Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Improvisation in dance"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Cia Zouk Belém: A improvisação como ensino e criação
    (2019-12-17) COSTA, Evandro Mauricio Sales da; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792
    Na história da humanidade, vemos quase que em todos os espaços temporais, mulheres lutando pelos seus direitos. Essas lutas possuem registros documentais, através de historiadores, fotos, músicas, filmes e ainda hoje as mulheres seguem em busca desse espaço em todos os lugares que são ocupados por homens sem nenhuma restrição. Na dança de salão não é diferente. Até hoje o método tradicional de ensino nesta modalidade é a da condução masculina, no qual o cavalheiro dita a movimentação da dança, restando à dama apenas o papel de ser conduzida. Tal observação, que parte tanto de professores quanto de alunos, muitas vezes não é questionada e é reproduzida por inúmeros professores, visto que é a forma “tradicional” de ensinar/aprender dança de salão. Nesta particularidade, o objetivo desta pesquisa é construir uma metodologia de aplicação de técnicas de improvisação na dança de salão Zouk brasileiro, a partir dos princípios dos gestos e movimentos que lhes são específicos, porém, sem anular outras técnicas de dança.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Sobre uma mulher quebrada: dança como memória de um improviso feminino
    (2018) JESUS, Nayara Silva de; FERREIRA, Mayrla Andrade; http://lattes.cnpq.br/3654924974448971
    A pesquisa busca compreender as relações entre dança e memória, se utilizando de um experimento de ensaio fotográfico, que tem o foco no corpo feminino como disparador para criações de imagens. A metodologia empregada corresponde aos estudos qualitativos segundo Marconi e Lakatos (2007) de pesquisas em artes partindo da concepção da obra “em processo”, “sendo feita”, em vez de analisá-la sob o viés de obra acabada, segundo Cecilia Salles (2007). Nesse sentido, a dança improvisação surge como elemento elo de encontro entre corpo-dança-memória de um ser feminino que atravessa diversos aspectos em seu contexto social e é atravessa dentro dele por outros contextos femininos. a dança como memória de um improviso feminino compreende as minucias do processo de criação a partir de um espaço de diálogos com mulheres, que fazem dança, cada uma com suas interpessoalidades de memorias, afetos e percepções (Merleau-Ponty, 1999) do corpo feminino que se movimenta no mundo contemporâneo.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA