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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Competência em informação e aprendizagem no contexto arquivístico
    (2022-10-26) MARQUES, Ariadne Pinto; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451
    Este trabalho está direcionado para a relação da Competência em informação e aprendizagem no contexto arquivístico, com destaque para o papel da Universidade enquanto instrumento social. Como objetivo buscou-se mapear a produção acadêmico-científica em torno da temática utilizando-se da Revisão Bibliográfica Sistemática, descrita como um conjunto de procedimentos divididos em três fases: Entrada, Processamento e Saída. No protocolo inicial para desenvolvimento da pesquisa, definiu-se que seria realizada Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), dentro da área temática, em idioma espanhol, seguindo as strings de busca elaboradas à partir das palavras-chave identificadas. Os resultados obtidos indicaram uma baixa produção bibliográfica em torno das temáticas abordadas. Sendo que tais resultados proporcionaram reflexões como a necessidade da Competência em informação no ensino superior mais precisamente no ensino de Arquivologia, tendo assim a sua inserção na atuação do arquivista de forma intrínseca principalmente devido ao meio tecnológico em que vivemos, onde a obtenção da informação flui rapidamente sendo necessário autonomia em saber lidar de forma ética no acesso, recuperação e organização da informação, agregado a outras habilidades relevantes ao perfil do arquivista contemporâneo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os espaços de atuação do bibliotecário: uso da competência informacional no Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
    (2019-07-05) GOMES, Amanda Garcia; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/3198342223137046; https://orcid.org/0000-0002-2581-2537
    Apresenta uma pesquisa sobre a atuação do bibliotecário no Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) através do uso da Competência Informacional do profissional. A competência informacional sendo uma forma de aprendizagem que favorece a produção de conhecimentos, estimulando a investigação, desenvolvimento de habilidades, torna-se essencial para a sociedade contemporânea. Nesse sentido, o objetivo geral consistiu em analisar e demonstrar as formas de atuação do bibliotecário fora do ambiente tradicional de trabalho, além de exibir as competências necessárias para atuar no SIC com a finalidade de contribuir tanto para o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (12.527/2011) quanto promover o acesso à informação aos cidadãos. Dessa forma, os objetivos específicos consistiram em investigar as principais noções conceituais sobre a Competência Informacional; categorizar as atividades desenvolvidas dentro do SIC; identificar o perfil dos profissionais que trabalham no SIC; apontar as principais competências informacionais necessárias para atuar no SIC e conhecer a trajetória de criação do SIC. O estudo foi realizado na Auditoria Geral do estado do Pará, especificamente, no SIC da instituição sendo o procedimento técnico utilizado a pesquisa bibliográfica, com aplicação de questionário aos respondentes do SIC. Concluiu que a inserção do bibliotecário no SIC pode ser benéfica para Administração Pública, pois, devido o desenvolvimento e o uso da Competência Informacional o profissional está apto a trabalhar no SIC.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A formação do profissional arquivista: a competência em informação no currículo do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Pará.
