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Navegando por Assunto "Ilha do Campompema (Abaetetuba-PA)"

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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O brincar e o estudar das crianças de Campompema: um olhar pedagógico
    (2022-10-26) SANTOS, Natalia Silva dos; TORRES, Maria do Socorro Santos; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    O ato de brincar é uma forma de comunicação por meio da qual a criança desenvolve-se integralmente em aspectos físicos, sociais, culturais, afetivos, emocionais ou cognitivos. Nessa perspectiva, o presente artigo visa caracterizar o cotidiano infantil a partir das interações e brincadeiras na comunidade ribeirinha de Campompema, Abaetetuba-Pará. A ênfase recai sobre as interações sociais que são vivenciadas pelas crianças dessa localidade e que produzem a cultura infantil desses sujeitos. O estudo foi desenvolvido junto a crianças da educação infantil da ilha Campompema, Abaetetuba/Pará, no assentamento Pai São João Batista II. A metodologia utilizada para coleta e análise dos dados foi o estudo etnográfico, que ocorreu através da realização de entrevistas, diálogos e observações. Através das observações feitas averiguou-se o contato da criança com a natureza e suas experiências e produções infantis da ilha de Campompema, onde vivem estudam. As crianças desse lugar vivem e desfrutam da natureza; brincam e inventam brinquedos com materiais achados na natureza. Com isso, as crianças aprendem a interagir com seus pares e com adultos, além de se integrarem nas tarefas domésticas ajudando seus pais nos trabalhos diários. Dessa forma, conclui-se, que o contato e as experiências vivenciadas na escola da ilha de Campompema são fundamentais para o desenvolvimento da criança natural do lugar, pois a escola valoriza os saberes do campo, sem perder o contato com outras culturas estudadas na em sala de aula. Portanto, as observações realizadas permitiram compreender as ações lúdicas das crianças ribeirinhas e entender que elas não precisam de objetos consumidos por crianças da cidade, para desenvolverem sua criatividade, tendo em vista que as crianças ribeirinhas são livres para brincar e desenvolver sua curiosidade e imaginação, proporcionado por ambiente escolar fértil de aprendizado em que se constata o desenvolvimento pleno da criança.
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