uma escala de 0, considerado muito ruim, a 1, considerado muito bom. Sendo, então, um resultado considerado insatisfatório. No entanto, em um ranking comparativo entre 04 campi universitários que empregaram o mesmo método, embora o resultado do índice tenha sido baixo, o campus de Belém posicionou-se em 2° lugar, dentre os 04 avaliados. Ressalta-se que o principal desafio identificado para o Campus Belém foi o indicador de “Infraestrutura de acesso ao Campus”, que apresentou o menor desempenho dentre os analisados. Já o indicador “Qualidade das vias no Campus” representou a maior satisfação pelos usuários. Estes resultados indicam a necessidade de ações direcionadas para aprimorar as condições de mobilidade sustentável tanto no âmbito macro, referente à cidade de Belém, como no entorno de grandes Polos Geradores de Viagem, como o Campus Belém da UFPA, podendo-se utilizar dos resultados isolados de cada indicador desse estudo para orientar estratégias de intervenção para melhorias.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo de caso: infraestrutura de rede da faculdade gamaliel
    (2025-04-02) GAIA, Renan Garcia; MEDEIROS, Iago Lins de; http://lattes.cnpq.br/7024608706674939; https://orcid.org/0000-0003-4758-0519
    Estudo de caso de uma empresa de educação privada com intuito de demonstrar as melhoras da infraestrutura de redes, equipamentos e serviços ao longo do tempo. O objetivo do estudo foi identificar desafios para otimizar a conectividade e a proteção dos dados. A metodologia inclui entrevistas com profissional responsável pelas melhorias e documentação da infraestrutura de rede. Os resultados demonstram que a adoção de tecnologias como VLANs, firewalls, unificação das redes Wi-Fi e atualização dos roteadores melhorou significativamente a segurança e a estabilidade da rede. O estudo demonstrou que a modernização da infraestrutura de rede pode trazer benefícios significativos para a segurança e a eficiência operacional.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo e análise técnica de projeto e padronização para implantação de data center com certificação tier
    (2024-03-28) BANDEIRA, Hundson James Bendelaque; VIÉGAS JUNIOR, Raimundo; http://lattes.cnpq.br/3286528998900137
    O processo de informatização tem aberto diariamente novas portas para serviços tecnoinformacionais, abrangendo não apenas as tecnologias físicas ao nosso alcance, como os computadores pessoais, mas também a tecnologia móvel e os serviços em nuvem que nos mantêm conectados ao mundo em tempo real. A pandemia da COVID-19 fomentou o aumento do uso de serviços digitais, como as plataformas de Educação a Distância (EAD), que dependem de espaços para armazenamento e processamento de grande volume de informações geradas diariamente de forma confiável, no que concerne à segurança de informações pessoais, garantindo a disponibilidade de acesso e a preservação dos dados. Para assegurar que todos esses serviços permaneçam sempre acessíveis, com desempenho e eficiência, o uso de DATA CENTERS é extremamente importante. Diante deste cenário, este trabalho propõe uma abordagem para avaliar os critérios para a implantação de um data center físico (proprietário) ou em nuvem, levando em consideração modelos já existentes como referência. Através de uma comparação entre prós e contras, serão avaliados diversos fatores que influenciam a seleção dos equipamentos a serem utilizados, tais como a garantia de suprimento energético compatível, adequação do ambiente, considerações climáticas e fatores geográficos que facilitem o acesso das equipes de manutenção. O monitoramento das tecnologias empregadas, como sistemas de segurança que garantem a inviolabilidade e preservação de dados sigilosos, bem como a integridade dos mesmos, backups programados, sistemas de redundância, resiliência a falhas, e garantia de acesso contínuo e ininterrupto aos dados, assegura a continuidade dos trabalhos desenvolvidos pelas organizações.
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