    (2018) FERREIRA, Elenice Janaú; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451
    O objetivo da presente pesquisa foi investigar a presença de preceitos da Competência em Informação no currículo do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, configurada pelo desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica para a construção do referencial teórico, cujo objetivo abarcou um aprofundamento nas temáticas: arquivologia, competência em informação, educação universitária e formação profissional. O âmago da pesquisa concentra-se no desenvolvimento de um Estudo de Caso, cujas evidências foram coletadas pela pesquisa documental e pela aplicação de Questionários aos Diretores da Faculdade de Arquivologia. A análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) evidencia diversos elementos que caracterizam as categorias da CoInfo. A investigação descobriu que o currículo do curso apresenta uma disciplina com a temática Competência em Informação, entretanto esta não é suficiente para que o discente se aproprie dos preceitos, considerando que a disciplina não foi planejada para o contexto da Arquivologia. Espera-se que esta pesquisa seja capaz de provocar uma reflexão sobre a necessidade de readequação e atualização da disciplina “Leitura e Competência Informacional” ou formulação de uma nova disciplina adequada ao fazer arquivístico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Mapeamento das informações arquivísticas e documentos arquivísticos produzidos pelo governo federal no contexto da pandemia de Covid-19 no Brasil
    (2022-10-19) FEITOSA, Amanda Yvaloo Brasil; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451
    Pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, combinada à pesquisa bibliográfica e à pesquisa documental, com o objetivo de mapear as informações arquivísticas e documentos arquivísticos produzidos pelo governo federal no contexto da pandemia de COVID-19 no Brasil. Identifica a incidência de processos de desinformação a partir de informações e documentos arquivísticos produzidos pelo governo federal, verificando como os sujeitos se apropriam, atribuem valores e disseminam essas informações. A pesquisa justifica-se pela relevância das discussões que aproximam a Arquivologia de temas emergentes como a Competência em Informação, a Competência Crítica em Informação e os estudos críticos em geral, considerando que tais estudos estão direcionados às questões sociais, históricas, econômicas, políticas e culturais, elementos essenciais quando se discute o acesso à informação - foco das ações arquivísticas. Informações e documentos arquivísticos governamentais podem se configurar como peças essenciais em processos de desinformação que não são manifestados apenas por meio de informações falsas, podem se configurar como distorções ou partes da verdade, informação descontextualizada, fragmentada, manipulada, retirada de sua historicidade, tendenciosa, que apaga a realidade, distorce, subtrai, rotula ou confunde (BRISOLA; BEZERRA, 2018, p. 3319). Diante do atual cenário político-econômico brasileiro e mundial, observa-se a criação, distorção e disseminação de informação, geralmente associada ao surgimento e ascensão de líderes e grupos com discursos antidemocráticos. Nessa perspectiva, é urgente aproximar as discussões arquivísticas a dos fenômenos informacionais e das alternativas que visam minimizar seus efeitos potencialmente prejudiciais no contexto da construção e preservação do patrimônio informacional (FURTADO; SANTOS; SANTOS, 2022). Portanto, a Competência em Informação é relevante tanto para os estudantes e profissionais da informação quanto para os cidadãos desenvolverem sua aprendizagem e senso crítico, a fim de compreender e interpretar as informações, independente do contexto em que elas sejam utilizadas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Precisamos falar sobre os fenômenos informacionais contemporâneos no contexto arquivístico: um mapeamento da produção bibliográfica sobre pós-verdade, desinformação e fake news
    (2022-10-19) SANTOS, Maria de Nazaré Coelho dos; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451
    Diante da eclosão de distintos fenômenos informacionais que afetam negativamente a apropriação e disseminação da informação, desponta a necessidade de incluir tais discussões no contexto da Arquivologia, considerando distintos aspectos em torno da produção, manutenção, disseminação e acesso às informações e documentos arquivísticos e a construção e preservação do patrimônio documental. Outro aspecto que deve ser considerado é o reconhecimento da Competência em Informação como uma alternativa para minimizar os impactos de tais fenômenos. Assim, o presente artigo visa mapeara produção bibliográfica relacionada à tríade Arquivologia, Fenômenos informacionais e Competência em Informação, partindo do pressuposto de que existem poucas pesquisas que tenham como objeto a tríade aqui apresentada. Para alcançar o objetivo proposto desenvolveu-se uma Revisão Bibliográfica Sistemática cujos resultados indicaram a inexistência de pesquisas (considerando que não foram utilizados sinônimos para as palavras-chave) abordando os três elementos, e apenas dois resultados que relacionam a Arquivologia com os fenômenos informacionais Pós-Verdadee Fake News. Os resultados comprovam o pressuposto inicial indicando a baixa produção bibliográfica acerca da tríade investigada. Espera-se que este cenário seja brevemente alterado, especialmente no contexto brasileiro, que vem sofrendo diuturnamente os impactos de tais fenômenos que podem ser perpetuados, comprometendo a qualidade informacional do patrimônio documental nacional.
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